Linux: Vamos conhecer o gestor de pacotes RPM

18 Comentários

Apesar de terem muitas características em comum, as distribuições Linux variam consideravelmente ao nível do gestor de pacotes.

Actualmente os dois sistemas mais populares para gestão de pacotes em Linux são o RPM Package Management da Red Hat e o Debian Package Management da Debian.

Hoje vamos explorar o sistema RPM.

rpm_03

O que é um sistema de gestão de software (pacotes)?

Na prática um sistema de gestão de software  permite o download, instalação, configuração, actualização e remoção de software sem complicações, uma vez que, em alguns casos, existe software que para ser instalado correctamente depende de outro software (dependências).

Tanto o sistema RPM Package Management e Debian Package Management têm vantagens e desvantagens, sendo que o seu funcionamento é similar.

RPM Package Management

Originalmente desenvolvido pela Red Hat, este tipo de gestor de pacotes lida com dois tipos de ficheiros:

  • .src.rpm”  – usado para compilações para qualquer arquitectura;
  • .rpm” – pré-compilado para uma arquitectura específica;

Comando RPM

O comando RPM pode ser usado para vários propósitos. Alguns exemplos:

rpm -qa : Ver lista de todos os pacotes instalados no sistema

rpm_00

rpm -qi <pacote>: Ver detalhes de um pacote rpm instalado

rpm_01

rpm -qp –scripts <pacote>: ver scripts associados ao pacote para instalação do mesmo

rpm_02

Com instalar/remover/actualizar pacotes RPM?

Ao contrário dos processos de consultar/visualização de pacotes, a instalação requer privilégios root.

Para instalar um RPM basta obter o RPM e depois executar o comando:

rpm -i <rpm>

Para remover um rpm basta que use o parâmetro -e

rpm -e <rpm>

Para actualizar um pacote via RPM

rpm -U <rpm>

E o yum?

Certamente que alguns estão a perguntar para que serve afinal o yum. Na prática o yum é um estilo de “frontend” para o RPM, que permite:

  • resolver automativamente as dependências
  • descarregar software de um repositório específico
  • permite a consulta de pacotes disponíveis
Alguns comandos com o yum

Instalar um pacote

yum install <pacote>

Instalar um pacote sem avisos na prompt

yum -y install <pacote>

Instalar grupos de software

yum groupinstall <nome_grupo>

Listar pacotes de software

yum grouplist

Ver informação de um determinado grupo de software

yum groupinfo <nome_grupo>

Depois de apresentado o RPM Package Management da Red Hat, num próximo artigo vamos apresentar o Debian Package Management da Debian.

Caso usem outros comandos com a ferramenta RPM que considerem interessantes, deixem nos comentários que actualizamos o artigo.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Reis
    Reis

    Um pequeno reparo o Fedora alterou o gestor yum para dnf, embora seja um fork do yum, é o actual gestor de pacotes.
    Aqui fica um pequeno artigo sobre isso.
    http://sejalivre.org/conheca-o-dnf-o-novo-gerenciador-de-pacotes-fedora/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, é um fork. Obrigado

  2. Avatar de okapi
    okapi

    Nestes todos ainda falta o ” Zypper ” usado no iopenSuSE.

  3. Avatar de nope
    nope

    Usei SuSE profissionalmente durante meia-dúzia de anos e só quero ver este package manager pelas costas. A incapacidade crónica de resolver dependências, faz com que tenhamos de as satisfazer nós próprios, através da pesquisa em sites para o efeito (quantas vezes utilizei o http://rpm.pbone.net/). É uma perca de tempo para algo que deveria ser simples. Só tenho a dizer uma coisa, viva o apt !!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvida, eu concordo. Abençoado YUM! e claro, o apt-get

    2. Avatar de irlm
      irlm

      Depende dos repositórios que irás buscar, eu por ex. sou utilizo Releases do OpenSUSE Leap 42.1 e as prioridades dos mesmos.

      1. Avatar de okapi
  4. Avatar de Benchmark do Surface Book
    Benchmark do Surface Book

    Pacman e Emerge >>>> resto.

  5. Avatar de Manuel Borges
    Manuel Borges

    Ainda hoje é inferior, na capacidade de gerir dependências, ao gestor de pacotes do debian e uma das razões por que me mantenho fora da RedHat e derivados.

    1. Avatar de Ricardo das Couves
      Ricardo das Couves

      FUD puro e duro.
      Gere tao bem ou melhor com o APT tendo features que não têm paralelo. E isso sem falar na parvoice que apt-cache para o search o apt-get para o install…

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Usas aptitude e dá para tudo…. entre outros goodies como pesquisar por pacotes que têm configs no sistema, purge…
        De tudo o que vejo que é muito melhor no apt é a forma como a instalação de um pacote gera um interface de configuração…. muito bom mesmo e sem precedentes em qualquer outro package manager.

  6. Avatar de Ricardo das Couves
    Ricardo das Couves

    O artigo não toca no meu subcomand preferido do YUM, o history.

    Alguns exemplos:
    yum history list
    yum history undo last
    yum history undo
    yum history info

    Outro subcomands uteis:
    yum list installed
    yum whatprovides

    1. Avatar de NT
      NT

      +1
      yum whatprovides MUUUUUITO util! quando se anda á procura de uma lib manhosa.

  7. Avatar de A
    A

    Para mim pessoalmente também gosto mas do apt, red hat é para especialistas…

  8. Avatar de José
    José

    Já agora porque é que ninguém refere o yast? frontend no opensuse que uso e sem problemas

  9. Avatar de Duarte
    Duarte

    Olá
    Pedro Pinto

    Boa noite.
    Hoje aventurei-me a instalar, o LINUX 17.3 mint rosa..
    Fácil a instalação, entrei facilmente no sistema, depois de algumas horas, parei para pensar, e perguntar a mim mesmo: O que achas?
    Simplesmente fabuloso. Estava com o Windows 10, que por acaso, também acho um óptimo SO, mas como anda atrasado, penso que só depois da versão afinal, o testarei de novo, é que farta, andar com actualizações, e saber que o SO não está acabado. Para já estou satisfeito com este Linux, não preciso de mais, é realmente fácil e leve. e pelo menos parece, que não há aquelas grandes duvidas, sobre Privacidade,

    Pedro, só um pedido se poder ser. Utilizo o correio do Firefox, ou poderei instalar, outro, e qual aconsrlha?.

    Obrigado,
    Abraço
    Duarte

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Duarte

      Se o teu e-mail for gmail, até aconselho a usares apenas a interface web 🙂