Linux vai receber uma novidade vinda do Windows! Em breve também terá um BSOD

12 Comentários

Um dos ícones mais conhecidos, nem sempre pelas melhores razões, é o famoso BSOD. Este famoso ecrã azul surge sempre que surgem problemas, mas tenta auxiliar os utilizadores com informação útil. Esse mesmo BSOD vai agora passar também para o Linux, onde dará informações de erro e ser muito mais útil para os utilizadores.

BSOD Linux Systemd erro Windows

O BSOD do Windows vai chegar ao Linux

Depois de muitos anos no Windows, e com várias alterações apresentadas nas últimas versões deste sistema, o BSOD dará mais um salto. Será o Linux a receber esta próxima transição, procurando oferecer a mesma utilidade que tem atualmente no sistema da Microsoft.

É conhecido Systemd, um pacote de software amplamente utilizado em distribuições Linux, que irá trazer o BSOD para este sistema. Este adotará as mesmas mensagens de bloqueio ao estilo do que temos atualmente no BSOD. A mudança chega através da versão 255 como um componente chamado “systemd-bsod”, como pode ser visto no changelog desta versão.

Assim como no Windows, o erro Ecrã Azul da Morte aparecerá no Systemd se um erro atingir o nível “LOG_EMERG”, inutilizando o sistema operativo. Não há ainda uma captura de ecrã que mostre a mensagem de erro ou uma explicação de por que ela está a ser apresentada.

BSOD Linux Systemd erro Windows

A forma do Systemd mostrar os erros do sistema

Os programadores do Systemd revelaram que as mensagens de erro ficarão azuis e mostrarão a falha de arranque. A somar a esta informação, o BSOD terá também um código QR que servirá para informar o utilizador sobre natureza do problema que acaba de acontecer.

É curiosa a decisão dos programadores em usar o BSOD, dada a sua fama. Além disso, o Linux já possui a sua própria versão de uma mensagem de erro conhecida como “kernel panic”. Ainda assim, a adição do código QR pode tornar mais fácil para os utilizadores resolverem erros graves no sistema operativo.

Caso avance, este terá um impacto grande. O Systemd é atualmente usado em muitas distribuições Linux, incluindo Fedora, Debian, Arch e Red Hat. No entanto, o Systemd também poderá abandonar a abordagem BSOD. As notas de lançamento dizem claramente que é “experimental e a sua interface pública está sujeita a alterações”.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Tão bom… 30 anos depois voltamos a ser assombrados

  2. Avatar de Indignado
    Indignado

    Não faz muito sentido introduzir algo novo para mostrar o que já existe nos logs do sistema, a única novidade que vejo mesmo é o código QR, estou curioso em ver como é que vão catalogar todas as variações e possibilidades de erros presentes nos logs em codigos QR.

  3. Avatar de Manuel
  4. Avatar de Santos
    Santos

    Se ajudar é bem vindo, mas se for como win, bem pode ficar por lá

  5. Avatar de Pudius
    Pudius

    Acho que em alguns casos ajuda mas em outros não.

  6. Avatar de Dono da verdade
    Dono da verdade

    Siga, bota bsod nisso

  7. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Bem, o Zorin OS Core há dias decidiu não arrancar mais mas em vez dum BSOD imagem que me apareceu foi branca com uma frase a dizer que o sistema encontrou um erro e contactar o administrador de sistema. Como é um PC de testes e não tinha lá nada de importante, formatei e instalei outra distro Linux…

    Mint xFce caso queira saber…

  8. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Daqui a uns tempos como diz o outro “bom filho a casa retorna”. Criam um mercado de diversidades mas as situações serão idênticas como o Windows. Resumindo, sem alternativas para o consumidor.

  9. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Ainda não percebi qual é a piada do systemd no Linux. O linux não necessita para nada do systemd. Inicialmente o Linux vinha com o System V e era um tirinho a arrancar. Não dá para entender porque raio os meninos da Red Hat tinham de de copiar a filosofia da Microsoft e dos ecrans azuis. Não percebo porque insistem em destruir a filosofia do Linux inicial. É um erro ter um software com milhares de linhas de código. Quanto maior, mais propenso a ter erros.

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Eu tambem nao entendo o systemd mas sei qual e o motivo de sua existencia. E uma forma de vender suporte e erros desnecessarios aos clientes. Criar um mercado a partir dai. Quanto mais confuso e problematico melhor para as empresas de suporte. Enquanto isso como dizes e bem o systemd so esta a destruir a filosofia linux. E como nos sabemos isto ja esta a dividir a comunidade linux. E todos nos sabemos que essa e a melhor estrategfia para eles implementarem os seus produtos maleficos. A unica solucao que veria (mas obviamente que isso e utopia) era os utilizadores das distros abrirem os olhos e tambem empresas e comecarem a usar distros livres de systemd. Ai sim abalaria o negocio deles. De outra forma nao vejo como. Da minha parte vou continuar a ser fiel ao slackware. Confio no seu criador.

  10. Avatar de João Rainha
    João Rainha

    aqui MXLinux sem essa porqueira do systemd e recomenda-se.

  11. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Agora estou a usar o EndeavourOS Dolphin, muito bom, com boas possibilidades de configuração! Ótimo substituto do W11!