Linux: Personalizar Gnome no Ubuntu

26 Comentários

O meu desktop, por alguma razão que me é estranha na realidade, é normalmente cobiçado, talvez pela sua simplicidade (gosto e preciso de funcionalidade e praticabilidade associada, sempre que possível, à diversão e diversidade).

Este é o meu desktop actual, como podem ver, simples.

Vou-vos então explicar como personalizar o vosso desktop do Ubuntu de forma a ficar semelhante ao meu e saberem como o alterar ao vosso gosto em vários sítios e de várias formas.

As explicações que vão seguir neste tutorial são feitas com Ubuntu, mas a forma de funcionamento noutras distribuições será semelhante.

Vamos então passar à acção:

Este tema é basicamente o Bamboo-zen que vem num pack onde podem encontrar mais, neste tópico no Fórum do Pplware, sugerido pelo Álvaro Anjos.

No entanto, alterei recentemente para este tema, porque o que usava (que realmente foi uma “junção” de vários componentes) era este, que depois de configurado gravei com o nome “NiceBlue”:

A nível do Tema em si:

Para conseguir configurar o tema para ficar como este, temos de instalar vários componentes, a nível de gestão de janelas e icons, assim como alterar uma cor.

Podem encontrá-los aqui: (sugiro que procurem outros no Gnome Look e instalem, de forma a personalizarem o vosso template ao vosso gosto, isto é só um exemplo do dinamismo do Gnome)

  • Foregreen (janelas)
  • iComity (icons)

Depois de fazerem download, basta arrastar os arquivos para a janela “Sistema → Preferências → Aparência” e fica instalado (se tudo correr bem, claro).

Agora, vamos configurar o tema para o exemplo que dei:

Para isso, seleccionam o Human, por exemplo, e clicam em “Personalizar…”

Nos controlos, seleccionam o Human-Clearlooks (já vem instalado por defeito no Ubuntu)

(as cores só podem editar depois de alterar a margem das janelas)

Na margem da janela escolhem o Foregreen.

Nas cores, alteram a cor dos items seleccionados para um azul, no exemplo que dei, #47BAFF

Nos ícones, seleccionam o iComity

E no Cursor, tenho o Human, mas podem escolher outros.

Fecham, e podem gravar o tema com um nome à escolha clicando em “Gravar como…”

Enquanto vão seleccionando as opções acima descritas, o tema vai-se adaptando, por isso não estranhem se, por segundos, desaparecerem as barras ou assim, é o sistema a adaptar a selecção, para poderem ver em tempo real as alterações.

A nível da barra do topo:

Já me perguntaram como consigo obter aquele efeito na barra de topo (com o reflexo, que na realidade seria para dar relevo, um reflexo precisava de um gradiente mais delineado). Pois isto foi uma sugestão no Fórum do Pplware, também pelo Álvaro Anjos, em 1 e que eu adaptei (está disponível no tópico, basta lerem)

A nível da dock em baixo:

Já me pediram várias vezes como fazer esta dock, e é extremamente simples, basta verem este artigo que já escrevi aqui no Pplware.

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JP
    JP

    Muito bom artigo.

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Olha! o teu desktop está igual ao Windows 7. Só o meu wallpaper é que é muito, mas, muito mais bonito

  3. Avatar de Anderson
    Anderson

    O gnome é muito bonito mesmo!!!

  4. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Muito bom! O meu ubuntu já está há umas semanas a ganhar pó… Vou abri-lo e dar-lhe outro ar 😀 thks

  5. Avatar de Stênio
    Stênio

    Muito bom mesmo. No meu ubuntu. Eu deixei ele com aparência vista, eu gosto.
    E dei um toque de efeitos especiais com o compiz, emerald, e o kibadock. Junção perfeita que só o linux tem. É por essa e outras razões que não abro mão dele por nada.

  6. Avatar de Hugo Correia
    Hugo Correia

    Muito bom gosto… fica aqui mais um elogio!

  7. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito obrigado pelos elogios.

    @Sergio

    Igual ao Windows 7 em quê? Sinceramente não vejo nenhuma semelhança! Não digo que seja mau ou bom, simplesmente não vejo semelhança.

  8. Avatar de Ricardo

    Esta muito bonito sim sr 😉

  9. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Bonito desktop sem dúvida…

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  10. Avatar de Peter
    Peter

    Eu não consigo instalar o iComity: diz que aquilo não parece ser um tema válido…
    Há alguma alternativa?

  11. Avatar de Bruno Bernardino

    @Peter

    Tenta descomprimir e depois arrastar. Se continuar a não funcionar, confirma que fizeste download do ficheiro correcto.

  12. Avatar de Peter
    Peter

    É um ficheiro tar.gz
    Descompactei mas mesmo assim não funciona. Vou tentar ir buscar outro ficheiro.

  13. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Gostei! Obrigado Bruno.

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    estava a falar na disposição.

    Tenho uma dock exactamente igual em baixo

    Tenho a toolbar do windows em cima exatamente em cima, igualzinha.

  15. Avatar de aver
    aver

    Está janota, sim senhor.

  16. Avatar de Patrick
    Patrick

    Esse papel de parede é sensacional! Por obséquio diga-me onde posso obtê-lo! Agradecido!

  17. Avatar de Bruno Bernardino

    @Patrick

    Honestamente não faço ideia, é um das centenas que tenho que fui juntando ao longo dos anos.

    Mas deverá conseguir encontrá-lo em sites “normais” de wallpapers (por exemplo, se pesquisar “free wallpapers” : http://www.google.com/search?q=free%20wallpaper ).

    Não o coloco online para disponibilizar porque poderei estar a violar os copyrights do autor, talvez.

  18. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    @ Bruno Bernardino

    Eu experimentei essa dock, mas… não te faz confusão, quando as janelas estão maximizadas, a dock ficar por cima??
    Gosto de ver a dock, mas ainda não a consegui usar bem.

  19. Avatar de Bruno Bernardino

    @BlinZK

    A única situação em que me atrapalha é quando estou com o terminal e quero ver algum resultado que está a aparecer na última linha. Mas depois faço “clear” e fica tudo bem 🙂

    Penso que é uma questão de hábito, mas tens uma opção na dock para não deixar que as janelas maximizem por baixo dela, mas até ao limite do topo apenas 🙂

  20. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Show !!!

    Já instalei 😉

  21. Avatar de Patrick
    Patrick

    @ Bruno Bernardino

    Antes de fazer a busca sugerida, eu notei que no canto inferior direito das imagens deste artigo há um nome escrito com letra bem pequena… depois de uma ampliação e uma decifração (ahahahaha) consegui achar o papel de parede. 😀 Ele está disponível em http://aram-a.deviantart.com/gallery/ juntamente com duas variações — “gold” e “greenblue” — além de um outro no mesmo estilo. Para aqueles que justificam a frase “meu desktop, por alguma razão que me é estranha na realidade, é normalmente cobiçado” é uma excelente pedida! 😀

  22. Avatar de Electron
    Electron

    Legal o seu desktop,o meu é bem bonito também,é baseado no Windows Seven,só que não fiz igual pois achei que ficou melhor que o do Seven.

  23. Avatar de Rov
    Rov

    O tópico da cor da barra já não existe pessoal!! 🙁

  24. Avatar de Rov
    Rov

    Já sei como se faz. 😀

  25. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Baixei no Gnome Look todos os arquivos necessários para deixar igual ao Seven, mas como sou leigo não sei como instalar todos. Podem me dar uma ajuda.

    As dicas de como foi instalado esse daqui já dá pra ter uma idéia de como fazer. Quem puder ajudar agradeço.