Linux numa PEN USB em 5 min, via Windows

116 Comentários

Depois do excelente post do Pedro Simões sobre como meter um linux numa pen drive e do Balari levantar o véu sobre o SLAX, decidi escrever um post que mostrasse o melhor dos dois mundos. Este artigo tem como objectivo ensinar como colocar o sistema Operativo Linux SLAX numa PEN USB, tudo a partir do windows…sim do Windows.

Aproveitem todos aqueles que nunca experimentaram correr uma versão de Linux para o fazerem a partir deste momento.

Para terem uma ideia, eu consegui por isto a funcionar em 5 min !! Ok, OK não foram 5 minutos porque entretanto apareceu-me o Victor e tive de lhe mostrar via WebCAM este mundo fantástico do Linux. (Acho que ele ainda estava meio a dormir !!! : ) )

Bem, vamos ao trabalho que eu ainda quero ir dar uma volta a pé para emagrecer uns quilitos.


Material necessário:

– 1 Pen USB de 256 MB (ou de maior capacidade, isto agora está barato, vi uma PEN de 256 por 2 €)

ISO do SLAX (192 MB), actualmente existem várias versões. Verifique qual deseja instalar (SLAX Standard Edition v 5.1.8.1, SLAX KillBill Edition v 5.1.8.1, SLAX Server Edition v 5.1.8.1, ou consulte a página do SLAX para ver outras versões)

Daemon Tools ou Winrar ou outra ferramenta para extrair o conteúdo do SLAX.iso

Configuração:

1 – Formatar a Pen USB, para tal usei a ferramenta que vem com o windows. Ir a Meu Computador, escolher qual o dispositivo (ATENÇÃO: Não se enganem), botão do lado direito do rato e formatar.

2 – Efectuar o download do SLAX (usei a versão Standard Edition)

3 – Usar uma das ferramentas indicadas para extrair o conteúdo do SLAX iso para a raiz da PEN USB.

4 – Efectuar o download do ficheiro fixs.zip e extraír o seu conteúdo(fixs.bat e syslinux.cfg) para a raíz da PEN

5 – Executar o ficheiro fixs.bat a partir da PEN e em seguida dar ENTER

6 – Efectuar o download do ficheiro syslinux-3.36.zip e extrair o se conteúdo para c:\syslinux

7Iniciar -> Executar e escrever cmd

8 – Escreva na consola: cd \syslinux\win32

9 – Executa o comando syslinux.exe G: (No meu caso a letra associada a PEN USB é G), para tornar a Pen USB bootable

10 – Reboot à máquina. Em seguida ir à BIOS, depois ao menu boot e escolher Removable Devices. (No meu portátil basta fazer F12 e depois escolher o boot device -> Removable Devices)

11 – Guardar as configurações da BIOS e no próximo arraque o sistema deve arrancar via PEN USB que contém o nosso sistema operativo SLAX. E tá feito !!!

Fácil não é? Em dia de 25 de Abril apetece-me dizer:

Homepage: SLAX

Partilhar:
Tags:

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de r0bert0
    r0bert0

    Humm…
    É desta que vou experimentar o linux…
    =)
    om post….

  2. Avatar de r0bert0
    r0bert0

    Humm…
    É desta que vou experimentar o linux…
    =)
    bom post….

  3. Avatar de Evandro
    Evandro

    Excelente post!
    Isso é muito util quando é necessário fazer alguma manutenção em um maquina que não boota. Põe a PEN e você tem acesso! 😉

    Parabéns Pinto.

  4. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Excelente!!! Magnífico post! Gostei bastante!

    Só uma dúvida, esta distro deriva de que alguma distro conhecida? É que sou adepto das distros Debian based…

    Abraço e bom post!

  5. Avatar de Pedro Pinto

    @_Planax

    O Slax deriva do Slackware Linux !!!

  6. Avatar de Covenant
    Covenant

    Só uma coisa se tivermos mais coisas na pen, elas serão apagadas ou pode ficar com outras coisas (falo de ficheiros usados no WIN, tipo excel, mp3 zip’s etc) ?

    1. Avatar de JMike
      JMike

      Com aprox. 6 anos de “atraso” aqui deixo o meu comentário ao teu. Entretanto muita coisa evoluiu neste mundo do Linux e agora é bastante mais fácil experimentá-lo especialmente no que toca aos drivers. Ainda bem!

      Se usares ferramentas como as do site pendrivelinux . com não tens esse problema pois não formatam o disco. O YUMI (Your Universal Multiboot Installer) como o nome diz permite adicionar múltiplas entradas de arranque (de iso’s) de SO’s e muitas outras ferramentas (que já lá vêm listadas) ao disco (pen usb). É muito fácil de utilizar e recomendo. Numa pen de 16g dá para colocar um bom punhado de sistemas diferentes para experimentar e não é preciso formatar nada. É bastante seguro este método.

  7. Avatar de Pedro Pinto

    @Covenant

    Como é preciso formatar, vai tudo ao ar…Até rima e tudo 🙂

  8. Avatar de LMF
    LMF

    GRANDE POST!!!!! Conhecia o myslax mas nunca tive tempo para me aventurar… vale a pena! hheheheheheh!

  9. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Só uma duvida! Isso fica só mm em Live (ao reiniciar perco td) ou em guarda as definições que nos fazemos no sistema, etc.??

  10. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Grande informação para azelhas (como eu) vou comprar uma pen (as 2 que tenho não posso formatar) para experimentar.

  11. Avatar de Tyurias

    como ja disse, o Ubuntu ja rola num dos meus PC (em doal boot com o XP) só inda n consegui instalar o modulo USB da vodafone pa aceder à net.

    Um optimo post mas kem inda n experimentou o GNU/Linux… vá lá, experimentem, não tem nada a perder… so a ganhar, nem k seja experiencia…

    eu ja dei esta sugestão ao vitor (axo eu) mas pa kem disser:
    “É pá, mas eu estou habituado a interface do XP, e adoro” ou algo parecido, agora tb ja n tem deskulpa… experimentem o Famelix (http://www.famelix.fameg.edu.br/site/home.php) k é uma distro Linux com cara de XP.
    pa ser sincero inda só rolou komo live CD mas pelo pouko k vi, gostei…

    fikem bem e mantenham as mentes abertas.
    hasta

  12. Avatar de mpf
    mpf

    alguém é capaz de me dizer como se coloca uma dock no ubuntu, assim tipo a que se vê no ponto 11??

  13. Avatar de Marisa Pinto
    Marisa Pinto

    Penso que as pessoas estão, cada vez mais a aderir ao Linux e a deixar um bocado “de lado” o SO Windows. Já tive várias oportunidades de ver como se trabalha e que principais componentes, que me interessam, o Linux possui e, de facto, gostei bastante.
    O post está bastante explícito e julgo que, a avaliar pelas evoluções que o Linux tem vindo a ter, mais cedo ou mais tarde, terá mais uma utilizadora. 🙂

  14. Avatar de nuno

    @mpf
    a dock da imagem é simplesmente a “barra” normal do KDE encolhida, centrada e transparente. Se quiseres mesmo uma dock “a la” mac, existem muitas também, basta procurar.

  15. Avatar de marco
    marco

    Tenho uma duvida…
    O post esta cinco estrelas…

    alguem sabe qual é o login e a password “SLAX Popcorn Edition 5.1.8”

    sei que e uma pergunta tonta mas se alguem poder respoder ficarei agradecido….

  16. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Sim Linux é usável neste momento!! Infelizmente ainda temos demasiados laços que nos prendem ao Windows (certos programas que não t~em alternativas viáveis)! Mas penso que se houvesse vontade de apoiar o OpenSource por parte das grandes empresas seria algo rapidamente ultrapassado (infelizmente isto n irá acontecer tão cedo) 🙁

  17. Avatar de plagio
    plagio

    Amigo, eu gosto do teu site, mas se copias informação de outros, deverias indicar em baixo.
    Fonte: http://www.pendrivelinux.com/2006/09/20/all-in-one-usb-slaxzip

    copias-te o texto todo, e para além disso o link fix.zip não está a funcionar no site “original”. talvez nem tenhas experimentado, com tanta pressa para plagiar.

  18. Avatar de skit
    skit

    Será possivel instalar beryl num brinquedo destes ? Alguém sabe ?

  19. Avatar de Balari

    Excelente post Pedro Pinto.

    Mais uma prova de que as alternativas existem e são extremamente úteis.
    Uso o Slax há uns meses e tenho gostado bastante. Só espero que saia a versão 6.0 em breve, para ver se vem com um kernel mais actualizado.

    Keep up the good work

  20. Avatar de PJGM
    PJGM

    Muito bom post.
    Para quem não conhece, é uma boa altura para ficar com uma ideia do que é Linux.

    Abraço

  21. Avatar de HJL
    HJL

    Olá camaradas! Bom post, sem dúvida, mas há distros mais adequadas para a portabilidade e igualmente fáceis de configurar. Googlem Puppy Linux (a minha preferida) e Damn Small Linux e depois digam qualquer coisa. No caso do Puppy, encontram todas as vantagens de um livecd, mas não os inconvenientes: a navegação é rápida (corre na memória) e permite guardar o trabalho efectuado em pen usb ou CD/DVD multi-sessão, de acordo com a vossa preferência. Ah é verdade: conforme a versão têm entre 50 a 80 mb! É caso e dia para dizer: Duas no Cravo!!

  22. Avatar de Pedro Pinto

    Já agora, deixo aqui um link o link de base para este tutorial, onde podem também consultar informações para outros: http://www.pendrivelinux.com/

    Ubuntu flash drive install from Linux
    Knoppix flash drive install from Linux
    PCLinuxOS flash drive install from Linux
    Ubuntu USB installation using Windows
    Knoppix USB installation using Windows
    PCLinuxOS USB installation using Windows
    SLAX USB installation using Windows
    Damn Small Linux USB install using Windows
    Run SLAX from a portable device without rebooting
    Run Ubuntu from a portable device without rebooting

    Pedro Pinto

  23. Avatar de Martim
    Martim

    Olha, gostei muito do post, deu algumas exclarecidas porem, nao consigo baixar o ficheiro fixs.zip. Ao clicar sou direcionado a esse endereço porem o download nao consta só consta a imagem do servidor.

    Abraços

  24. Avatar de Pedro Pinto

    @Martim

    Eu consigo fazer o download do ficheiro. No entanto podem sacar também aqui

  25. Avatar de Martim
    Martim

    Opa, salvou-me hahah
    valeu.. deu certinho..
    Tem alguns linux interresantes como o puppy e o daan small tbm gosto dos ubuntu e versoes… alias uma boa dica para quem nao sabe muito bem como configurar o ubuntu é o cd da INFO Ubuntu.. é interresante..
    bem iniciante mas interresante.

    abraços valeu.

  26. Avatar de DjLC
    DjLC

    Era fixe era k isto desse pra arrancar a partir da ps3.Não haverá maneira de fazer isso?

  27. Avatar de Martim
    Martim

    Slax 5.1.8.1.iso
    Linux Kurumin 7.0.iso
    Damn Small Linux 3.3.iso
    Ubuntu Feisty Fawn 7.04.iso
    Puppy Linux Community Edition 2.15.iso
    São os mais faceis né?

    Abraço

  28. Avatar de motadg
    motadg

    Excelente post, pena que o linux ainda assuste os comuns utilizadores de computador.

    “Abram a vossa mente, sejam livres”, quem terá dito isto?

  29. Avatar de Mano Borga
    Mano Borga

    Tenho problemas em extrair o ficheiro fixs.zip.
    Dá erro tanto no winrar como no winzip.

  30. Avatar de Mano Borga
    Mano Borga

    Ok, já saquei outro fixs.zip num link aqui em cima. 🙂

  31. Avatar de Rabbit domination
    Rabbit domination

    Mto bom mesm

  32. Avatar de TokicoFather
    TokicoFather

    Já experimentei e realmente é fantástico.Mas como novato nas andanças do Linux, assaltou-me logo uma dúvida: Como fazer para aceder à internet?
    No meu caso pessoal tenho Sapo Adsl com Modem Sagem Fast 800. Acontece que após alguma pesquisa, verifiquei que aceder à net a partir do Slax e outras distribuições Linux, ou não é viável ou só para os grandes crânios. Provavelmente até estou a ser pessimista, mas se houver forma de colocar a “coisa” a funcionar de forma descomplicada, alguém que diga alguma coisita aqui por esta bandas. Obrigado.

  33. Avatar de XXBIGMACXX
    XXBIGMACXX

    porque será que apesar de escolher no arranque boot pela pen usb (até aparece o nome da marca dela e tudo), mas não arranca, o pc dá um bip e fica o monitor todo escuro e dai não sai.

    penso que criei o sistema linux na pen correctamente.

  34. Avatar de Joao Carvalho
    Joao Carvalho

    E viva a liberdade.

  35. Avatar de motadg
    motadg

    Permitam-me fazer aqui uma questão. Porque será que entre o vários utilizadores de linux nas suas diversas apresentações, ainda não vi nenhum comentário à Caixa Mágica que vai na sua edição 11.
    Será que é por ser feito ou desenvolvido por portugueses?

  36. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Sim sr,
    Grande trabalho. Mais um passo na divulgação de uma alternativa. E desta vez partindo da concorrência.

    Fora de gozos, ainda gostava de ver o Windows ser tb portado para uma PEN para que assim pudessemos andar de hardware em hardware sem chatices e sempre com o nosso SO prontinho a responder!!

    Keep the good work!

  37. Avatar de Pedro Pinto

    @Plágio

    Acho que não vamos voltar a esse assunto aqui neste blog. Todos nós (colaboradores) temos consciência do que é nosso e do que é dos outros.

    Para mim plagiar é copiar na íntegra !!! Copy/Paste.

    Para elaborar este e outros posts costumo sempre fazer algumas pesquisas para saber se já existe algo do género ou mesmo algo melhor do que aquilo que eu estou a tentar escrever, para tentar transmitir melhor a ideia ou de como se faz. Além disso, testo sempre as coisas antes de publicar um How to sobre elas.

    Outra situação que todos devemos ter em mente, é que todos os colaboradores deste blog não serão experts EM TODAS AS MATÉRIAS aqui abordadas. Além disso, têm mais coisas na vida além deste espaço como por exemplo, a família, amigos, emprego, etc etc.

    Agora devo também concordar contigo quando referes que “..mas se copias informação de outros, deverias indicar em baixo..”, não é por meter ou deixar de meter a fonte que nos vão tirar o mérito do que fizeste.

    Um abraço….e continua atento !!!

    Pedro Pinto

  38. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @plagio,

    Apenas uma pergunta rápida. Tu também deixaste esse tipo de comentários no site que indicaste, verdade? É que caso não saibas, tb esse artigo que referenciaste foi plagiado [segundo a tua definição]. Alias, toda a internet é um grande plágio pois encontrei N referencias e cópias deste artigo. E já agora, qual deles saiu primeiro?

    Tenham presente que só o facto de traduzirmos os artigos está a introduzir a nossa “marca” e isso deixa-o diferente, pensamos nós!

    De qualquer modo obrigado pelo aviso.

  39. Avatar de bOga
    bOga

    Boas pessoal n consigo fazer o Download do ficheiro ” fixs.zip ” alguem pode colocar ai outro Mirror qualquer?

  40. Avatar de UKN
    UKN

    Grande tutorial . Parabens.

  41. Avatar de peopleware

    Gosto deste povo mais distraído. Passam por cá, vêm um artigo de qualidade, vão para o Google, vasculham, vasculham, encontram algo parecido, o que não é difícil pois a net está cheia de exemplos e de forma gritante acusam de plágio. Fantástico!

    E se fosses tipo sei lá… Trabalhar não? Se não fosse aqui o mecanismo de censura escrevia-te um palavrão pá, enfim….

  42. Avatar de lopes64
    lopes64

    Grande post este. Saudações daqui de Luanda.O pplware faz-me grande companhia. Pois é as saudades apertam e temos que nos distrair e aprender. Acontece que ainda estou muito “verde” na matéria. Por isso pedia a vossa ajuda: Fiz os downloads sugeridos e guardei-os. Meti a pendrive…formatei…correu como eu esperava. Descarregar os ficheiros para a raiz da pen é que eu gostaria de saber o que é e como fazer. Compatriotas vejam lá se conseguem ajudar aqui o TUGA que anda cheio de saudades.
    Um abração para todos e VIVA PORTUGAL.

  43. Avatar de ppinto
    ppinto

    Viva @lopes64

    Ora bem, à sua duvida é fácil de responder: Para extrair para a raíz da PEN, é a mesma coisa que pegar nos ficheiros (copiar ou mover) e colocá-los dentro da PEN (não colocar dentro de nenhuma pasta!!!)…coisa simples.

    Bem, um abraço também para Luanda…não sabíamos que o pplware chegava tão longe…Mande umas fotos…

    Pedro Pinto

  44. Avatar de Marcos Xis Ramos
    Marcos Xis Ramos

    Boa cópia de:

    http://www.pendrivelinux.com/2006/09/20/all-in-one-usb-slaxzip

    Dá os creditos a quem fez…

    Hasta

  45. Avatar de peopleware

    @ Marcos Xis Ramos
    Esse foi um dos muitos que serviu de base, se lesses os comentários escusavas repetir as novidades.

    Para primeira vez que comentas não está nada mal não senhor.

  46. Avatar de plagio
    plagio

    Boa noite. Vou tentar responder ao Pedro Pinto, ao Pedro Simões e ao Vítor M.

    @Pedro Pinto
    Plagiar não é necessariamente copiar na integra. Conforme diz no dicionário online da porto editora (ver em http://www.portoeditora.pt) plagiar é:

    verbo transitivo e intransitivo
    1. apresentar como seu aquilo que copiou ou imitou de obras alheias;
    2. imitar servilmente;

    Ou seja, vocês imitam algo que alguém escreveu e apresentam como vosso (conforme tu mesmo admites no comentário nº 22 e passo a citar “Já agora, deixo aqui o link base para este tutorial…”.).
    Não tem mal nenhum em imitar, desde que indiquem de onde estão a imitar.
    E até podem copiar o texto da integra, que não se aplica neste caso pois estava em inglês, desde que coloquem aspas no inicio e no final do texto, e indiquem a fonte.
    É claro que não tiramos o mérito do que vocês fazem, só porque usam outros sites como referência. Mas é importante indicar como tal. Eu, por exemplo, se fizesse um post sobre linux numa pen drive, indicava o vosso site, pois foi daqui que eu retirei a ideia e as informações.
    O vosso site deveria indicar de onde obteve as suas referências, caso tenham ido buscar as ideias a outro lado. E cada site deveria fazer o mesmo.

    @Pedro Simões
    Em continuação deste raciocínio chegamos à resposta para o Pedro Simões.
    Sim, infelizmente a internet está cheia de plágios, mas bastava as pessoas indicarem de onde obtiveram essa informação, que ficava tudo bem.
    Não nos interessa saber qual o primeiro site que cria o artigo, mas simplesmente indicar onde vocês obtiveram a vossa informação.
    Traduzir e alterar não introduz nenhuma marca. A vossa marca é reunir a informação da net e apresentá-la ao público do vosso site, a pessoas como eu que vem cá ler-vos todos os dias.
    Mesmo que adaptem o texto e até acrescentem com ideias vossas ou doutros sites, não vos desresponsabiliza de no final do posts indicarem as vossas diferentes fontes. Ou seja, tudo aquilo que usaram para escrever o post, mesmo que não tenham copiado uma única palavra, pois o plágio também se aplica à fonte da ideia.

    @Vítor M.
    Meu amigo, não foi preciso vasculhar pois o vosso post inclui os links para download do site que usaram como fonte. Por isso é que eu reparei e outros utilizadores também o repararam.

    Seja como for, claro que vou continuar a ler o vosso site, pois o que ele tem de bom é reunir as notícias, artigos, entre outros, do que existe neste mundo tão grande da internet.
    Mas por rigor e prestígio profissional, ficava bem indicarem sempre as vossas fontes.

    Boa sorte e bons posts.

  47. Avatar de Carlos

    http://www.pendrivelinux.com/2006/09/20/all-in-one-usb-slaxzip
    http://www.pendrivelinux.com/2006/09/20/all-in-one-usb-slaxzip
    @Marcos Xis Ramos
    O primeiro link é do @plagio, o 2º é teu por isso pela tua logica tu é que andas a plagiar comentarios .
    Apesar de eu não ter tempo trabalhar com qualquer SO Linux, sim porque não tem a papinha toda feita como o WIn, demasiado inacabadomas isso são outras “guerras” tenho de admitir que este post é excelente e está muito bem escrito de maneira que até um leigo entende há primeira, é muito mais que uma simples traduçao desse link que vocês pobres de espirito se deram ao trabalho de irem googlar (pelo menos o @plagio)para encontrar algo para acusarem o autor deste post. Critiquem o trabalho dos outros sim mas de uma maneira construtiva.
    Para voçês os dois não há Bem Haja mas

    Passar Bem
    Carlos

  48. Avatar de plagio
    plagio

    @Carlos

    É pena que não entendas o meu ponto de vista.
    Mas vou gastar um minuto do meu tempo para te responder.
    1) Já disse que não fui googlar, ou não leste o meu comentário 46? O próprio autor usa o link da fonte do texto.
    2) Não estou a criticar o trabalho. Já disse que admiro este site e que vou continuar a cá vir. Acho fantástico pelo facto de reunir aqui um conjunto de belas informações, originais ou não. Capice?
    3) A minha crítica é construtiva, para que o site seja mais profissional e rigoroso, indicam sempre as suas fontes.

    E como não guardo rancor,
    bem haja para todos

  49. Avatar de calist0
    calist0

    Boax,
    Pra kem kixer aventurar-xe + 1 bocado no Linux e ñ conseguir fazer o boot a partir da pen deixo outra alternativa…. o KUBUNTO Live CD 7.04 este sistema é mt poderoso, msm qd o nosso velhinho XP dá a bronca!!!
    Esta versão é mt estável e permite fazer kuase tudo o que realizamos no windows sem ter k instalar nenhuma aplicacao adicional, visto que já trax uma katrafada deles. Mesmo pra iniciacao ao mundo virtual dox voxox filhox, este Live CD ñ deixa de ser 1 boa soluxao.
    Para usar ixo bastar gravar a imagem pra 1 cd-rw ou 1 cd-r e meter o boot pelo CD e dpx e so usufruir desta pekena maravilha xD

    Existe uma versão para 32bits e 64bits o qual deixo o link (tráfego nacional) :
    http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-releases/kubuntu/feisty/

    Fikem bem pessoal do PPLWARE:
    calist0

  50. Avatar de Marcos Xis Ramos
    Marcos Xis Ramos

    Blablabla… plágio… blablabla e coisa e tal 🙂

    Bem, anyways…

    Há outra maneira mais rápida de fazer isto aqui descrito.
    Um fulano que gosta muito de SLAX desenvolveu uma aplicação para windows que permite criar ISO/CD/USB bootable com o SLAX à escolha do freguês. Para tal basta seleccionar o ISO de base, acrescentar os módulos SLAX que se pretende e escolher o destino, a aplicação é muito intuitiva… Quando encontrar o url, coloco aqui…

  51. Avatar de Marcos Xis Ramos
    Marcos Xis Ramos

    Nem demorou muito, encontrei!

    Chama-se MySLAX Creator e podem fazer download disso aqui: http://myslax.bonsonno.org/download.php

    Cumprimentos…

    PS – Mais simples do que isto, não há!

  52. Avatar de Marcos Xis Ramos
    Marcos Xis Ramos

    Pelos vistos, vai ser o 3º post de rajada, e desculpem. Só agora é que perdi tempo para ler alguns posts inúteis. Inclusivé do Sr Carlos. Se o link é do outro primeiro, estou-me nas tintas. Apenas estava a googlar à procura do que referi no post acima (uma maneira mais simples de enfiar um slax numa pen usb para quem tem dificuldades). Estou-me sinceramente marimbando pa “ele falou primeiro no outro link e tas a plagiar o comentario”… ó homem… vai comer sopa… não estou aqui para plagiar tudo o que mexe! Deixe-se da mania da perseguição!
    Espero que o tal programita ajude as pessoas.

    Apenas indiquem as fontes quando fizerem um post. tipo “Fonte: http://www.pplware.come/bebe/fuma/dorme

  53. Avatar de peopleware

    Marcos Xis Ramos, mas as fontes por vezes são tantas que se torna inútil referir em que ponto determinada fonte teve influência. Estive a ver os artigos que referiste, é parecido, o nosso é mais desenvolvido, é levado ao extremo da funcionalidade. enfim, parece-me inútil e depois de experimentar, aperfeiçoar, traduzir, adaptar ter de dizer que o site A mais o site B influenciaram a função o site C ajudou-me a saber formatar a pen o site Y ajudou a ultrapassar determinado problema. É além de inútil é descabido.

    Assim como quando apareceste aqui a criticar e a empoeirar o trabalho com a tua afirmação, não nos estás a dizer nada de novo, apenas vieste desprestigiar um trabalho bem feito, gratuito e com apoio técnico às questões que as pessoas aqui colocam.

    Deixa-te lá de moralismo, faz crescer o Pplware com boas dicas, sugestões, etc… Eu trato da moral.

  54. Avatar de peopleware

    @plagiar
    Vamos lá acabar com essas formas deselegantes de desprestigiar o trabalho sério que aqui é feito. Espero que em primeiro lugar deixes esse nick, é idiota escreveres com esse nick, em segundo lugar acho muito bem que venhas mais vezes aqui e que ajudes. Podes ajudar nalgum tema? Isso é o que interessa. Usa o nosso mail e envia trabalhos bons para ajudar a grande comunidade que nos segue. Aguardo resposta tua.

  55. Avatar de peopleware

    Pinto podes voltar para casa. já são muitos quilómetros nos pés homem, deixa lá os kilitos…. vai ficar seco….

  56. Avatar de Marcos Xis Ramos
    Marcos Xis Ramos

    Continuação de bom trabalho.

    1- Existe alguma opção para deixar de receber notificações de comentários por e-mail ? Se sim, onde?

    2- Assim que encontrar algo interessante para se falar, envio-lhe um e-mail com o artigo.

    Cumps

  57. Avatar de peopleware

    Marcos Xis Ramos existe, embora tenha um bug e quando seguimos o link para desligar as notificações este salta para o index. Estamos a resolver.

  58. Avatar de aver
    aver

    Para mim, quando se trata da apreciação de programas, citar as fontes é um disparate, porque são muitas. Então quando se trata de novidades (às vezes é só o enésima beta de uma app) estão em vários sites, a dizer o mesmo. A menos que as software houses ou quem faz “reviews” mandem um email a cada um, inspiram-se uns nos outros. Quem se inspira primeiro deve depender dos dias. O que eu penso que distingue o Vítor (e a equipa do pplware) é que, para as apps mais importantes ou radicais, experimentam primeiro – o que não deve dar pouco trabalho – e sugerem depois. Pode parecer pouco mas faz toda a diferença. Idem para os tutoriais.

    No resto, cabe-nos a nós contribuir, seguindo os métodos mais aconselhados quando se escreve: KISS (Keep it simple, stupid) e KICS (Keep it cool, stupid).
    Cumps

  59. Avatar de consciencia
    consciencia

    É obvio q o «plagio» tem razao… so quem for mal formado é q nao entende… bastava terem posto 1 link para o original. O vosso valor acrescentado, foi a traducao do ingles e a divulgacao da metodologia.

    Pq nao puseram apenas 1 link para o original e escreveram antes sobre as vossas opinioes / dificuldades q encontraram em seguir a metodologia descrita o site original?

    sinceramente a maneira como esta apresentado o «tutorial» leva a crer q é trabalho vosso…

  60. Avatar de peopleware

    consciencia não é nada disso, e quem lê o trabalho vê que é nosso e com razão, pois se seguíres a fonte de inspiração ficas pelo caminho. Temos mais trabalho, mais conteúdo, temos além da tradução temos a adaptação, porra vou ter de explicar quantas vezes? Ou será que interessa estar a desvalorizar aqui o trabalho, incomodado?

    Se tiveres atenção verás que há mais trabalho inspirado na experiência, isso não vem em nenhum site, e já agora de onde foi que saiu o trabalho do site que referes? Lá não diz pois não? Pois…

  61. Avatar de José Carlos Fonseca
    José Carlos Fonseca

    Está um post muito completo, sobre um tema muito actual e muito interessante.
    Continua assim 🙂

  62. Avatar de TokicoFather
    TokicoFather

    E se em vez de se perder tempo com plágios, cópias, respostas e contra respostas, se alguém se dignasse dar umas dicas a respeito das questões que realmente interessam!? Coloquei um comentário (nº 32) a respeito da dificuldade para instalar Sapo Adsl com modem Sagem Fast 800 no Slax e ao que parece também noutras distribuições Linux e até agora algumas sapiências que se têm entretido com essa guerrinha do copianço ou não copianço, bem que podiam ter dado umas dicas. Por mim o que me interessa é aprender com a partilha de informação que todos os dias nos é oferecida por este maravavilhoso Pplware.

  63. Avatar de ppinto
    ppinto

    @TokicoFather

    Tens 100% razão. Quanto á tua dúvida, eu tive la por casa um dia um Sagem 800, mas não tive tempo util para por isso a funcionar num Ubuntu.No ínicio tive logo uns problemas !!!

    Já agora deixo-te aqui uma página, pela qual o pessoal se tem orientado: http://placide.home.sapo.pt/linux01.html

    Quanto à tripulação deste blog, lanço o repto: Se alguém tiver isso a funcionar, faço o favor de escrever um How to que nós publicamos. Pois, é este tipo de informação que todos nós precisamos.

    Um abraço e obrigado a todos pela vossa excelente participação

  64. Avatar de PinaNice
    PinaNice

    Pessoal nao consigo sacar o ficheiro fixs.zip….. preciso de ajuda…ou entao quem já fez e conseguiu por tudo a funca me adicione…..pinananas@hotmail.com…. abrigado….

    ,.,

  65. Avatar de jessie
    jessie

    bem, podes tentar na consola comandos do tipo!!!
    isto para te ligares a net!
    isto se tiveres router 😉

    dhcpcd #isto se ja vier configurado lol

    senao ifconfig eth0 192.168.1.11

    eth0 = geralmente representa a tua placa de rede e que em regra geral e reconhecida pelo sistema.

    ifconfig para ver se tas up lol

    se usares um modem convencional, tens a hipotese de procurar uns scripts em google.com, ds quais nao sao muito aconselhaveis =(

    se tiveres wireless, aconselho-te a puxares cabo de ficha RJ-45
    pois sao raras as distros que suportam as actuais placas wireless de esportatil!!!! e a procurares e a sacares e instalares drivers perdes uns bons dias lol xD

    e ja agora, ja alguem ouvir falar em googledorks???
    as famosas strings do google hehehe 😉
    http://johnny.ihackstuff.com

    senao acho que sera um bom topic 😉

    “inurl”:”/myadmin”
    “inurl”:”myphpadmin”

    -> Acho que nos tugas devia-mos apostar mais na segurança electronica :O

  66. Avatar de criswell
    criswell

    ALGUÉM QUE ME EXPLICE ONDE FAÇO TUDO O QUE ESTÁ DESCRITO A PARTIR DO PONTO 10 :/ soU UM LEIGO, NÃO ENTENDO BEM ISTO 🙂

  67. Avatar de dr.infloexcluido
    dr.infloexcluido

    @Pedro Pinto
    tenho 3 questões que agradecia o favor de me esclareceres se possivel relacionadas com o eu não ter conseguido arrancar pela pendrive que fiz conforme este tutorial:

    1º-no meu portatil (acer travelmate 2310)so tenho estas hipoteses para boot:HD,NETWORK,CDROM e FLOPPY DEVICES.
    Será que a opção floppy devices permite o arranque a partir de usb?
    É que foi essa a opção que escolhi(a unica possivel) e nao resultou.

    2º – Será que se copiarmos na integra a imagem de um cd live de linux para uma pen ela poderá funcionar como boot?

    3º-Testei a nova versão ubuntu no portatil atraves do live cd e nao consegui de forma alguma ter net atraves do meu router wireless.Este SO terá alguma ferramenta tipo win xp que detecta as redes disponiveis wireless permitindo depois escolher para posterior conectação?
    É por estas e por outras que o Windows é uma maravilha sem comparaçao a ubuntus e familiares…
    Talvez com algum esforço para copiar o melhor do windows a coisa vá lá.

    Os meus agradecimentos e tudo de bom para esta empreitada informatica.

  68. Avatar de ppinto
    ppinto

    Viva @dr.infloexcluido

    Passo a responder as respectivas questões:

    1- No teu portátil não tens a possibilidade de fazer boot por dispositivos removíveis (como por exemplo a PEN)..mas podes sempre criar uma disquete de arranque para o efeito.

    2- Nunca experimentei…mas duvido que funcione..Será sempre necessário “martelar” o boot”

    3 – Sim..também tens ferramentas para o Linux para detectar a rede wifi. Exemplo: wifiradar (http://sourceforge.net/projects/wifiradar, ou networkmanager (http://www.gnome.org/projects/NetworkManager/)

    Um abraço
    Pedro Pinto

  69. Avatar de dr.infloexcluido
    dr.infloexcluido

    Obrigado Pedro Pinto

  70. Avatar de tyurias

    motadg,

    será k é pk a “caixa magica 11” é paga o k vai contra a filosofia da comunidade GNU/Linux???
    é obvio k n á pk é feita por portugueses, somos tão bons ou melhores (mas som kd keremos) k os outros. mas a verdade é k a “caixa magica” custa 99 euros e sinceramente… pagar por pagar prefiro o win

  71. Avatar de DLemos
    DLemos

    Estranhamente consegui fazer download do ficheiro fixs.zip apenas com Internet Exploder :P.Fica a dica para quem também estiver a usar firefox como eu….

  72. Avatar de kendimen

    Mais uma pergunta de leigo nos campos do Linux:
    Alguma vantagem importante entre usar o SO numa pen em vez do LiveCD, além da que imagino, que seja possível guardar ficheiros na própria pen? Fiz umas experiências com LiveCD’s mas nem todas correram bem 😐

  73. Avatar de smackrazor
    smackrazor

    tyurias entao para que serve esta pagina http://www2.caixamagica.pt/pag/b_down00.php ? Para enfeitar?

    sinceramente mandam bitaites para o ar sem saber do que falam….

  74. Avatar de Tyurias

    smackrazor,

    tens todas a razão, por akaso ja tinha passado por la à algum tempo (kd andei a informar-me sobre as varias distro de GNU/Linux) e por acaso n tinha reparado k há uma versão gratis pa download.

    mas n precisavas de vir com essa atitude… penso k n ofendi ninguem e podias ter dito exatamente o mesmo mas kom outras palavras. se t ofendi ao dizer k o CM era pago, peço desculpa, pois realmente pensava k era.

    de kalker maneiram n kero alimentar esta discussão pois n vai levar a lado nenhum.

    fikem bem
    hasta

  75. Avatar de Fred
    Fred

    Olá a todos!

    Segui os procedimentos todos e no boot tenho a mensagem de ” missing operating system”

    porque?

    Obrigado

  76. Avatar de ToKico Brothers

    Grande post. Grande tutorial. Fiz um baseado e adaptado deste, com mais info.

  77. Avatar de ToKico Brothers

    Grande post. Grande tutorial. Fiz um baseado e adaptado deste, com mais info.

    http://tokico.blogspot.com/2007/05/linux-slax-numa-pen-usb.html

  78. Avatar de ToKico Brothers

    @fred

    provavelmente porque não configuraste bem a BIOS. vê o meu tutorial, tem mais info sobre como configurar a BIOS

    http://tokico.blogspot.com/2007/05/linux-slax-numa-pen-usb.html

  79. Avatar de Fred
    Fred

    Ola Tokico
    A bios esta bem configurada. vai arrancar com a pen, senao nem dava a mensagem de “missing OS” e passava logo para o windows..

  80. Avatar de Fonis
    Fonis

    ‘G:\’ não é reconhecido como um comando interno ou externo,
    programa operacional ou ficheiro batch.

    erro….
    ao executar o fixs.bat, aparece esta informação… e depois continua…
    tudo muito bem, continuei a fazer os passo e… pimba!!!! não arranca com a pen!!! diz qualquercoisa com o ficheiro está danificado…
    ja vos aconteceu algo do genero?
    um abraço e fiquem bem!!!!

  81. Avatar de Curioso
    Curioso

    Depois de seguir as instruções, ao fazer boot deu o erro:

    #Missing Operating System

    Tentei correr o syslinux num 2000 e deu o mesmo

    Na pen há um script “make_disk.bat”
    onde o syslinux é corrido com o parametro -ma

    #echo Setting up boot sector in %1
    #tools\WIN\syslinux.exe -ma “%1”

    Ao correr syslinux com -ma no vista deu o erro:

    #Accessing physical drive: Access is denied.
    #Did not successfully update the MBR; continuing…

    Corri o command prompt “as administrator” et voilá …
    o syslinux funcionou e a pen fez boot sem problemas

  82. Avatar de Martim
    Martim

    No meu caso aconteceu como o do # Fonis, deu o erro quando executei o batch mesmo colando o diretorio em que a minha pen fica, que é E:
    e tambem na hora de arrancar dá “boot error”.;..

    vi uma coisa no kurumin 7.0 interresante, vc pode usar o cd live e salvar as configs no pendrive… é interresante tbm.

  83. Avatar de Roger Santos

    quando eu rodo “syslinux.exe F:” que é a letra do meu pen, n acontece nada isso é normal? n consigo dar o boot pelo usb nem a pau… obs: ja ativei o boot pela USB tb na bios

  84. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Ainda não testei, mas se for usar a pen em vários pc´s tenho que fazer em todos os passos do 7 para a frente certo?

  85. Avatar de Paulo Semblano
    Paulo Semblano

    Fiz como no tutorial e aparece a seguinte mensagem:

    Could not find kernel image

  86. Avatar de Paulo Semblano
    Paulo Semblano

    Resultado: Não funciona em qualquer pen drive, ou seja, novamente a comunidade Linux tenta mostrar que é melhor do que o Windows. Controvérsias à parte, quando lançarem alguma novidade, sejam mais funcionais.

    1. Avatar de JMike
      JMike

      Ora essa. Neste tutorial não aparece uma única menção ao Windows. Controvérsia? Só se for nessa cabeça.

  87. Avatar de xupiter
    xupiter

    Antes de tudo, gostaria de dizer k é um bom post, em portuga e acessivel para novatos(como eu). n interessa kem copia kem… software deve provar o k… o importante é k sem k se dê por isso, está-se a contribuir para uma comunidade activa de pessoas k gostam das tecnologias… o k interessa é contribuir mesmo k essa contribuição para alguns possa ter menos valor.
    Deixando as filosofias baratas o k trouxe aki é o seguinte:
    a minha BIOS n permite o boot pela pen (tenho um portatil targa travel 811 com BIOS phoenixbios versão 0f09.p00), mas sei k é possivel pela 0f10(já fiz este exemplo do post num pc novinho). alguém sabe aonde ir buscar o ficheiro 0f10 para fazer o update?

  88. Avatar de Kramer610
    Kramer610

    Boas!

    O link para o download do ficheiro fixs.zip está correcto? É que não funciona…

  89. Avatar de David Silva

    e assim eu cheguei ate ao passo 9 onde ele pede para inserir o código syslinux.exe G: , eu insiro o código na linha de comandos e executo-o e ele pede de novo o código e quando eu o insiro de novo ele faz isto sucecivamente e nao passo daki .. alguem me ajuda? sff mande um e-mail para david_69_827@hotmail.com

  90. Avatar de Miguel Pais
    Miguel Pais

    É assim estou com mesmo problema que o David Silva se me alguem me poder ajudar agradecia.

  91. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Este post ja me ajudou em muito , muito obrigado e continuem assim.

  92. Avatar de Diego
    Diego

    Exelente post kra
    legal mesno to fazendo isso agora

    vlws

  93. Avatar de Shaddow
    Shaddow

    Olá o ficheiro 4 – Efectuar o download do ficheiro fixs.zip não está disputável. é possível resolver isto ou alguém me enviar para j_verissimo @yahho .com.
    Obrigado

  94. Avatar de Mats
    Mats

    Pedro,
    O ficheiro syslinux-3.36.zip parece que já não está lá, man. Tás na balda!

  95. Avatar de (Viciado)

    O link do fixs.zip pode ser baixado aqui:

    http://www.divshare.com/download/537301-815

    Já agora, obrigado pelo tutorial.

  96. Avatar de oceanredland

    I go back And grapes, knew to ramble by helping chunk

  97. Avatar de Gusqui
    Gusqui

    Olá a todos

    Sou novo nestas andanças do linux. Tentei colocar o Slax numa pen e consegui, seguindo as instruções aqui mencionadas.
    Tudo funciona como o previsto, apenas tenho um problema, não consigo que a internet funcione.
    Tenho um router ADSL SpeedTouch (Telepac).
    Se alguém me puder ajudar como o fazer funcionar com o Slax ficaria muito agradecido.

    Obrigado
    Gustavo

  98. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Slax é lixo, faz um tuto deste só q para Ubuntu.

  99. Avatar de TeNoka

    meu filho tem como rodar isso dae pelo um cd nao ?

  100. Avatar de alex
    alex

    ai velho os linkes que vc deixou so funciona a metade e metade da not found
    v ai se agiliza;

  101. Avatar de Luiz Eugenio
    Luiz Eugenio

    Olá para todos,

    Tenho grande experiência com outros sitemas, menos com o Linux.
    Fiquei quase uma semana pesquisando como instalar o linux em um pendrive…..Visitei vários sites e só BLÁ BLÁ BLÁ….BLÁ BLÁ BLÁ…
    E….encontei a PPLWARE…Resolvido na hora…
    VCS SÃO OS CARAS……..

    Luiz Eugenio

  102. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    como é que eu saco o flixs.zip?

  103. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    bem obrigada na mesma peço desculpa o “Viciado” já tinha o post a

    dizer e eu nao reparei 😉

  104. Avatar de Ricardo Goulart

    Boas, consegui instalar tudo, mas quando entro na interface gráfica acontece-me o seguinte:
    -Fico com o monitor com letras ilegiveis;
    -As cores ficam mal;
    -Queria tirar um printscreen, mas não consigo.. Alguém tem ideia do que se passa?
    HEEEELP

    1. Avatar de JMike
      JMike

      Houve aí má escolha na resolução do ecrâ, não? Ou referes-te a caracteres esquisitos impossiveis de ler, tipo “chineses” sei lá :o)? Se as letras (e tudo o resto) estiverem muito pequeninas então penso que será da resolução. Se estão esbatidas ou “esborratadas” não sei. Refresh rate / freq. de actualização? Ah mas as cores também… Será da tua placa gráfica e/ou drivers desta? Experimentar outros drivers às tantas.. quem sabe?
      Eu sei que já lá vão 3 anos mas fica pra ler quem vier de pesquisa e não como tentativa de resolver ou ajudar este caso em concreto.

  105. Avatar de Leonardo Pereira
    Leonardo Pereira

    Muito bom o post, o melhor que já havia visto.

    Gostaria de saber se funciona para outras versões do linux

  106. Avatar de MFP
    MFP

    Não consigo fazer download do ficheiro fixs.zip em nenhum dos links que aqui disponibilizaram. Alguém me pode ajudar?

    Obrigada

  107. Avatar de zegona
    zegona

    sera possivel alguma vez fazer isso com o sistema da apple?
    cumps zegona

  108. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde

    queria saber como eu faço para instalar o slax no meu HD?

  109. Avatar de Rafael
    Rafael

    Galera pf eu preciso disso pra ontem como eu faço esse mini sistema operacional acessar meu hd?? meu pc deu blue screen e eu não sei de nada nesses termo HELP-ME PLEASE

  110. Avatar de Alexandre Eduardo
    Alexandre Eduardo

    Boa noite!Gostaria de saber como instalar o Slac direto no hd,transformando ele no único S.O, tenho alguns equipamentos antigos na empresa onde trabalho e com o Slac consegui resolver um grande problema de falta de equipamento.
    Mas precisava que ele fosse o único S.O,e tirar o XP da galera.
    Pelo o que eu vi só ligando um hd no outro fazendo dele slave pra formatar e colocar o slac mas é trabalhoso.

  111. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Boa tarde,
    Onde posso encontrar os ficheiros fixs.zip e syslinux-3.36.zip ?
    No google não existem.