Linux Mint: Um super-Ubuntu?

95 Comentários

Peço desculpa caros “Ubunteros”, mas eu pequei! Sim passei a usar uma outra distribuição de Linux que não o Ubuntu.

Uhm, pensando melhor até nem pequei porque esta distribuição que vos vou passar a apresentar é baseada no Ubuntu 7.04 (para não dizer que isto é o Ubuntu 7.04 com alterações).

Chama-se Linux Mint e é a distribuição indicada para quem quer ter o Ubuntu instalado mas com tudo (ou quase tudo) a funcionar “out of the box”.

É sem sombra de dúvidas uma bela distribuição, sobretudo se pensarmos na generosa dose de extras (em relação ao Ubuntu) que fazem toda a diferença no dia a dia do utilizador comum.

De todos esses extras, o que mais me alegra as vistas é o Linux Mint Menu, um pequeno aplicativo que substitui o menu clássico do GNOME por esta maravilha: diferente mas ao mesmo tempo bastante familiar.

Temos também acesso a outras aplicações exclusivas do universo Mint:
MintDesktop – Gere os ícones do nosso ambiente de trabalho, algumas opções do Nautilus e de redes Windows.
MintDisk – Monta e faz a gestão das partições que temos no PC.
MintConfig – Um painel de controlo onde temos acesso a todo o tipo de configurações do sistema.

A equipa do Linux Mint achou por bem substituir algumas aplicações que vêm de origem no Ubuntu por outras que na opinião deles, fazem melhor a sua função:

  • Evolution é substituído pelo Thunderbird e Sunbird.
  • Rhythmbox é substituído pelo Amarok.

Se no primeiro caso até achei boa ideia, no segundo já não achei piada nenhuma, porque apesar do Amarok ser considerado pela maioria dos utilizadores como o melhor player de música da actualidade, eu prefiro mil vezes o “iTunes Style” do Rhythmbox (são opiniões!).

O Beryl e os temas Emerald já vêm instalados, mas não activos, o que permite desfrutar de todos os belos efeitos que já conhecemos sem ter de instalar um único pacote.

Agora, para muitos esta será a melhor parte:
O Linux Mint já vem de origem com os melhores codecs de áudio e vídeo, para que possam desfrutar de todo e qualquer formato multimédia (desde o simples totem-xine, passando pelos controversos w32codecs e libdvdcss2).
Também traz instalados os indispensáveis flash player e java, sem os quais navegar na Internet seria uma experiência a meio gás.

Por fim, em matéria de funcionalidades, gostaria de vos falar do mintinstall.
Trata-se de uma forma alternativa de instalar software inspirado no conceito “click and run”, bastando ir ao portal de software do Linux Mint, clicar e instalar para termos a aplicação pronta a ser usada.nos
O portal ainda tem pouco software disponível, mas espera-se que aumente nas próximas semanas.

O ciclo de actualizações é outro dos pontos fortes desta distribuição, já que mais ou menos de 2 em 2 meses é lançada uma versão renovada e actualizada nos seus pacotes, mantendo-se assim a par dos novos lançamentos no mundo do software (ao contrário do Ubuntu que só actualiza o software de 6 em 6 meses).

Conclusão: Gostei desta distro, tem sem duvida muito potencial, não só porque traz quase tudo o que os utilizadores querem e que no Ubuntu acabariam por instalar, como também devido às ferramentas criadas pela equipa Mint que são de grande utilidade pois dão um passo em frente em termos de usuabilidade.
Experimentem, e digam de vossa justiça.

Licença: GPL
Download: Linux Mint 3.0 “Cassandra” [697MB]
Portal: Linux Mint Software
Homepage: Linux Mint

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dc
    dc

    😛

    Vou experimentar!

    Estou a gostar! Vamos lá ver como é que é em relação a Drivers! É que a minha Ati Radeon 9250 no Ubuntu não funciona a 100%… os ícones e as letras parecem cogumelos.

    Temos de ver… mas agradou-me…

    CUMPS

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Humm… mint = menta? Gostei, vou correr isso numa maquina virtual, mas já antevejo uma instalação no meu desktop 😛

  3. Avatar de Carlos Maia
    Carlos Maia

    Hmm, será que é realmente como tu dizes? oO

    Vou esperar que os outros leitores experimentem e só depois irei experimentar eu! Pq eu tenho muito afecto pelo meu Ubuntuzinho :p

    Abraços!

  4. Avatar de PJGM
    PJGM

    Só pela apresentação agradou bastante.
    Já a sacar …

  5. Avatar de Henry Jr

    Não vo baixa-lo! Não tem tradução pt nem pt-br, nem nos repositórios!
    Já não sei muito de linux e ainda em inglês ou outra língua qualquer ae complica!

    Mas gostei muito desse ‘menu’ novo, se o pplware conseguir os repositórios e colocar um tutorial aqui sobre o mesmo (para ubuntu 7.04) eu agradeço.

  6. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Boa descoberta !!!

  7. Avatar de LemoN

    Assim meio off-topic:

    Instalei o ubuntu 7.04 no outro dia (via web) no meu portátil… cena esquisita… instalou o mesmo numa partição NTFS… nunca tal tinha visto, nem sabia ser possível, mas tudo bem…. instalou o ubuntu numa pasta dentro de uma partição NTFS… por mim tudo bem… também serve…

    Uma coisa estranha é eu ter experimentado o desktop effects… funciona tudo, excepto o cubo que funcionou ao inicio e agora nem por isso… só me aparece no canto 1 desktop (embora nas preferências possa meter mais…) mas não consigo meter o cubo a funcionar… é mesmo necessário instalar o beryl-manager? Ou com o desktop effects consigo meter isso a rular na boa?

    Se alguém me poder ajudar, agradeço.

  8. Avatar de LemoN

    Esqueçam… acho que encontrei a solução:
    http://rubensa.wordpress.com/2007/05/20/ubuntu-glx-compiz/

    Logo experimento e se continuar igual chateio-vos novamente!

  9. Avatar de Henry Jr

    PS: claro que vejo 1° se a placa de video funciona:

    glxinfo | grep rendering

    caso respósta seja: direct rendering: Yes

    ae eu sempre instalo tudo:

    sudo apt-get install beryl beryl-manager emerald emerald-themes

    de uma vez só!

  10. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    Já começa a ser mais interessante com essa do “clik n’ run” só é pena a minha mobilty radeon de 32M do laptop não ter disponível material para aceleração 3D, pelo menos eu não consegui encontrar, é que dá sempre jeito um joguinho ou outro mais puxadinho, só para distrair um pouco.

  11. Avatar de Rui Peixeiro

    Ainda há dois 4 instalei o Ubuntu, mas como ainda não tive tempo para o configurar, nem se quer o WIFI, vou sacar este ainda hoje!

    Pelo menos, já não tenho de instalar o Beryl! O resto vamos ver…
    Obrigado e boa continuação!

  12. Avatar de ALL
    ALL

    O linux ira começar a ter sucesso no utilizador comum qd “click and run” estiver a ser utilizado a 100%, de outro modo o comum dos leigos infez ou felizmente nunca se atreve a chegar perto de linux.

  13. Avatar de TokicoFather
    TokicoFather

    E como se instala? Para quem tem poucos conhecimentos e não pretende ainda abdicar definitivamente do Windows ou quer experimentar para saber se vale a pena? O problema é que as pessoas pretendem algo que possam instalar facilmente sem o receio de “estragar” algo durante instalações mais complexas?!
    Os elogios às diversas distribuições linux são gerais e concerteza justos, mas há que simplificar para o utilizador comum. Por exemplo, experimentei recentemente o Slax através da Pen e gostei bastante, mas esbarrei num problema: como aceder à internet, uma vez que os drivers de instalação dos modems ou não existem ou é muito dificil instalar devido à sua complexidade.
    Vejo comentário maravilhosos, por exemplo, sobre o Ubuntu, mas e que tal explicar ao pessoal a forma simples de o utilizar. Perdoem-me a ignorância nesta matéria, e voltando ao Linux Mint onde se pode encontrar mais informações sobre a respectiva instalação e como o fazer, uma vez que no portal e na homepage, numa primeira análise não encontrei material que me possa ajudar. Para quem tiver boas dicas sobre esta matéria, desde já agradeço todas as informações.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Esta versao ja suporta NTFS? O mintinstall funciona para todas as aplicacoes linux?

    Live CD disto, ha?

  15. Avatar de nrocha

    @ TokicoFather

    Digo-te que instalar Linux é bastante simples. Já o era há 6 anos atrás, nos tempos em que usava o Red hat 7. Agora esta ainda mais simples, quem sabe instalar Windows, sabe instalar uma distro “moderna” de Linux. Ao dizer moderna digo as mais user friendly.

    A parte mais complicada esta com a gestão e escolha das partições para quem quer dual-boot e não quer estragar as outras partições do disco onde pode ter Windows instalado. No entanto esta situação é válida tanto para a instalação do Linux, tal como a do Windows.

    Por isso digo, instalar Linux é mesmo uma brincadeira de crianças.

    CoolMaster

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    @ TokicoFather

    Faço das tuas palavras as minhas!

  17. Avatar de Balari

    @ TokicoFather
    @ Pedro

    Instalar o Ubuntu não tem nada de especial, até é bastante fácil.
    Para começar podiam usar a barra de procura do pplware, já que há um artigo de como instalar o Ubuntu feito pelo @Metro e que está bastante esclarecedor 😉

    Quanto ao problema dos modems, já é um pouco mais complicado, mas não é nada que não se resolva.
    A maneira mais fácil é consultar os fóruns do Ubuntu, tanto o internacional como o português.
    Podem também recorrer ao Guia Ubuntu PT, ou em ultimo caso ao Google.

    De qualquer forma, estejam à vontade para colocar aqui as vossas duvidas, que alguém que vos saiba responder, irá com certeza o fazer.

  18. Avatar de Renato
    Renato

    Vamos lá ver se vai substituir o meu “superubuntu”… 🙂
    Se o cedega estivesse instalado e a funcar a 100% seria perfeito…

    Fiquem Bem!

  19. Avatar de whyunt
    whyunt

    se desse para alterar aquele nome “Cessandra” é que era bacano. Mas vou esperar por algumas opiniões acerca deste Linux. Keep Up

  20. Avatar de ALL
    ALL

    Bem ja gravei o iso e tive a oportunidade de correr o LM por cd, tenho 2 criticas a apontar x)
    1º ao escolher Lisboa, ele diz-me q é GMT +1, n me perguntem pq mas a verdade é q ele coloca 1h a mais do que na realidade é, e em 2º vou eu a selecionar a partição qd dou por mim, n tem um editor de partições p poder dividir o meu disco externo :\ Bem ja ca estou eu de novo no vista com o Acronis a criar uma partição de 17gb p dp ver se é desta q começa a instalação do LM, estou com boas expectivas p esta distribição.

    @Balari, nos novatos nestas andanças é disso q precisamos, q alguem com mais experiência nos ajude qd estamos a dar os primeiros passos.

    P.S. Qd acabar a instalação venho cá dar mais novidades.

  21. Avatar de Balari

    @ALL
    Quando estás a correr o liveCD, experimenta a ir ao menu Sistema> administração> editor de partições GNOME (aka Gparted).
    Este programa serve para isso mesmo, criar/redimensionar partições, e é bastante fácil de usar.

    @Rui
    Sim, o Linux Mint já trás o suporte para NTFS instalado de origem.
    O linux Mint é um live cd, tal como a versão live cd do Ubuntu.

  22. Avatar de ALL
    ALL

    Balari, ya isso foi ignorancia minha :\ bem agora no passo 4 tive um problema, estou actualmente no livecd, isto de ter net da o seu jeito 🙂
    La encontrei o programa de tirar prints, aparece-m este erro: http://img232.imageshack.us/img232/4558/erroyw9.png

  23. Avatar de Balari

    @ALL
    Isso aparece porque ainda não colocaste qual a partição ” / ”
    (ou seja, qual a partição de raiz, aka root), substituindo-o pela que tu meteste /boot.
    Também terás de criar uma partição para SWAP, tal como diz na parte de baixo do instalador(aparece no teu screenshot), lá diz para criares a swap com 256, mas joga pelo seguro e cria uma de 512mb.

  24. Avatar de Fernnado Sá
    Fernnado Sá

    Boa tarde a todos,
    já alguém conseguio instalar o Linux Mint Cassandra 3.0 num portátil com uma placa ATI Mobility Radeon X1600 ?

    É que eu não csg, berra sempre quando tenta carregar o XSERVER :(, se alguém me poder apontar um caminho agradecia.

    Cumprimentos.

  25. Avatar de ALL
    ALL

    Bem serio q n quero estar aqui a fazer spam com inumeros comentarios, mas n sei como sair daqui…
    Já criei a swap, ja meti o /root, pq é q mm assim n dá? :S
    http://img71.imageshack.us/img71/2341/erro2mv4.png

    P.S. dp se os admins acharem por bem apagar os meus post, eu compreendo 😡

  26. Avatar de Balari

    @ALL

    Onde tu meteste “/root” substitui somente pelo “/”
    Vê nas opções que tem lá para meter somente o /

    Em relação aos teus comentários, isto não é spam caro amigo, é sim a tua experiência a tentar instalar o Mint, e podes acreditar que vários utilizadores que tentem instalar e deparem-se com estas dificuldades, já as saberão resolver lendo estes comentários 😀

  27. Avatar de Tiago...
    Tiago…

    bom.. tb resolvi testar este Mint numa maquina virtual (já me chega o triple boot actual) mas acontece que quer no Windows Vista quer no Ubuntu além de demorar muito tempo a “entrar” não cheguei sequer a passar deste ecrã
    http://img505.imageshack.us/img505/1323/semttuloqr5.jpg

    tentei até entrar pelo modo “safe graphics” e aconteceu-me o mesmo..
    é pena.. gostava realmente de ficar a conhecer melhor esta distro…
    será que à alguma forma/comando para instalar sem ser preciso correr inicialmente o liveCD?

    Cumps,

  28. Avatar de Tiago...
    Tiago…

    Só um acrescento ao meu post anterior..
    …”nao cheguei sequer a passar deste ecrã…pq fica tudo bloqueado.. não dá para clicar no “close” tão pouco… 🙁 “

  29. Avatar de Tiago...
    Tiago…

    Se acontecer a mais alguém.. a solução foi acrescentar ao comando de arranque do LiveCD “fb=false” (sem as aspas) que vai desactivar o frame buffer.. o porquê disto acontecer é q nao sei dizer..

  30. Avatar de TargeT
    TargeT

    Boas,

    Para quem gosta do wardriving aconselho vivamente esta distribuição BACK|TRACK, tudo pronto a funcionar, pela primeira vez consegui todas as aplicações que preciso para wardriving sem ter de instalar nada, tudo em menos de 2 minutos, tudo muito leve e sem o peso de toda a interface.

    http://www.remote-exploit.org/backtrack.html

  31. Avatar de ALL
    ALL

    Bem la fiz eu a instala;\ao, e deu/me cabo do boot, n entro nem no vista nem no LM, a n ser pelo live cd
    Logo no inicio diz>

    GRUB Loagind Stage 1.5
    GRUB loagind, please wait
    Error 17

    Se desligar o disco externo, devia correr apenas pelo C e entrar no vista mas diz o mm mas Error 21… lembro/me de ter instalado o RedHat e o Mandrak so p testar e nunca tinha tido problemas, mas sp o fiz num disco isolado, agora talvez por ser uma parti;\ao de um externo parece q vem prob atras de prob

    1. Avatar de Arthur Araújo
      Arthur Araújo

      estou com o mesmo problema…

  32. Avatar de dc
    dc

    Tá engraçado…. aqui está a correr bem, os efeitos não os uso, mas acho que a minha placa se caga toda… no Ubuntu não aguentava…

    Quanto a Drivers… é que está grosso, a minha Ati Radeon não bufa a 100%, tem lá os Drivers Genéricos da Ati mas a resolução máxima é 1024×768 e eu não gosto disso!

    bahh, de resto até está bastante bom!

    CUMPS

  33. Avatar de zl
    zl

    estou a baixar depois vou meter numa vmware para ver o que dá

  34. Avatar de Tiago Miranda
    Tiago Miranda

    QUando estava a tentar a usar o Ubuntu, eu nunca conseguir abiri o meu Disquete para poder instalar a minha rede, acho que era um bug, nesse Mint já está arrumado?

    não quero abixar atoa para nao conseguir usar novamente

  35. Avatar de Balari

    @ALL

    Esse problema dará com certeza tanto no Mint como no Ubuntu, o seu funcionamento é idêntico.
    Neste caso não sei como te ajudar, através do dvd do Vista também deve dar para concertar o boot, tal como dava no XP, tenta googlar sobre isso.

    @dc
    Se não me engano, esse problema existe também no Ubuntu feisty, não é somente problema do Mint.
    A culpa disso será em parte ou na totalidade da ATI, que ao contrário da Nvidia não fornece uma drivers em condições para o mundo Linux.

    @Tiago Miranda
    Só mesmo sacando para experimentar, mas se te dava o bug no Ubuntu Feisty, há fortes probabilidades de ele existir no Linux Mint 3.0 (que se baseia no feisty).

  36. Avatar de Cap
    Cap

    Só falta suportar a sound blaster Xfi…

  37. Avatar de DiReis

    Eu gostei muito do papel de parede usado nas screenshots … onde eu acho pra baixa-lo ??

  38. Avatar de amdm
    amdm

    Após não sei quantos posts a distros de linux, foi desta que fiquei convencido a experimentar… 🙂

    Em termos de drivers para hardware, sacam-se de onde?

  39. Avatar de zdc
    zdc

    @TokikoFather
    @Pedro

    Concordo com vocês.

    Eu até consigo obter ajuda para instalar Ubuntu normalmente, mas o normalmente não dá comigo, é que tenho uns problemas específicos que já relatei no fórum de Portugal e até agora…népia. Sei que o defeito começa por ser meu visto que sou um zero em linux, e mais, nem sequer sei fazer uma partição que fará saber o que é o NTFS… É pena porque tenho ouvido falar tão bem do linux e do Ubuntu que gostava mesmo de experimentar…

    cumprimentos a todos

  40. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @All
    Obrigado por estares a servir de “cobaia” quando conseguires resolver os problemas (ou não) avisa para eu saber se vale a pena aventurar-me. 😉

  41. Avatar de Luis
    Luis

    Já agora, alguem sacou a maquina virtual? Eu fiz isso, mas a pass e o username que eles dão não funcionam… “$%”#!%$ .. lol :p

  42. Avatar de ALL
    ALL

    Enquanto n explicarem aqui como fazer multiboot no mesmo disco em partições diferentes com o Windows & Linux, n me parece boa ideia pois devido ao erro q mensionei lá em cima vi-me obrigado a instalar de novo o windows por cima do win antigo (ya i know gd jabardice), tentei usar o dvd do vista para fazer restauro, vereficar o arranque e n detectu nada (rica m*rda q o dvd do vista me saiu tb), eu a n conseguir arrancar, e ele testa-me o arranca e diz-me q esta td bem… enfim…
    Agora estou no win, instalado a pressão p poder fazer recover das configs q tinha no windows q usava p dp voltar a formatar td limpinho

    N quero mandar a baixo mas enfim nunca tinha defrontado tantas dificuldades em instalar linux :S

    Fico a espera q alguem explique como é q podemos instalar na mm partição o Win e o Linux conseguindo fazer um dual boot, p ficar a funcionar tipo… normal…

    P.S. Apesar de n ser mt nerd em pcs, (em linux sim) é susceptivel que ao longo deste processo todo algum dos problemas/erros tenham aparecido devido a ignorancia que se encontrava entre o teclado e a cadeira.

  43. Avatar de nrocha

    @ ALL
    “Fico a espera q alguem explique como é q podemos instalar na mm partição o Win e o Linux conseguindo fazer um dual boot, p ficar a funcionar tipo… normal…”

    Não podes instalar na mesma partição o windows e o linux! Ambos necessitam de sistemas de ficheiros diferentes, mesmo se fosse o mesmo iam sempre existir problemas.

  44. Avatar de Henry Jr

    Não vo baixa-lo! Não tem tradução pt nem pt-br, nem nos repositórios!
    Já não sei muito de linux e ainda em inglês ou outra língua qualquer ae complica!

    [ Mas gostei muito desse ‘menu’ novo, se o pplware conseguir os repositórios ]
    [ e colocar um tutorial aqui sobre o mesmo (para ubuntu 7.04) eu agradeço ]

  45. Avatar de ALL
    ALL

    @nrocha erro meu, queria era fazer tal como disse no inicio “Enquanto n explicarem aqui como fazer multiboot no mesmo disco em partições diferentes com o Windows & Linux”
    Partições diferentes uma em ntfs e outra em ext3 mais o swap lá a parte, como colocar o boot a dar direito. No meu caso foi, tinha o win no disco C: (interno) e criei uma partiçao para o disco D: (externo via usb) p colocar lá o linux, mm dp de desligar o extero do pc o win apesar de estar no interno e o externo ja nem estar ligado ao pc n arrancava na mesma… Convinha explicar ao ppl como ter 2 SO (Win & Linux) em partições diferentes ou mm em discos diferentes sem “lixar” o boot, isto se alguem q perceba do assunto tiver na disponibilidade de tal.

  46. Avatar de Balari

    @ALL

    Quando instalas o Ubuntu, ou neste caso o Mint, ele próprio instala o GRUB, que é o gestor de boot, ficando automaticamente disponível os vários sistemas operativos que tens instalados no pc, sempre que (re)inincias o pc.

    Agora, não sei se esse erro que te deu, se foi por falha do teu hardware, o que me parece pouco provável, ou se foi falha tua nas opções de instalação.
    Torna-se difícil ajudar sem ver todas as opções que meteste na instalação.

  47. Avatar de ALL
    ALL

    Daqui a umas horas vou formatar o disco interno para instalar o windows de novo,e como tal, aproveito para criar 2 partições, e assim vou experimentar, instalar os 2, se der barraca formato de novo livremão pois nao perco nada.

  48. Avatar de Paxs
    Paxs

    Muitos problemas…
    Instalei numa maquina virtual (no VMWare) e não consegui instalar as VMWareTools, para sempre de funcionar, e nao me lembro de durante a instalação ele me pedir a pass do root, logo quando tentei entrar como root não sabia a pass…Mas se alguém tiver experimentado nas mesmas condições que me esclareça se puder, gostava de ver a funcionar a 100%…

  49. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Bom a ver pelos problemas relatados por aqui, ainda não é desta que me vou meter em linux.

  50. Avatar de Balari

    @Anibal Ferreira

    De maneira nenhuma podemos generalizar os problemas aqui relatados.

    Só nalguns casos poderá haver incompatibilidade com o hardware, o os cds corrompidos, porque de resto, o Ubuntu 7.04 está super estável e super amigavel de instalar.
    Neste caso o mint é ainda mais fácil de configurar devido às suas ferramentas extra.
    Quando há algum receio, o que há a fazer é backups do que temos no pc para que assim nunca haja grande surpresas.

    Now, it’s your’re choice 😀

  51. Avatar de ALL
    ALL

    Dentro de algumas horas irei proceder de novo a instalação do LM, tendo o meu portatil A8Js com o seu disco de 120Gb talvez como varios utilizadores pretendem fazer, irei instalar nele 1º o Windows Vista e de seguida o Linux Mint.
    No final se achar q dara jeito a alguem, deixo uma explicação dos passos que dei, os problemas q apareceram (caso existam) e como revolvelos, no fundo vou tentar fazer uma explicação de noob p noob x) Isto tudo se desta vez conseguir instalar xP (não prometo nada)

  52. Avatar de F26
    F26

    Dei o boot pelo CD do Linux MInt mais esta pedindo usuario e senha…alguem saberia me informar???

  53. Avatar de Ze
    Ze

    este tal de linux mint é igual aos outros que para instalar o modem é preciso faze-lo manualmente ou é igual ao windows que instala automaticamente?

  54. Avatar de ALL
    ALL

    Apos tanto trabalho ja consegui colocar o windows vista e o linux a executar no mesmo disco com dual boot :]

    @F26 o iso q sakas.te foi do site oficial?

  55. Avatar de Spyro
    Spyro

    Isto é muito… Ubuntu 😉

    Mas tá nice vir com as cenas todas, estou a usar e estou a gostar…

  56. Avatar de F26
    F26

    @ALL o .iso foi do (http://newelite.ath.cx/linuxmint/LinuxMint-3.0.iso) que foi disponibilizado aqui no propio site da pplware…Não sei que usuario e senha são esses.
    Obs: Essa tela que aparece é antes de instalar é do proprio LIVE CD
    Se alguem puder ajudar agradeço..

  57. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Balari
    Eu não estou a generalizar, apenas a falar por mim, agora que mete um pouco de medo mete, principalmente a alguém azelha como eu. 🙂
    De todas as formas é um incentivo que o @All tenha conseguído, talvez mais lá para a frente eu me atreva 😉

  58. Avatar de Raony
    Raony

    Gostaria de fazer uma humilde sugestão ao pessoal do pplware: que publicassem mais sobre outras versões do linux tambem.Por minha experiência(creio que irão concordar comigo), não existe versão do linux que se adeque a todos os usuários e os satisfaçam, tendo em vista que sempre que se abre topico sobre linux sempre aparecem diversos usuários que defendem suas distro como as melhores.Mas mesmo assim vejo muito poucas materias so bre outras versões como : Opensuse,Mandriva,Fedora,Mandrake entre outras que tbm são boas versões.

  59. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como o instalo? estou com problemas…

  60. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nao consigo arrancar c instalaçao :s

  61. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nao consigo arrancar com a instalaçao :s

  62. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Bonito…..
    Corri o Live CD e testei, achei piada e gostei até que instalei….
    E agora não me aceita o Utilizador que criei….
    Não consigo entrar…
    Como é que me safo desta….Alguém me ajuda?…..Será que dá para dar a volta a isto ou vou ter de voltar a instalar…..

  63. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como o instalo?

  64. Avatar de ALL
    ALL

    @Raony isto é a minha opinião (e usando uma frase do vitor) e vale o que vale.

    Tenho a ideia q todas as versões q aqui sao faladas, tratam-se de distos Linux soft.. digamos assim, i.e., eles colocam aqui distos de linux para utilizadores que n estão mt por dentro de linux, tendo a oportunidade de com isso cativar as pessoas a usar um SO open source e demostrar cada vez mais q n é nenhum bixo de 7 cabeças.

    Algumas versões ja sao mais p servidores e p quem ja percebe largo de linux, logo deduzo q eles n mensionem pois esses utilizadores devem conhecem sites internacionais já a falar so sobre esses assuntos mais “pros”

    1/3 (ele n aceitou tudo, vou ter q mandar as prestações)

  65. Avatar de serginho
    serginho

    Olá a todos! Acabei por ficar um bocado confuso com os comments que li. Queria dar uma “olhadela” neste Mint, até porque tenho um AMD 800 a precisar de um “tunning” que o SO do Bill já lhe pesa nas costas…
    Essa história de Live CD: é so queimar para um CD e voilá? E corre a partir do boot da BIOS?

  66. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Ola pessoal,alguem pode explicar aqui ao MAÇARICO,se posso instalar depois o meu Openoffice PT?

  67. Avatar de PJGM
    PJGM

    @serginho.
    É, é so queimar para um CD e corre a partir do boot da BIOS.
    Se gostares instalas a partir daí, no ambiente de trabalho existe um atalho para a instalação, mas na minha opinião, e eu já experimentei este MINT, e acho que é preferível o ubuntu, instalando o automatix2 que tem muito software compatível e de instalação automática.

  68. Avatar de serginho
    serginho

    @PJGM
    Obrigado 🙂 é so para testar primeiro, depois logo tento po-lo na carcaça velha. É o que a minha velhota usa para falar com as amigas e apesar de ela ter paciencia para net lenta e pc’s lentos…ninguém merece…

    Isto é a evolução: começa-se por comprar software, depois descobre-se o astalavista e o P2P…agora é o opensource 🙂

  69. Avatar de Tiago Miranda
    Tiago Miranda

    Caros, estou a utilizar este Linux Mint por Live CD, Atualmente uso o WinXP.

    Caso eu formata meu PC para por o Linux Mint Padr’ao, terei que instalar a minha rede novamente ( Instalo por Drivers Via DIsket )?

    Desde j[a agradeco.

  70. Avatar de JRPFernando
    JRPFernando

    Oi people.
    Sou novato em Linux mas estou a gostar bastante e então esta distro… nem se fala. Acho-a muito à frente. Estava eu a pensar junto com os meus botões e lembrei-me de perguntar o seguinte: é possível dentro de uma distribuição (neste caso o MINT) colocar uma outra (back track por exemplo…)??? então é que ficava bem artilhado. Esta pergunta coloco-a apenas por uma questão de comudidade uma vez que tenho os dois instalados no hd e estou a mudar constantemente dentro da mesma sessão. Isto ainda dá um trabalhinho 🙂

  71. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Olá MALTA,+ Uma vez preciso de AJUDA!!Algue me pode explicar como instalo no UBUNTU MINT a Placa 3G HUAWEI TMN? Agradecido,é que não tem graça ter o UBUNTU,e depois ter de utilizar o Windows para navegar…

  72. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    ( HUAWEI E22o )

  73. Avatar de kendimen

    Estou a experimentar neste momento e a adorar 😀
    Tive uns problemitas que ainda tenho de esclarecer… aprender!

  74. Avatar de lmsp
    lmsp

    boas tb tenho lm e curtia aceder a net pela minha placa huawei e620 da vodavone. alguem sabe cm por a funcionar?

  75. Avatar de monu
    monu

    – Demorei um pouco para prestar meu depoimento pois estava testando esta distribuição .
    – EXCELENTE !
    – Amigo Balari , em uma dica conseguiste resolver meu atrito com o Linux, tal a facilidade de instalação e uso deste SO , sem entrar em detalhes dos recursos oferecidos, estou usando-o e recomendando este post a todos usuários que pretendem ter um SO rápido, seguro, funcional e muito elegante .
    – Parabéns e muito obrigado por este post .
    – Cordialmente
    – Monu
    – Porto Alegre / RS – Brasil

  76. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Oi! Alguém consegui instalar os drivers do moden IceData500?! É que eu estou tentando mas não consigo! Acho que é por causa da versão do kernel! Obrigado!

  77. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Boas!
    Pessoal esta distribuição de linux e espectacular, mas o facto de nao haver drivers para nvidia Go 7600 GS, torna-se um bocadinho esquisito a sua utilização.
    Se alguem puder ajudar a resolver a situação…
    Agradeço

  78. Avatar de Bruno
    Bruno

    Gostei imenso do Mint so nao consigo instalar pk nao arranca do cd e o meu portatil nao tem drive de disquetes….será que alguem me poderia arranjar uma solução…
    obrigado desde ja

  79. Avatar de Bruno
    Bruno

    Gostei imenso do Mint so nao consigo instalar pk nao arranca do cd e o meu portatil nao tem drive de disquetes….será que alguem me poderia arranjar uma solução…
    obrigado desde ja

  80. Avatar de kendimen

    @Bruno
    A ver se te consigo ajudar a arrancar pelo CD! Tenta clicar a tecla ‘Del’ ou ‘Eliminar’ (conforme o teclado) enquanto o PC inicia; então entras nas definições da BIOS, procura pelo Boot (arranque) e define para arrancar pelo drive de CD’s, nem que tenhas de desactivar arrancar pelo disco rígido (depois tens é de reverter isto que fizeste)
    Diz coisas!

  81. Avatar de Bruno
    Bruno

    ixo eu ja fiz e ele continua sem arrancar pelo cd…obrigado na mesma….

  82. Avatar de kendimen

    Bem, podes sempre gravar outra vez esse CD, para evitar a hipótese desse ter erros…

  83. Avatar de Bruno
    Bruno

    eu vou tentar ixo mas o que e certo e que nunca consegui instalar o linux no meu portatil porque nunca nenhum cd do linux arrancou….obrigado pela ajuda

  84. Avatar de Bruno
    Bruno

    ja tentei gravar para um cd novo mas mesmo assim nao da…:(….bem obrigado pela dica na mesma..

  85. Avatar de kendimen

    Bem, só para o caso de não teres procurado no fórum oficial do Mint
    http://www.linuxmint.com/forum/

  86. Avatar de kendimen

    Ah, interessa dizer que também sou novato nas questões do Linux, mas ainda não sei o que te acontece realmente, o PC não reconhece o CD, não “responde” ou o que se passará? E, já agora, quantos drives de CD tens?

  87. Avatar de Bruno
    Bruno

    tnh uma drive de cd e ele nao reconhece o cd porque nao da sinal nenhum….tenta ler o cd mas continua normalmente para o windons…

  88. Avatar de kendimen

    Eh, começo a ficar intrigado com esse caso 😛
    E dará para “dizer” à BIOS para não arrancar pelo disco rígido, mesmo que não arranque logo pelo CD? E, já agora, foste tu que instalaste o leitor de CD? Estará definido como SLAVE (escravo)? Isto tem a ver com aqueles pinos na parte de dentro da caixa, no próprio leitor, se sabes do que estou a falar.

  89. Avatar de Bruno
    Bruno

    sei o que estas a falar mas eu tnh um portatil e nao posso desmontalo por causa da garantia…mesmo nao arrankando pelo disco ele nao arranca pelo cd…

  90. Avatar de kendimen

    Bem, podes ainda tentar actualizar o firmware do drive de CD’s, que é um processo que pode ser arriscado mas que, correndo bem, até pode melhorar o desempenho do dito cujo!

  91. Avatar de victor_m
    victor_m

    Sem duvida a melhor que já experimentei..

    Gostava de ter era esse wallpaper!! Podes-me enviar?! =P

    abraços

  92. Avatar de Duh
    Duh

    Eu ja uso ele a 1 (um) semana e to gostando muito, é a melhor distribição que encontrei, funciona perfeito todos os drivers de meu micro incluindo placa de video ATI RADEON HD 2600 PRO, beryl, enfim tudo que o ubuntu tem e mais bastante coisas, Recomendo…ah na instalação tem portugues sim

  93. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Eu não conhecia esta distribuição e entusiasmado fui logo fazer o download e instalar e digo-vos é 5 ***** eu tinha no meu PC o Ubuntu 8.04 funcionava tudo muito bem menos os efeitos cubo talvez por ser uma ATI 9600, no Linux Mint fonciona tudo ás mil maravilhas eu não precisei de instalar codecs e os efeitos cubo também estão a foncionar.
    Por enquanto acho que vou ficar pelo Linux Mint.

  94. Avatar de Luís Filipe
    Luís Filipe

    OI…
    Eu usava o Ubuntu, mas passei a usar o Linux Mint, pois acho que esta melhor concebido e que no Linux Mint corrigiramm alguns defeitos do Ubuntu