Linux Mint Debian 201403 (Cinnamon e Mate) está disponível

24 Comentários

O Linux Mint Debian (LMDE) é uma distribuição baseada no Debian Testing (ao contrário do Linux Mint 16 – Petra, que é baseado no Ubuntu) e apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint_000

O anúncio oficial da disponibilização do Linux Mint Debian 201403, edições com Cinnamon e Mate foi feito aqui e podemos verificar que estas edições têm as seguintes novidades:

  • Update Pack 8
  • Cinnamon 2.0
  • MATE 1.6
  • Melhorias em várias ferramentas do Mint
  • Suporte para EFI e GPT
Ambiente gráfico Mate 1.6 e Cinnamon 2.0

O Linux Mint Debian 201403 está disponível em duas versões, sendo que a diferença essa ao nível dos ambientes gráficos . Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.6, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 2.0.

Qual a diferença do Mint baseado no Debian ou no Ubuntu?

Comparando o Linux Mint Debian ( LMDE) com o Mint baseado no Ubuntu, podemos apontar os seguintes factores a favor e contra:

A favor

  • Não é necessário actualizar todo o sistema. As novas versões do software e updates estão “continuamente” disponíveis.
  • Mais rápido que as versões baseadas no Ubuntu
  • Suporte para EFI, GPT ou Secureboot.

Menos favorável

  • LMDE necessita de conhecimentos e experiencia, por parte do utilizador, em ferramentas como o dpkg e APT
  • Debian é menos user-friendly que o ubuntu

O Linux Mint destaca-se por ser uma semi-rolling distro, isto é , uma distribuição que não tem um ciclo de releases de X em X tempo (como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios super actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.

altLicença: GPL
altDownload:  linuxmint-201403-cinnamon-dvd-64bit.iso (1,293MB, torrent)
altDownload: linuxmint-201403-mate-dvd-64bit.iso (1,312MB, torrent).
altHomepage: Linux Mint

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nitro
    Nitro

    Mas afinal tem ou não tem suporte para EFI e GPT? Primeiro dizem que sim, no final do artigo dizem que não…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tem suporte, esta nova versão tem suporte, a anterior é que não

  2. Avatar de Tiago Soares
    Tiago Soares

    Infelizmente não posso usar sistemas linux no meu pc porque nunca consigo arranjar drivers compatíveis para a gráfica (acho eu). O problema que tenho é que não consigo alterar a claridade do ecrã. O brightness do pc não muda, mesmo que eu ponha tudo no mínimo.
    Alguém conseguiu resolver este problema nos HP DV7?

      1. Avatar de Tiago Soares
        Tiago Soares

        Intel HD Graphics 3000 (family)
        e a
        AMD Radeon HD 6770M

        1. Avatar de Shynkendo
          Shynkendo

          Boas, no site da Intel tens suporte ,isto para instalar o Mint (e outras distros),mas se optares pelo Manjaro quanto aos drivers é mais simples.
          Cumps

    1. Avatar de tb

      tenho um dv7 e nc tive nenhum desses problemas.. há quanto tempo nao tentas instalar linux?

      1. Avatar de Tiago Soares
        Tiago Soares

        Eu ainda há pouco tempo tentei instalar o ubuntu para ver se resolvia o problema e não funcionou. Eu consigo alterar a luminosidade nas definições do pc mas no ecrã não muda nada (dá a impressão que está sempre com a luminosidade no máximo).

        1. Avatar de Nome (Obrigatório)
          Nome (Obrigatório)

          Procura os drivers ATK e/ou KBFilter. São esses que são os responsáveis pela alteração do brilho.

        2. Avatar de João Paulo
          João Paulo

          no terminal executei o comando que segue:
          $ sudo gedit /etc/default/grub

          no ficheiro que abriu fui até à seguinte linha: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”

          e alterei para o seguinte: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet acpi_osi=Linux acpi_backlight=vendor splash”

          gravei a alteração e fiz update do grub com:

          $ sudo update-grub

          Reiniciei o computador e já consigo ajustar o brilho no monitor normalmente com as teclas “fn”.

          tenta esse tbm

          Abra um terminal e execute o comando seguinte para editar /etc/rc.local:

          sudo gedit /etc/rc.local

          Adicionar este antes da última linha “exit 0”:

          echo 4 > /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

  3. Avatar de Nitro
    Nitro

    Com ubuntu isso funciona tudo.

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Sairá tambem a versao com xfce?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois..

      deveria, sendo que na ultima houve uma…

      o wiskers menu está brutal e o control center também 🙂

      E é melhor para maquinas com menos recursos…mas talvez não saia 🙁

      Mesmo assim a versão MATE ou cinnamon, estão muito bem 🙂

  5. Avatar de Jorge Morais
    Jorge Morais

    @Tiago Soares
    Eu também tinha problemas com o Linux por causa das gráficas do meu HP G62, mas com o lançamento do novo Kernel o problema ficou resolvido…instala o Mint 16 e atualiza o Kernel…em pricipio isso resolve o problema da luminosidade e da temperatura excessiva da ATI …

  6. Avatar de silva

    Tb espero a xfce….

  7. Avatar de Redin

    É multi-utilizador? Se sim, onde e como se configura?
    Obrigado.

  8. Avatar de A.S.Mascarenhas
    A.S.Mascarenhas

    Pode instalar-se o MS Office? Se sim, como é que se faz?

  9. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    A quem possa me esclarecer:
    Instalei mas não arranca. A mensagem é:
    “O sistema não tem arquivo XClients…..”
    Obrigado.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      tenta instalar novamente, pode ter ocorrido um bug, no meu, quando instalei, no meio da instalação o instalador desapareceu, aí pus a instalar novamente, sem formatar a partição e o sistema sobscreveu os arquivos, e ficou 10! só o kernel padrão 3.11 tá bugado, aí coloquei o 3.13.05 e tá beleza

  10. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    eu instalei hoje e coloquei o ultimo kernel do site sepreupdate.com.br. Cara tá muito bom o sistema, nunca mais vou procurar outro.
    É meu sucessor do XP

  11. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    como agente podia informar pros cara do mint debian que o kernel 3.11.8 (versão padrão da 201403) está com problemas:

    Erros para instalação de programas (erro ao instalar pelo instalador);
    erro na execução do java 7;

    após atualizar (trocar) o kernel, tudo melhorou. No kernel 3.11.XX o wine nem roda os programas instalado, mas não cheguei a testar agora, ainda to com medo e acho que nem vou testar. Mas o min debian melhorou significativanmente; então PEDRO PINTO, se caso fizeres um tutorial do mint debian, coloca o kernel 3.13.05 que ficará muito bom.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      ainda só dei uma voltinha na nova versão…mas o mintupdate, ja anda praqui a informar que tenho mais de 1GB de pacotes para actualizar 🙂

      Onde sacas-te o 3.13.05?

      com o update 7(o anterior) nos repositórios…so existe o 3.11.2 :S

      mais uns dias e actualizo…talvez no fim de semana…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        ha ok…não tinha lido o comentário teu acima 😉

        mas a versão que sacas-te já vinha compilada, ou compilas-te tu??