Linux Mint 18 “Sarah” beta já está disponível

14 Comentários

A distribuição Linux mais popular do mundo, o Linux Mint, está prestes a ganhar uma nova versão que foi já baptizada com o nome “Sarah”.  A poucos dias do lançamento da versão final, a equipa responsável pelo projecto disponibilizou o Linux Mint 18 “Sarah” versão beta.

Vamos conhecer as novidades.

Linux-Mint-18


O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes onde já vêm instalados por omissão: plugins do browser, players, entre outros.

O Linux Mint 18 “Sarah” beta é baseado no Ubuntu 16.04 Xenial Xerus e traz já algumas novidades interessantes das quais se destacam o melhor suporte para hardware, X-App e um novo tema.

O projecto Mint tem versões de 32 e 64 bits e esta versão beta está disponível com os ambientes gráficos de trabalho Cinnamon e MATE.

linux-mint-18-beta-cinnamon-mint-y-theme

Principais novidades do Linux Mint 18 “Sarah”

  • Baseado no Ubuntu 16.04 LTS
  • Kernel 4.4
  • Melhor suporte para hardware
  • X-Apps dedicadas
  • É mais fácil de instalar num Mac
  • Apps do Mint com melhor suporte para HiPDI
  • Sem (out-of-the-box) codecs multimédia

A versão final do Linux Mint 18 “Sarah” deverá chegar na primeira semana de Julho.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leonel
    Leonel

    Esta distribuição é boa para instalar em portáteis fracos?

    1. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      Não é recomendado:

      “O projecto Mint tem versões de 32 e 64 bits e esta versão beta está disponível com os ambientes gráficos de trabalho Cinnamon e MATE.”

      XFCE e LXDE são indicados e também depende das specs da tua máquina, e por isso essa distro pode não ser ideal.

      Saudações.

    2. Avatar de Vítor I
      Vítor I

      Não, para máquinas mais fracas (e para as mais potentes) o melhor é o Xfce. Porém vai ter de se esperar mais um mês pelo lançamento.

      Tenho neste momento 2 computadores com muito RAM e bons processadores, mas quando uso o Cinnamon ou o Mate fico sempre com o coração nas mãos. Aquele ecrã negro no carregamento do ambiente de trabalho tira-me do sério. Será que está tudo bem, terá havido algum problema e o sistema encravou? Grrrr!

    3. Avatar de mr.peg
      mr.peg

      Acho que não. recomendo lubuntu

      1. Avatar de Leonel
        Leonel

        é o que tenho instalado mas graficamente não é lá muito apelativo…

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          E o Remix OS?

      2. Avatar de Amílcar Pereira
        Amílcar Pereira

        Instalei hoje num portátil , hp 530 ainda do tempo que o Sócrates “dava” portáteis, o LXLE OS 14.04.4 ( ultima que saiu se não estou em erro) e tirando que tive que fazer uns .sh para fazer com que algumas aplicações arrancassem com o sistema e fazer com que desliga-se o e ecran do portátil e assumisse um externo como principal ( graças ao tio google ficou tudo a 100% XD ) estou a adorar o sistema. Muito fluido , tenho 3 gb de ram no portátil estava-me a ocupar uns 300 ou 400 com o firefox aberto e a editar os tais .sh.
        A única função dele também vai ser liga-lo, o kodi vai abrir automaticamente e a partir do telemóvel escolho o filme 😛

    4. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Sim o mint com cinnamon porta se muito bem em hardware mais modesto.

      É uma excelente distribuição, muito limpa organizada e estável, experimenta que não te vais arrepender.

    5. Avatar de luis
      luis

      Boas!

      Podes instalar, no entanto aconselho o MATE.

      Tenho um acer core 2 com 2,5G Ram com cinnamon e 5* (17.3)

      Tenho um eeepc muita rasca Atom com 1GB ram e com o Mate anda bem!

      O LXLE tambem me parece bem mas ao escolher idioma em Portugues dá erro na instalação…:(

  2. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    Estou me dando muito bem com o Xubuntu 16.04. A próxima distro que pretendo instalar e é a OpenSUSE Leap 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Espermentem o linux deepin

  3. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Tenho muita pena da empresa que criou os Mint não ter dado continuidade tal como aconteceu no Mint 13 no que toca ao suporte aos chips SIS 671 isto porque tenho um portátil com esse chip gráfico (e por isso uso o Win7 Pro) nesta máquina porque gostava imenso de voltar a usar o Mint neste portátil. Para meu azar o processador também é de 32 Bits. Um novo Mint com o dito suporte era muito bem vindo.

    Existe forma de saber que Linux funcionam com o SIS 671 de base? Tentei googlar mas não tive grandes resultados…

    1. Avatar de KAIAN DA SILVA ANTUNES
      KAIAN DA SILVA ANTUNES

      Hora de comprar um novo portátil :/

  4. Avatar de João Damasceno
    João Damasceno

    Alguém sabe quando será o lançamento da versão final?