Linux Mint 15 “Olivia” RC já está disponível para Download

49 Comentários

Agora com Cinnamon 1.8 ou Mate 1.6

Segundo a equipa de desenvolvimento do Minti, o Linux Mint 15 “Olivia” é a a versão mais ambiciosa desde o inicio do projeto. O Linux Mint é actualmente uma das distribuições mais populares no universo Linux (segundo o site distrowatch, é mesmo a mais popular),  que muito se deve a características como a usabilidade, simplicidade e look and feel.

Hoje, a equipa de desenvolvimento do projecto, anunciou a versão Release Candidate do Mint 15. Vamos conhecer as novidades.

mint_000

O Linux Mint 15 RC  é baseado no Ubuntu 13.04 e é  resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux. Esta nova versão traz como principais novidades a inclusão dos ambientes gráficos Cinnamon 1.8 e  Mate 1.6 e incluiu também algumas atualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

Principais novidades:
  • MDM
  • Driver Manager
  • Cinnamon 1.8
  • Mate 1.6
  • Melhorias no Software Manager
  • Melhorias ao nível do sistema
  • Melhorias ao nível do Artwork
  • Componentes Upstream
MDM

Além da possibilidade da escolha dos ambientes gráficos, o Linux Mint 15 RC traz novas funcionalidades  no Display Manager (MDM) – Gestor de Logins, ao nível dos temas e interface de boas vindas.

mint_01

 

Software Sources

Uma nova ferramenta chamada MintSources aka “Software Source” , que permite facilmente gerir os repositórios da distribuição.

mint_02

Com esta ferramenta, o utilizador pode inclusive escolher qual o repositório mais rápido.

mint_03

Driver Manager

Esta é uma nova ferramenta desenvolvida para o Mint 15: MintDrivers, o “Driver Manager” que permite a gestão dos mais diversos drivers

mint_04

Gestor de ficheiros Nemo

Várias modificações na interface do utilizador a garantir uma melhor integração com o ambiente de trabalho Cinnamon.

mint_05

Software Manager

O gestor de software ganhou também novas funcionalidades e está agora muito mais estável e com a possibilidade de refrescar a cache do APT.

mint_06

Artwork

O Linux Minti inclui, como sempre, uma coleção fantástica de backgrounds (via Al Butler, Nicolas Goulet e Steve Allen)

mint_07

Componentes Upstream

Linux Mint 15 apresenta os seguintes componentes uptream: Ubuntu 13.04 , Linux 3.8 kernel, MDM 1.2, Cinnamon 1.8 e MATE 1.6..

altLicença: GPL
altDownload:

altHomepage: Linux Mint

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    Acho que fico pelo 14, só quando for stable…

  2. Avatar de JP (djlinux)

    Cinnamon 1.8 esta muito bom, fiquei surpreendido.

  3. Avatar de Renato
    Renato

    Tenho duas dúvida:

    -o que é a licença “GPL”?
    -o Linux não é gratuito?

    1. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      Software livre != software gratuito…

      Freeware pode ser proprietário, Open-Source pode não ser necessariamente gratuito

      🙂 confuso?

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      @Renato

      Aconselho uma leitura ao tipo de licenças GNU em http://www.gnu.org/licenses/licenses.html

      O linux é gratuito mas o linux é apenas o kernel. Os sistemas Linux mint são sistemas GNU/Linux. Mais informações em http://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.html

      Agora os programas FOSS para serem considerados como tal devem conceder 4 liberdades. Mais informações em http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html

      No entanto, os programas FOSS podem não ser gratuitos. Um bom exemplo é o OpenBravo. A aplicação é paga mas qualquer um pode transferir o código fonte e fazer uso das 4 liberdades acima mencionadas.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Tens o executável mint4win na iso é como o wubi.

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Tem um aspecto muita fixe!

  5. Avatar de quimkaos
    quimkaos

    GPL – GNU General Public License
    http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License

    O Linux é livre, o que significa bem mais do que gratuito.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      A wikipedia não é propriamente o melhor sítio para analisar as licenças. No entanto, concordo plenamente com a afirmação “O Linux é livre, o que significa bem mais do que gratuito.”

      1. Avatar de quimkaos
        quimkaos

        concordo plenamente! a wikipedia não é o melhor sítio para analisar… qualquer coisa que seja…

  6. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Será que é desta que o linux suporta bem o sistema híbrido de placas AMD e INTEL do meu portátil (ok, eu sei que é da responsabilidade da amd)? Estou farto de ficar o o Xserver em ecrã azul grrr

    1. Avatar de Curioso
      Curioso

      Podes crer…
      O linux detecta-me sempre a amd, e a bateria era uma vez…

      1. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        A mim é mais o contrário, é intel que detecta…

        1. Avatar de Curioso
          Curioso

          Isso acontece-me com o windows 8, não consigo instalar a ati, mas isso já é problema da hp, não fez nem vai fazer drivers para portáteis comprados em 2010 e 2011.

          Só tenho uma coisa a dizer à hp, que vá arder no inferno.

          1. Avatar de quimkaos
            quimkaos

            deixa lá… eu não compro mais nada (nem quero dado) da Genius depois de me terem vendido uma webcam quando estava a sair o 7, que nunca funcionou no 64bits…
            a insys é outra. nem que me paguem…

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Isso tem a ver com o Kernel Linux e não com a distribuição em si, e claro com o suporte ou a falta dele por parte dos fabricantes. Podes ver o que aí vem no kernel 3.10 (http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTM3MDQ)

      1. Avatar de claudio
        claudio

        abre o terminal:

        nao instales drivers proprietarios

        sudo su
        echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

        depois abre o nautilus/nemo em modo su

        sudo nemo

        vai a /etc/rc.local
        abre

        da’ um enter para ficar assim:

        echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

        exit 0

        E e’ tudo. 🙂

        1. Avatar de Curioso
          Curioso

          Vou tentar.

          Obrigado.

  7. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    A aplicação que agora esta em separado “driver manager” também esta disponível na mate ou é pro cinnamon?

  8. Avatar de José Augusto
    José Augusto

    O linux tem melhorado muito nos últimos anos, e o Mint para uso de desktop é bastante bom, e na minha opinião bem melhor do que o Ubuntu.
    De qualquer maneira, o software comercial, para linux é escasso… e por isso não é uma verdadeira alternativa ao windows ou ao mac os x.

    1. Avatar de camsarria
      camsarria

      Discordo

      Tudo depende do tipo de utilizador.

      Vou dar varios exemplos diferentes

      No meu caso uso a minha maquina para gaming, browzing, e vizualização de multimedia.

      Uso o mint 15, open office, vlc player, chrome, wine para correr jogos (sou gamer de world of warcraft e o jogo é mais estavel em linux que em windows), uso steam e jogo portal nativo (nunca tinha visto o jogo antes e por acaso até é interessante) – software pirata – 0 / custo em software – a mensalidade do wow

      A minha esposa usa um portatil com o windows 7 todo entupido de spyware, e apenas nao muda porque o windows é original e pagou pelo SO, e tem medo de anular a garantia ao mudar, o que ela faz? browzing / office / facebook – poderia usar linux e em muitos casos ela usa o meu desktop para tratar dos assuntos dela em linux.

      Um casal amigo tinha um portatil que estava a pensar deitar fora porque so corria o xp e era tao lento que estava inoperavel, necessidades do casal? browzing, e office (mas este casal queria mesmo o office da microsoft) – instalei o mint 13 (versao nao PAE) com o chrome, VLC, e o office deles original a correr por wine

      Por fim o meu pai, pessoa com alguma idade, tinha um desktop com o windows 7 e joga world of warcraft, diablo 3, starcraft original, queixava-se que o sistema era muito lento e do spyware. solução – mint 14, jogos a correrem via playonlinux e o office 7 da microsoft a correr por wine – nunca mais teve spyware e nunca mais se queixou de instabilidade no sistema.

      Isto sem falar nos telemoveis que usamos – android SO e a tv box ligada á tv que usa android mais o tablet, cuja base é linux

      Isto sem falar na questao pratica do linux, uma instalação e tudo trabalha “out of the box” os perifericos trabalham out of the box tambêm.

      Portanto não entendo em que sentido o linux não é uma alternativa viavel ao mac e windows…

      1. Avatar de quimkaos
        quimkaos

        é tão ridículo que eu gostava que me fosse explicado porque raio o estado tem protocologos (pagar licenças) com a microsoft…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          porque somos um pais rico…

          aqui ao lado a Espanha que era a 8 potência Mundial, agora esta em nono lugar(O brasil esta em oitavo), como é um Pais pobre não vai na onda e dá Emprego aos seus e o dinheiro fica no Pais…

          Mas claro eles são apenas a nona potencia mundial, nos como somos ricos podemos pagar licenças, portanto essa questão não se põe.

          cmps

  9. Avatar de Jonas
    Jonas

    Uma perguntinha boba, porém, para mim, importante!
    Caso eu atualize regularmente a versão RC, quando sair a versão final, eu já terei ela instalada no PC, ou seja, vai dar para atualizar a versão RC direto para a versão final, ou terei que baixar a versão final e fazer todo o processo “de novo, novamente, outra vez e em repetição”? Rsrsrs

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Sim, se fores sempre atualizando estarás sempre com a ultima versão, mesmo quando for lançada oficialmente tu já a tens…

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Qual a diferença entre o Cinnamon e o Mate? Gostava de instalar uns deste no meu portátil, mas fiquei agora na dúvida destas duas versões disponíveis.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Os dois são Forks ( copias ) do GNOME. Não dá para explicar muito bem a diferença de um para o outro, a melhor maneira talvez seja veres uns videos e tirares as tuas próprias conclusões.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Não me parece correto. O MATE é um fork mas o Cinnamon foi criado de raiz

        Mais informações em http://cinnamon.linuxmint.com/ e http://mate-desktop.org/

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Correto, erro meu. O Mate é fork… O Cinnamon feito a pensar em fazer a vez do Gnome 2, mas não é um fork. Obrigado.

        2. Avatar de quimkaos
          quimkaos

          o que me parece correcto é que o mate é um fork do gnome 2 e o cinnamon do gnome 3, com a diferença que o mate é um fork quando a gnome abandonou a versão 2 e o cinnamon pouco depois do gnome ter lançado a versão 3 (se não estou em erro 3.1 ou seja versão beta da 3.2)

  11. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    Excelente distro, mais continuo com o Elementary OS.

  12. Avatar de JRMoreira
    JRMoreira

    Quero instalar esta distro no meu NET Book, mas não tenho drive de CD, como devo de fazer para instalar apartir de uma PEN USB?

    Obrigado!

    1. Avatar de daniel
      daniel

      Copias os ficheiros da imagem directamente para uma pen e arrancas por aí…
      Penso que dará…

    2. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Eu utilizaria o Universal USB Installer, http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

      é bastante simples de utilizar… Como não tens drive dvd, deduzo que o teu portatil permita efectuar boot por pen… no caso de não estar definido no arranque terás que ir à bios alterar o boot e colocar usb em primeiro… contudo acho que existe uma tecla que permite escolher como arrancar quando ligas o portatil… no caso do meu hp é tecla F9 no teu é uma questao de ver no manual.

    3. Avatar de quimkaos
      quimkaos

      que sistema operativo tas a usar?

      windows/linux/mac:
      unetbootin – http://unetbootin.sourceforge.net/
      linux:
      live usb multiboot (colocas 1000KKMM distros de linux + windows + ferramentas de diagonático numa pen usb) – http://liveusb.info/dotclear/index.php?pages/install
      GRUB – formatar pen em fat32 e instar o grub. configurar o grub para arrancar por uma iso ou descompactar a iso e linkar para os ficheiros de boot (grub à lá pata)

  13. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    a versão RC ja pode ser instalada normalmente para produção?
    Qual a versão do mint está usando para fazer a Matéria, pois gostei da área de trabalho; você a customizou ou ja veio assim

  14. Avatar de Bruno Jesus

    Boas, têm um erro na artwork: “Linux Minti”

    Esse novo linux mint parece estar a ficar muito bom, espero que algumas dessas alterações cheguem ao LMDE brevemente.

  15. Avatar de irlm
    irlm

    como instalar o controlador ALPS com o kernel 3.9?

  16. Avatar de delaorden

    Sempre gostei do Mint. Como sou quase analfabeto em Linux, o visual dele me facilitava navegar, futucar o bicho etc… Mas já faz um tempo que não testo as últimas versões e agora vem essa tal de Cinnamon e Mate….nem sei o que é nem qual testar. Já vem as duas juntas ? Vou baixar e verificar…

  17. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Offtopic: o meu desktop usa Mint 14 e não consigo visualizar pastas partilhas na rede por outro pc com Ubuntu 13.04, é que partilhar simplesmente a pasta não resulta. O que tenho que fazer mais?

    1. Avatar de quimkaos
      quimkaos

      @R!cardo Tas a partilhar clicando com o botão direito do rato na pasta e por um visto no partilhar, certo? Pois… isso não basta, tens que criar pelo menos um utilizador samba ou então tens que colocar a pasta com direitos de leitura e escrita para todos, incluindo utilizadores anónimos (não existentes), o que me parece ser uma quebra de segurança. É uma das coisas que eu acho absurdas no ubuntu (e suas variantes), colocam essa opção no “interface” mas os utilizadores não são adicionados ao samba. em principio só será necessário adicionares-te aos utilizadores do samba correndo o comando: smbpasswd -a nome_do_utilizador. É por causa disto que eu normalmente configuro o as partilhas à unha, usando o comando smbpasswd e editando os ficheiros de configuração do samba (/etc/samba/smb.conf) ou usando a ferramenta GUI samba (system-config-samba), adicionado ai as partilhas e pelo menos um utilizador.

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Estou a usar neste momento o Mint14 KDE. Posso atualiza-lo para o 15 sem ter que reinstalar o SO e sem conflitos?

    Cumps

  19. Avatar de Simao
    Simao

    Parece-me excelente este Mint mas não pude deixar de reparar na imagem que usaram como apresentação. Nenhuma instalação “default” do Mint terá aquele aspecto, felizmente !! 😀 Pareceu-me logo o Zorin OS e depois de pesquisar verifiquei que se trata de um “concept artwork” feito por um utilizador do Zorin ( outra excelente distro por sinal)

  20. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Boas, alguém me pode dizer qual o tema (do sistema operativo) utilizado na primeira imagem deste artigo.

  21. Avatar de Francisco
    Francisco

    Boas

    Tenho o windows 8 instalado e gostava de instalar o mint em dual-boot se depois eu quiser remover o windows w possivel?

  22. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Olá, gostaria de saber quais as ferramentas vc usou e como fez, para obtet o mint como na imagem acima.. Muito obrigado
    fundo verde e barra de tarefas???

    Linux Mint 15 RC