Linux Mint 14 + KDE – A grande alternativa ao Ubuntu

36 Comentários

Review em vídeo  Por Carlos Carvalho da Comunidade Linux Pplware

Ora vivam caros leitores do Pplware , hoje apresentamos a distribuição Linux Mint 14 com a interface KDE a 64 bits . O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido á sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. Vejam a Review em vídeo em preparei para os leitores do Pplware.

mint_00

A primeira coisa que nos ocorre com alguma expectativa é verificar como é que a passagem de patrocinador afectou positiva ou negativamente esta distribuição ,que diga-se enquanto esteve sobre as cores da Mint foi sempre uma distribuição descriminada, a mal amada , normalmente a saída das diversas versões da Mint KDE coincidiam quase com a saída de uma nova versão só para dar um exemplo do Kubuntu que sempre respeitou os ciclos de novas distribuições de 6 em 6 meses (as que terminam em 4 vêm a luz do dia em Abril e as que terminam em 10 em Outubro ) .

mint_01

Colocava-se  também a questão da Blue Systems que é o patrocinador da Netrunner e do próprio Kubuntu , como é que iria gerir 2 distribuições muito parecidas a Mint KDE e o Kubuntu , já que o Netrunner tem uma outra filosofia bem diferente destas 2 últimas que refiro .

Pois ainda não foi desta que se percebeu o que de facto vai acontecer , como se pode verificar pelo vídeo que vos deixo as diferenças para o Kubuntu são mínimas , bem sei que provavelmente para quem se inicie no Linux vai querer ter uma sistema que esteja pronto a funcionar após a sua instalação , e de facto isso é conseguido com a Mint que recheou os repositórios para que o utilizador não de por falta de nada no SO , no Kubuntu não é bem assim existe 2 ou 3 coisas que temos de fazer para que não sintamos qualquer constrangimento , fica a dúvida será que os projectos vão continuar , e se continuarem vão ter este modelo actualmente existente .

mint_02

Vejam o vídeo e deixem as vossas opiniões , este talvez seja um dos casos em que encontramos quase uma duplicação de distros só com nomes diferentes .

O que acham , a Blue systems deveria reunir os esforços dos programadores das 3 distros ( Netrunner , Mint Kde e Kubuntu ) e fazer uma super distribuição ou pelo contrário as 3 continuavam a existir mas seguindo caminhos distintos para coexistirem.

As vossas opiniões como sempre são muito importantes , não se esqueça de nos dar a vossa opinião , isto é quase um dever cívico no Mundo Open Source só assim poderemos fazer chegar as opiniões dos utilizadores que é para eles que estes SOs são construídos.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Santos

    Na minha opinião a competição é muito importante, e só existe uma maneira de fazer SO como o Ubuntu, Windows ou MAC OS crescerem é existir uma forte competitividade, onde vejam um rival como um homem de arma em punho e os pode mandar abaixo.

    A união desses pode ser uma boa maneira de termos uma nova e forte distribuição de linux, e não baseada em Ubuntu.

  2. Avatar de Santos
    Santos

    Em casa, é a distribuição que estou a usar de momento. Antes usava a Caixa Mágica KDE, mas como esta, aparentemente foi descontinuada, virei-me para Mint.
    Gosto ambiente KDE e até agora estou satisfeito.
    Quanto à vossa questão, concordo com a unificação das 3 distribuições e a criação de uma super-distribuição.
    Se houvesse mais união, talvez surgisse mais interesse em software de terceiros. No entanto, isso pode ser um pau de 2 bicos… porque o melhor que tem o Linux, é a liberdade.

    1. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      repara que se tal união acontecesse, apenas se estava a criar mais uma distro lol 🙂

  3. Avatar de ElectroescadaS

    Saudações.

    Um pequenno Off-Topic:

    Expliquem-me lá uma coisa. Não seria melhor o Linux funcionar de base (ter o sistema operativo própriamente dito) e depois escolher o ambiente gráfico que se quiser? De certeza que muitos de vós até desejaria que eu não “chateasse/calasse” com isto mas continuo a bater na mesma tecla com a situação das mil e uma versões/distro do mesmo sistema operativo…

    1. Avatar de Rosmaninho
      Rosmaninho

      O Open Suse faz isso. Escolhes o DE ao instalar.

  4. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    E vocês a darem-lhe com a “distribuição”. É Linux com Kde em cima homem! No máximo Ubuntu com Kde em cima. Ou agora instalam um gestor de janelas qualquer, mudam-lhe os icons e o wallpaper e nasce uma distribuição?! É obra!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Então é o que? Um software 🙂 É uma distribuição “variante” no máximo.

      1. Avatar de Xoxota
        Xoxota

        Até lhe podem chamar um assobio, mas que grande parte do que chamam distribuições não trás nada de novo para alem dos icons e do wallpaper é um facto. Com a agravante de serem descontinuadas passado pouco tempo e terem mais bugs que o Windows. Intala o “twm” e mete-lhe o wallpaper do D.Afonso Henriques, fazes logo uma distruibuição Tuga. 😛

    2. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      não percebes muito disto pois não? é que o Mint não é uma distro qualquer e, deve ser considerado como uma Distro e respeitado como tal.

  5. Avatar de fabio

    Eu e o KDE não nos damos lá muito bem, mas tenho o Mint 13 MATE e gosto muito dele 😀

    1. Avatar de clodoaldops
      clodoaldops

      Eu também prefiro Mint-MATE!

  6. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde ,

    Não concordo , vou tentar explicar o que significa uma distribuição ser baseada em Ubuntu .

    Uma distribuição que seja baseada em Ubuntu usa pura e simplesmente o Kernell Debian chamado de testing ou mais conhecido com instável , e é a única coisa que essas distribuições usam , depois tudo o que ponha em cima do SO é todo programação pura e dura e de facto não é de forma alguma uma mera mudança de icons isso revela algum desconhecimento .

    Para responder ao @ElectroescadaS ,

    Boa tarde , a solução que tu afirmas ser uma boa solução já existe , se instalares Gentoo ou Arch Linux ou Debian puro , será tu que terás de instalar todas as aplicações , interface gráfica a mão , através da linha de comandos , estas 3 famílias que te falo são das melhores distribuições que o Kernell Linux tem , mas são também aquelas que mais conhecimentos implica , queres umas drives para a tua placa gráfica instalas tu , queres uma drive para qualquer outro periférico és sempre tu a fazeres , consequência implica mais conhecimentos , mas depois tens um sistema muito leve e super estável , porque só tens instaladas as bibliotecas que necessitas , não precisas das milhares de bibliotecas que o Kernell usado pelo Ubuntu traz para que possa ser instalado e reconhecer todo o hardware da tua maquina .

    Espero vos ter esclarecido sobre a questão das distribuições baseadas em Ubuntu , só para finalizar , ontem o Pedro Pinto apresentou a distribuição Bodhi Linux 2.3.0 que também é baseada em Ubuntu , só digo isto , se de facto fosse só uma mudança de icons e de uns flavors , qualquer utilizador de Ubuntu puro trabalharia com esta distribuição logo a primeira …. pois …. só que o Bodhi nem interface gráfica usa , o Enlightement é um mero gestor de ficheiros , poderia estar aqui todo o dia a escrever sobre diferenças , espero que tenham entendido o que tentei explicar .

    Ficam uns links para quem se queira aventurar no Mundo Linux hardcore .

    https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide

    http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-amd64.xml

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Agradeço-te a resposta e realmente nunca imaginei que fosse díficil a situação conforme explicas. O melhor é ficar quieto e ir brincando com o Xubuntu que me parece ser o “mais” fácil de testar. A não ser claro está que me sugiras algo mais facil para instalar num Fujitsu/Esprimo Mobile v5515 que me “emprestaram” para testar Linux…

      http://www.notebookcheck.net/Fujitsu-Siemens-Esprimo-Mobile-V5515.6857.0.html

      Thanks…

      1. Avatar de Sam
        Sam

        Com esse laptop estás tramado. Para já as versões 14 não funcionam devido a necessidades do processador. Só consegui instalar a versão 13 (do Mint). Depois para configurares os drivers da placa gráfica, foi o fim do mundo.

        Resumindo, vale a pena o trabalho, com as limitações, já que o raio do PC parece mais rápido do que com o Win7.

      2. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa tarde , já estive a ver a velocidade de relógio do teu cpu , podes perfeitamente instalar o Kubuntu , eu tenho um portátil com um cpu a 1,87 GHZ não é muito diferente do teu e tenho o Kubuntu instalado e posso-te dizer que é muito rápido .

        Aliás eu tenho 2 portáteis iguais da HP um tem Kubuntu e outro tem W8 este fim de semana vou ver se cravo alguém para me vir ajudar a fazer o vídeo , vou comparar nas diversas situações as duas maquinas que são iguais excepto :

        NA memoria Ram o que tem o W8 de 64 bits tem 4GB e tem um HDD de 750GB a 7200 RPM .

        O que tem o Kubuntu tem 2GB de Ram e tem um HDD de 160GB de 5400 RPM .

        Depois tento avisar quando já tiver feito o vídeo o vão visitando o meu canal no youtube .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Transcrevendo a resposta que dei a um amigo via FB…

          “Eu ontem tanto tinha instalado o Xubuntu como depois o Ubuntu mas porque só percebi depois que a placa wireless de sistema era reconhecida (uma Atheros qualquer) mas que não sei ao certo se funciona mesmo (sei que o chip de som é reconhecido mas não funciona e possivelmente se passa o mesmo com o chip wireless, segundo o dono do portátil o mesmo já tinha aterrado no chão de emergência há uns tempos idos).

          Basicamente só instalei os SO e pouco mais, não sei onde estão as definições de sistema (tal não acontece em Windows que sei onde estão os aplicativos ja que passo a vida a espiolhar) e continuo a não saber muita coisa. Basicamente instalo o SO e só sei ir à Net.

          Felizmente tenho pens wireless e safo o problema numa boa de acesso em modo wireless. Como sabem sou um nabo em sistemas Pinguim e seria mais uma forma de testar fisicamente em vez de VirtualBox um SO da concorrência já que são mais que as mães. Neste momento está com o Windows 7 Profissional (32 bits) e tirando o problema do som e do wireless o portátil funciona na perfeição…”

          1. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            Boa noite se instalares distros da familia Ubuntu o reconhecimento do receptor de redes Wireless e som é em 99% dos casos reconhecida e de muito fácil configuração , dá uma olhada no meu canal que acho tenho um vídeo a ensinar a configurar um rede wireless , se optares pelo KDE tens um tutorial completo com 1h 39 M a explicar quase tudo sobre esta interface de uma forma superficial .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por que razao vincaram o fato de ser 64 bits?

    Eu usava a versao 32 bits, mas como ainda estou numa fase inicial de adaptaçao ao linux,procurando uma distribuiçao que me agrade 100%, o Kde nao me fascinou por ai alem, agora estou com linux mint cinnamon, ate ver.O cinnamon nao me parece tao personalizavel como o Kde, sera assim??

    1. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      tens que ver que o Cinnamon é um bebé comparado com o KDE, dá-lhe tempo que a coisa muda… 😉

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Pedro ,

      Muito boa tarde , o facto de eu ter referido que esta distribuição testada é a de 64 bits , tem basicamente a ver com a possibilidade que esta arquitectura te dá de explorares a tua maquina quer na memoria ram quer no processador , é lógico que o processador precisa de suportar os 64 bits .

      Só para te dar um pequeno exemplo se tiveres um SO a 32 bits e tenhas por exemplo 8GB de ram o SO só te aproveita 3,5GB o resto não está lá a fazer nada , podes eventualmente alocar alguma memoria ram para a gráfica , mas esta é uma condicionante dos 64 bits , o LInux para quem não sabe foi o primeiro SO a ter esta arquitectura .

      Quanto a tua segunda questão , de facto o Cinnamon não é de forma alguma tão personalizável como o KDE , aliás nenhuma interface hoje de linux bate o KDE nesse aspecto .

      Espero ter respondido as tuas perguntas , já agora queria deixar uma noticia que soubemos na segunda feira passada a NASA vai migrar completamente para Linux , as razões apontadas para a escolha foram 2 , a saber , a plasticidade do SO e a sua estabilidade , a semelhança do que o CERNE faz é bem provável que a distro seja produzida na NASA .

      Aceitem os meus sinceros cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Pedro
  8. Avatar de Fabiocs
    Fabiocs

    Testei as três distros: Kubuntu, Mint/Kde e NetRunner! Na minha opinião e indico para iniciantes a NetRunner! É melhor das 3 em termos de facilidades para usuário iniciante! Praticamente vem com tudo q necessitamos instalado!

  9. Avatar de Marco
    Marco

    Boa tarde,

    Alguém sabe dizer qual a melhor, KDE, Mate, cinnamon, Xfce?

    Eu tenho o Mate e estou satisfeito usei a Cinnamon e não gostei muito instável.

    Qual é a vossa opinião?

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Olá Marco.

      Não é fácil dizer que um é melhor do que o outro, porque depende de muita coisa. Depende das tuas necessidades, depende da maquina que tens, se preferes algo com mais personalização ou não.

      Se estas contente com o Mate, acho que devias ficar com ele pois acho que é o melhor Fork que existe do Gnome 2 ( Opinião pessoal ) …

      Se realmente queres experimentar outros, o KDE é o que te vai dar mais personalização e o que te garante maior suporte por parte da enorme comunidade.

      O Xfce é o mais leve, dá um pouco mais trabalho personalizar mais ao nosso gosto ( depende do gosto claro ).

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Boa tarde ,

        Marco é como o JP da comunidade Linux do Pplware te explicou , eu também considero a Mate o melhor fork da Gnome 2 , só que para mim já me cheira a coisa velha , o KDE tem neste momento 2 grandes vantagens , tem o melhor gestor de ficheiros do Linux o Dolphin e está a ser todo escrito em QT , o que o torna bonito cheio de efeitos gráficos , mas simultaneamente leve , coisa que nunca se pensava poder dizer do KDE a 2 anos atrás .

        Fica a aqui um Link de um boot feito no meu pc com um I5 2500K , com uma board extreme da Intel e com um SSD da Intel , posso vos confirmar que não existe nenhum tweak efectuado para que o boot fosse mais rápido a versão da distribuição é a 12.10 e a única coisa que foi efectuado por mim foi o arranque sem password para que mostrasse mesmo a rapidez do sistema a arrancar , outra coisa a levar em conta esta distribuição não tinha acabado de ser instalada , já tinha muita tralha , aqui fica o Link :

        http://www.youtube.com/watch?v=yHlnl-xn8VM

        Desculpem as condições em que o vídeo foi feito , mas era eu que estava a agarrar no telemóvel e simultaneamente a dar a ordem do boot certo porque tenho 9 distros neste PC .

        Espero que se divirtam e digam depois alguma coisa .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Carlos,

          Costumas deixar aqui uns bons comentários e umas explicações excelentes… parabéns por isso.

          O boot dessa maquina é brutalmente rápido :).

          Abraço

          1. Avatar de Carlos Carvalho
            Carlos Carvalho

            De facto é , há que dizer que a serie K dos processadores da geração ”I” são desbloqueados a velocidade de relógio da minha maquina na altura do boot estava nos 3,8GHZ nos 4 núcleos e tudo feito através da board sem andar a alterar corrente para as memorias nem a fazer contas de sumir no overclock .

            Obrigado pelo teu comentário

            Aceite os meus sinceros cumprimentos

            Carlos Carvalho

        2. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Tens uma versão “By Your command?”

  10. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Não , mas tenho pena , só na introdução nova que fiz dos meus vídeos é que lembrei de introduzir o layout da guerra das estrelas e a música do 2001 odisseia no espaço e claro um texto agridoce para o Windows .

    Abraço

    Carlos Carvalho

  11. Avatar de MF
    MF

    Não querendo entrar em discussões sobre como se prenuncia as palavras, meteu me um bocado de impressão ouvir 2 palavras que normalmente prenuncio de outra maneira. E gostava de saber se sou eu que estou mal (ou menos bem).
    – KDE – KapaDêÉ
    – Kernel – Kérnel

    Volto a referir, nao quero criar nenhuma guerra como acontece tantas vezes, apenas discutir, para melhorar o nossos conhecimentos.

  12. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    MF ,

    Bom dia para a tua primeira questão tens aqui o link da Wikipédia :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

    E para a segunda questão tens aqui o Link :

    http://en.wikipedia.org/wiki/Kernel

    De facto o termo Kernel é usado na língua Inglesa , se quisermos traduzir para Português temos de dar o nome de núcleo , no entanto este termo não é geralmente usado nos meios informáticos , quando falamos de núcleo associamos aos CPUs .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de MF
      MF

      Carlos Carvalho, não sei onde foi buscar a ideia de que não sei o significado de Linux ou Kernel. Estou bem dentro do assunto.

      E também conheço o Wikipedia. Obrigado.

  13. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Boas Pessoal,

    Iniciei à pouco tempo o abandono do windows 8 em prole do Linux.
    Escolhi o Mint para inicio como desktop de trabalho, estou extremamente satisfeito com o conceito linux, mas estou a ter dissabores ou seja o Cinnamon não gostei porque não era muito estável passei para o Mate, e a coisa melhorou mas mesmo assim e após 2 semanas de uso intensivo penso que o SO já apresenta uma ou outra mazela.
    Vou experimentar o mint KDE, se não ficar satisfeito volto-me para o ubuntu.

    Um abraço

  14. Avatar de WILL1AN
    WILL1AN

    Acho que o Bluesystems deveria patrocinar o Chakra linux, e não 3 distribuições baseadas no Ubuntu.

  15. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Será seguro afirmar que as versões KDE de qualquer distribuição Linux serão sempre as mais “fáceis” de adaptação é isso?

    É que quero sacar este Mint 14 também mas com quatro versões diferentes…

    1. Avatar de clodoaldops
      clodoaldops

      LinuxMint-MATE é a mais fácil e a mais leve !