Linux: Meteorologia no Gnome Do (Docky)

15 Comentários

Já falamos do Gnome Do + Docky aqui (Obrigado, Rui!) e é uma ferramenta fantástica (se bem que não a minha preferida, ainda prefiro o AWN).

Para instalar a última versão do Do + Docky, vejam no artigo referido os repositórios a usar.

Depois, instalem o pacote gnome-do-docklets, se ainda não estiver instalado (deverá estar).

$ sudo apt-get install gnome-do-docklets

Notarão que existe uma docklet nova, para meteorologia.

Seleccionem-na (Gnome Do → Preferências → Docklets → Weather), cliquem em preferências e adicionem a vossa cidade, do tipo: Penafiel, Portugal.

Depois basta fechar e já verão um ícone integrado relativo à meteorologia da vossa cidade (se não aparecer, tentem uma cidade perto).

Nota: A fonte de meteorologia que usei foi o iGoogle, pois o Weather Underground não reconhecia Penafiel.

Docklet Meteorologia

Como podem ver, ao clicar nesse icon conseguem ver mais informações como a meteorologia dos dias seguintes, gráfico com a variação das temperaturas mínimas e máximas, e uma descrição textual (em Inglês) do estado desse dia.

Docklet Meteorologia Dias Seguintes

Para saírem desses “detalhes”, cliquem no icon do lado esquerdo (da docklet mesmo) e voltam a ver a docky.

Docklet Meteorologia Variação Temperatura

Confesso que já não usava a Docky há algum tempo, e surpreendeu-me as suas melhorias, como tal, vou-lhe dar uma hipótese nos próximos dias.

Espero que tenha sido útil. Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.

Fonte: OMG! UBUNTU!

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    como sugestao acho q era uma boa ideia falar-se de outras distros, e nao so no ubuntu..
    tipo fazer alguns artigos com um genero de um resumo de cada distro (filosofia, gestor de pacotes, target, etc).
    era bastante positivo pois acho q muita gente cai na associaçao estupida linux->ubuntu, quando é algo muitissimo mais vasto.

    dps conforme o interesse das pessoas q se visse nos comentarios, criar tuturials para a instalaçao dessas distros.

    ah e ja agr nao ficar so pelas mais user friendly, pois acho q é importante focar tmb outras mais avançadas. posso falar por mim, em q sem duvida quando mais aprendi foi na instalaçao do gentoo, em q realmente dá para perceber bem a estrutura e o funcionamento do SO.

    cumps;)

    1. Avatar de Qualquer
      Qualquer

      Ou mesmo falar sobre outros Desktop Environments que não o GNOME. Existem tantos por aí… Um guia para Linux em computadores antigos também era bem pensado. Podiam abordar DEs como o XFCE, LXDE, IceWM, E17 e por aí fora.

      É mais do que pano para mangas.

    2. Avatar de Russo
      Russo

      Apesar de este guia estar muito bom, concordo contigo.
      Linux não passa só por ubuntu(apesar de ser um bom começo)

  2. Avatar de diogo
    diogo

    É sempre bom ler comentários como este.

  3. Avatar de Eradication
    Eradication

    Boa ferramenta para o ubuntu , talvez o staff do pplware nao tenha condições nem tempo para fazer analises a outros SO , o ubuntu é a distribuição mais utilizada logo se fale de tal. nao mandem postas para o ar porque eles também tem vida la fora.
    Continuaçao de um bom trabalho.

    1. Avatar de nuno_p

      A critica que ele fez é construtiva e não destrutiva e tbm só estava a aconselhar. 😉

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      “Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.”

      peço desculpa, mas nao posso ler por ti.

      acho q nao sou eu quem esta a “mandar postas para o ar”.

      obvio q têm vida la fora, agr tu parece q nem la fora nem ca dentro.

  4. Avatar de tsa
    tsa

    Grande parte dos truques e dicas para ubuntu são aplicaveis noutras distribuições.

  5. Avatar de Eradication
    Eradication

    Se sabes ler devias ser um bocado mais esperto , e se queres falar da vida de alguem fala da tua ok amigo …

  6. Avatar de Bruno Bernardino

    Calma pessoal, aqui é tudo gente de Paz e Amor 🙂

    Agradeço sim as sugestões que dão de falar noutras distribuições, noutros Desktop Environments que não Gnome (temos alguns artigos sobre KDE e penso que XFCE também), etc. E tenho-as em conta.

    Gostaria sim de falar nisso tudo mas o tempo não dá para tudo e o interesse geral recai sobre o Ubuntu, como tal, quando falamos de uma dica, um sugestão, etc., cairá sobre o Ubuntu.

    Hoje em dia também há a vantagem de que as distribuições de Linux mais usadas a nível de Desktop têm métodos semelhantes. Se não é “apt-get install pacote” é “yum install pacote” ou “emerge pacote”, etc., por isso aplicar os tutoriais/dicas noutras distros não é “Rocket Science” 🙂

    Espero que compreendam porque é que, no geral, falamos no Ubuntu quando falamos de GNU/Linux.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      quando disse em falarem de outras distros nao me referi a começarem a abordar estas dicas nessas mesmas distros, pois isso compreendo perfeitamente q o mais indicado é falar se de ubuntu já q é o mais utilizado.

      obvio q aplicar estas dicas noutras distros nao é de todo complicado. No entanto o q tinha sugerido a cima (apenas pq no artigo o tinhas pedido), é q alguns artigos sobre outras distribuiçoes (nao dicas, mas algo simplesmente informativo) para dar a conhecer, seria uma boa ideia.

      digo isto pq acho q muita gente diz q ‘ubuntu é o melhor’ pq nao experimentou mais nenhuma, o q é mau.
      mesmo a comunidade ubuntu por ex, foca-se muito no tornar as coisas faceis, mas a sua contribuiçao para o avanço deste SO, parece me q fica um pouco por ai. enquanto q secalhar outros avanços mais tecnicos, mais no core do SO, sao feitos por utilizadores de outras distros mais avançadas. só por ai acho q ja merecem ser dadas a conhecer.

      cumps

  7. Avatar de fabio
    fabio

    bruno és da minha terra =DD

    cumps

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Não me digas que vou ter de começar a andar de óculos escuros e disfarçado, queres ver? 😀

      Sim, vivo nesta pacata cidade (das mais antigas de Portugal – desde 1770) há alguns anos.

  8. Avatar de Vítor M.

    Reitero o convite do Bruno. Quem quiser publicar no Pplware trabalhos sobre outras distros Linux, façam o favor de o fazer.

  9. Avatar de sangriaman
    sangriaman

    Não reconhece Penafiel?!?

    A minha (nossa) terra é mais conhecida do que sei lá o quê!

    Bom truque!

    Abraço