Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (2)

27 Comentários

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


Depois de darmos uma visão geral do que podem encontrar dentro do Linux Manjaro (usando a versão Live), hoje vamos ensinar a instalar esta fantástica distribuição Linux. Todo o processo de instalação é muito intuitivo uma vez que a interface gráfica está muito bem conseguida.

Como instalar o Linux Manjaro?

Pré-Requisitos

Para a elaboração deste tutorial criamos umamáquina Virtualno VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 8 GB
  • Memória RAM:2 GB
  • Ambiente gráfico do Manjaro Linux :Gnome
Passo 0) Início da Instalação

A instalação do Manjaro Linux é bastante simples tudo graças ao instalador Thus. Depois de arrancarem com a ISO, devem carregar selecionar a opção Boot Manjaro.

Depois de arranjar o sistema, devem carregar no ícone que permitirá a instalação do mesmo.

Passo 1) Idioma de instalação

Agora escolham qual o idioma de instalação

Passo 2) Indicar Localização

Indiquem agora a localização (Portugal ou Brasil)

Passo 3) Selecione a disposição do seu teclado

Indique o layout do teclado em uso

Passo 4) Partições

Para este tutorial vamos escolher a opção “Apagar disco”. Caso pretendam criar partições devem escolher a opção “Particionamento manual”.

Passo 5) Utilizadores

Para criarem um conta no sistema, devem preencher os dados solicitados. Indiquem também a password para o administrador.

Depois de tudo configurado é só carregarem em Instalar agora

Se procuram uma distribuição simples de instalar e usar, então o Manjaro Linux é sem dúvida uma boa opção. Experimente e confirmem! Podem obter o Linux Manjaro no link seguinte.

Leia também…

Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (1)

 

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    PPinto…”Podem obter o Linux Manjaro no link seguinte”…por favor coloca o URL para download.
    (https://manjaro.org/get-manjaro/)

  2. Avatar de Edgar
    Edgar

    O ambiente gráfico é mesmo um requisito para criar um VM?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não. Isso é so a indicação do ambiente gráfico que usamos.

  3. Avatar de Rui Carriço

    O pplware.sapo.pt é patrocinado por Linux?

      1. Avatar de Fernando F. T.
        Fernando F. T.

        Boa resposta!

      2. Avatar de Rui Carriço

        Convém marcar os artigos patrocinados, para os leitores irem de pé atrás, loool.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tu acreditas que é patrocinio? …

          1. Avatar de arc
            arc

            Patrocínio não direi, mas um acentuado crescendo por um novo amor a despontar…é o chamado…amor primaveril!

          2. Avatar de Rui Carriço

            Pedro, claro que não, foi uma brincadeira. Mas a verdade é que o Pplware, de que sou leitor assíduo desde os primeiros dias, têm artigos sobre Linux na proporção inversa da sua base de utilizadores.

          3. Avatar de Pedro Pinto

            hum…eu acho que continuas enganado. Há muita gente a usar Linux…e vão haver ainda mais.

          4. Avatar de Vítor M.

            Rui Carriço, claro que não se compara com a quantidade de utilizadores Windows, mascomo muito do nosso auditório é ao nível empresarial, principalmente de pessoas ligadas aos sistemas informáticos, temos depois uma grande maioria de utilizadores do mundo académico, que mais tarde ou mais cedo têm contacto com Linux e como temos igualmente muitos curiosos com este mundo…. faz todo o sentido apostar neste tipo de temáticas. Até porque não seguimos a carneirada que passa a vida a escrever apenas para a maioria.

            Fora isso, é muito interessante redescobrir novos mundos, temáticas e métodos dentro do vasto leque de oferta que hoje, cada um de nós, pode ter acesso. Então apostar no gratuito… é a nossa grande motivação. 😉

            Bom fim de semana. Abraço.

        2. Avatar de Clodoaldo
          Clodoaldo

          Quem não usa Linux não lê matérias como esta. Não se preocupe.

  4. Avatar de Altino
    Altino

    windowze ou macfag para quê quando temos o……..Ganoo/Shittux manEscarro. trabalhas em multimédia ? adobe? photoshop? humm huu ha!! tens o PIMP! ah ah ah ah

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      @Altino…Windowze e macfag parece-me bem…olha, se não gostas ou não te interessa ou não pretendes aprender algo de novo…acho que não devias perder tempo a comentar…para além de não ter piada, não é um comentário construtivo…de queres contribuir, és bem vindo e agradecemos, agora para fazeres comentários destes….well………..

    2. Avatar de Costa
      Costa

      Olha aqui o site à tua medida, https://www.navigator-paper.com/splash-promo
      Vá, diz lá que não somos teus amigos.
      Agora diverte-te com o jogo, mas não te esqueças de partilhar o boneco que fizeres também no papel, está bem Altino?

  5. Avatar de Fernando Marques Martini
    Fernando Marques Martini

    pareceu bem simples por essa explicacao, no entanto tem cetps detalhes que acharia valido no minimo mencionar, exemplo para usuarios que querem fazer dualboot, ou mesmo quem vai usar particionado em UEFI tem um how to a seguir algo nao abordado aqui

    1. Avatar de arc
      arc

      @ Feernando Martini, relativamente ao procedimento relacionado com a criação de partições e a sua nomenclatura, eu não irei enunciar esse processo, na medida em que o mesmo se encontra retratado em vários artigos no Pplware.

      Fiquei na duvida se tem algum problema com o particionamento para UEFI, em todo o caso
      aqui ficam os procedimentos mais que suficientes, para a correcta instalação.

      Alguns considerandos previos sobre a /boot.

      Em teoria, não é necessária a criaçao da /boot separadamente do resto da hierarquia do system
      file. Todavia a melhor prática mesmo, é a /boot, ter a sua própria partição totalmente
      independente. Poderia explicar a razão, mas de momento não julgo necessário.

      No caso de ser obrigatório a criação de uma /boot, como é em maquinas com UEFI, esta
      partição tem de ser forçosamente a primeira partição a ser criada, no momento de particionamento dos discos e ainda tem de se encontrar no formato FAT32.

      Assim, em qualquer ambiente onde se vá instalar uma distro Linux, e perante uma BIOS
      UEFI, esta OBRIGATORIAMENTE será sempre em FAT32, em detrimento do formato das restantes
      partições a serem criadas, as quais são por norma em Ext4 ou até mesmo em Btrfs

      A norma para um tamanho minimamente confortavel com a /boot fica na ordem entre
      200 a 300MB, isto segundo as recomendaçoes da Arch Wiki, pessoalmente eu dou mais,
      como medida de precaução para poder ser alocado mais do que um Kernel Linux.
      Exemplo, ter um Kernel Linux em LTS (Long Term Support), mais um Kernel Genérico,
      mais um Kernel Low Latency, etc.

      No seu caso, eu escolheria no máximo 500MB.

      Adiante com a prosa…

      Depois de ter criado a /boot (OBRIGATORIAMENTE tem de ser a primeira partição a ser criada na tabela de partições), execute o seguinte

      1. Formatar essa partição e realizar a montagem da mesma

      # mkfs.vfat -F32 /dev/sda1
      # mkdir -p /mnt/boot/efi
      # mount /dev/sda1 /mnt/boot/efi

      2. Proceder com o restante particionamento para as outras partições….etc., etc.

      3. Instalação do GRUB

      # pacman -S grub-efi-x86_64

      4. Instalação do GRUB na partição /boot

      # grub-install –target=x86_64-efi –efi-directory=/boot/efi –bootloader-id=grub /dev/sda1

      5. Criar a configuração para o GRUB

      # grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

      Por ultimo, para a continuação das restantes opções do Arch Linux, é favor
      ler a Arck Wiki (https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners'_guide)

      Divirta-se!

      1. Avatar de arc
        arc

        @Fernando Martini, desculpe, tudo o que escrevi está completamente certo, mas certamente para si, NÃO é a melhor opção. Eu esqueci que o Manjaro Linux, possui o seu instalador em modo gráfico, denominado Calamares…

        Inicie com o Manjaro Live Linux, e … depois proceda ao particionamento do seu HD por intermédio do Gparted em modo gráfico, fácil e intuitivo e mande formatar a partição /boot em FAT32 e as restantes em Ext4.

        Divirta-se!

  6. Avatar de jose silva
    jose silva

    Quero instalar um linux num computador ja antigo qual me aconselham, tem 2gb de ram tem um disco SSD.

    1. Avatar de arc
      arc

      @José silva, quais as tarefas que está a pensar em executar nessa máquina? Pode dar mais características em termos de hardware (CPU, Placa Gráfica)?

    2. Avatar de Zata
    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      QQ distro desde que o ambiente de trabalho -DE-.seja leve tipo: xfce; lxde e na partição uma swap de no minimo 2GB.

  7. Avatar de maxim
    maxim

    “Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.” conhecer melhor esta distribuição == como instalar esta distribuição ??? ainda por cima é uma instalação mais que repetida em MUITAS distros…não consigo perceber porque é ‘tão especial’

    1. Avatar de Altino
      Altino

      icones bonites e costumizados! o mancharro é só maquilhage

  8. Avatar de William Neis
    William Neis

    Falam mal do Gnome, mas pff, o Manjaro fez um ótimo trabalho nessa distro! Está linda! Perfeita. Amo Gnome.