Linux Mageia 3 RC disponível para download

8 Comentários

Mageia é um fork do Mandriva Linux! Versão final a 3 de Maio

Nos últimos anos, o ranking das distribuições Linux tem sido liderado pelo popular Ubuntu. Na verdade, o Ubuntu veio dar “uma nova vida” ao Linux para utilização doméstica e também empresarial e são muitas as distribuições que têm derivado da distro da Canonical.

No entanto, e tendo como base o  site distrowatch, o Ubuntu ocupa já o terceiro lugar, sendo o ranking liderado pelo Mint, seguido pelo Mageia.

Mas a que se deve tanta  popularidade do GNU/Linux Mageia?

mageia_00

Apesar de muitos utilizador ansiarem a chegada do Ubuntu 13.04 que acontecerá já no próximo dia 25 de Abril e do Debian 7 que chegará a 4 ou 5 de Maio, devo confessar que tenho algumas expectativas (elevadas) no lançamento do Mageia 3 que chegará a 3 de Maio.

O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 201o e que nunca analisamos no Pplware. Desde já fica prometida a análise da versão final do Mageia 3, já em Maio.

mageia_01

Para quem não sabe, o Mageia é resultado do empenho e humildade de uma comunidade, mantido por uma organização sem fins lucrativos, que tem trazido até ao utilizador final o melhor do mundo Linux. Recentemente foi disponibilizada a primeira Release Candidate, que levanta já um pouco o véu daquilo que podemos esperar na versão final.

mageia_02

Tendo em conta a versão anterior, o Mageia 3 traz muitas novidades e actualizações, tendo como sempre o objetivo de ir ao encontro das necessidades do utilizador final.Esta versão já tem suporte experimental para a “problemática “ interface UEFI, melhoria significativas no instalador e também melhorias no instalador de pacotes Urpmi.

Outras novidades:

  • Linux Kernel Linux 3.8.8
  • systemd 195
  • GRUB (GRUB2 pode-se instalar posteriormente)
  • Ambientes gráficos de trabalho:
    • KDE 4.10.2
    • GNOME 3.6.3
    • Xfce 4.10
    • LXDE 0.5.1
    • RazorQt 0.5.1
  • Firefox 20
  • LibreOffice 4

Dia 3 de Maio voltaremos a referenciar certamente o Mageia. Até lá gostaríamos de conhecer as opiniões de quem já usa esta distribuição e as expectativas de quem nunca experimentou.

Download: Escolha aqui a sua versão do Mageia
Homepage: Mageia

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    Opá, obrigado por avisar, vou fazer o download pra testar, assim que fizer os testes deixo minha opinião.
    Obrigado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pena não ter versão LiveDVD

      1. Avatar de Charles Siqueira
        Charles Siqueira

        Utilizo uma maquina bem velhinha pra testar as distros.. HUeuha, já ta pedido penico…

      2. Avatar de DoContra
        DoContra

        8-|
        Não dá para experimentar em máquina virtual?

      3. Avatar de vasconde
        vasconde

        Os liveDVD demoram um bocadinho a sair.
        O liveDVD da versão 3 beta 4 só saiu 8 dias depois do lançamento oficial.

  2. Avatar de xx
    xx

    minha distro. já lá vão 13 anos desde mandrake.

  3. Avatar de vasconde
    vasconde

    Eu uso o Mageia já à uns mesinhos, em substituição ao ubuntu.

    A minha distro principal é o arch mas como é muito instavél eu não o uso nos PCs que uso com menos frequência ou não instalo nos pcs de pessoas iniciantes. Para esses casos usava o ubuntu (gnome-remix ou lubuntu).

    Embora ache o ubuntu espetacular, pois foi com ele que eu conheci o GNU/Linux e todo o mundo do software livre, eu não tenho gostado NADA das ultimas transformações do ubuntu. Primeiro foi a adoção do Unity, depois o desenvolvimento do Mir, em vez de usarem o que a comunidade tem de melhor. Mas o ponto final foi mesmo o sistema de vigilância da Amazon, para mim é impensável uma coisa dessas. Para ser vigiado e servir as grandes coorporações já chega o MacOS e o Windows que estão pejados dessas caracteristicas maliciosas.

    Devido a isso começei a procurar uma alternativa estável, fácil de instalar e utilizar e com o software relativamente recente. Encontrei o Mageia, experimentei e gostei. Passou por isso a ser a minha segunda distro.

  4. Avatar de Viana
    Viana

    Uso Linux desde 2001. Primeiro Conectiva , Depois Mandrake, Mandriva 2010.2 é o meu atual.Nunca precisei de outro S.O.
    Claro que vou experimentar Mageia e espero que ela substitua meu atual Mandriva.