Linux Lite 5.0: Um ubuntu mais magro mas mais rápido chegou

21 Comentários

No segmento das distribuições Linux há ofertas paras todas as necessidades. Neste segmento podemos encontrar distribuições para servidores, para desktops, para mini PCs, para dispositivos da área da Internet das Coisas, etc.

A distribuição Linux Lite tem merecido a nossa atenção! É um Ubuntu bem mais leve e mais rápido. Conheça as novidades da versão 5.0.


Chama-se Lite e tal como o nome sugere é uma distribuição compacta em termos de software e também ao nível do ambiente gráfico.

A última versão do Linux Lite (versão 5.0), com o codename Emerald é baseada no Ubuntu 20.04 LTS e traz como ambiente gráfico o levezinho Xfce. Como principal novidade, esta nova versão traz suporte para UEFI. Pode ver aqui como tudo funciona.

Outro dos destaques é a transparência da distribuição. Segundo os autores, esta distro não tem nenhum mecanismo de telemetria escondido.

A firewall GUFW foi substituída pela FireWallD (está desativa por omissão). Esta nova ferramenta é muito mais intuitiva e tem boa documentação.

Novidades do Linux Lite 5.0

  • Kernel: 5.4.0-33
  • Firefox: 76.0.1
  • Thunderbird: 68.8.0
  • LibreOffice: 6.4.3.2
  • VLC: 3.0.9.2
  • Gimp: 2.10.18
  • Base: 20.04

Apesar de ter a palavra “Lite” na sua designação, esta distribuição ocupa 1,5 GB. Pode instalá-la nativamente numa máquina, recorrer à virtualização, ou então criar uma PEN USB de arranque.

Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha. Se tem por lá uma dessas máquinas, limpe-lhe o pó e instale o Linux Lite 5.0.

Linux Lite 5.0

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pobox
    pobox

    E já agora…para os inconformados, testem o Windows/Linux FX ( https://windowsfx.org/ ) porque também é muito parecido com o Windows 10.
    Deixo aqui uma sugestão ao pplware para que possa apresentar uma review desta distro.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Parece porreiro, não conhecia.
      Thank you

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        seria interessante para instalar no pc da minha mãe, já que é um pouquinho underpower para correr bem o windows 10, mas como coisas basicas como ir ao email facebook e etcs acho que seria muito bom para ela, o que acham malta?

        1. Avatar de Lolada
          Lolada

          Experimenta o MX Linux. Não te vais arrepender.

          Além de ter suporte 32 bits é o ideal para máquinas menos potentes.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            O MX Linux está desatualizado ainda usa o kernel 4.19 e algumas apps ainda estão em versões anteriores. Foi por isso que eu mudei para o Linux Lite

          2. Avatar de Lolada
            Lolada

            Samuel MG, a versão do meu portátil que tem o MX tem a versão, 5.4.

    2. Avatar de Aster
      Aster

      Pena só haver para pc 64bytes

    3. Avatar de Paulo Marcelino
      Paulo Marcelino

      Boa noite,
      Funciona bem em core duo 2.2 com 120gb de disco e 1gb de ram?

      Obrigado

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Precisas de 2 Gb de RAM para o correr

      2. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
        O Monstro Precisa de Amigos

        Aí eu sugiro o Lubuntu 18.04, que é long-term support (LTS), utiliza um ambiente gráfico ainda mais leve (LXDE) e ainda tem uma versão de 32-bit. E podes fazer uma live pen com o auxílio do Unetbootin, só para testar o desempenho, antes de instalares.

    4. Avatar de Paulo Marcelino
      Paulo Marcelino

      Dá para instalar o teamview neste linux?

      Obrigado,

    5. Avatar de Paulo Marcelino
      Paulo Marcelino

      Boa noite,
      Dá para instalar o teamview neste windows/linux FX?

      Obrigado,

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Este linux lite 5.0 parece óptimo para o que eu quero.
    Dá para escrever em persistence mode?
    Ou instalar numa pen usb?
    Obrigado.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Instalei-o a menos de 2 horas e logo detetei um problema a firewall não estava a funcionar 🙁 Instalei logo a ufw 😛

  4. Avatar de DuarteO
    DuarteO

    Tive problemas com a impressora da HP (Envy 4528). reconhce, instala, mas quando mando imprimir fica o ícone na bandeja e não imprime. Instalei hplip+gui e nada!
    Voltei para o Manjaro XFCE, aqui o HP Device Manager funciona bem.
    Alguma ajuda?

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não terás parado a impressão?

      1. Avatar de DuarteO
        DuarteO

        Esperei uns bons minutos. Obrigado!

  5. Avatar de Diogo M.
    Diogo M.

    O “levezinho” XFCE… Até o Plasma já consegue ser mais leve, em termos de consumo de ram que o próprio XFCE.

  6. Avatar de JM
    JM

    Parece interessante, mas já me habituei ao Linux Mint: leve, rápido e estável.

  7. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
    traumatologiaeortopedia.com.br

    Muito bom! Estou instalando no meu note hp de 1 ghz e 4 gb de ram. Até o windows 8 tá lento nele.