Linux Lite 4.6: Um Ubuntu mais magro mas mais rápido

11 Comentários

No segmento das distribuições Linux há ofertas paras todas as necessidades. Neste segmento podemos encontrar distribuições para servidores, para desktops, para mini PCs, para dispositivos da área da Internet das Coisas, etc.

A distribuição Linux Lite tem merecido a nossa atenção! É um Ubuntu bem mais leve e mais rápido. Conheça as novidades da versão 4.6.

Linux Lite 4.6: Um Ubuntu mais magro mas mais rápido


Chama-se Lite e tal como o nome sugere é uma distribuição compacta em termos de software e também ao nível do ambiente gráfico.

A última versão do Linux Lite (versão 4.6) é baseada no Ubuntu 18.04 LTS e traz como ambiente gráfico o levezinho Xfce. Esta versão inclui também nova documentação e um novo Widget para monitorização do CPU. Exista agora também uma nova função para definir o tema, podendo o utilizador mudar facilmente entre um tema Light e um Dark.

Linux Lite 4.6: Um Ubuntu mais magro mas mais rápido

Outras novidades do Linux Lite 4.6

  • Kernel: 4.15.0-58
  • Firefox: 68.0.2 Quantum
  • Thunderbird: 60.8.0
  • LibreOffice: 6.0.7.3
  • VLC: 3.0.7.1
  • Gimp: 2.10.12
  • Timeshift 19.08.1
  • Base: 18.04.3

No entanto, apesar de ter a palavra “Lite” na sua designação, esta distribuição ocupa 1,5 GB. Pode instalá-la nativamente numa máquina, recorrer à virtualização, ou então criar uma PEN USB de arranque.

Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha. Se tem por lá uma dessas máquinas, limpe-lhe o pó e instale o Linux Lite 4.6.

Linux Lite 4.6

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel
    Samuel

    Um Linux baseado em Ubuntu para mim nunca mais. Não vale a pena nem o espaço que ocupa no disco.

    1. Avatar de José Luís
      José Luís

      Puxa, fiquei curioso para saber o porquê de tamanho ranço! Teve problemas com o Ubuntu? Como sou usuário dessa distribuição, há alguma advertência que poderia me passar?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Não é ranço ele tem razão, há muito bloatware instalado, há snaps pré-instalados, além do suporte ao mesmo. Tanto snaps como flatpaks tomam muito espaço em disco.
        Sinceramente, o Ubuntu é o Windows do Linux. Só lixo mesmo e superestimado!

    2. Avatar de Vinicius
      Vinicius

      Deu hate, mas qual outra distro tu recomenda e por quê?

  2. Avatar de Fabio Jose de Oliveira
    Fabio Jose de Oliveira

    Bom a Linux/Ubuntu vem me surpreendendo pois custo benefício gera conforto na minha utilização naum vejo problemas atendem a tudo que necessito e quanto a outros sistemas que abandonaram o cliente e pensam de forma grande, o Linux cresce com uma raiz forte e com ramos grossos que absorvem o impacto e nem se abalam com pedras jogadas, Obrigado aos desenvolvedores continuem assim.

  3. Avatar de Fabio Jose de Oliveira
    Fabio Jose de Oliveira

    Bom a Linux/Ubuntu vem me surpreendendo pois custo benefício gera conforto na minha utilização naum vejo problemas atendem a tudo que necessito e quanto a outros sistemas que abandonaram o cliente e pensam de forma grande, o Linux cresce com uma raiz forte e com ramos grossos que absorvem o impacto e nem se abalam com pedras jogadas, Obrigado aos desenvolvedores continuem assim.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mais um refisefuqui… digo, um derivado de um derivado… Tudo bem que traz algumas facilidades, tal qual MX Linux, mas fala sério… Ubuntu e Debian não são tão difíceis assim, quer mamata? Nem usa Linux, fica no Windows mesmo.
    Outra coisa, essa é uma das poucas distros que se recusa a oferecer suporte para UEFI. Ainda vivem no passado, pelo visto. Até o Lubuntu que é para “computadores antigos” tem suporte a UEFI e essa derivada do “Ubuntu” não tem.
    Vergonha!

  5. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Em vez de se inventar 1001 formas de criar sistemas operativos alternativos não seria preferível criar apenas meia dúzia de sistemas operativos Linux (baseados nas suas linguagens originais) e desenvolver esses ditos cujos em algo verdadeiramente bom e útil?

    Ao fim dumas semanas testar 1001 distros torna-se cansativo e para mim é pura perda de tempo…

    1. Avatar de ma ma
      ma ma

      o torna o linux diferente dos sistemas da microsoft e da apple é k no linux existe liberdade logo cada pessoa pode criar o seu sistema operativo e fazer o que quiser desde cumpra a licença mas na verdade não existem mais de 20 distribuições reais as outras são modificações dessas na maioria das vezes apenas cosméticas logo pouco relevantes quem quer aprender linux apenas deve concentrar nas distribuições base tipo debian,arch,fedora e por ai fora….

  6. Avatar de sergio
    sergio

    Para pessoas comuns, que são a maioria, o Ubuntu é o sistema Linux mais utilizado em função da facilidade de uso e estabilidade. Se a atividade fim da pessoa não é estudar sistema operacional e sim o uso do computador, o Ubuntu é bom. Para jogos nem tanto. Quanto ao Ubuntu Lite, faço uso dele em um notebook antigo e o desempenho melhorou. Antes usei o Puppy Linux, porém esta distribuição tem muitas complicações. Para quem tem um computador antigo, para aplicações simples, recomendo o Ubuntu Lite

  7. Avatar de Eusebio
    Eusebio

    Tem o Runtu que também é muito leve e bom.