Linux Deepin 20.2: A alternativa ao Windows 10 mais atrativa

45 Comentários

O reino dos sistemas operativos para Desktop é liderado de longe pelo Windows 10 da Microsoft. O macOS tem conseguido conquistar o seu espaço e tudo o resto é quase residual. Mesmo existindo várias distribuições, a quota de mercado do Linux continua bastante baixa e não parece que haja mudanças para os próximos tempos.

No entanto, dentro das distribuições Linux, existe uma que tem um look and feel capaz de meter “inveja” ao Windows. Vamos conhecer as novidades da nova distro Linux Deepin 20.2.

Linux Deepin 20.2: A alternativa ao Windows 10 mais atrativa


O Deepin é uma distribuição Linux que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão foi inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, mas agora está disponível para todo o mundo. De relembrar também que o Linux Deepin 20 poderá ter servido de inspiração para o macOS.

Linux Deepin 20.2: A alternativa ao Windows 10 mais atrativa

Novidades do Linux Deepin 20.2

Linda e maravilhosa, é assim que a nova versão do Linux Deepin é apresentada.  Além das atualizações normais das ferramentas desta distribuição, o Deepin 20.2 vem com interface de utilizador otimizada que garante uma nova experiência de utilização. O kernel LTS foi atualizado para a versão 5.10, e o kernel Stable foi atualizado para a versão 5.11.

Linux Deepin 20.2: A alternativa ao Windows 10 mais atrativa

O Deepin 20.2 integra o repositório estável do Debian 10.8, que corrige alguns problemas de segurança e resolve alguns problemas mais críticos. Ao reduzir a necessidade de memória para algumas ferramentas e tendo sido otimizadas operações convencionais, o novo Deepin garante uma inicialização mais rápida de componentes de desktop, bem como uma resposta mais rápida a todas as operações.

Além disso, graças à otimização de código, é possível ter um desempenho do sistema aprimorado e experiências de utilizador única.

Linux Deepin 20.2: A alternativa ao Windows 10 mais atrativa

Todas as novidades desta nova versão podem ser encontradas aqui. Se nunca experimentou o Linux Deepin experimentem esta nova versão e deixem o vosso feedback. Tendo em conta todas as ferramentas que inclui e a elegante interface, esta é provavelmente uma das mais bem posicionadas distribuições Linux para substituir o Windows 10.

Linux Deepin 20.2

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jon
    jon

    pena que não dá para fazer live session através de Pen USB como as distribuições “normais”.
    alguma sugestão sem ser via virtualbox?

    1. Avatar de CheCosta
      CheCosta

      Usa virtualbox e uma pen como disco principal (não coloques mais nenhum disco) e fazes a instalação normalmente..

    2. Avatar de Hugo Carvalho
      Hugo Carvalho

      O deepin de certa forma oculta o modo “live” mas é possível iniciar em modo “live”.
      O procedimento é o seguinte:
      Ao iniciar o deepin e aquando do menu do GRUB pressiona imediatamente a tecla «E» (UEFI) ou a tecla «TAB» (BIOS) para editar o GRUB. Depois procura a linha que começa com “linux/live/vmlinuz …”, depois procura o texto “livecd-installer” e “locale = zh_CN”.
      Usa as teclas de seta (para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita) para mover o cursor e fazes as seguintes alterações:
      livecd-installer —> livecd
      locale=zn_CN —-> locale=en ou locale=pt

      Depois de alterar esse texto pressiona F10 e já está!

  2. Avatar de Blox
    Blox

    Uma boa alternativa ao MacOS, visto que o Windows 10 é de longe superior a isto.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      não sabe o que está a dizer.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sabe bem o que está a falar, já tu… não me parede!

        1. Avatar de rui
          rui

          O windows 10 não é superior nem ao windows 7 a não ser em espiar o utilizador….

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            se o dizes é porque não o sabes usar.

      2. Avatar de Jokato
        Jokato

        Comercializaram demasiado a interface. Gostava mais da versao anterior. O foco é o mercado chines, updates demoram devido á localizaçao dos servidores.
        É uma distro séria, liderada por uma excelente equipa.
        De momento estou com o elementary…acho que fazem um trabalho mais consistente e tem base o ubunto.
        Inclusive ja vi lojas da radio popular utilizando essa distro…e a versao 6 vai ser de certeza das melhores distros qie vao surgir em 2021

  3. Avatar de Anzol
    Anzol

    A cota de mercado do MacOS nos EUA ainda pode ter alguma pequena visibilidade, visto lá ser fetiche, mas fora dos EUA, a cota de computadores da Apple é ridiculamente baixa.

    1. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      este comentário vem a propósito de?

  4. Avatar de Tuaregue
    Tuaregue

    “De relembrar também que o Linux Deepin 20 poderá ter servido de inspiração para o Linux Deepin 20.”

    Ainda bem que assim é.

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Começo a RIR quando alguém diz que o rwina 10 é superior!! LOL!! Passado tanto tempo (20 anos) é que agora o rwina 10 vai oferecer personalização!! Anda tanto atrasado e cheio de falhas/bugs depois ainda dizem que é superior!!

    1. Avatar de AJ
      AJ

      o pior é essa gente vir aqui dizer que o win10 é superior sem nunca ter utilizado o MacOS. Até o linux prefiro sobre o win10, e já experimentei os 3 durante muitos anos.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O pior são os fanáticos, esses sim, é preciso ter cuidado. Cada SO tem um grupo destino pois cada um tem vantagens e desvantagem. No trabalho uso MacOS para edição Vectorial porque foi o que a empresa disponibilizou. Pessoalmente um WIN10 em todas as tarefas que posso e entre os 2, prefiro o Win10 que me dá mais flexibilidade e é mais intuitivo ao utilizador.

        1. Avatar de AJ
          AJ

          mais intuitivo ou mais complicado? deixei o MS em 2012 e nunca mais olhei para tras. nunca senti falta dele.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Muito mais intuitivo, para redes nem há comparação.

    2. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      rwina 10? Onde já li isto. Ah já sei termo típico brasuka e este de MG = Minas Gerais. Eu uso MS e Linux faz mais de 20 anos e nunca disse mal de qualquer um deles. Eu preciso dos 2 para o meu trabalho. Quando vejo pseudo linuxer`s a dizer mal do Windows, até me dá vontade de rir ou ir ao vómito, porque quase que aposto que só vão ao FB e ao PPL e pouco mais.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        MG não é Minas Gerais e nem sequer sou brasileiro!! E nem sequer vou ao FB passo mais tempo no AruaRose do que outra coisa qualquer!! Temos pena que a verdade doa mas contra factos não se pode reclamas o Windows 10 é um SO que em cada update traz bugs/falhas. Nesta ultima tiveram que lançar 3 update para arranjar as impressoras.

        Alerta:
        O driver da broadcom não funciona no Linux 5.11 Kernel. Não funciona já tentei todas as maneiras possiveis até pelo terminal

  6. Avatar de TeArs
    TeArs

    Uso o deepin já algum tempo e para servidor de Web , Mail , IRC , TeamSpeak 3 , e jogos como Valheim , é excelente.

  7. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Até nos sistemas operativos existem negacionistas. Dizer que uma qualquer distribuição Linux instalado em 2 ou 3 computadores é melhor que o W10 usado por mais de mil milhões de máquinas, é dar comprimidos a mortos, tal a nulidade de senso, critérios e argumentos. Da Apple é uma coisa que existe, para um fim especifico com uma quota pequena em função do que é, e nada mais. Distribuições Linux, são autênticos sacos de gatos. Servem para abrir sites e pouco mais, tudo o resto é com base em adaptações, alterações, malabarismos, etc.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Isto só mostra a falta de conhecimento sobre o Linux. Para que saibas o Linux é o único SO que funciona em PC e Mac!! Até no M1 da Apple funciona!! Tenta lá jogar o jogo do Windows no M1 com o MacOS, não dá pois não!! No Linux dá basta ter-se o Wine instalado.
      Mas se queres falar de adaptações, alterações, malabarismos, etc. Começo por dizer que o unico SO em que a Microsoft não foi buscar algo aos “autênticos sacos de gatos” foi o Windows 8 mas na versão 8.1 e seguintes lá foi ao autêntico saco de gato sendo que no meu entender o autêntico saco de gato é o Windows 10.

      1. Avatar de :-)
        🙂

        Só para que saibas a MS já está a trabalhar no W10 para ARM há algum tempo.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Ainda a trabalhar mas o Linux já tem distros ARM já algum tempo!! A MS anda muito atrasada 🙁

          1. Avatar de scp
            scp

            Quanto é que a linux foundation te paga para isto? Se estás a fazê-lo de graça és parvo.

    2. Avatar de Rafa
      Rafa

      Chrome OS é uma distribuição linux e a quota de vendidos passou os macOS no ano passado. Linux não é o que era antigamente, muitas distros são amigáveis o suficiente para serem usadas por miudos, o problema é a microsoft estar tão infiltrada no mercado que não deixa respirar, a maior parte das pessoas dizem-me “para que vou eu usar linux se estou habituado a windows?”, agora que a google entrou no mercado com a estratégia de “pagas menos pelo dispositívo mas a gente ajusta contas na app store e a coletar dados”, com as apps que as crianças e adultos estão habituados, está a roubar mercado. E tudo bem, conceptualmente o chrome os é muito interessante, mas para toda a app que executa uma certa função num chromebook, existe uma igual nas outras distribuições. Em termos de funcionalidade as distribuições de linux não são sacos de gatos, esta é a prova. Mas ainda bem que a taxa do mercado é pequena, é um safe heaven para mim, espero que a google não venha f**er tudo com esta apróximação e incentivo de uso ao linux.

    3. Avatar de Oskar Alhos
      Oskar Alhos

      Boa tarde, Silvestre.

      “…Linux instalada em 2 ou 3 computadores é melhor que o W10 usado por mais de mil milhões de máquinas é…” – neste nosso mundo há muito mais néscios que inteligentes, infelizmente.

      Cptos

  8. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    …. a minha é maior que a tua …. , fazem todos falta 😉 é com a partilha que evoluímos.
    Uma pascoa feliz e sejam construtivos.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Depende da partilha, nunca se partilha algo precioso (mulher/marido) com um(a) estranho(a)!!

      1. Avatar de Francisco Santos
        Francisco Santos

        Adorei … 🙂

  9. Avatar de Fabiano
    Fabiano

    Deepin é a melhor distro que conheci em 15 anos de Linux

  10. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Olhando ao assunto principal. Meio que é uma alternativa, se quisermos usar uma coisa chinesa e sem o poder de um Debian-based. A maioria da malta usa esta distribuição para coisas básicas, para uso de dia a dia já não tanto. É bonito sim, mas o Ubuntu também tem uma build com esse mesmo ambiente gráfico e muitos outros também. Sendo Debian-based o potencial é outro.

    1. Avatar de #Fernando
      #Fernando

      Bom dia de manhã confusão com o Solus.

  11. Avatar de Marcus
    Marcus

    Sugiro o LinuxFX.

  12. Avatar de jon
    jon

    offtopic:
    nao consigo desactivar as notificações de comentários seguintes nas subscrições deste post

    1. Avatar de Rafa
      Rafa

      Se não tem conta iniciada no browser uma limpeza completa de cookies deverá resolver, se as definições estiverem guardadas na conta google ai é preciso esmiuçar os dados guardados da conta.

    2. Avatar de Rafa
      Rafa

      Se não tem conta iniciada no browser uma limpeza completa de cookies deverá resolver, se as definições estiverem guardadas na conta google ai é preciso esmiuçar os dados guardados da conta.

  13. Avatar de paulo souza
    paulo souza

    essa porqueira não traduz a loja para o pt_BR. simplesmente foi feita para o mercado chinês.

    1. Avatar de Hugo Carvalho
      Hugo Carvalho

      O deepin está 100% traduzido tanto em Português(Sou o coordenador e tradutor) bem como em Português do Brasil, o que acontece é que as traduções demoram algum tempo a ser integradas. Mas sim, apesar de ser global, o deepin é mais focado no mercado chinês, tal como a “app store”. Mas em alternativa podes sempre instalar o “Synaptic Package manager” para instalar Software.

      1. Avatar de paulo souza
        paulo souza

        o primeiro uso que fiz do 20 foi horrível. fiquei no kde neon. esse negócio de gambiarra de deu pra mim. mas d qqr maneira, uso o synaptic em qualquer distro deb. 20 e tantos anos depois, não tem ferramente melhor para gerenciar pacotes.

  14. Avatar de Assis Barros
    Assis Barros

    Boa matéria, porem o Deepin é construido a partir do KDE (kwin) tem interface própria…

    1. Avatar de Oskar Alhos
      Oskar Alhos

      Era o que estava a pensar.

  15. Avatar de G@mbuzino
    G@mbuzino

    Vai ser dificil enquanto a maior parte dos jogos de windows não poderem correr em Linux

    1. Avatar de Rafa
      Rafa

      A maior parte pode, mas é preciso steam em modo de compatibilidade e o lutris para jogos não steam, opcionalmente exprimentar com o winecfg/dxvk também dá, mas é muito trabalho, eu uso as aplicações, o problema são mesmo os jogos com anti-cheat.

  16. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    Isto é tão chinês… é que mesmo depois de configurado para a língua que queremos aparece sempre algo em chinês, jesus crist…