Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS

45 Comentários

Como sabemos distribuições Linux existem “aos pontapés”. No entanto, existem algumas que têm evoluído muito nos últimos anos, oferecendo todas as funcionalidades que qualquer utilizador necessita.

Uma das distribuições em destaque é sem dúvida o Linux Deepin! Vamos conhecer as novidades desta fantástica distribuição.

Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS


O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com macOS. Esta distribuição é simplesmente fantástica, pois, além de bonita traz já um vasto leque de ferramentas.

Novidades do Linux Deepin 15.10

Em comparação com o deepin 15.9, o deepin 15.10 introduz um conjunto de novas funções. Esta nova versão é, finalmente, baseada, numa versão estável do Debian. Isso significa que, com o Deepin 15.10, o utilizador terá certamente um sistema mais robusto, estável e seguro.

Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS

dde-kwin é o novo gestor de janelas

dde-kwin é agora o novo gestor de janelas do Linux Deepin. Este gestor é mais robusto, consome menos memória e garante uma melhor experiência de utilização do sistema.

Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS

Auto merge de ficheiros

Com a opção de auto merge ativa, no menu de contexto, os ficheiros estarão mais bem organizados e de forma automática (uma inspiração da funcionalidade criada pela Apple).

Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS

Wallpaper slideshow

Com o Linux Deepin 15.10, passa também a estar disponível a opção slideshow ao nível dos Wallpapers. O utilizador pode definir de quanto em quanto tempo muda o Wallpaper.

Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS

Novos efeitos de som

Por fim foram adicionados também novos efeitos de som que garantem uma utilização mais agradável do sistema. No entanto, o utilizador pode ativar/desativar os sons que pretende para cada uma das opções definidas.

Deepin 15.10: Para quem está cansado do Windows 10 e macOS

Existem outras novidades que podem ser vistas aqui.

Vejam, em vídeo, o novo Linux Deepin 15.10

A distribuição Linux Deepin é já bastante conhecida dos leitores do Pplware. No passado disponibilizámos aqui um conjunto de tutoriais com o objetivo de dar a conhecer melhor esta distribuição. Esta nova versão tem como principal foco a otimização e estabilidade. Experimentem!

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Vamos ver se com essa mudança (unstable > stable) essa distro deixa de ser tão instável.

    1. Avatar de Clodoaldo
      Clodoaldo

      Isso eu também quero ver.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pois é @Clodoaldo, esperemos que essa mudança seja para o melhor da distro.

  2. Avatar de Junior
    Junior

    O único problema de ser baseado no Debian Stable é justamente o fato de ter pacotes muito, mais muito antigos.
    Ou seja, quem precisar de drivers mais novos, pacotes e kernel é melhor nem usar essa distro.
    Para gaming, é melhor esquecer. Debian é um horror nesse sentido. Não vai ter backports que dê jeito.
    Seria interessante se fosse baseado no Arch Linux ou mesmo openSUSE Tumbleweed. Assim teria acesso fácil a versões mais atualizadas. Por exemplo, o Manjaro que se baseia no Arch, tem um sabor dom Deepin e por incrível que pareça, mesmo sendo rolling release e bleeding edge, o Manjaro Deepin é muito mais estável que o Deepin. O formato rolling ajuda muito, atualizações continuas sem mudança de versão à la Windows.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Verdade! Eu descartei Wndows para usar essencialmente o Ubuntu há vários anos, mas cada vez mais gosto do Manjaro. Está muito bom!

    2. Avatar de Furtz
      Furtz

      resumindo: é uma porcaria rsrsrsrsrs

    3. Avatar de Hélio
      Hélio

      O Deepin sempre fez muito backport de pacotes. Logo eles devem cuidar disso.

    4. Avatar de dsr
      dsr

      deepin tambem é rolling release camarada

      1. Avatar de Lucia
        Lucia

        Não é mais… Agora é baseado no Debian estável.
        Antes era no Unstable, que facilitava obter pacotes mais novos.
        Se comparar com Arch, como o usuário acima comparou… Realmente deixa a desejar.
        Serve pra quem quer um computador básico e não joga nele.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Deepin continua sendo RR (em contínuo desenvolvimento). Ele apenas trocou o chassi, invés de ser Instable migrou para o Stable… A DDE e seu ecossistema ainda segue recebendo melhorias a cada 20 dias.

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Uma interface ser roling release nao tem praticamente serventia alguma, o importante e ter um SISTEMA, o que vai bem alem de uma GUI atualizada.

  3. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Ninguém se cansa do Windows e MacOS.

    1. Avatar de Lucia
      Lucia

      Eu me cansei…
      Tenho 53 anos e foi bem fácil instalar o linux e até hoje estou usando. E ainda dizem que “velhos” não sabem mexer no computador!
      Sinceramente, nada a reclamar! Windows 10 só deu-me problemas e mais problemas. Mudar foi a melhor coisa que fiz.

      1. Avatar de scp
        scp

        Estavas nos teus +-30 anos quando já se usava o computador no trabalho e em casa.

      2. Avatar de Clodoaldo
        Clodoaldo

        Eu uso Linux desde 2008. Mas mantenho Windows para rodar meus games.

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Eu tenho 18, recem entrei pra cursar Ciencia da Computacao e uso Linux (meu primeiro Linux foi o Ubuntu) desde meus 14 anos. A verdade e que a comunidade linux acha que apenas profissionais de tech e entusiastas usam Linux.

  4. Avatar de Alex
    Alex

    É importante destacar quem há duas (2) versões 15.10…

    15.10 Instável
    Quem atualizou a 15.9.3, recebeu a 15.10 INSTÁVEL. A mesma terá suporte de atualização até Julho de 2019… necessitando uma reinstalação até essa data (acredito que a 15.11, deva chegar por Agosto).

    15.10 Estável
    Quem testou a 15.9.2 Beta (uma versão de testes do Deepin de base estável); ao atualizar, recebeu a 15.10 ESTÁVEL. Quem optou por baixar a .iso – obviamente, já está na estável.

    O SourceList da Instável e Estável são diferentes. Se usa a Instável, não tente colocar o codinome da Estável… Vai bugar o sistema. Como há uma mudança de base do sistema, é OBRIGATÓRIO a formatação.

    A 15.10 Estável trás o KWin, que ainda não está legal. Fiquem na 15.10 Instável (baixando a .iso da 15.9 e façam as devidas atualizações até a 15.10 instável).

    1. Avatar de Flávio Gimenez
      Flávio Gimenez

      @Alex: “Quem atualizou a 15.9.3, recebeu a 15.10 INSTÁVEL. ..” opá, é o meu caso então. Achei que a atualização era o estável. obrigado pela esclarecimento e compartilhar conhecimentos. Abç

    2. Avatar de Lucia
      Lucia

      Ou seja, depois de 2019 tá “ferrado”, ou usa a versão 15.10 baseada do Debian stable ou muda de distro.

  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    Instalei esse lixo, todas as janelas ficam invisíveis, dock e menu contexto ficam translúcidos, com ícones / opções também invisíveis. Perda total de tempo.

    1. Avatar de Matthaeus
      Matthaeus

      Brother, acho que você deu azar. Uso deepin a bastante tempo e nunca tive problemas assim. Tive apenas problema s com bluetooth e hotspot que ambos não conectavam. Tenta fazer o download pelo site deles e instalar.

      1. Avatar de osvander
        osvander

        Verdade, só pelo site oficial. Nunca tive problremas com o deepin uso a 2 anos sem problemas que estes caras colocaram ai. Para mim é a melhor de todas.

    2. Avatar de Marcus Polo
      Marcus Polo

      Janelas invisíveis? What?? Pode ser algum bug com o dde-kwin, pois eu não vi isto. Tenho esta distro num laptop e está perfeita.
      Dock e menu de contexto translúcidos? Não queres dizer ‘levemente transparente com efeito blur’? Se desligares modo efeito, tens o modo normal, onde tudo fica acinzentado e perde a transparência da dock e menu. O blur continua no entanto dentro do menu aberto (estendido).
      Agora ficar totalmente translúcido, a ponto de ficar invisível nada disso ocorreu comigo. Poderia colocar um screenshot de tela?

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Exatamente, o dock e menu contexto ficam translúcidos mesmo, assim como a central de configurações. É praticamente todos os apps de sistema não aparecem, quando aperto control + tab eles estão lá porém as janelas estão invisíveis, inclusive o terminal, o que me impede de tentar corrigir qualquer coisa no sistema. Com isso não consigo fazer nada a não ser abrir o Chrome. Vou tentar tirar uma foto da tela e compartilhar aqui num link na segunda-feira, porque nem print screen será possível.

        1. Avatar de Marcus Polo
          Marcus Polo

          Que estranho, isso não me ocorreu! Você instalou a versão 15.10 do zero ou atualizou da 14.9 para 15.10? Se foi a segunda opção deve ter sido por isso! Eu preferi fazer a instalação do zero mesmo.
          Infelizmente o fato de ser baseado no Debian Stable me desapontou muito.

          1. Avatar de Lucas
            Lucas

            Instalei do zero, estava usando o Mint sem problemas, mas fiquei curioso pra testar o deepin pelo visual dele e me dei mal. Talvez seja algo relacionado a drivers, não sei. Enfim, acho que vou instalar o Mint de volta.

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Isso também aconteceu comigo. Nem cheguei a testar o sistema. Impossível

    3. Avatar de Mario
      Mario

      Meu irmão usa ela no Manjaro, sem problemas até então.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Recomendo igualmente

        1. Avatar de Lucas
          Lucas

          Por fim segui sua ideia e instalei o Manjaro Deepin. Funcionando perfeitamente até agora. Obrigado!

    4. Avatar de Alex
      Alex

      Vc usa nvidia? A 15.10 estável (da .iso) vem com o kwin, que ainda está em fase alpha (surpreendeu a galera por já liberarem)… É provável que na 15.10.1 (que sai no final do mês) esses problemas estejam corrigidos.

      Você pode optar pela 15.10 instável, baixando a .iso da 15.9 e fazendo as atualizações.

      HOJE, a versão instável tá melhor que a estável (risos).

  6. Avatar de Yuri Bandeira
    Yuri Bandeira

    Uso o Deepin há mais de um ano. Antes eu usava o (Ru)Windows. Para mim, usuário iniciante, quase leigo em linux, o Deepin é tudo o que eu pensei de um SO/OS. Nunca tive qualquer problema com a unstable. Já atualizei e segue liso. Detalhe, uso um notebook Dell de 2013.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Não vejo problemas em ter drivers antigos no catálogo, pois quando resolvi instalar essa distro foi pelo fato de ser tão leve que consegui ressuscitar a leveza de um Notebook antigo que não aguenta bem o Windows 10, já que o 7 está com os dias de Suporte contados.
    No meu caso estava tendo problemas também com som estalando em um Positivo Dual Core. Essa versão, além de fluir bem nele, resolveu esse problema e meu filho de 6 anos está feliz da vida com os jogos dele.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Eu vejo problemas, pois eu jogo muito. Preciso ter acesso fácil as últimas versões do driver proprietário Nvidia.
      Não tenho tempo de ter que compilar em tar.gz toda vez que sai uma atualização, utilizar run ou pacotes debs (que não se auto-atualizam).
      É preferível que a distro tenha um repositório completo com esses drivers para o usuário poder escolher aquele que lhe apetece usar. Esse negócio de limitar drivers por causa de uma estabilidade imaginária é ridículo. Sempre usei as últimas versões dos drivers Nvidia no Windows e isso nunca deixou meu sistema instável…

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Ubuntu e o Pop OS estão aí disponíveis para os gamers!

  8. Avatar de Roze
    Roze

    Fiquei admirado com a leveza do deepin!
    Eu que uso kubuntu mas com muitas apps gnome e esta distro parece posicionar-se da dessa maneira entre o kde e o gnome.
    Não gostei de não conseguir mudar os botões das janelas para a esquerda 🙁

    1. Avatar de Lucia
      Lucia

      Se desativares os efeitos e animações o Deepin fica ainda mais rápido.
      Bem similar ao que o KDE é hoje 🙂

    2. Avatar de Lucia
      Lucia

      O Deepin não tem essa função 🙁

  9. Avatar de Sam
    Sam

    Eu gostei do Deepin.. Meu único problema com ele são uns cortes e travadas ( não sei o nome técnico) que dá nos vídeos. Já tentei alguns tutoriais e não resolveram, enfim, desinstalei. Meu notebook Dell n4030, 4GB Ram com placa integrada intel.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Talvez você esteja falando do screen tearing e stuttering, pesquise no Google e veja se é um desses problemas. Se for, pra tudo tem jeito. Já tive isso no Linux e mesmo no Windows. Sei como resolver em ambos, qualquer duvida responde meu comentário que posso te ajudar.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      No Chrome, vc desativa a aceleração por hardware. Se baixar a .iso da 15.10 estável (c/ kwin) não terá mais esses problemas.

      Por atualização, vc ainda estará na 15.10 instável (c/Mutter). Baixe a .iso!

  10. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    Para ter um SO que me espia e envia telemetria excessiva, deixo o Windows 10 no PC.
    Usem o Manjaro ou o Linux Mint, são, na minha opinião, as melhores distros atuais.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      +1 para o Manjaro. Passei do Win7 para o Ubuntu quando nos tentaram impingir o Win8 (Mint na altura não me convenceu), mas ultimamente tenho usado o Manjaro e estou muito satisfeito!

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Hahahaha Viva então em uma caverna! Serviços “grátis” (Facebook, Google, Microsoft…) da internet fazem coleta de dados.

      O código fonte do Deepin foi revirado várias vezes e nada foi encontrado. Sinta-se a vontade para ser o primeiro a provar alguma coisa.

      Achismo… Não é comprovação de nada.

  11. Avatar de Fernando Dantas
    Fernando Dantas

    Estou curioso por experimentar esta distro que me parece ser fantástica. Tenho um PC com 2gb de RAM e o Windows 10 é tão lento que enerva