Linux: Como executar uma aplicação remotamente?

22 Comentários

Por Pedro Gaspar para o PPLWARE

Já aqui se falou varias vezes de como aceder remotamente a um PC em Linux ou Windows, através de VNC, RDP e outros. Mas em vez de aceder ao sistema completo se quisermos, como executar remotamente apenas uma aplicação ?

Vamos aprender como aceder a uma aplicação remotamente, utilizando o poderosíssimo SSH!

ssh_x

O SSH (Secure Shell) também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Hoje vamos aprender como aceder remotamente apenas a uma aplicação.

Vamos então começar por instalar o serviço SSH

Ubuntu:

sudo apt-get install openssh-server

Fedora:

(é apenas necessário iniciar o serviço, pois ele já vem instalado por omissão)

sudo service sshd start

No fim de termos instalado o nosso servidor  SSH poderemos então aceder a aplicações pela parte do cliente utilizando a seguinte sintaxe:

ssh utilizador@[host/ip] comando

Exemplo:

ssh pgaspar@192.168.1.3 df -h

Este comando mostra-nos o fileSystem da máquina remota a qual estamos a aceder. Mas ainda mais interessante que isto e o facto de o SSH nos permitir aceder a aplicações gráficas.

Sintaxe:

ssh utilizador@[host/ip] -X comando

Exemplo:

ssh pgaspar@192.168.1.3 -X libreoffice

linux_00

Originalmente escrevi este artigo num PC com Fedora 15 que não tinha suite de Office, portanto abri remotamente o libreoffice de um PC com Ubuntu 11.04 que tinha.  Espero que este artigo vos seja útil.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Sousa
    Eduardo Sousa

    E de avisar que a flag -X apenas funciona quando se acede atravez de computadores com SO linux pois necessita do cliente deX

    1. Avatar de Pedro Gaspar
      Pedro Gaspar

      Viva, tambem e possivel aceder a aplicações graficas Linux atravez do windows (apesar de não ser tão simples como linux para linux), é necessario utilizar o cygwin

      1. Avatar de Pedro Santos
        Pedro Santos

        http://www.straightrunning.com/XmingNotes/ O xming também pode ser usado em windows. Funciona bastante bem.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isto entre dois Linux….porque entre um ubuntu e um windows usando o ssh precisas do putty…. digo eu…:-)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Exacto, o Windows não tem nenhum cliente nativo para SSH. O putty como costumo dizer, é pequeno e poderoso 🙂

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Bom artigo para os iniciantes, mas acho que peca por não explicar a utilização do X-passivo e putty no windows.
        Quem usa linux já faz isso com alguma facilidade.

    2. Avatar de Rhuan
      Rhuan

      como fazer isso com o putty no windows?

  3. Avatar de cdcs
    cdcs

    Agora repete o tutorial mas usando XMing ou o Xserver presente no cygwin. Dessa forma podes executar aplicações linux remotamente no Windows.

  4. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Artigo porreiro, por acaso já não me lembrava como se fazia! Que venham mais destes sff 🙂

  5. Avatar de eu
    eu

    viva

    gostei do artigo por acaso desconhecia que o ssh disponibilizava acesso gráfico a aplicações.

    deviam de começar a fazer uns artigos sobre a parte desconhecida do Linux para quem a desconhece, do género mostrar o openbox, fluxbox, mostrar o arch, slackware, gentoo, alguns tutoriais sobre isso acho que era porreiro.

    só uma sugestão

  6. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    oi malta, alguém conhece um linux actual que ocupe no máximo 246mb na pen driver? é URGENTE!

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Puppy Linux é bem pequeno e também é o ideal para aqueles computadores mais antigos. Vai a puppylinux.org.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Podes experimentar este que ocupa 50MB:
      http://www.damnsmalllinux.org/

    3. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      obrigado aos dois

    4. Avatar de eu
      eu

      tens o gentoo tambem

  7. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    O ssh tb da mto jeito para salvar maquinas linux, kd ficam bloqueadas, basta so aceder por ssh a maquina e matar os processos que andam a bloquear a maquina, para quem quiser saber o comando é este:

    ps aux | grep processo

    kill -9 id_processo

  8. Avatar de pharaoh
    pharaoh

    Penso que isto não esta totalmente correcto pois precisamos de
    activar o X11Forwarding no sshd_config e mais alguns outros parametros do X.

  9. Avatar de nunogomes
    nunogomes

    interessante era um artigo sobre o rdesktop

  10. Avatar de Gt
    Gt

    O que é que não é possível, com SSH?

    🙂

  11. Avatar de Aislan Penha
    Aislan Penha

    Amigo porque será que não consigo fazer uma conexão remota com a porta 22, desbloqueio no modem, firewall…e nada da certo? Agora com outra funfa perfeito?

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Do lado do servidor e necessário abrir as portas do router, caso o tenha, e na firewall. Para abrir as portas no router use este site: http://portforward.com/. Na firewall do linux tem a opção de abrir a porta 22 como ssh, versão fedora as outras devem ser idênticas. Só assim é que possível fazer ligação remota. No computador que está como servidor convêm colocar ip estático para que quando abrir as portas no router este esteja a apontar para o computador pretendido.

      1. Avatar de Aislan Penha
        Aislan Penha

        Meu amigo, ja esta aberta a porta, falaram-me que a operadora bloqueia a porta 22 e creio que deve ser isso msm. Mas, se não eu queria saber:
        kingpenha@hotmail.com