Linux Caixa Mágica 12 – Apresentação

25 Comentários

Caixa MágicaA equipa do projecto Caixa Mágica lançou finalmente a versão 12 pública em 32 e 64 bits.

Uma das grandes novidades desta versão é ser baseada no Mandriva 2008.

Poderá fazer o download directamente do servidor do projecto de forma gratuita da versão 12 da Caixa Mágica.

Após o download poderá instalar o Linux Caixa Mágica 12 em modo de “virtualização” (ex. VMware) ou instalando de raiz no seu disco rígido pois é de realçar que não é possível o upgrade da versão 11 para a 12 uma vez que a base desta última é totalmente diferente da anterior.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Linux
Download [32bits]: Caixa Mágica 12 [4.36GB]
Download: [64bits]: Caixa Mágica 12 [4.30GB]
Homepage: Caixa Mágica

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Esse modo de visualização, é idêntico a um Live CD?
    Gostava de ver como é, mas não queria instalar.

  2. Avatar de Cesar Oliveira

    Olá, boa tarde,

    Eu sempre fui utilizador do windows

    Mas tenho uma grande vontade de estar sempre a aprender e gostaria muito de usar linux

    Tenho cá instalado o Caixa Mágica 11, mas para ser sincero não sei trabalhar com o sistema

    Nem instalar um programa eu sei

    Sinto-me completamente num ignorante quando estou com o Linux em mãos

    Mas gostaria muito de aprender

    Um abraço a todos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blog/
    http://www.profissionalweb.net/cursos/
    http://www.profissionalweb.net/sondagens/

  3. Avatar de lmarcal
    lmarcal

    Amigo BlinZK o modo é de virtualização e naõ visualização pelo que será uma instalação dentro de um sitema operativo já instalado através de um aplicativo para o efeito tal como o VmWare.

  4. Avatar de João Mourão
    João Mourão

    O download é feito utilizando tráfego nacional, certo?

  5. Avatar de B80

    @Blinzk – Não é modo de visuaqlização é “virtualização”. Procura aqui no pplware, deves encontrar uns posts sobre o tema. 😉

    @Joao Mourao – Não tenho a certeza, mas a empresa é portuguesa, o projecto tem o apoio da ADETTI/ISCTE, se os servidores de download não forem portugueses, não sei. 🙂

  6. Avatar de André
    André

    @Joao Mourão

    O download conta como tráfego nacional por isso sakem à vontade. 😉

    Na minha opinião, a equipa da caixa mágica fez um bom trabalho. Comparando com as outras versões, esta evoluiu para o lado positivo.

  7. Avatar de José
    José

    Quando tento fazer o download, diz que o ficheiro tem 373 MB?????

  8. Avatar de José
    José

    É versão Desktop ou Servidor?

  9. Avatar de RKDesign

    está fixe, mas mesmo assim nao bate o ubunto xD

    __________WWW.RKDESIGN.PT.TO__________

  10. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Cesar Oliveira
    Tenta começar por ubuntu, tira o liveCD da net ou pede a ultima versão e mandam-te o cd original para casa e é facil de usar e instalar. depois é só procurar no google em caso de dúvida coisas como
    “how to install” “ubuntu”
    “install files in ubuntu”
    “linux help”
    “linux forum”
    O ubuntu tem dezenas de foruns dedicados e até foruns oficiais onde guru’s “da coisa” ajudam pessoas com dúvidas, na maioria dos casos uma boa pesquiza pelo google e o problema fica resolvido porque alguem já o teve. Normalmente quem usa portateis ou pcs mais baratos (falo mesmo do rasca) pode ter problemas com a placa gráfica, a nivel de drivers, mas de ha um ano para cá houve um verdadeiro “boom” no ubuntu e ele agora práticamente na versão 7.10 Gutsy instala tudo sozinho e suporta imensas gráficas.
    O amor à camisola é muito bonito e muita gente pode falar bem da caixa mágica mas eu des de que meti as mãos no ubuntu aprendi mais, mais depressa, tirei o vista do portatil e só não me converti a 100% para a terra do pinguim porque programo em ambiente windows e dependo “disto” para trabalho

  11. Avatar de Pisquinho
    Pisquinho

    @Cesar Oliveira

    Apesar de ter utilizado sistemas Unix nos anos 80 e estar relativamente à vontade com a linha de comandos, no Linux ainda sou um novato, também eu inicialmente ia instalando algumas distribuições de Linux, mas acabava por desistir apesar de pensar que tinham muito potencial. Eu queria algo simples. Mesmo a Caixa Mágica.
    Só com o Ubuntu é que consegui realizar algumas tarefas, como por exemplo:
    – Instalar programas (via Sinaptic)
    – Configurar a minha placa gráfica para a resolução 1440×900 (linha de comandos, mas pouco)
    – Instalar o SpeedTouch ADSL USB
    – Instalar Placa 3G da Vodafone
    – Instalar as minhas impressoras e scanner
    – Infelizmente a minha webcam não funciona muito bem.
    – Configuração dos efeitos 3D compiz-fusion.
    – Instalação do XP virtualmente com o VirtualBox
    Tudo isto com um minimo de linha de comandos, apenas para a Placa gráfica e placa 3G.
    Assim como podes ver aconselho o uso do Ubuntu a um novato, e quando te sentires mais à vontade então passas para outras distribuições Linux como a Caixa Mágica que acho muito boa e ainda não vi a versão 12, mas se é baseada no mandriva então deve ser ainda melhor.

    Cumprimentos,
    A. Pedro Coelho

  12. Avatar de André
    André

    @José

    Essa situação também me aconteceu. Usem um download manager como o Orbit por exemplo ou sakem pelo Firefox para não dar esse erro dos 373 MB.

    O Internet Explorer parece que é Anti-Caixa Mágica…

  13. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Cesar Oliveira

    Nunca gostei de nenhuma distro da CX magica vou exp este e depois vejo mas se queres usar um linux “bueda” fácil mesmo saca o ubuntu. E depois esquece o windows.

  14. Avatar de A Costa
    A Costa

    Quero instalar o CX Mágica mas continuar com o windows (en 2 partições do mesmo disco). Onde é que se pode mexer, nos comandos, para alternar entre sistemas, ora se arranca com o windows em 1.º plano, ora se arranca com o Linux em 1.º plano

  15. Avatar de Sá

    Apos o download e montar a imagem, o Sistema Operativo Caixa Mágica 12 32-bits nao cabe num dvd…o sistema operativo e maior 4 mb que o dvd….como posso grava-lo para instalar noutras maquinas????

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    o linux da para instalar e jogar jogos do windows? tipo Gta, Need for speed, esses jogos assim… por favor quem poder que responda…

  17. Avatar de Renato
    Renato

    eu tambem queria saber se o linux e kompativel para jogos
    fiko a espera de uma rexpoxta

  18. Avatar de Sara
    Sara

    Alô.

    Utilizo o Linux desde ontem, e nao percebo nda disto o.O
    da pa alguem m add pa m explicar alguns aspectos basicos? xD

    sarinha_08@live.com.pt

    @

  19. Avatar de Tiago
    Tiago

    gostava de saber se da para jogar jogos de windows em linux…nao percebo nada de linux e tenho caixa magica 12….gostaria de saber alguns passos basicos sera q alguem me poderia ajudar? agradecia imenso
    fikem bem abraços

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Eu gostava de saber como se instala jogos e programas na CM 12 esta m… e bue fdd alguem me pode ajudar????pff alguem xD

  21. Avatar de Alex
    Alex

    pessoal linux ‘e tao simples como pesquisar no google acerca do mesmo ler e racicionar…

    Internet explorer-Firefox
    Office-Open Office.org
    Jogos-emuladores
    entre muitas outras aplicações que decertesa satisfazem as vossas necessidades..

    Para alem disso linux é á pala e open source e se tiveres interessado em aprender progamação podes sempre ir testando os teus skills e fazes upgrade ao teu proprio sistema……………

  22. Avatar de arsenio

    olha o meu problema e que o meu comp:portatil nao arranca podem me ajudar por favor. obg
    se ser da caixa magica 12 o que e que posso fazer para arrancar.

  23. Avatar de Alex
    Alex

    n arranca??? lol

    axo k n tem nada a ver c/ o cx magica…..
    depende pode ser problema de:
    hardware
    boot
    ou isntalaçao do sistema
    etc.

    tenta especificar melhor

  24. Avatar de Tatiana Alexandra Cardoso Faria
    Tatiana Alexandra Cardoso Faria

    a caixa magica 12 é fixe.

  25. Avatar de Alberta
    Alberta

    Olá
    eu estou na dúvida entre windows e linux caixa mágica 12.
    Não sei se devia mudar (até agora sempre usei windows) porque tenho medo de não conseguir trabalhar no linux.
    Quais são as principais diferenças?
    Alguém pode ajudar-me com dicas?

    Mt obrigada