Linux App Store – A loja de aplicações para Linux! O que mais falta?

29 Comentários

O conceito de “loja de aplicações” popularizou-se entre os vários sistemas operativos. A Apple tem, a Microsoft também, o Android idem e até várias distribuições Linux disponibilizam a sua loja de aplicações.

Recentemente foi disponibilizada a “Linux App Store”  que oferece as mais diversas apps para Linux.

Linux App Store - A loja de aplicações para Linux! O que mais falta?


Para quem procura apps para Linux agora já o pode fazer através da “Linux App Store”. Esta loja de aplicações, que até tem o código no github, disponibiliza gratuitamente o mais diverso tipo de aplicações.

Na prática esta plataforma é considerada um hub on-line, uma vez que reúne apps disponibilizadas na loja Snapcraft, no site Flathub ou no diretório AppImage.

Linux App Store - A loja de aplicações para Linux! O que mais falta?

O utilizador pode facilmente pesquisar aplicações por nome. Por agora não existem outros filtros disponíveis.

Linux App Store - A loja de aplicações para Linux! O que mais falta?

O projeto é bastante interessante, pois, permite pesquisar em 3 distintos, mas ainda está apenas na versão 1.0. Nos próximos tempos ganhará certamente novas apps e novas funcionalidades. Estejam atentos à evolução deste projeto.

Apesar de, à escala mundial, a percentagem de utilizadores do Linux ainda ser baixa, tal valor poderá a mudar nos próximos anos. Cada vez mais as distribuições Linux estão mais completas, estáveis e seguras… e são, na generalidade, gratuitas.

Linux App Store

Leia também…

Porque hoje é dia da liberdade! TOP 5 distribuições Linux

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Soares
    Ricardo Soares

    O post esta a ficar mt parecido com o diolinux

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      +1

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      Pelo menos esta a copiar Bem
      Né?

  2. Avatar de Andre Ferreira Andrade
    Andre Ferreira Andrade

    O problema do Linux está nos drivers que tiram mal proveito do hardware.

    Vejamos o meu exemplo prático , tenho o Xiaomi air 12 com o core M3 v7 . No windows , reproduzo 4k em vídeos ou mesmo no YouTube, com 10/15% de CPU e 30/40 de gpu.

    No último Ubuntu , para reproduzir 4k no Youtube ( chorme ou Firefox ) o CPU vai aos 100% e laga por todo o lado .

    Infelizmente, somos reféns do Windows , dado o melhor suporte de hw pelos fabricantes

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Es refem do windows pq? Aprende programacao e faz tu melhor se achas que é caro uma licenca de um produto que usas todos os dias que involve milhares de pessoas. Ou achas que os programadores vivem do ar? Este povo ta habituado a mal habituado. Proxima vez que fores a uma loja pergunta pela seccao dos produtos gratis.
      Dar 50 a 100 euros por uma noite de copos e jantar e isso dasse na boa…agora um programa que se usa e abusa todos os dias ui isso nunca…akeles xupistas….atao dar um euro por uma app na google store? Isso nunca…

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Quando é que ele disse que era caro?!

        1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
          Andre Ferreira Andrade

          Isto é cada um… Ele não percebeu nada do que eu escrevi

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Acho que o gajo deve ter gasto 100 euros nos copos que não tá a dizer coisa com coisa! 🙂

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Por que será que isso não acontece comigo no Linux? Você só testou no Ubuntu? Dessa distro eu quero distância.
      Canonical é a Microsoft do Linux.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      É normal que se lag com o Ubuntu, esse PC não suporta Linux, pelo preço que deste por ele compravas um Asus que tinha total suporte ao Linux

      1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        400 euros por um mi air 12 com o M3 y7 4 GB ram 128 ssd e Intel HD 615… É difícil arranjar melhor ..

        Pelo que tenho lido nos fóruns Ubuntu , o problema reside mesmo na aceleração hw do Firefox e Chrome( chromium ) que no Linux , não funciona a 100% ( culpa dos fabricantes de hw , que não dão suporte em condições ao Linux.

        Eu adoro o Linux e tomara eu usar o Linux , pois só uso programas opensource no Windows…. Mas infelizmente, a Intel não permite que isso aconteça no meu mi air !!!

        1. Avatar de fak
          fak

          Andrte Ferreira Andrade

          isso não é verdade… eu comprei um Lenovo por 350€ para trabalhar com um processador intel, 4GB de ram, 1TB de disco e uma intel HD 256MB…

          o que não falta é oferta, aliás, se fores às empresas mais pequenas até encontras melhor e se calhar ao mesmo preço… lembro-me de estar interessado num portátil da marca mac qualquer coisa (chinesa), alta máquina com i7, grafica nvidea, etc (jogos) e só custava 750€, com construção em aluminio, muito mais resistente que o plástico (só que mais pesado).
          às vezes é preferivel ir ao ebay ou amazon ou assim e ver a oferta, encontrar algo que seja do teu agrado e depois ver reviews do produto, é o que eu faço e até agora correu sempre bem… de notar é que não tens garantia cá, mas que se lixe, no computador maioria dos problemas podes ser tu a resolver…

          lá está, se deres uma oportunidade às empresas mais pequenas podes apanhar surpresas boas… e más… mas para isso é que servem os 15/30 dias de devolução.

    4. Avatar de Al Cid
      Al Cid

      “O problema do Linux está nos drivers que tiram mal proveito do hardware.”

      … que é originado pelos próprios fabricantes do hardware, porque não disponibilizam os drivers ou informações necessárias para criar bons drivers!

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Não sabes é escolher os drivers certos. Eu não tenho problema nenhum em relação a isso, vejo HD e 4k no YouTube sem problemas.

    1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
      Andre Ferreira Andrade

      Intel HD 615

      Até agora , todo o pessoal que usa o mesmo hw que eu , está com o mesmo problema ….

      Achas que somos todos nós que estamos errados ?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Uso Nvidia e sem problemas com 4K. Estou até pensando em adquirir um monitor 8K! 🙂

      2. Avatar de ademirt
        ademirt

        Você utilizou o driver Mesa ?

        1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
          Andre Ferreira Andrade

          Não . Vou testar os drivers Mesa .

          Já agora.. Ubuntu ou manjaro deepin ?

      3. Avatar de fak
        fak

        não te adianta estares a ver videos em 4K, o teu monitor tem resolução máxima de 1920 x 1080, ou seja, é full HD apenas, não é 4K para te dar essa qualidade… para teres essa qualidade, terias de ter uma resolução de 3840 x 2160p ou 4096 x 2160p… estás a tentar ver um video numa qualidade 4x superior à máxima suportada pelo teu computador…

        mesmo que metas 4K no youtube, ya, vais ter algo mais de qualidade, mas nunca na vida 4K, é só que o teu PC está a renderizar melhor as coisas porque ao meteres em 4K o PC tem mais objetos para renderizar (ou seja, menos compressão) daí teres mais qualidade mas não passa de Full HD na mesma e simplesmente estás a dar tamanha porrada ao monitor e ao hardware para nada e ainda corres o risco de queimar alguma coisa…

        por isso desiste, encara a realidade, não tens computador sequer para 2K (embora 2K é para projetores) quanto mais resolução UHD (4k).

  4. Avatar de Fernando Marques Martini
    Fernando Marques Martini

    achei excelente essa da loja Linux App Stpre integrar os snap, AppImage e Flatpack, só falta dar uma polida na organizacao mas tem a meu ver futuro

  5. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Qual é a vantagem se eu já tenho estas apps na minha distro? Vou ter de instalar novamente o pack completo com todas as deps que eu por acaso até já tinha instaladas de base?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não, se tens instaladas as apps pelo teu repositório local não tens porque desinstalares para usar suas versões em flatpak, snap e appimage.
      Só usas estas versões quando não encontras no teu repositório e nem em deb/rpm.

  6. Avatar de Devsys
    Devsys

    Pedro, mais uma vez, muita confusão no post. Depois o jaugusto faz perguntas que deverias ter respondido logo no post.
    Não seria melhor elencar as diferenças entre os e tipos de distribuição de software? Saber as diferenças entre ambos, e o que se propõem a resolver?!
    É apenas uma ideia.
    E já agora, dos 3, nem todos têm como “target” aplicações gratuitas (apesar de haver software gratuito nos 3), bastava ir ver bem as diferenças entre ambos e pensar uns instantes.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    no diretório AppImageHub*

  8. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Eu uso Linux há vários anos mas que o Linux nunca chegará a 5% usuários desktops e laptops. Não é por falta de loja de aplicativos. Simplesmente porque pessoas preferem outros sistemas operacionais.

    1. Avatar de Luisa
      Luisa

      Pode continuar sonhando, que nunca passará de 3%

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Poucos, mas bons. Nem sempre temos de ir atrás dos cordeirinhos.

    2. Avatar de CLEBER
      CLEBER

      É porque as pessoas só usam a mesma porcentagem de cérebro, utilizo deepin modificado com base no Debian funcionando extremamente estável , claro fiz várias modificações pra se adequar ao meu gosto de utilização. Simplesmente está rodando perfeito

  9. Avatar de Rubens Cams
    Rubens Cams

    Eu estou usando Linux Mint 19 numa máquina antiga. Tem drivers e tudo funcionando tudo certo.
    Como já conheço o Linux já faz tempo deixo a discussão pra vocês aí debaterem.