Linus Torvalds quer Hackers a trabalhar no Linux

58 Comentários

No passado dia 17 de Setembro, completaram-se 26 anos desde que Linus Torvalds lançou a primeira versão de Linux e que acabou por impulsionar a criação de inúmeros projetos Open Source. Desde aí, nas versões que se sucederam, muita coisa foi melhorada e até mesmo completamente alterada.

Na Open Source Summit, foi partilhado por Linus o seu ponto de vista num tópico que muitos valorizam nas distribuições de Linux: a segurança.


O roubo de dados na Equifax e os projetos Open Source

Após o roubo de mais de 143 Milhões de registos de clientes da Equifax, empresa de gestão de crédito norte-americana, foi revelado que os atacantes (crackers) serviram-se de uma vulnerabilidade presente numa ferramenta chamada Apache Struts.

A Apache Struts é uma framework Open Source para criar aplicações para a Web e que, também o grande projeto Linux é Open Source. Foi a partir deste tema que Linus Torvalds partilhou algumas ideias durante a Open Source Summit.

 

A segurança no Linux

Linus Torvalds, famoso Engenheiro de Software finlandês, criou o Kernel Linux em 1991. Este grande projeto, que começou devido à força de vontade de um geek, está presente em todo o lado. De facto, atualmente, servidores com Linux são responsáveis pela gestão e funcionamento de grande parte da rede de computadores a que hoje chamamos de Internet.

Deste modo, não é de admirar que Linus seja tão admirado e tenha tanto crédito na comunidade tecnológica. Além disso, vários sistemas operativos, chamados de distribuições, surgiram devido à criação do poderoso Kernel Linux.

Na Keynote, o Diretor Executivo da Fundação Linux (Linux Foundation) perguntou a Linus Torvalds qual era o atual estado de segurança do Linux. A resposta de Torvalds não foi a mais animadora de sempre, mas foi, sem dúvida, bastante realista.

O conceito de segurança absoluta não existe. Mesmo que fizéssemos um trabalho perfeito, o que tentamos sempre, vamos ser honestos… existirão sempre bugs.

Além disso, a resposta de Torvalds incluiu um certo apelo aos terríveis Hackers que penetram sistemas e exploram as suas falhas de segurança.

Existem pessoas inteligentes a fazer coisas más. Quem me dera que estivessem do nosso lado e que nos ajudassem. Gostaria que as pessoas se juntassem a nós antes de virarem para o lado negro.

https://www.youtube.com/watch?v=NknyaslFAYE

Sem dúvida alguma, Linus Torvalds tem consciência de que segurança informática é um assunto bastante sério. Além disso, o Kernel Linux tem um impacto na vida de milhões de utilizadores diariamente. Esperemos que Linus e a sua equipa continuem o seu importante trabalho para manter o Kernel o mais seguro possível.


Leia ainda:

Cultura Hacker – Uma verdade escondida

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Substituir GCC por LLVM.

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    No Linux ou para o “Linux” ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente a ideia é ter estes hackers a trabalhar no Linux, para melhorar o Linux de dentro para fora. Penso que é essa a mensagem que Linus quer transmitir.

      1. Avatar de Tomás Santiago
        Tomás Santiago

        Exatamente. O Linus pretende que gente que realmente sabe aquilo que faz em termos de informática e que usa esses conhecimentos para coisas más, como por exemplo ataques informáticos e criação de vírus passe a ajudar a fortalecer as ferramentas que hoje usamos. Neste caso, o Kernel do Linux.

        1. Avatar de Miguel M.
          Miguel M.

          Boas Tomás,
          só uma pequena correção no teu raciocínio,
          O que Linus pretende é que gente com conhecimento de Engenharia e desenvolvimento de O.S.’s trabalhe em conjunto no melhoramento e blindagem do Linux.

          A parte de essas pessoas serem más ou boas não vem ao caso.
          Devias de saber que os “maus” são chamadas de black hats e os “Bons” de white Hats.
          Mas ainda tens outro tipo de hackers que não se categoriza de white ou black hats, esses são o Gray hats e vivem no meio das outras categorias.

          Linus quer que pessoas com astúcia e perspicácia trabalhem para melhorar um dos melhores OS a que temos acesso.

          Até porque os Hackers Black hats não tem interesse nenhum em fechar vulnerabilidades, esse é o trabalho dos white e gray hats.

          Cumprimentos

        2. Avatar de int3
          int3

          “para coisas más”.
          parei de ler.

  3. Avatar de NT
    NT

    herrrr…
    Pelo que se sabe
    “Após o roubo de mais de 143 Milhões de registos de clientes da Equifax, empresa de gestão de crédito norte-americana, foi revelado que os atacantes (crackers) serviram-se de uma vulnerabilidade presente numa ferramenta chamada Apache Struts.”
    A versão que estavam a correr não estava atualizada. O mesmo iria acontecer a tantas outros programas (open source ou close source) Não culpem o apache mas sim os administradores de sistema que não atualizam.
    😀

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Eu culpo a empresa, que tinha mecanismos de verificar se os patchs estavam instalados ou não e não funcinou.
      A culpa é do sys admin que não sabia que era preciso fazer o update? Ou do sistema mal parametrizado e falta de mecanismos de Change Management?
      Empresas de alto gabarito com alta responsabilidade no mundo financeiro a trabalhar como amadores, é o que dá. Por aqui é bem pior, acredita.

      1. Avatar de jAr
        jAr

        O sys admin não tem culpa nenhuma. Muito provavelmente contrataram uma empresa para lhes desenvolver uma aplicação, e depois não quiseram pagar para ir fazendo as atualizações necessárias. Típico.

      2. Avatar de int3
        int3

        O sysadmin é uma coisa e secadmin é outra e netadmin é outra.
        não pões tudo no mesmo saco.
        estás mesmo a pensar que a infraestrutura deles é gerida por uma só pessoa? que é só 1 clique e já está atualizado? não há changes? aprovar modificações? plano para reverter? backups?
        se fosse tudo assim à grande tinhamos metade dos serviços financeiros sempre em baixo.

        gostas muito de comentar, mas pouco acertas no que falas.

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Lol.. Pelos vistos não sabes o que é Change Management, vai lá estudar um bocado de ITILv3 para perceberes que inclui tudo o que referes e muito mais.
          Não me vais ensinar a mim o quais os roles de IT existentes, muito menos como se trabalha na banca 😀

  4. Avatar de NT
    NT

    EU e cada vez mais:p

  5. Avatar de Altair
    Altair

    Pensava que Hackers ja colaborassem como o Kernel Linux, uma vez que é OpenSource, recebe a ajuda de milhares de programadores ao redor do mundo.

  6. Avatar de Cardox
    Cardox

    Sim, e muito possivelmente tu es um deles.

  7. Avatar de Altair
    Altair

    ??
    Milhares de pessoas utilizam, a internet funciona por existir servidores com linux, você não sabia disso?

    Sem contar os smartphones Android e os roteadores wifi por ai.

  8. Avatar de Tomás Santiago
    Tomás Santiago

    Mais pessoas do que aquilo que possa imaginar! Linux é o sistema operativo principal para estidantes de ciência de Computadores no mundo inteiro. Não só porque é baseado no sistema Unix, um dos melhores sistemas operativos alguma vezes existemtes, e no qual atualmente, o Linux e o Mac têm as suas bases assentes. Grande parte dos cientistas de Computadores e engenheiros informáticos usa Linux ou já uso. É um dos sistemas operativos mais importantes da atualidade.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Se fores por aí, estamos a falar de pouquinha gente.

    2. Avatar de Miguel M.
      Miguel M.

      Santiago…
      OS’s baeasos em Unix:
      Linus
      Mac OSx (BSD)
      Free BSD
      Mas com diferenças.

      Vê assim, as principais diferenças entre o BSD e o Linux reina na forma como foi criado.
      Tens de olhas para o Linux como a maltas dos PC’s a querer ir para Unix, resultado o Linux.
      Já os BSD é ao contrário a Malta do Unix a querer vir para os PC’s, resultado o BSD.
      Se pretenderes saber mais sobre este assunto, aconselho-te a consultar este artigo.

      https://www.howtogeek.com/190773/htg-explains-whats-the-difference-between-linux-and-bsd/

      Cumprimentos

  9. Avatar de Marco António
    Marco António

    Calma aí, que eles já vão por um “estudo” dum contador qualquer…

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Todos querem trabalhar na Apple. Linux ja ninguem usa, e nem office ou software de jeito tem…n serve para nada LOL

    1. Avatar de Tiago Oliveira
      Tiago Oliveira

      Helder?

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Hoje em dia quase todo software embarcado é linux, você usa e nem sabe. Linux hoje esta em todo lugar, não pense só em desktop. Grandes empresas utilizam Linux como servidores de banco de dados, servidor WEB e muitas outras coisas.

    3. Avatar de Altair
      Altair

      Linux não é uma empresa, é um kernel mantido por milhares de desenvolvedores mundo a fora, um pouco mais de estudo sobre o assunto não faz mal a ninguém.

      Tanto não serve pra nada que está presente na maioria dos Iot e BigData, e praticamente todos os servidores de DNS que permitem o funcionamento da internet utilizam kernel Linux.

  11. Avatar de Joselito
    Joselito

    Como alguém passa a vida inteira trabalhando de graça para as grandes corporações multibilionárias?

    1. Avatar de Tiago Oliveira
      Tiago Oliveira

      Chamas comunidade para melhorar o mundo. Entre dentro de uma e irá dar um sentido bom na sua vida.

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Melhorar o mundo… Kkkkkk…. Acho que não! Pessoas comuns, como eu e você não se beneficiam do poder do Linux… Mas aquele Banco que te empresta dinheiro a juros absurdos se beneficia… Aquela empresa farmacêutica que cobra montanhas de dinheiro pelo remédio do teu filho, ela se beneficia… Quanto a mim e você… Kkkkk…

        Deixo aqui a minha sincera declaração póstuma ao projeto CyanogenMod, uma pena que os autores não souberam mantê-lo ($$$)…

        Não existe almoço grátis….

        1. Avatar de int3
          int3

          vai para a escola joselito.
          eu sei que no brasil há escolas. estás a precisar de estudar um pouco.

    2. Avatar de nelsontb
      nelsontb

      Não passam, de facto tens muitos voluntários, mas as grandes corporações também contribuem porque lhes interessa

      https://thenewstack.io/contributes-linux-kernel/

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Claro que interessa, tem gente trabalhando de graça!

        1. Avatar de int3
          int3

          toda a envolvente open source e software livre pode ser usada. seja por privados ou públicos ou pessoas singulares.
          afinal quem ganha?

  12. Avatar de Ze_Pombo
    Ze_Pombo

    Boas Paulo,
    essa pergunta ou é apenas para criar algum tipo de resposta ou revela falta total da realidade de hoje em dia…
    O Paulo usa todos os dias Linux… nao se esqueça que há o uso directo e indirecto, e o uso com conhecimento e com desconhecimento…

    1. Avatar de Altair
      Altair

      Eu me pergunto a mesma, esse tipo de pergunta é realmente uma pergunta ou algo para engatilhar uma discussão maior, eu acredito que quem visita o site já tem um certo nível de conhecimento tecnológico, então acredito que seja mais para ter o q discutir.

  13. Avatar de Ze_Pombo
    Ze_Pombo

    Boas Paulo,
    essa pergunta ou é apenas para criar algum tipo de resposta ou revela falta total da realidade de hoje em dia…
    O Paulo usa todos os dias Linux… nao se esqueça que há o uso directo e indirecto, e o uso com conhecimento e com desconhecimento…

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Só de pensar que temos os melhores SO gratuitamente e não somos espiados pela empresa que produz o software, é uma paz de alma.

    1. Avatar de S Pimenta
      S Pimenta

      Concordo plenamente…

    2. Avatar de Joselito
      Joselito

      Melhor SO… Kkkk… Não leu a notícia….

      1. Avatar de Tiago Oliveira
        Tiago Oliveira

        é o windows? queres que CVE dos windows? é o top1…
        MacOS? outro… Quanto mais fechado, mais buracos tem, e fora aqueles que ninguém sabe!

  15. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    “Linux ja ninguem usa” (…) “alguém usa linux em 2017?”(…)
    – Por favor se beberem não conduzam… Nem coloquem “posts”!…
    ” a ideia é ter estes hackers a trabalhar no Linux, para melhorar o Linux de dentro para fora”
    – Sim, concordo. Penso que a ideia é melhorar o kernel. E isto talvez seja um apelo à ajuda por parte dos boms programadores, actualmente pouco virados para ajudar no “opensource”. A minha opinião, claro.

  16. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Sempre uso linux 😉 no meu caso uso o Arch e já não me lembro de como se instala o Windows 😀

  17. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Se tiveres um smartphone Android… és uma dessas pessoas…

  18. Avatar de S Pimenta
    S Pimenta

    Essa pergunta mostra a tua ignorância…

    A escrever este comentário numa das 2 máquinas que tenho a correr Arch Linux…

  19. Avatar de Paulo Augusto
    Paulo Augusto

    Se não existir o Linux nem o Windows trabalha. Internet acaba assim como muita coisa que nos rodeia e utilizamos todos os dias

  20. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Paga quanto?
    Foto da minha possível nova moradia.
    Vai ter salgadinho de grátis e a rodo?
    Foto da cadeira.
    O país local do trabalho tem temperatura acima de 18º? (º c.)
    Foto do mouse e teclado.
    Refrigerante e água são grátis e a rodo?
    Nesse país onde é solicitado o trabalho a mac0nha é liberada por lei?:

    Aguardo resposta Sr. Linus Torvalds.

    Best regard.

    1. Avatar de kingbilonga
      kingbilonga

      Pelo ver, já está fumado

  21. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Comecei em linux há pouco mais de uma década, por curiosidade, tal como toda a gente.
    Na época, as distribuições eram pouco amigáveis, com bugs, de difícil configuração, falta de drivers, etc, etc.
    Tal como os “teimosos” da minha geração que se depararam com todas essas dificuldades, a nossa teimosia obrigou-nos a conhecer o sistema “por dentro”, o seu funcionamento, as suas vantagens (e desvantagens).
    A inevitável comparação com os sistemas operativos fechados, faz com que seja impossível voltar a utilizar um Windows ou um Mac.
    Cá em casa, tudo linux (pc’s, portáteis, box tv), e há sensivelmente 2 anos levei-o também para a empresa. Alguns problemas iniciais com drivers de impressoras multifunções, mas hoje tudo tranquilo. Sem percalços, sem vírus, sem perdas de informação, sem intrusões, etc.
    A mim, só me faz falta um um telemóvel linux (e não, Android para mim não é linux!).

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “Comecei em linux há pouco mais de uma década, por curiosidade, tal como toda a gente.
      Na época, as distribuições eram pouco amigáveis, com bugs, de difícil configuração, falta de drivers, etc, etc.”
      Fizeste-me voltar ao passado, e ao “velhinho” Caixa Mágica 10! 🙂
      “Emular” os drivers Windows do WiFi através do ndiswraper, a internet (ainda) era lenta, cara, poucos acessos “livres”, …

  22. Avatar de RJ45
    RJ45

    Se tu pensas que o teu Windows não tem Linux andas muito enganado.

  23. Avatar de Manel
    Manel

    Na minha casa não há windows… 6 computadores desktop laptops TX Boxes com manjaro 2 tabletes com Android… Windows? Já me chega aturar no trabalho na minha vida pessoal e familiar usamos todos Linux. Voltar para o Windows é como voltar a viver para as cavernas.

    1. Avatar de Tiago Oliveira
      Tiago Oliveira

      Nem nas cavernas roubabam tanta informação pessoal aos outros grupos rurais…

  24. Avatar de informado
    informado

    Linux para sempre

    1. Avatar de DarkSide
      DarkSide

      Uso Linux já à muitos anos, recomendo, gosto da filosofia e da generalidade do sistema. Tem muito software útil para casa e para o trabalho. Utilizo Windows no trabalho por causa de software CAD específica, mas prefiro em todas as frentes o Linux.

  25. Avatar de int3
    int3

    onde trabalho é praticamente tudo linux. na ordem de milhares de servidores e centenas de desktops.

  26. Avatar de Miguel N.
    Miguel N.

    Paulo, fecha o site do pplware imediatamente! Ele está alojado num servidor linux e pode ser prejudicial a ti! Ahh e mais, se tens um smartphone android, joga-o fora também!

  27. Avatar de C Paulo Freitas
    C Paulo Freitas

    Uso Debian há mais de 10 anos e sou feliz. Se não sou alguém, sou ninguém e não tenho qualquer problema nisso.