Linius – O Linux do Ministério da Justiça

22 Comentários

“O Linius é um sistema operativo baseado em Linux e é o resultado de uma opção estratégica de utilização de software livre na justiça, permitindo desta forma a redução de custos em tecnologias de informação. A sua utilização é gratuita e pode ser distribuído livremente.

O projecto Linius é uma iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). É um projecto desenvolvido em Portugal e por isso constitui um estímulo ao desenvolvimento da indústria de software nacional.

Integra-se num projecto mais abrangente, que tem como objectivo a massificação do uso das novas tecnologias na justiça, com ferramentas mais adequadas às suas necessidades, facilitando o trabalho de magistrados, advogados, solicitadores e de todos os profissionais da justiça e permitindo assim a prestação de serviços de melhor qualidade, aos cidadãos e às empresas.

O Ministério da Justiça está empenhado no desenvolvimento do Linius, na sua divulgação e na formação do seus utilizadores. Pretende-se que este seja um projecto dinâmico, integrando no futuro próximo, mais e melhores ferramentas de trabalho.”

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Linius 2006 [701.91MB]
Wiki Linius: Linius
Homepage: Linius

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LemoN

    Interessante. Saquei o pdf a explicar a instalação e parece tudo muito simples e tal…

    Alguém sabe do que é que isto é baseado? Fedora, ubuntu? Se calhar é uma “variante” do caixa mágica não?

  2. Avatar de Leal
    Leal

    Ja agora, ´so dá instalando ou é live cd pra experimentar?

    1. Avatar de J. Silva
      J. Silva

      Tem as duas versões em dois CD.

  3. Avatar de Urbano
    Urbano

    @LemoN

    Pelo que sei o Linius é baseado no Caixa Mágica (http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=117) que por sua vez era baseado no SUSE, mas que agora vai passar a ser baseado no Mandriva (N encontro um link agora para provar esta afirmação, mas li-a algures).

  4. Avatar de JFF
    JFF

    Já, há tempos, aqui tinha referido o Linius (algures no mês passado).
    Depois disso ouvi que o mesmo não é, nem nos tempos mais próximos irá ser, utilizado de forma generalizada nos tribunais.
    O custo de desenvolvimento, instalação e manutenção seria muitíssimo elevado (ainda mais do que actualmente com as Janelas 🙂 )e não há suporte técnico suficiente. Além disso os custos de formação dos técnicos e dos utilizadores é incomportável.
    Parece, também, que o Linius custou uma “pipa de massa”, estando em aplicação apenas em Conservatórias e Cartórios Notariais.

  5. Avatar de Covenant
    Covenant

    😀 querem inventar e depois sai mais caro 😛

    Sempre serve alguns TaxoMens!

  6. Avatar de Micro$
    Micro$

    A Caixa Mágica está a fazer uma “Valente” magia…

  7. Avatar de Zethus

    @ Leal
    Existe sim uma versão LiveCD, basta clicares no link para download para ires lá ter.

  8. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Ministério da Justiça a patrocinar o desenvolvimento de software??? não haverá um outro ministério com mais competência na matéria?? enfim…..ainda por cima dão PCs aos alunos e professores/formadores com win….cada ministério puxa pra seu lado..porque será?? quando cheira a guito…

  9. Avatar de Tyurias

    boa iniciativa, pelo menos deve dar pa poupar uns tostoes.

    mas se é pa funcionarios publicos, tem de ter o solitario, se nao, ninguem konsegue trabalhar. lol

    fikem bem
    hasta

  10. Avatar de António
    António

    Isto em termos de manutenção e desenvolvimento deve custar o mesmo que 10 Vista Premium XPTO High End Server BlaBla edition…

    por isso, enquanto não houver uma política global e que não pense em amigos e no que é politicamente correcto… volta MS estás perdoada

  11. Avatar de António
    António

    correcção onde se lê

    “mesmo que 10 Vista Premium XPTO High End Server BlaBla edition…”

    deve-se ler:

    “mesmo que 10x se se usasse o Vista Premium XPTO High End Server BlaBla edition…”

  12. Avatar de hugo
    hugo

    Quem patrocina isto?…é o povinho com os seus impostos…já há versões em PT disponiveis…não sei o porque disto…certamente para dar taxo a alguém da familia ou amigo…a politica é sempre a mesma merd….

  13. Avatar de Funcky Jack
    Funcky Jack

    Memórias curtas por aqui …
    lembram-se da visita do “tio Bill” a Portugal ?
    Isto já fazia parte da estratégia do M$, pela sua preocupação do crescimento do software livre no estado português ou a sua implementação nos diferentes organismos .
    Ok… continuem a usar “software pirateado M$” ou por software genuíno 100% free open source (porque tudo o que a M$ faz o open source também faz mas melhor e mais seguro para trabalhar).

  14. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    @JFF

    Foi o que ocorreu aqui com a TvCultura-Fundação Padre Anchieta:

    “No passado, por não levar os custos envolvidos na posterior manutenção do ambiente, a Fundação assumiu muitas vezes que um sistema operacional gratuito como o Linux poderia ser mais interessante do ponto de vista financeiro. Com a uniformização da infra-estrutura de TI com plataformas Microsoft eliminou gastos significativos com treinamento e serviços exigidos por uma solução de código livre.”

    Abraço

    Iv@n

  15. Avatar de Dias

    Existe já uma coisa destas a orbitar pelas escolas deste pais e que (como é claro) ninguém usa, não sabe usar ou nunca ouviu falar.

    Porquê o Caixa Mágica? Porquê perder tempo e dinheiro com isso. O que é que existe de errado com sistemas já maduros com o ubuntu (por exemplo) …

    É mais um contracto de milhões prá factura do Povinho pagar.

  16. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Boas.
    Não quero alimentar a discussão linux/windows mas o Dias tem razão.
    Porque não utilizar ubuntu? tá em inglês (nem sei se há em PT)? Azar. os miudos não começam a aprender inglês na primária? e a net tá em inglês e os miudos nao deixam de navegar por causa disso. Bem mas isto estava bom de ver …. com tamanha incompetência dos nossos que mais se poderia esperar? e quem paga é sempre o mesmo, o zé povinho

    Fiquem bem e bom fim de semana

  17. Avatar de Mário Corajoso
    Mário Corajoso

    _____________________________________________
    Micro$ diz:
    4 de Outubro de 2007 às 11:25 am

    A Caixa Mágica está a fazer uma “Valente” magia…
    _____________________________________________

    É estranho que ninguem repare nos poucos comentários acertados que por cá se dizem…

    Enfim

  18. Avatar de aver
    aver

    Encontrei um site muito interessante, para cada grupo de programas (aplicações gráficas, multimedia e audio, utilitários, etc.) tem as principais versões comerciais e as alternativas open source.
    http://www.osalt.com/

    Discute-se muito o sistema operativo pago/gratuito, ou seja Microsoft-MacOS/Linux (nas suas várias distribuições). Convém não esquecer que, quanto a custos de software, o sistema operativo, em média, não representa mais de 10% do custo do software que se adquire. No site que indiquei e em outros, está-se a falar sobre os outros 90% que é uma fatia bem maior.

    Já se sabe que o Linux tem uma fatia pequena nos SO, o que não quer dizer que não deva ser devidamente conhecido e apoiado. É o que faz o New Yok Times (pende para o Ubuntu, tal como a Assembleia Nacional Francesa quando instalou o Linux nos computadores dos seus deputados) http://www.nytimes.com/2007/10/04/technology/circuits/04basics.html?_r=2&oref=slogin&oref=slogin

  19. Avatar de Quiroch@
    Quiroch@

    Tudo isto (leia-se comentários pró-windows) vai da inércia e preguiça do “povinho”, como tanto se deliciaram a dizer…
    Só porque aprenderam com o windows pirateado ficaram “viciados” nessa “droga rasca” …
    Eu testo regularmente vários Linux e a curva de aprendimento hoje em dia é tão simples e baixa como dos windows, só que a produtividade em ambientes Linux é bastante superior… a não ser que falemos em “joguinhos” …

    Pequeno exemplo, que já está (+/-) resolvido em windows e pode levar a uma perda imensa de produtividade: timeouts (hoje em dia de resposta da net: linux 20 segs a net tá ligada ou não, mas temos resposta – windows os time-out podem arrastar-se aos 10 min. em “reparação da lig. sem resultados) mas os que mais gosto são mesmo os de acesso a drives, em especial cd-roms mas tb dvds… devem de ter pouca memória…

    E já agora reitero, realmente se não tiver o solitário pra que serve o computador? e que melhor solitário que o MS? e agora q com o Vista até tem novas versões….

  20. Avatar de aver
    aver

    E se se venderem 2 mil milhões de computadores com o SO Linux ?
    É isso mesmo que vai acontecer com os computadores OLPC. O comentador do NY Times, David Pogue, diz que valem bem o dinheiro que vão custar (200 dólares, em vez dos 100 com que foi lançada inicialmente a campanha OLPC).

    http://www.nytimes.com/2007/10/04/technology/circuits/04pogue.html?em&ex=1191643200&en=54a7e1d4ece85192&ei=5087

  21. Avatar de António
    António

    O que eu acho é que se está a construir a casa pelo telhado, o que vai levar a gastos exorbitantes.

    Que tal, em vez de ensinarem (e mal) os meninos em TIC a trabalhar no Windows e MS Office, não começam aí a ensina-los a trabalhar com Linux/Open Office? aí sim, estaremos a criar pessoas que tratam o Linux por você (ao invês de sua excelência) e os custos com a migração diminuirão.

    Mas os custos com a manutenção manter-se-ão, pelo menos em termos de servidores empresariais/institucionais, ninguém no seu perfeito juizo irá instalar uma distribuição sem contrato de manutenção e é aí que as companhias como a Red Hat ganham os seus cobres.

    Inté