Kite – O tablet que suporta dual boot com Android e Linux

41 Comentários

As previsões indicam que 2013 será um ano de muitas novidades no segmento dos dispositivos móveis. Como já referimos em outros artigos, a venda de PC’s está em queda,de acordo com dados revelados pela IDC e Gartner, e cada vez mais os tablets tentam ocupar no mercado, o o espaço deixado pelos PC’s.

Se os PC’s suportam dual boot, ou seja, mais do que um sistema operativo nativo no mesmo equipamento, porque é que os tablet não oferecem também essa possibilidade? …mas parece que uma empresa já pensou nisso…vamos conhecer o Kite – O tablet que suporta dual boot com Android e Linux.

Kite_00

A empresa italiana DaVinci Mobile Technology começou a aceitar pré-registo para encomendas (ver aqui) do seu novo tablet Kite Full-HD. Trata-se de um tablet de 10,1“ com a capacidade de correr o Android 4 e o Ubuntu 12.04 (para arquitetura ARM).

Kite_01

Este tablet apresenta excelentes características, inclui suporte para teclado e rato USB e segundo informações da própria empresa, custará cerca de 309 euros sem iva (aprox. 370€ com iva)

Principais características
  • Processador: Samsung Exynos 4 Quad-core a 1,4 Ghz
  • GPU: Mali-400MP
  • RAM: 2 GB
  • Memoria de armazenamento interna: 32 GB
  • Ecrã: 10 polegadas Full HD, com resolução de 1920 x 1200 IPS
  • Câmara frontal VGA e câmara traseira de 2 MPx
  • Wi-Fi b/g/n
  • Bluetooth versão 4.0
  • Suporte para teclado e rato USB

Kite_02

Além das características referidas,  estará também disponível uma docking station para aumentar a produtividade com o equipamento, aliada a mobilidade que este oferece. A empresa DaVinci Mobile Technology fez já saber que o equipamento estará disponível a partir de Março de 2013.

Será que o suporte para dual boot, será um trunfo para o sucesso deste equipamento?

Homepage: davincimt

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Epal

    O meu Nexus 7 tem Android + Ubuntu. E o Ubuntu até funciona bem

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Epal, queres fazer um tutorial a ensinar como fazer dual boot?

      1. Avatar de Rolando
        Rolando

        1) Fazer o download dos seguintes ficheiros(Os links estão no topico do XDA-Developers):
        – multirom_v4_n7-signed.zip
        – TWRP_multirom_n7_20121220-2.img
        – Kernel w/ kexec-hardboot patch (stock 4.1.x): kernel_kexec_41.zip ou Kernel w/ kexec-hardboot patch (stock 4.2): kernel_kexec_42.zip Consoante a ROM que tens actualmente.
        – Ubuntu

        2) Copiar o multirom, ubuntu e o kexec para o nexus.

        3) Copiar para a pasta “Google Nexus 7 ToolKit\put_img_files_to_flash_here” o ficheiro TWRP_multirom_n7_20121220-2.img

        4) Ligar o nexus ao pc e fazer reboot em fastboot (bootloader)

        5) Flashar o TWRP_multirom com o seguinte comando: fastboot-toolkit.exe flash recovery TWRP_multirom_n7_20121220-2.img

        6) Reboot em Recovery Mode.

        7) Quando estiver no recovery, escolher a opção Install e instalas o kexec-hardboot e o multirom

        8) Ainda no recovery, voltar à homepage e escolher a opção Advanced -> MultiROM->Add ROM

        9) Mudar a ROM Type para Ubuntu e carrega Next. Na janela seguintes escolhes o ficheiro raring-preinstalled-desktop-armhf+nexus7.img.gz

        10) Fazer o Swipe para instalar. Demora cerca de 10min a instalar.. Depois de instalar fazer o reboot normal.

        11) Irá aparecer o multiROM e escolhes a 2º opção que diz: raring-preinstalled-deskto e depois carregas em Boot.

        12) Depois irá fazer a instalação normal do ubuntu.

    2. Avatar de Flash
      Flash

      Boas como corre o unbuntu no nexus 7 ele corre bem? Também da para a versão de 32g com 3g?

  2. Avatar de joão marcos
    joão marcos

    Tablet com dual boot não é um exagero?

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        A pplware podia ajudar a fazer dual boot de tablets.
        Era um bom artigo, certamente muitos inclusive eu iriam gostar muito.

      2. Avatar de joão marcos
        joão marcos

        Acho o dual boot tirar um pouco a comodidade do uso. Ora ou outra precisamos aceder a alguma coisa que está no outro sistema, tendo que reiniciar. E para mim o tablet está bastante ligado à comodidade. Preferiria poder escolher o sistema e manter só um.

        Até que pensando por outro lado, quem usa só um sistema pode simplesmente não aceder ao outro.

        Bom, mas ainda acho um exagero.

        1. Avatar de MrT
          MrT

          Percebo o teu ponto de vista, no entanto acho que os tablets deveriam de estar abertos ao dual-boot. Pois existe muita gente que gosta de testar varias roms, ver se o seu tablet corre Ubuntu, etc.
          Concordo, é que os tablets venham de fabrica só com um SO, mas que o etanto para quem queira, que tenham sempre formas simples de o utilizador poder fazer dual-boot.

          1. Avatar de Dogzilla
            Dogzilla

            Eu, por exemplo. Tenho o MultiROM instalado no meu Nexus 7 para poder experimentar várias ROMs e ter sempre a original intacta, com as aplicações do dia-a-dia e tudo o mais. Ainda não encontrei uma que me fizesse mudar e sinceramente não me parece que vá encontrar.

            Assim posso ir testando várias, mais do que duas até, ao mesmo tempo e sem problemas de perder dados e refazer tudo de novo.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Acho bem que dêm uma opção aos utilizadores dos tablets, agora terem 32GB de memória, acho um pouco por desenvolver, não?

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Não sei se tem cartão SD. Mas se tiver está o problema resolvido. Com o SD + a cloud, safaste perfeitamente.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Mesmo assim… querendo ter aplicações para por exemplo precisar de 100.. 200 GB e ter de andar a trocar de cartões e estar dependente de internet. O que não vale ter o meu pequeno 10’1 com 2 GB de RAM e com 250 GB de disco e teclado. Já agora, um disco exerno daqueles de 2,5” que não precisa de electricidade deve funcionar bem, tirando a parte do tablet, que passa a ser um tablet com um disco pendurado…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ja existem varios tablet com dual boot.
    Como por exemplo o sony viewpad .
    Têm sido bem recebidos este tipo de equipamento quer a nivel empresarial quer a nivel domestico.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Gosto mais do producto da DaVinci, e ainda por cima é europeu 😉

      cmps

  5. Avatar de RCS
    RCS

    Venham mais destes! Como amante de gadjets eu iria querer experimentar ambos os sistemas operativos. Quantos mais melhor! 🙂

  6. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    OS tablet’s se continuarem a evoluir assim, os pc’s que se cuidem.

  7. Avatar de SFedrick
    SFedrick

    actualmente o dual boot em tablets( ex: asus,acer,samsung)ja nao e grande novidade. A novidade e ja vir disponivel de fabrica sem ser necessario alterar o dispositivo… o exelente seria ter esse partido nos telemoveis mais potentes, apesar de conhecer um htc que funciona tanto com windows(6.5 7.5 7.8) como com android(2.2 ate 4.1.2, que nem sequer é dual-core ou ter memoria interna.
    Isto sim e como ter um pequeno pc(arm) no bolso…

  8. Avatar de S2
    S2

    Eu tenho dual boot no meu smartphone, Samgung S2.

    So posso dizer bem disso

  9. Avatar de MS-HELSINKI
    MS-HELSINKI

    Europeu? Essa foi a anedota do ano. Vós estais muito mal informados. Na verdade o equipemento é todo ele Chinês. Eu tenho a versao original, Ramos W30HD (podem confirmar). O que a marca europei fez, foi um debrand ao tablet original e adicionar um patch para correr os dois sistemas operativos.
    Todo o desenvolvimento é feito em Shenzhen (china).

    Há muita cosia boa a vir da China, com os mesmo componentes que samsung e LG a preços fantásticos. Façam uma procura…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Já agora, podes dizer o que achas desse Ramos W30HD?
      Eu estou interessado, mas tenho medo que a bateria seja fraca demais…

  10. Avatar de Adriano
    Adriano

    Sou utilizador Linux.
    Sim penso que sim se o Linux carregado for o Ubuntu.
    Sucesso garantido.

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Eu cá gostaria que fosse possível a utilização de outras distribuições. E há que ter em conta que Ubuntu num tablet não é propriamente a coisa mais intuitiva de sempre. Eu tenho e sei do que falo.

      No entanto, se refizerem a interface gráfica e a fizerem mais “touch-friendly”, acredito que seja positivo.

  11. Avatar de Carlos Santos

    Eu acho que se querem substituir um desktop (que eu não gosto da ideia, comprei um peça por peça e estou muito satisfeito, muito mais que um portatil, espero claro ter um tablet para complementar) deveriam desenvolver tablets que nos permitissem escolher o seu sistema como android, windows ou linux (já que o iOS é exclusivo, e ainda bem).

    Estes pouco trazem novidades, é apenas hardware.

    1. Avatar de Adriano
      Adriano

      Isso seria uma grande ideia.
      E estou convencido que ainda vai ser possível formatar e instalar (semelhança dos pcs) o sistema operacional da nossa preferencia em tablets.

      1. Avatar de sfedrick
        sfedrick

        isso possivelmenteta mais perto de aontecer nas tablets com arquitetura x86…apesar disso sou de acordo contigo, ao que devia ser mais facil instalar softwares/ firmwares em tablets. o ideal seria escolher o software na compra da maquina, claro oxilando o preço…

  12. Avatar de Silva
    Silva

    Para quem não conhece este tablet, é um clone do RAMOS w30HD, um tablet chinês(um grande maquinão, tive um encomendado e que decidi cancelar apenas porque encontrei um Asus TF300 baratissimo)mas que vem com a possibilidade do dual boot.
    Como em tudo o que é tecnologia mais não significa melhor, depende do uso que cada um lhe der.

    Specs detalhados (RAMOS W30HD)
    http://www.ramos-tablet.com/ramos-w30hd-quad-core-10-1-inch-1920-1200-resolution-ips-screen-android-tablet-pc.html

    InGadget Review Video
    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ZZaZtniMxo4

  13. Avatar de hm
    hm

    Boas;

    Acho que o tutorial para o dual boot mais completo é este:
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2011403

  14. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Um tablet com Android e Windows 8 é que poderia bem ser o melhor de dois mundos… 🙂

  15. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Só comprarei um tablet quando conseguir correr o word, excel…. até lá não me cativam.

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Estás a falar dos programas em si e não do formato de ficheiros, correcto?

  16. Avatar de Preto
    Preto

    Viva,
    qando tentei e consegui segui este tuto feito pelo Phillc.
    http://stream0.org/2011/11/24/dual-booting-android-and-linux-on-asus-transformer-part-two/

    Para quem gostas de “aventuras” é interessante, mas aventuras tranquilas…

    Nuno Preto

  17. Avatar de zeca
    zeca

    pc é pc, tablet é tablet!! n misturem as coisas pá!…

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Há quem queira misturar. E olha que parte exactamente dos fabricantes. Ainda ontem estive na FNAC e é espantosa a quantidade de equipamentos do género do ASUS Transformer Prime TF201 que já existe, de vários fabricantes.

  18. Avatar de Gomes
    Gomes

    Acho muito bem começarem a abrir os tablets para escolhermos qual o SO que queremos, assim poderemos utilizar Linux com e17 , plasma active(KDE) e outras GUIs que tem sido adaptadas para touch.

    Pode ser minha ignorância mas tinha ideia que o GPU: Mali-400MP não tinha drivers para linux ainda. Falo porque aqueles mk808 e mais recentes acho que também utilizam esse GPU e não existem drivers para eles em linux

  19. Avatar de Arucard
    Arucard

    Uma alternativa possível ao dual-boot (especialmente com tablets Android de fábrica) seria a virtualização de um sistema Linux a correr sobre o sistema Android original.
    Até ao momento não conheço nenhum projecto que se torne o VirtualBox do sistema Android, embora exista no Google Play programas que permitem correr um sistema Linux sobre o Android como se fosse uma camada de compatibilidade, mas a sua usabilidade é muito limitada.
    Existe uma versão que nem precisa de desbloquear o tablet (root), mas acaba apenas para correr uma versão modificada do Gimp, do Abiword e o Gnumeric, uma vez que a intenção original do autor era correr o LibreOffice num sistema Android.
    https://github.com/pelya/cuntubuntu
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cuntubuntu

  20. Avatar de Renato faria
    Renato faria

    Eu no meu nexus 7 tenho o bhodilinux o plasma active o ubunto 13 e a ROM original com o multirom

  21. Avatar de clodoaldops
    clodoaldops

    -com tantos virus e malwares p/ android eu acho excelente a possibilidade de usar ubuntu num tablet