KDE 4.4 “Caikaku” no Ubuntu

28 Comentários

Os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. Pessoalmente uso o Gnome mas sei que o KDE é bem mais bonito e atraente, possuindo mais ferramentas. A nova versão do KDE foi lançada dia 9 de Fevereiro e traz consigo uma colecção de aplicações inovadoras para os utilizados de software livre. Das novidades destaca-se a inclusão de novas tecnologias para acesso a rede sociais e ferramentas colaborativas. De acordo com a KDE, foram corrigidos 7293 bugs até ao lançamento desta versão.

KDE

Vídeo de demonstração do novo KDE 4.4

Como instalar o KDE 4.4 no Ubuntu

Adicionar repositório

sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports

Para fazer upgrade do KDE

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Para instalar

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-uprade
sudo apt-get install kubuntu-desktop


Homepage: KDE

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Bom trabalho, já temos algo em que nos podemos inspirar 😀
    Ir sempre à Apple é abusar, pá 😛

  2. Avatar de running_wild

    Muito bonito e em média quanto de ram ocupa o KDE??
    Por exemplo,no meu caso com ubuntu/gnome acabado de iniciar ocupa 160Mb Ram.

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      O consumo de RAM depende muito dos componentes que tens em execução. Neste momento em Arch Linux, e depois de um uptime de várias horas, o componente do KDE que está a consumir mais memória é o kwin (gestor de janelas/efeitos gráficos) com 36MB; depois tenho o plasma-desktop com 30MB, kopete com 21, etc.

      Depois de vários anos a utilizar o Gnome, posso dizer-te que do ponto de vista da desempenho/utilização de recursos serão relativamente semelhantes.

      Se quiserem experimentar o KDE, recomendo que não o façam no Kubuntu (pelo menos nas versões anteriores), sob pena de poderem encontrar alguns problemas de estabilidade.

      Neste momento estou a experimentar o Arch exclusivamente por causa do KDE e estou simplesmente a adorar. A distribuição tem uma curva de aprendizagem um bocado elevada para quem vem do Ubuntu, mas tem a vantagem de ser uma distribuição do tipo on rolling release, onde temos sempre o sistema actualizado (embora isto possa ser um problema para quem não quer meter as mãos na massa para revolver problemas que possam surgir).

      O KDE 4.4 está simplesmente fantástico: bonito, prático e funcional, com uma coerência e beleza visual impressionantes. Parabéns ao Nuno Pinheiro pelo seu excelente trabalho no desenho deste ambiente gráfico.

      1. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        gostei da tua explicação. Vê-se que estás dentro do assunto. ou estarei enganado?…

        1. Avatar de phoenux
          phoenux

          Isto de “estar dentro do assunto” é bocado relativo: quanto mais sabemos sobre um assunto, mas temos a noção que muito mais há a aprender.

          No caso do KDE os meus conhecimentos são meramente os de um utilizador que acompanha com algum interesse as muitas inovações que têm sido introduzidas neste ambiente.

          Para quem quiser saber mais sobre o KDE recomendo que sigam o blogue no Nuno Pinheiro (http://pinheiro-kde.blogspot.com/), ou então os canais normais de informação técnica como o Linux Today, Slashdot ou OSNews.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Devo dizer que o KDE se inspira muito no mac e no windows criando no entanto melhorias em relação ao que já existe.

    Estão de parabéns!

    Neste momento o que falta ao linux é as empresas fornecerem as suas aplicações também para linux.

  4. Avatar de carlos
    carlos

    posso instalar em paralelo com o gnome, certo? se sim, como faço para alternar entre os dois?

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Ao instalares o kubuntu-desktop no teu ubuntu ficas com opção de escolher o ambiente com que queres iniciar a sessão. Ou seja, no login, podes escolher iniciar o Gnome ou o KDE

    2. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      sim, dá! Uma vez uma prof para nos mostrar os vários ambientes gráficos (gnome/KDE/xfce) conseguia escolher antes de fazer login. como não sei.

      se estiver enganado corrijam me.

    3. Avatar de phoenux
      phoenux

      Como o Paulo e o Pedro disseram, e muito bem, podes ter vários ambientes gráficos instalados em simultâneo e optar pelo que preferires no momento da autenticação.

      Pessoalmente, a principal desvantagem (que para alguns poderá ser uma vantagem) de teres dois ambientes instalados, é que terás aplicações nativas KDE no Gnome e vice-versa, o que poderá afectar a coerência visual entre aplicações, uma vez que utilizam motores/temas diferentes por omissão (qt no caso do KDE e GTK no caso do gnome).

  5. Avatar de Miguel B
    Miguel B

    Já agora podiam colocar as instruções para desinstalar o KDE do Ubuntu, caso não agrade.

    Sou fã do Gnome, mas gostaria de experimentar esta actualização do KDE com a hipótese de poder voltar a desinstalar.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      “apt-get remove kubuntu-desktop”

      😉

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      @ Miguel B

      Tens aqui a resposta à tua pergunta:
      https://pplware.sitedev.pt/2009/09/11/dica-linux-remova-o-kde-ou-xfce-do-ubuntu-e-volte-ao-gnome/

      Não é tão simples quando o @ Paulo diz, visto que quando instalas o pacote ‘kubuntu-desktop’ ele instala um monte de aplicações nativas do KDE que depois não são removidas quando desinstalas esse pacote.

      1. Avatar de Miguel B
        Miguel B

        Pois, tinha a ideia que ao instalar o ambiente KDE, é instalado um monte de aplicações nativas do KDE.

        Obrigado pela informação, quando quiser desinstalar vou dar uma vista de olhos no artigo do pplware:

        https://pplware.sitedev.pt/2009/09/11/dica-linux-remova-o-kde-ou-xfce-do-ubuntu-e-volte-ao-gnome/

        Obrigado 😉

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        é realmente, mas o aptitude não remove as dependencias?

  6. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    De facto, pode dizer-se que o KDE é lindo!
    No entanto, a (curta) experiência que tive no ubuntu não foi muito positiva.
    Mas hei-de seguir a sugestão ali do @ phoenux 🙂

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O KDE é de longe o mais interessante ambiente gráfico no Linux. Isto para máquinas com alguns recursos. Para poucos recursos e não menos interessante o XFCE. Tenho uma máquina que tenho estado sempre a instalar os KDEs À medida que vão saindo (RCs), mas depois de colocar o KDE 4.4 final tive um desgosto, as teclas de acentos fazem-nos logo, não espera pelo caracter. Poderá ser um bug, pois em aplicações openoffice está tudo bem, mas em Kate, Programas MSN, não se consegue acentuar palavras. De resto o ambiente está muito bom.

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      Suponho que tenhas experimentado o KDE com o Ubuntu, certo? Basicamente as aplicações GTK funcionam, mas as QT apresentam problemas. Esse foi um dos problemas que também encontrei e penso que está relacionado com o SCIM/SKIM (https://help.ubuntu.com/community/SCIM e https://wiki.ubuntu.com/SCIM). Como isso já foi à alguns largos meses, não me recordo como é que na altura resolvi isso, mas creio que foi via fóruns do ubuntu.

      1. Avatar de Anderson Gama

        Eu coloquei no meu blog a(s) maneira(s) de resolver a questão da acentuação. Segue o link: http://smash-se.blogspot.com/2010/02/resolvendo-problemas-de-acentuacao-no.html

  8. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Iniciei no Linux com o KDE 3.x no Kurumin do Carlos Morimoto, utilizei-o nas versões 3,4,5,6 e 7.

    Após a “morte” do Kurumin continuei no mundo Linux utilizando o Big-Linux, também utilizando o KDE 3.5.

    Sempre utilizei o KDE e tinha aversão ao Gnome.

    Mas no final de 2009 tudo mudou: na marra comecei usar o Ubuntu e mesmo odiando o “Nautilus” acabei me acostumando com o Gnome.

    Hoje minhas duas máquinas tem WVista e Ubuntu 9.10 transformado em Mac-Os através do excelente Mac for Lin.

    Embora meu Gnome tenha pelo menos 40% de programas KDE, não pretendo mais sair dele, obrigado pela disca

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      Compreendo perfeitamente o que dizes: eu utilizei durante muitos anos o Gnome e sinceramente, com o recurso a ferramentas como o Gnome-Do e o Compiz não era preciso mais muito mais… Mas ao acompanhar o grande trabalho que foi feito na versão 4 do KDE, onde todo o sistema foi reescrito de raiz, verifiquei que este sistema estava a evoluir, introduzindo novos paradigmas na utilização de um ambiente de trabalho.

      Comparando o com o KDE, o Gnome 2.x parece que parou no tempo (embora sejam por vezes adicionadas funcionalidades interessantes, como por exemplo os separadores no nautilus); no entanto esta “lentidão” permite ter uma estabilidade considerável quando comparando com sistemas mais dinâmicos, como neste momento é o caso do KDE.

      As características que acho mais interessantes no KDE são as notificações integradas, as actividades (um conceito mais avançado do que as áreas de trabalho, onde cada área de trabalho pode ter funcionalidades e comportamentos completamente diferentes das restantes), e o desempenho e coerência geral do ambiente.

      Mas nada como experimentar. Garanto-vos que irão ficar surpreendidos.

  9. Avatar de Pires

    Actualizei po 4.4 no meu Linux openSUSE acabei por lixar tudo -.-‘ pc não se arrasta não sei porqe algum programa qe não é compativel ou assim :S 🙂

  10. Avatar de Wagner Filho
    Wagner Filho

    Uma correção:

    sudo apt-get dist-uprade

    Coloque

    sudo apt-get dist-upgrade

    Tava faltando o g do dist-upgrade

    Abraços do brasil!

  11. Avatar de nuno pinheiro

    Só para dar os parabéns pelo blog, e agradecer as palavras muito simpatias :).
    O kde 4.5 em princípio deve fechar o ciclo de estabilização da plataforma kde 4.x com todos os pilares integrados, (isto foi uma loucura até agora.)
    Mas quando o KDE série 4 deve is até a versão 4.10 4.11 eu só posso imaginar o que será por essa altura, acho que para quem tem acompanhado a evolução desde o 4.0-4.1 não pode deixar de ficar impressionado pela velocidade de crescimento.
    No meu cantinho do KDE (oxygen) o trabalho feito ate agora é brutal com mais de 30000 horas de trabalho investidas nele. E a contrário de outros projectos do genro totalmente feito pela comunidade.

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      Olá Nuno.

      Sim, a evolução é simplesmente fantástica; acho que vocês demonstraram grande coragem em decidir redesenhar completamente o KDE, uma jogada arriscada mas que acho que provou ser a escolha acertada.

      Acompanhei o processo desde que decidiram redesenhar todo o ambiente gráfico, passando pelas vozes discordantes de alguns utilizadores da versão 3.X, assistindo ao lançamento da versão 4.0 (onde estava o conceito, mas onde ainda existiam os problemas de estabilidade referidos nos avisos da equipa de desenvolvimento), até à versão 4.3 onde a meu ver o KDE atingiu um marco de estabilidade que me fez eleger este ambiente para o MEU ambiente gráfico. A versão 4.4 apareceu como uma simpática surpresa, com novidades bastante interessantes.

      Pessoalmente, admiro e agradeço o vosso esforço e dedicação neste fantástico projecto.

  12. Avatar de claudiomcsilva
    claudiomcsilva

    segui os passos, instalou, em principio estaria tudo bem, reinicia, ecrã de login e ….. não responde o teclado… alguém acontece o mesmo? alguma sugestão?
    Estou a utilizar o vmware player.