Karmic Koala Ubuntu 9.10 Beta já saiu

28 Comentários

A primeira versão beta do Ubuntu 9.10 com o codename “karmic Koala” foi ontem anunciada pela equipa de desenvolvimento do Ubuntu.

Uma das novidades (que seria bom em todos os sistemas operativos) é o tempo de boot. Segundo informações da arstechnica, o boot pode apenas durar 5 segundos em máquinas que usem discos SSD e 25 segundos para máquinas com HD.

ubuntulogo910beta

Outras características:

  • Gnome 2.28
  • Empathy como IM em vez do Pidgin
  • Ubuntu Software Center, que substitui o “Adicionar/Remover  Programas” no menu das aplicações.
  • Integração com o Ubuntu One
  • Sistema de ficheiros ext4 por omissão, que acelera o acesso ao disco
  • Melhor suporte a ambientes de Cloud Computing, como o Amazon EC2

Segundo o calendário oficial de desenvolvimento, o Ubuntu 9.10 “Karmic Koala” deve ser lançado dia 29 de Outubro.
Download: PC (Intel x86) desktop CD
Download: 64-bit PC (AMD64) desktop CD
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de prom

    Mal posso esperar 🙂

  2. Avatar de Ryan
    Ryan

    Espero que venha com melhoramentos em relação ao Jaunty. Não consigo configuar dongles bluethoot apenas da versão. Espero que este já venha com essas melhoramentos e outros. A minha máquina tem 5 anos e deveria funcionar melhor com o Ubuntu. De toda a maneirap refiro Ubuntu a MS XP.

    1. Avatar de psychok7
      psychok7

      o novo gnome ja tem suporte “especial” para bluetooth, por isso acredito k nao teras mais problemas

  3. Avatar de Simões

    E em relação à velha questão? Existe alguma novidade para os utilizadores com placas ATI?
    Eu ainda estou preso à versão 8.04, a ultima em que consegui o driver da gráfica para aquilo mexer um pouco. Mesmo assim é um problema quando o Firefox carrega vídeos ou muitas animações. Nem se mexe. . .

    1. Avatar de ricardo

      amigo infelizmente a ATI nao da mais suporte a placas antigas, porem as placas open source da ATI estão muito boas ou melhor… recomendo utilizar a nova versão

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Eu estou a usar os drivers open source também porque não tive outra alternativa uma vez que o suporte cessou mesmo… =(

        Os drivers open source estão melhores do que esperava, pelo menos correm muito bem o compiz excepto alguns glitches que se vêm no ecrâ às vezes do lado direito mas nada de grave.

        Eu já aprendi a lição: Placas ATI nunca mais… pelo menos enquanto eles não mudarem a sua atitude

        1. Avatar de TEAGO
          TEAGO

          Eu tbem estou preso no 8.04 por causa da placa de video ati radeon xpress 200. Uso dois monitores, dual head para trabalhar, mas infelizmente as duas ultima vesões não funcionaram corretamente. Fiz o download do Kermic ubuntu (9.10) BETA e me parece que o problema foi corrigido parcialmente. Não trava mas dependendo a resolução da tela não consigo fazer dual head. Espero que a versão final funcione tudo corretamente!

          []s!

          1. Avatar de TEAGO
            TEAGO

            Segue o erro. Acontece depois de um tempo de uso com janelas abertas, mas conhecido como MOSAIC:

            http://www.futuria.com.br/error/Image017.jpg

            Espero que o Kermic resolva isso! 🙂

  4. Avatar de underzone
    underzone

    29 de Outubro no mesmo dia do W7

    pra fazer concorrencia…..

    vamos ver como vai sair esta guerra…

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      mas é guerra?
      – Um é gratuito outro é bem pago

      – Um tem um marketing simbólico nos corredores da tecnologia, o outro tem uma máquina oleada e com milhões para gastar.

      – Um mostra qualidades, outro infiltra-se nos OEM’s

      guerra não diria, está muito mais próximo de uma guerrilha.

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Pois, e para mim um é melhor que outro, por isso estou a usar o 7! 😛
        (Só para picar! :D)

    2. Avatar de Bill Brasky
      Bill Brasky

      Os calendáios são practicamente fixos.. se reparares, a proxima versão deve sair a 25 de Abril ou 2 ou 3 dias de distancia disso e depois novamente a 27 ou 29 Outubro e por aí fora… Não me parece que seja uma questão de concorrência.

      Usei o Ubuntu como único sistema operativo durante um ano e meio e só digo maravilhas. Agora estou com o Windows 7 porque estou a gostar… são ambos produtos com muitas qualidades.. ambos com as suas virtudes e defeitos. Quem beneficia é sem dúvida o consumidor.

  5. Avatar de MiKe Rastor

    Tenho estado a usar desde o Alpha 4 e estou a adorar, especialmente os melhoramentos em relação à aceleração gráfica, visto que nao posso usar o driver proprietário 😀

    1. Avatar de psychok7
      psychok7

      usas no dia a dia? costumas ter problemas?

    2. Avatar de Bassuma
      Bassuma

      Se o suporte a minha placa de vídeo SIS mirage melhorar volto do mandriva pro ubuntu, meus vídeos em HD não rodam bem no ubuntu

    3. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      A tua placa também é uma ATI?

      Notas melhorias na performance?

  6. Avatar de iGama

    Até agora esta versão não me tem dado problemas, bons tempos de respostas e Algumas melhorias a nivel de usabilidade para o utilizador.

    Quem tem ATI, o problema não é do Ubuntu é da AMD/ATI mm. Relembro que a ATI já não suporta as placas inferiores a HD2000 , todas essas placas , como as 9200 etc etc só funcionam com os drivers OpenSource que já veem instalados de Origem no Ubuntu. Isto não é grava para as placas da serie 9xxx pk funcionam mt bem, mas para as ultimas a aceleração 3d deixa a desejar.

    Com Nvidia não há problemas nenhuns, eles preocupam-se com os utilizadores e actualizam os drivers , incluindo os Legacy, para funcionar nos novos Kernel’s .

  7. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Eu tenho pena de quem usa linux!

  8. Avatar de MagoX
    MagoX

    EU TAMBEM TENHO !!! E muita…

  9. Avatar de iGama

    Voces têm pena de quem usa Linux? right…

    Eu não uso windows a 4 anos, e a nivel profissional nem quero ver windows a minha frente.
    – Quando vou a um cliente, trato normalmente de uma máquina Linux em 1/3 do tempo que trato de uma Windows
    – não tenho virus nem problemas de segurança
    – O Sistema simplesmente funciona (hardware nem se fala, nem me lembro o que é perder tempo a procurar drivers na net )

    Querem usar Windows? Usem a vontade 🙂 Eu tenho pena de quem usa Windows 🙂

    1. Avatar de Bassuma
      Bassuma

      Eu tbm tenho pena de quem usa windows mas quanto aos drivers discordo de vc, os drivers do meu scaner so
      estão disponiveis em rpm, so consigo imprimir no ubuntu

    2. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      É por isso que tenho pena…

      ” iGama says:
      4 de Outubro de 2009 at 12:23 pm

      Voces têm pena de quem usa Linux? right…

      Eu não uso windows a 4 anos, e a nivel profissional nem quero ver windows a minha frente…”

  10. Avatar de Manuel José
    Manuel José

    Como sempre a guerra windows vs. linux. Eu uso os dois e não visto a camisola nem de um nem de outro. É bom que haja concorrência, pois assim temos mais evolução e somos melhor servidos. Só temos a ganhar com a concorrência. Vejam o exemplo do windows vista. Foi um fracasso que fez com que muitos mudassem para o linux e o Mac Os. E graças a isso, o windows 7 está espectacular. Não estou a falar da RC, estou mesmo a falar da final, que por ser estudante universitário tive acesso mais cedo pelo MSDNAA. Se não houvesse concorrência ainda estávamos a usar o windows vista, ou talvez o windows ME, todos contentes porque não tínhamos alternativa.

  11. Avatar de escriba666
    escriba666

    Baixei pelo (update-manager -d) e realmente está deixando muito a desejar ainda, muitos plugins não funcionam, outras funções estão truncadas, o visual é muito bonito mas a funcionalidade tem que melhorar muito até sair, por isso é beta …

    1. Avatar de Bill Brasky
      Bill Brasky

      será melhor se instalares de raiz… Os updates fica sempre meio coxo.

  12. Avatar de xtugap
    xtugap

    beta????
    RC sff :D:D

  13. Avatar de Diogo Almeida
    Diogo Almeida

    Instalei o update e FANTÁSTICO, adorei adorei!
    Tinha muitos pacotes obsoletos, optei por os remover assim que o wizard me pediu, tudo continua funcional, sem lixo, actualizadinho e embora beta está super estável mesmo com os hacks que lhe fiz anteriormente.

  14. Avatar de João Faria
    João Faria

    Venha mais esse, pois o pessoal, está cada vez mais entusiasmado.