O Kali Linux também já pode ser instalado no Windows 10

75 Comentários

A aproximação da Microsoft e do Windows ao mundo Linux tem levado a uma integração cada vez maior entre estes dois sistemas. A prova disso é a inclusão do Ubuntu e de outras distribuições no Windows 10, inclusive já presentes na loja de aplicações do Windows.

Abrindo ainda mais este leque, surge agora uma novidade, que irá interessar a todos. O Kali Linux está agora disponível para o Windows 10, de forma oficial e pela loja de aplicações.



O Kali Linux é uma das mais conhecidas distribuições Linux dedicadas às avaliações de segurança e a testes de penetração em redes e aplicações. Com um historial largo, é a escolha óbvia no que toca a análise forense e à investigação de problemas de segurança em redes.

O Kali Linux chegou ao Windows 10

Esta distribuição era tipicamente usada como um sistema operativo nativo ou, em opção, usada numa live pen, mas agora uma nova alternativa passou a estar disponível. A equipa que desenvolve o Kali Linux anunciou que trabalhou de forma próxima com a Microsoft e criou mais uma distribuição que pode ser usada no WSL (Windows Subsystem for Linux).




anterior próxima

Claro que a integração do Kali Linux no Windows 10 tem algumas limitações, como é referido pela própria equipa que desenvolve esta distribuição. A mais importante delas é mesmo a falta de acesso aos RAW Sockets.

Ainda assim, a sua presença no Windows 10 é uma mais-valia para quem usa esta distribuição, uma vez que não obriga a estar a reiniciar o PC sempre que a quiserem usar, porque vai estar integrada com o Windows.

Como instalar o Kali Linux no Windows 10

Instalar o Kali Linux no Windows 10 não é diferente do processo de instalação de qualquer outra distribuição Linux no Windows. Apenas precisam de ativar o WSL, executando o comando abaixo numa janela de Power Shell, com permissões de Administrador.

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux

De seguida só necessitam de aceder à loja de aplicações do Windows e procurar por “Kali Linux” ou aceder diretamente. O passo final é carregar no botão Instalar e aguardar que este processo termine.

O vídeo abaixo, do próprio Kali Linux, explica este processo em detalhe e apoia caso necessitem.

A instalação das ferramentas adicionais dos repositórios do Kali Linux é feita com recurso ao comando apt-get, como é normal. Por exemplo, a instalação da Metasploit Framework é feita com os seguintes comandos:

apt-get update
apt-get install metasploit-framework

Notem que algumas dessas ferramentas podem ser identificadas pelos antivírus como malware, o que é normal. Podem contornar isso criando exceções no antivírus ou desabilitando-o temporariamente.

Depois de instalado e configurado, o Kali Linux fica pronto a ser usado, sendo mais uma excelente ferramenta para terem no Windows 10, para vos ajudar nos testes de segurança.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Está giro esta da Microsoft, entao cada vez mais é Linux!…eheheh

    Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux

    lxrun /install

    git clone https://github.com/RoliSoft/WSL-Distribution-Switcher.git
    cd WSL-Distribution-Switcher
    python get-prebuilt.py kalilinux/kali-linux-docker
    python install.py rootfs_kalilinux_kali-linux-docker_latest.tar.gz
    lxrun /setdefaultuser root

    bash

    export LANG=C
    apt-get update
    apt-get dist-upgrade

    et voilá!

    1. Avatar de arc
      arc

      IMPORTANTE

      Esqueci de dizer, que as directivas descritas acima por mim, … é o procedimento para a instalação completa do Kali Linux no Windows 10.

      Pedro Simões, convém deixar claro, que para instalarem no Windows 10 no Kali Linux, é necessário, estarem com Windows 10 Fall Creators Update ou uma versão posterior.
      Caso NÃO seja esta a condição, o utilizador fica impossibilitado de realizar a instalação.

      Tutorial completo, para instalarem o Kalizinhu!!!

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      … só falta é passar a ser código aberto e com kernel linux… ai é que a coisa ficava dificil para a concorrência.

      1. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        A coisa já é difícil para a concorrência..

      2. Avatar de Samuel Sousa Pereira
        Samuel Sousa Pereira

        E mudar o nome para Microsoft Linux

    3. Avatar de T C
      T C

      Obrigado por partilhares este pequeno “manual”, comentários como este e pessoas como tu enriquecem este tipo de artigos de conhecimento. Parabéns a ambos (incluo o autor)!!

      1. Avatar de arc
        arc

        TC, muito obrigado pelas suas palavras. É isso mesmo, basta um Obrigado mesmo, é sinal que fui útil para alguém.

        1. Avatar de Pj
          Pj

          A partilha do conhecimento sem nada em troca é de louvar!!!!!
          Obrigado ArC…….

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Arc tenho este problema:

      root@DESKTOP-8EGS45S:~/WSL-Distribution-Switcher# ls
      get-prebuilt.py install.py ntfsea.py __pycache__ switch.py
      get-source.py LICENSE.md ntfsea_x64.dll pyinstaller.spec utils.py
      hook_postinstall_all.sample.sh ntfsea ntfsea_x86.dll README.md
      root@DESKTOP-8EGS45S:~/WSL-Distribution-Switcher# python get-prebuilt.py kalilinux/kali-linux-docker
      -bash: python: command not found

      podes ajudar?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        essa é fácil! Tens de instalar o (compilador) python

  2. Avatar de arc
    arc

    Pedro SImões….parabéns pelo artigo.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Trasansa a cheiro de virgen aqui, nerds iam todos pa fogueira, debaixo da terra r que estao bem

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Rodrigo se não consegues sair do armário sozinho há psicólogos que te podem ajudar… já que gostas tanto de estar aqui no meio dos nerds

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Quando saires de casa dos pais e arranjares uma mulher talvez te respeite, nerds vivem em caves e excitam se com pcs..sao uns tristes despreziveis

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ao ganhar o teu respeito passas certificado a dizer que respeitas?
            E mais importante esse diploma vem escrito sem erros?

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        isso com um beijinho passa ♥♥

      3. Avatar de Moreira
        Moreira

        Que artista, deves ser mesmo muito limitado de certeza. Sabes quanto é 1 + 1?
        Qual o teu emprego? empregado fabril ou trabalhas na construção civil ?
        Nerds sabes o que isso é ? Deves ser um garanhão já tens mulher lool.
        Que cromo, ate gostava de saber o teu ordenado e as tuas condiçoes de trabalho até ver uma foto da tal mulher, para a gente se rir um pouco.
        Abre os olhos Nabo.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pelo cantar deste melro, ele já comeu muita minhoca!

      5. Avatar de T C
        T C

        Sr Rodrigo, que comentário dão depreciativo. Já agora, sabe o que isso quer dizer? Não?! Calculei, coisa que também deve ser difícil para si (fiz um trocadilho com calcular, contas, matemática, só para ter a certeza que estamos no mesmo nível de conhecimento para esta conversa). Agora, pode sempre nerdar um pouco, e procurar no Google o que significa depreciativo, há dicionários que o ajudam.

        Também convém notar que ser nerd não é sinónimo de ser virgem, pois eu garanto lhe que sou um “nerd” que já teve mais experiências no campo “não virgem” que você. E de certeza que com mulheres de um nível físico, e intelectual, bem superior às suas. Principalmente na última, que para lhe darem o número, devemos estar a falar de nível mínimo.

  3. Avatar de arc
    arc

    E começam logo muito excitados: “We’re excited to announce that you can now download & install Kali Linux via the Windows Store!
    Our community expressed great interest in bringing Kali Linux to WSL in response to a blog post on Kali Linux on WSL. We are happy to officially introduce Kali Linux on WSL .”

    Esta Tara Raj, deve ser uma rica prenda!!!

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Parabéns pelo artigo… no entanto, na minha máquina (não tenho Insider Preview) o comando do Powershell executa bem, mas no restart o Windows 10 diz-me que as atualizações não conseguiram ser executadas. E o shell KALI depois não corre, dizendo-me que WSL está em falta… alguma dica?
    Thanks

    1. Avatar de arc
      arc

      Henrique, a pensar nisso mesmo, eu já respondi anteriormente.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Eu tenho o 1709 Home…e tudo atualizado…

        1. Avatar de arc
          arc

          @ Henrique, está resolvido o seu problema?

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Nope…

          2. Avatar de Henrique
            Henrique

            noutra máquina, mesmo user MS, mesma build e o WSL instalou e ja tenho shell… é estranho

          3. Avatar de Henrique
            Henrique

            Resolvido. Mais abaixo a explicação. thanks

        2. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          Será por ser a “Home”?
          Tenho ideia que li algures que teria de ser Pro ou Enterprise…

          1. Avatar de arc
            arc

            Penso que não seja por aí o problema do @Henrique, mas sim pela forma em como está a executar os procedimentos de instalação. Alias, desde a build 1607 e superiores que o WSL está presente.

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        …bom eu tenho a virtualização ativa na BIOS, para brincar às distros Linux…quando tiver paciência vou desabilitar para ver se resulta…. embora não tenha lógica nenhuma…

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Resolvido. Era uma aplicação VPN… desinstalei…é assim o update para WSL instalou bem…por isso funcionou bem noutra máquina! Check the difference 🙂 Thanks anyway

  5. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “A equipa que desenvolve o Kali Linux anunciou que trabalhou de forma próxima com a Microsoft “, não sei se é bom ou mau……………..

    1. Avatar de arc
      arc

      Amilcar, pode desenvolver a sua ideia, sff?

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Apenas um desabafo. 😉

        1. Avatar de arc
          arc

          Apesar de todos aqui saberem que não uso Microsoft Windows para nada, não deixa de ser verdade cada vez a aproximação da Microsoft ao Linux de um modo global. Aliás a mesma Microsoft, é sponsor Premium da Open Source (https://opensource.org/sponsors).

          Sem qualquer constrangimento, do caminho que a própria Microsoft possa vir a ter nesta “parceria”.

          1. Avatar de okapi
            okapi

            A aproximação da MS ao Linux não é de hoje da maneira que pões as coisas até parece que foi ontem, mas não, tem 12 anos. Essa aproximação vem desde 2006 a quando do acordo de interoperabilidade com a Novell/SuSE /openSuse e que na altura foi muito criticado por ambos os lados do utilizadores e afinal a aposta foi muito boa , os outros é que se atrasaram e vieram 10 anos depois.

      2. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Onde andam os Admin????

  6. Avatar de alopes
    alopes

    !!!!!!!!!!!!!!!!$ apt-get dist-upgrade
    E: Could not open lock file /var/lib/dpkg/lock – open (13: Permission denied)
    E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), are you root?

    Dá este erro alguma sugestão?
    mesmo executando como administrador.

    nem o comando:
    !!!!!!!!!!!!!!!!$ lsb_release -a
    -bash: lsb_release: command not found

    alguma sugestão de como ultrapassar?

    1. Avatar de arc
      arc

      Desculpe modo de Admin onde “$ apt-get dist-upgrade” ?

      1. Avatar de alopes
        alopes

        Esqueça essa frase…

    2. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      Modo admin n é com $, é com #… Para isso: $sudo su

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      deve-se ser root para executar esses comandos alopes…
      tente algo como $sudo su [enter]

      ai o $ vai se tornar #….
      estará livre para fazer

      1. Avatar de arc
        arc

        Pois é isso mesmo, os environments, são distintos….power shell admin no Windows 10, é totalmente antagónico ao root user no Linux.

    4. Avatar de Marco
      Marco

      Ou então:
      sudo apt update em vez de estar a fazer sudo su

    1. Avatar de Pedro Simões

      Já se tinha falado nas novas distros Linux na loja de apps da Microsoft:
      https://pplware.sitedev.pt/linux/ubuntu-suse-fedora-loja-apps-windows/

      1. Avatar de arc
        arc

        Sim claro, mas eu falei no Debian, ficou disponível ontem.

  7. Avatar de alopes
    alopes

    Vou tentar como indicam. Obrigado

  8. Avatar de Wall
    Wall

    Agora os hackudos mirins (aka script kiddies) vão fazer a festa.

  9. Avatar de arc
    arc

    P Simões, OBRIGADO pela limpeza.

  10. Avatar de arc
    arc

    Caso desejem aprofundar mais os vossos conhecimentos e quem sabe ajudar a resolver alguns problemas de hoje em diante Windows 10 e muito concretamente com os procedimentos prévios e à posteriori das distribuições de Linux:

    https://blogs.msdn.microsoft.com/commandline/2017/10/11/whats-new-in-wsl-in-windows-10-fall-creators-update/

    https://docs.microsoft.com/en-us/windows/wsl/install-win10

    https://docs.microsoft.com/en-us/windows/wsl/install-win10#install-your-linux-distribution-of-choice

    Boas leituras a todos.

  11. Avatar de poiou
    poiou

    É só de mim ou isto não é mais que o que já existe para o UBUNTU(e outras) mas apenas com um icone diferente?
    É que o interesse do kali são as ferramentas, e isto não traz nenhuma.

    1. Avatar de arc
      arc

      Sim sim, precisamente as ferramentas, de análise ética forense, verdade?

  12. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Hum, um dual boot resolve a questão, não confio em sistemas dentro de sistemas! tenho dual boot há uns anos e já lá vai quase três meses sem ir ao sistema da microsofre! Além disso o Linux não é um programa!

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Acho que disse tudo 😉

      Fiel aqui o Linux Mint com dual boot também, mas sem por os pés na microsofres já faz um bom par de meses.

  13. Avatar de Linus
    Linus

    Se alguém me conseguir responder à seguinte questão eu agradecia muito.
    Qual a vantagem desta solução, em relação a instalar uma qualquer distro de Linux numa virtual box?
    Neste caso, gostaria de saber em termos técnicos.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      boa…é o que estou a tentar descobrir 🙂

    2. Avatar de Victor
      Victor

      Quem precisa estar sempre utilizando softwares proprietários que não funcionam bem no linux (nem com wine) não consegue utilizar o linux por isso..

      Eu por exemplo preciso sempre estar usando os programas da adobe e tbm daw pra edição de audio que no linux não roda (pode ter outras opções mas não são tão boa quanto essas proprietárias)

  14. Avatar de arc
    arc

    As vossas dúvidas, são bastante interessantes, contudo não é de fácil explicação aqui mesmo.
    Assim, espero não complicar muito “o caminho das pedras”.

    1. O Windows Subsystem for Linux (WSL), não é, nem nunca vai poder ser uma máquina virtual real, na medida em que o WSL, não é mais do que um kernel do Windows compatível, o qual pode ler binários Linux.

    2. O WSL, é uma camada, a qual vai operar ainda antes do kernel do Windows, fazendo de intermediário para as system calls, sendo o mesmo que os binários Linux fariam ao kernel do linux, para assim existir a possibilidade de serem executados todos os tipos de transformaçoes necessárias, para que desse modo o kernel do Windows, possa realmente, executar a tarefa em equivalência previamente desejada.

    Como devem saber, qualquer binário Linux, não vai necessitar de outro tipo de modificações, na medida em que ele é compilado, com todas as suas dependências para o kernel do Linux.
    Contrariamente no Windows, o kernel do Linux é representado pelo WSL, o qual é um wrapper e ao mesmo tempo proxy para o kernel do Windows.

    IMPORTANTE: E isto é tão verdade, que é possível editar ficheiros Windows quer em Windows 10 e no WSL, mas NÃO é possível a edição de ficheiros WSL no Windows 10.

    Para mim, as vantagens vão totalmente para a execução doutro SO, directamente em Virtual Box ou Qemu e fazer a gestão com o virtual manager vs Windows Subsystem for Linux (WSL) ou se quiser via Hyper-V. Em alternativa, … dual boot

    2. Suporte para a partilha compartilhada de pastas entre o Host/Guest e ainda a alta resolução em termos de GUI para o Guest.

    3. Mas tem mais…como devem saber, existem mais imagens em formato pré-build para VM, contrariamente, às que existem para Hyper-V.

    4. Seguidamente, outro facto que é imputado ao Windows neste capítulo, é que a execução do Virtual Box, implica forçosamente que a virtualização de hardware, se encontre habilitada na BIOS e que ao mesmo tempo o Hyper-V não pode estar habilitado.

    5. Depois, não existe um ambiente gráfico completo em WSL, aquando do processo de instalação for terminado.

    Isto é uma ENORME dificuldade quando comparada com uma VM nativa.

    Portanto, o WSL está para além de ter uma distro de Linux out of the box, esse não é o conceito, no entanto é uma EXCELENTE ferramenta.

    Leitura Recomendada:

    FAQ do WSL (https://msdn.microsoft.com/en-us/commandline/wsl/faq)
    Windows Subsystem for Linux @ Microsoft Blogs (https://blogs.msdn.microsoft.com/wsl/)

    NOTA FINAL: entao vem a pergunta: Virtual Box ou dual boot para quem deseja experimentar todas as potenciladades de uma distro Linux?

    Dual boot!!!!

    Penso que não compliquei, e respondi ao João Pereira, Linus e Henrique

    1. Avatar de arc
      arc

      Corrigindo, onde se lê “Portanto, o WSL está para além de ter uma distro de Linux out of the box, esse não é o conceito, no entanto é uma EXCELENTE ferramenta.”

      Deve ser lido:

      Portanto, o WSL está para além de permitir a instalação de uma distro de Linux out of the box, esse não é o conceito, no entanto é uma EXCELENTE ferramenta.

    2. Avatar de Linus
      Linus

      Obrigado pela explicação arc.
      Portanto, na pratica, pelo menos na minha opinião, não será à partida uma escolha viável, tendo em conta o que uma VirtualBox já oferece.

      Não sendo utilizador frequente do windows, fico a pensar quais serão as reais motivações para este tipo de solução? Será a chamada “telemetria”/”controlo” da informação a funcionar por trás? É que sinceramente, até pela FAC que disponibilizou https://msdn.microsoft.com/en-us/commandline/wsl/faq , parece que a Microsoft quer possibilitar a execução de algumas funcionalidades ou já são feitas muito melhor numa VirtualBox ou até mesmo com o Cygwin https://stackoverflow.com/questions/9751845/apt-get-for-cygwin .

      Pondo em consideração estas duas ferramentas (Cygwin e VirtualBox), a minha pergunta da real intenção da Microsoft não parece assim tão descabida certo?

      1. Avatar de arc
        arc

        Bem, o problema é fácil de ser resolvido.

        “Portanto, na pratica, pelo menos na minha opinião, não será à partida uma escolha viável, tendo em conta o que uma VirtualBox já oferece.”

        Completamente de acordo neste ponto.
        Se trabalha-se em Windows, iria sempre preferir, utilizar em qualquer circunstância a VB por todos os benefícios que me escuso a enumerar e o Linus, deve saber quais são.
        Contudo, se quer ir mais além, tem de alterar esse paradigma de imediato.
        Eu tento explicar mais lá para a frente, na resposta.

        “Não sendo utilizador frequente do windows, fico a pensar quais serão as reais motivações para este tipo de solução?
        Será a chamada “telemetria”/”controlo” da informação a funcionar por trás?”

        A Falta de Privacidade imputada ao Windows, irá sempre existir e penso que nada mas mesmo nada, vai poder ser feito para anular esse desiderato.

        Excluo de falar em truques mais ou menos mirabolantes, apresentados em vários web sites, sobre as técnicas mais ou menos conhecidas de restringir o mais possível as opções de impedir o controlo por telemetria.
        Podem até usar o máximo de conhecimento para trabalharem nas entranhas do regedit ou até mesmo, utilizar uma ferramenta denominada DISM++, que NÃO vai adiantar nada.
        Ou melhor, mitiga alguns parametros mais desconhecidos do comum dos mortais, e pouco mais.
        No entanto, são excelentes opçoes para aumentar a PRIVACIDADE do utilizador.
        Depois de implementados todos estes procedimentos, quais os dados a serem enviados para os servers da Microsoft?
        Ninguém sabe, nem ninguém vai saber.

        Sempre ouvir dizer, que a formula da Coca Cola é secreta e assim vai continuar, não deixando por isso mesmo, de existirem milhões de apreciadores de CC ao redor do nosso planeta e de ao mesmo tempo, ser uma boa bebida. No entanto, vários estudos, indicam que a Coca Cola, faz mal também!

        Mas podemos ir um pouco mais além. E a falta de privacidade na grande maioria dos web browsers? Etc., etc.
        Todavia, ficamos preocupados com a Falta de Privacidade em SOs, mas em primeiro lugar, deveríamos ser mais pro-activos e a nossa preocupação, ser em aplicar as melhores praticas relacionadas com outras instâncias de e para o SO.

        Hoje em dia, seja qual for o nosso caminho, deixamos sempre “pegadas”, podemos fazer com que estas sejam mitigadas, mas elas vão permanecer sempre, em menor grau….mas vão estar sempre presentes.

        Agora o restante das suas dúvidas.

        Pois bem, eu vou complicar mesmo, portanto, esqueça tudo o que esrevi, nestes micro artigos.

        A Microsoft, com a introdução da Powershell no Windows 10, tinha tudo bem pensado para as implementações que vem a fazer à posteriori e bem cedo disso se aperceberam os users mais entendidos em Linguagens de Programação, que viram o Windows 10 como um excelente ambiente desktop para programarem, sendo uma ferramenta poderosa, flexível e ainda extensível, a qual utiliza uma linguagem de programação e ao mesmo tempo, uma infraestrutura baseada em .Net.
        Entre muitas opções no inicio do Win10, a powershell, permitia algo como:

        Get-AppxPackage *3dbuilder* | Remove-AppxPackage

        O que mesmo sendo em CLI, os win users, não se queixaram e até agradeceram.
        O que para a visão de muitos, deveriam criticar o uso da CLI (terminal), mas ficaram encantados!

        Adiante…com a prosa.

        Depois veio a integraçao na Powershell da Bourne shell (bash), e esta foi para mim, a maior arma que a MS, veio oferecer a todos que trabalham com Linguagem de Programação e não só, permitindo que (não) fosse necessário para os win users, realizarem dual boot, especificamente para trabalharem em TI.
        Facto, que os mais desconhecedores, começam a ver hoje em dia, como uma enorme potencialidade para agilizar em muito o seu trabalho.

        Portanto, comece a pensar, na definiçao de máquina fisica, VM e em “container engine”.

        Maquina física, instala o SO, as suas aplicações favoritas, e todos os serviços são executados de forma tranquila.

        VM, no caso das VMs, vamos ter de executar um SO dentro de outro SO (que pode ser o Linux, Win, etc.), o qual já se encontra em utilização (eheh).

        Agora vem a parte mais saborosa…com a inclusão do container engine, deixamos de executar um novo SO, dentro do SO da máquina fisica (eheh).

        Qualquer VM, contem, o seu próprio kernel, bibliotecas, etc., etc.

        No conteiner engine, somente o processo que eu solicitar vai se encontrar em execução.
        Assim as bibliotecas, os binários, kernel, etc., ele vai compartilhar tudo isso com o Host.

        Maravilhosa esta possibilidade para a computação e a gestão moderna.

        PS: container, vem do tempo do Solaris, que depois passou para o LxC (Linux Container) e depois ao aparecimento do Docker e as Kubernetes.

        Foi com a Cisco, RedHat, Amazon, IBM, Verizon Labs, Microsoft, sei lá mais quem…que estas novas ferramentas passarem a ser mais conhecidas pela comunidade, e estamos
        somente a falar em Software Open Source e nada mais.

        Esta é uma das razoes, porque a bash se encontra integrada na Powershell e a Microsoft quer que os Power Users se apliquem a fazerem dela uma das suas ferramentas favoritas.

        Portanto, meu caro Linus, a nova vaga é mesmo a utilização de containers em ambiente de produção e não VMs, bem como em ambiente não corporativo, como seja o ambiente domestico.

        Eu uso containers, use o Linus também…é brincadeira de criança!!!

        PS: pplware, desculpem a metragem da resposta.

        Bibliografia Recomendada:

        Containers: (https://opensource.com/resources/what-are-linux-containers) e (https://www.microsoft.com/pt-pt/cloud-platform/containers)
        Docker: (https://opensource.com/resources/what-docker) e (https://docs.microsoft.com/en-us/dotnet/standard/microservices-architecture/container-docker-introduction/docker-defined)
        Docker Machine (https://docs.docker.com/machine/overview/#whats-the-difference-between-docker-engine-and-docker-machine)
        How to Install and Use Docker on Linux (https://www.linux.com/learn/intro-to-linux/2017/11/how-install-and-use-docker-linux)

        Cumps

        1. Avatar de Linus
          Linus

          Boa noite e desculpe o atraso na resposta. Eu uso containers, dependendo da ferramenta, pode ser desde mais ou menos, a muito bom, e os containers não substituem uma máquina virtual, quanto muito (de forma leviana) são uma forma leve da mesma ideia. Sobre containers teríamos muito para falar, e é uma área que eu tenho interesse, se fizerem um artigo sobre isso no Pplware, conte comigo para trocarmos várias ideias e pontos de vista.
          Agora por ter uma bash shell (ou lá uma espécie de) e poder ter uma espécie de sistema operativo Linux a correr num Windows, não me parece muito apelativo. Quer me parecer que vão haver artigos aqui sobre containers (docker), depois falamos então melhor da coisa.

        2. Avatar de Linus
          Linus

          “No conteiner engine, somente o processo que eu solicitar vai se encontrar em execução.
          Assim as bibliotecas, os binários, kernel, etc., ele vai compartilhar tudo isso com o Host.” <– isto tinha muito que se diga, mas fica para uma próxima notícia aqui no pplware so containers.

  15. Avatar de FTeixeira
    FTeixeira

    Boas, estranho ng ter comentado isto, mas o WSL n permite criar sockets raw directas (https://github.com/Microsoft/WSL/issues/2039) o que impossibilita das ferramentas que considero essenciais de funcionar como por exemplo o nmap, além que n permite aceder á camada de hw (como é óbvio, pelo método como criaram a layer), não permitindo por exemplo mudar uma placa wifi para modo promiscuous. Mais vale uma máquina virtual que permite isto tudo.

    1. Avatar de arc
      arc

      Pois como eu o entendo…mas isso era pedir demais para o formato em questão.

    2. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      nmap existe para windows, e também existem N alternativas melhores em qualquer plataforma.

  16. Avatar de S
    S

    Olá! Não consigo executar o comando airmon-ng, não reconhece nenhuma rede wireless. O mesmo acontecia quando usava o Kali Linux no VM. Alguém sabe como resolver? A placa é uma atheros ar9485. Grato

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Porque não uma VM com o Kali?
    O VirtualBox é gratis…

  18. Avatar de Carlos Ruan Saraiva Candido
    Carlos Ruan Saraiva Candido

    mas n é com graficos ?, ou so comando mesmo.

  19. Avatar de Bruno Rocha
    Bruno Rocha

    Boas,
    Alguém sabe como é que isto se remove depois?
    Obrigado

  20. Avatar de Wilson Bruno Silva dos santos
    Wilson Bruno Silva dos santos

    nao consegui fazer .. poxa fala serio

  21. Avatar de renine
    renine

    depois do comando sudo apt-get update, me pede uma senha sendo que nao coloquei nenhuma senha e nem e possivel digitar senha

    1. Avatar de hjns
      hjns

      experimenta “root”