Já todos podem usar a interface gráfica do Linux no WSL do Windows 10

29 Comentários

A integração do Linux com o Windows 10 tem decorrido de forma muito interessante para quem aproveita esta união. Com cada vez mais funcionalidades, é já possível usar o sistema open source de forma total e completa.

Com planos bem definidos para o seu futuro, a Microsoft trouxe agora uma novidade. Na sua conferência Build 2021, anunciou que a interface gráfica do Linux já está a ser enviada para o WSL do Windows 10. Muito em breve, todos vão poder usar esta novidade.

Linux Interface gráfica Windows 10 Microsoft

Interface gráfica do Linux chegou

Até agora, e é já uma conquista única, o Linux integrava-se no Windows 10 através de uma simples consola. Com o WSL (Windows Subsystem for Linux), a Microsoft integrou no Windows 10 um kernel Linux e dá aos utilizadores acesso completo.

Isto, na prática, dá a todos o acesso a um novo sistema operativo (quase) completo e que pode ser usado de forma integrada com o Windows 10. O acesso ao sistema de ficheiros está presente e agora há uma outra novidade importante e muito interessante.

Linux Interface gráfica Windows 10 Microsoft

Mais uma conquista do Windows 10

Após estar em testes durante algum tempo, esta interface gráfica chega finalmente ao WSL 2. A grande vantagem desta melhoria é mesmo a possibilidade de serem usadas aplicações do Linux de forma nativa no Windows 10, com uma integração plena e natural.

Estas vão poder ser instaladas diretamente no sistema nativo e depois chamadas como uma simples aplicação dedicada. Estas integram-se agora no Windows 10 e podem ser usadas como se tivessem sido criadas para este sistema e instaladas no mesmo.

Linux Interface gráfica Windows 10 Microsoft

Microsoft tornou tudo mais simples

Quem está habituado a usar o Linux e a sua interface gráfica vai imediatamente sentir-se integrado. Toda a forma de instalar as apps é simples e rápida, como o fazem noutro qualquer sistema. Dai em diante, basta usar como outra qualquer app.

A Microsoft vai agora libertar esta novidade para os utilizadores e estes vão poder explorá-la de forma total. Está assim dado mais um passo importante, um dos maiores, na tão aguardada e bem-vinda integração do Linux com o Windows 10.

O Linux do Windows 10 já tem disponível a tão esperada interface gráfica

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Faltou dizer como se faz. O Windows 10 já tem o WSL ou tem que se instalar? Como executar depois a janela com o Linux?

  2. Avatar de DAVI PESSANHA
    DAVI PESSANHA

    Sou usuário de Linux há mais de 15 anos e só vejo coisas boas vindo daí. Para a Microsoft vem a confiabilidade das aplicações GNU/Linux e, para os usuários do pinguim, um reconhecimento maior do sistema que amamos. E ainda vai dar pra jogar todos os jogos da Steam sem abrir mão do Vim! =)

  3. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Pre-requisites
    Windows 10 Insider Preview build 21362+

    1. Avatar de Paulo Gomes
      Paulo Gomes

      Eu tenho, como se põe isto a funcionar?

      1. Avatar de scp
        scp

        No artigo clica no link “instalar as apps é simples”. A Microsoft explica como funciona para quem tem a insider preview build 21362+ (em Inglês).

  4. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Mais um ano ou dois e o Windows10 passa a ser uma distro Linux 🙂

  5. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    Já podíamos há muito tempo.
    Desinstalando o windoes e instalando linux

  6. Avatar de Ivo Magalhes
    Ivo Magalhes

    ainda não suporta flatpak e snap systemctl não existe.

  7. Avatar de m
    m

    ainda vamos ter o office em linux

  8. Avatar de M
    M

    Seria muitíssimo interessante o inverso… Software Microsoft a executar o mais nativamente possível no Linux.

    1. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      tipo o sql server? ja existe.

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Nao vai demorar muito tempo para o Linux desaparecer, pois se nao fosse o windows ja estaria morto, teve que se aliar para sobreviver.

    1. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      acreditas mesmo nisso? ou apenas estás a ser troll?

    2. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      Se isso acontecer, a Internet, como se conhece, morre. O Linux é o sistema operativo que corre nos principais servidores que compõem a Internet.

      A boa notícia, felizmente, é que o Linux nunca vai morrer. Nem o Windows. Nem o macOS. Cada um tem a sua função e são todos importantes.

    3. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      NASA, Pentágono, Multinacionais, Banca Mundial, regulação de semáforosnas grandes cidades, Gestão de caminhos de ferro, aviação, bases lançamento mísseis e submarinos nucleares, Amazon etc etc etc são geridos por sistemas Unix/Linux. O Windows não tem a estabilidade e a fiabilidade de um bom sistema Linux. O Windows é que está a se aliar ao Linux porque percebe a sua qualidade e importância. Windows só bate nos jogos ( por enquanto ) embora esse panorama começe a ser alterado. Antivírus, desfragmentadores, optimizadores de sistema???? Para quê? Windows é só problemas.

    4. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Então pelos comentários acima já deu para perceber que estás completamente enganado?

  10. Avatar de jorge
    jorge

    O Linux nao vale nada, nunca conseguiu sangrar no mundo informatico, vejam cidades que apostaram no linux, bem tiveram que voltar atras, pois nao existiam progamadores interessados a trabalhar para o linux, linux é um sistema quase morto.

    1. Avatar de Paulo Gomes
      Paulo Gomes

      Ah ah ah, não deves saber do que estás a falar. A maioria dos isp’s de hosting é Linux, MySQL, apache… Para não falar de outras bd’s Shell script, distros red hat e as tecnologias ao ser redor

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Hahahah… Mal acordamos 99,99% do que usamos no telemóvel depende de Linux (ou derivados/ sucedâneos! Nas autoestradas tudo usa por Linux (CentOS era a destro usada há uns anos nas câmaras, sensores e cabine de pagamentos). Chegados ao trabalho ligamos o PC com Windows, mas quase tudo da web vem de sistemas Linux… Até as caixas de pagamentos de alguns hipermercados usam Linux! Pena que não valha nada e esteja morto! Hahaha

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        *distro (distribuição) … O corretor ortográfico devia ser em Linux também.. Hahaha

    3. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      NASA, Pentágono, Multinacionais, Banca Mundial, regulação de semáforosnas grandes cidades, Gestão de caminhos de ferro, aviação, bases lançamento mísseis e submarinos nucleares, Amazon, Multibancos, portagens e até os smartphones Android derivados de Linux, etc etc etc são geridos por sistemas Unix/Linux. O Windows não tem a estabilidade e a fiabilidade de um bom sistema Linux. O Windows é que está a se aliar ao Linux porque percebe a sua qualidade e importância. Windows só bate nos jogos ( por enquanto ) embora esse panorama começe a ser alterado. Antivírus, desfragmentadores, optimizadores de sistema???? Para quê? Windows é só problemas. Windows é só para operativos de escritório que aprendem a mexer o básico e não fazem mais nada. Qualquer actualização/mudança na versão já andam aos papéis. A Microsoft vingou neste segmento comercial e fruto de vasta rede comercial e mundial. Mas o mundo real gira à volta de linux!

    4. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      “Saber não ocupa lugar” No teu caso tem imensa falta dele!! Não percebeste que é mais o que o Linux dá ao Windows do que o inverso!!

    5. Avatar de ops
      ops

      Sangrar? Ou singrar?

  11. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Muito bom!
    Tenho o Windows instalado (por causa dos trabalhos que vêm de clientes)
    Mas sempre com o GNU/Linux (Ubuntu) bootable numa pen USB… As vezes que ele me dá jeito!…

  12. Avatar de Mário
    Mário

    Isto é muito bom!
    Sou utilizador do Windows.
    Não percebo nada de informática.
    Há anos que quero deixar o windows e migrar para o linux.
    Mas infelizmente o linux, teima em não querer olhar para aqueles quem não entende nada de informática. Basta olhar para a utilização do terminal e para a instalação de programas windows com o wine, que precisa da utilização de linhas de código. E isto, para quem é zero em informática, como é o meu caso, é uma dor de cabeça.
    Será que em breve graças à Microsoft, vou poder utilizar o linux, tal como utilizo o windows.
    É por causa da atitude do linux, que o linux não está lá em cima.
    Abandone o terminal, a não ser para quem percebe de informática. Permita que seja possível a instalação de programas windows, clicando no instalador. E irá lá para cima rapidamente!

  13. Avatar de Mário
    Mário

    Isto é muito bom!
    Sou utilizador do Windows.
    Não percebo nada de informática.
    Há anos que quero deixar o windows e migrar para o linux.
    Mas infelizmente o linux, teima em não querer olhar para aqueles quem não entendem nada de informática. Basta olhar para a utilização do terminal e para a instalação de programas windows com o wine, que precisa da utilização de linhas de código. E isto, para quem é zero em informática, como é o meu caso, é uma dor de cabeça.
    Será que em breve graças à Microsoft, vou poder utilizar o linux, tal como utilizo o windows?
    É por causa da atitude do linux, que o linux não está lá em cima.
    Abandone o terminal, a não ser para quem percebe de informática. Permita que seja possível a instalação de programas windows, clicando no instalador. E irá lá para cima

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      O uso do terminal para instalar programas é muitas vezes opcional, até porque o Linux tem uma loja de programas tal como a Microsoft Store. Agora, ao instalar a partir de outras fontes é outra história, mas basta uma pesquisa rápida no google que se apanha o mínimo para se instalar o que necessita.

  14. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Não consigo instalar, dá erro ao executar o Ubuntu, está no Google o erro mas nenhuma solução