Já está disponível o elementary OS 0.4 Beta Loki

15 Comentários

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direccionada para desktops. Depois de em 2015 ter sido lançado o elementary OS Freya, recentemente foi disponibilizado pela equipa de desenvolvimento deste projecto o elementary OS 0.4 Beta Loki.

Vamos conhecer as novidades.

elementary_00


Apesar de pouco popular, o elementary OS tem vindo a conquistar muitos utilizadores em todo o mundo pelo bom desempenho que oferece, estabilidade e especialmente pela interface muito bonita e apelativa.

Recentemente foi lançado o elementary OS 0.4 Beta Loki que é baseado no Ubuntu 16.04 LTS e vem com o kernel 4.4.

elementary_01

Esta versão inclui também algumas novas ferramentas para programadores, melhor sistema de notificações e outras novidades – ver aqui.

Segundo a informação, foram corrigidos mais de 800 bugs e serão corrigidos obviamente os problemas encontrados nesta versão beta.

Curiosamente o elementary OS 0.4 não traz suporte, por omissão, para pacotes .deb nem a ferramenta de CLI add-apt-repository por questões de segurança. A ideia é “controlar” a instalação de software de fontes desconhecidas.

In the interest of promoting secure software installation methods, as of this release there is no default app for handling .deb packages and the command line tool add-apt-repository is not available by default. These tools are available to install from the default repos, but the stance going forward is that software should come from vetted, secure sources or in sandboxed package formats. If you’re worried about how users will be able to get and install your apps, don’t panic! We’ll have a follow up announcement soon.

elementary_02
Sendo esta uma versão beta não á aconselhado que a instalem numa máquina em produção apesar de estar bastante estável.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Só dá para instalar programas do Software Center por omissão?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Não, eles estão a trabalhar numa solução!

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Uso a versão Freya há um ano e é fantástica!
    Espero pela versão final da Loki!

  3. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    Estou usando o Kubuntu 16.04 x64 e estou gostando muito, antes usava o ElementaryOS e gostava muito também. Por enquanto por questão de preguiça irei continuar usando o Kubuntu 😀

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Mudei de Kubuntu 16.04 para KDE neon, tem Ubuntu 16.04 como base mas recebe actualizações para Qt e todo o software KDE (Plasma, Applications, Frameworks) assim que as mesmas são disponibilizadas (ex: Plasma 5.6.5 disponível para update no dia seguinte ao do lançamento).

      Em contraste com Kubuntu, do qual também sou fã, o Neon traz apenas as aplicações mais “básicas”, tendo o utilizador de instalar o software que pretende usar, mas, proporcionando ao mesmo tempo, um sistema mais “limpo”, sem aplicações que o utilizador pode nunca vir a precisar.

      https://neon.kde.org/

      Sugiro que experimente : )

  4. Avatar de Sr. Malaquias
    Sr. Malaquias

    Mas esta porcaria ainda não acabou?

    Nem sei porque andam prai tanto distrohopper, Manjaro XFCE tem tudo o que é necessário e de fácil utilização. Já referi várias vezes assim como tantos outros aqui…

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Não tem suporte oficial para drivers gráficos……………………….

      1. Avatar de Sr. Malaquias
        Sr. Malaquias

        Já usas-te alguma vez Manjaro?
        Porque essa é a parte que eu mais gosto dele, a fácil instalação dos drivers.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Define lá “porcaria”.

      1. Avatar de Sr. Malaquias
        Sr. Malaquias

        elementary OS

        1. Avatar de Frnks
          Frnks

          Acho que definição de porcaria é “Sr. Malaquias”.

          Só porque você não gosta, não quer dizer é porcaria, ha não ser que você se acha uma porcaria, porque claramente não gosto de você.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Aconselham algum distro para gaming que gere bem multidisplay, eu tenho usado o elementaryos freya mas por exemplo em LoL, dar alt tab é um inferno, pode dar e nao conseguires voltar ao jogo ou nao dar simplesmente ou etc. E eu uso dual screen e por vezes a remover o laptop o ecra principal fica todo bugado.