Já viu o novo Linux Mint 19 “Tara”? Conheça as novidades da versão Beta

41 Comentários

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

A versão beta do Linux Mint 19 já está disponíveis e hoje apresentamos as novidades.


O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes onde já vêm instalados por omissão: plugins do browser, players, entre outros.

O Linux Mint 19 beta chega com os ambientes gráficos Cinnamon, MATE e Xfce. Esta nova versão é baseada no Ubuntu 18.04 e tem suporte até 2023.

Principais novidades do Linux Mint 19

  • Timeshift (a nova ferramenta para backups)
  • Melhorias ao nível do Update Manager
  • Melhorias no Welcome Screen
  • O gestor de software foi renovado, passando agora a suportar para Flatpak (O Flatpak, que anteriormente se chamava xdg-app, é uma ferramenta de gestão e instalação de pacotes)
  • Baseado no  Ubuntu 18.04 LTS
  • GTK 3.22
  • Melhorias ao nível do desempenho
  • outras novidades – ver aqui

A versão final chegará já no final de junho. Esta é sem dúvida uma das distribuições a ter em conta para quem procura um sistema operativo estável, com suporte e muito simples de usar.

Linux Mint 19 “Tara”

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Calvin
    Calvin

    O tema do Manjaro é muito mais bonito, flat e moderno que esse tema Mint-Y e Mint-X do Linux Mint. Tudo bem que o Mint-Y é mais moderno, mas precisa-se de algo ainda mais moderno, criem um Mint-Z, sei lá…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Tem piada… eu uso sempre o “Traditional OK”. Gosto do purismo do Gnome 2 🙂 .

    2. Avatar de Informado
      Informado

      Manjaro está a anos luz do Mint, só de não ter ppas já é um alívio…

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Alguém sabe dizer se o Mint pretende adicionar algum novo sabor com a remoção do KDE?

    1. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      O Mint deixou de lado o KDE e não haverá um “substituto”.
      Podes escolher entre: o cinnamon, mate e xfce.
      Mais tarde será lançada a versão do Mint com base no Deviam (lmde).

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Mas qual é o ambiente gráfico que roda o LMDE? é xfce?

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Sempre fiel ao KDE… 🙂
          O LMDE é Debian puro, com Mate,

          O LMDE 3 será a primeira tentativa de integração na integra das ferramentas do mint por exemplo descritas acima e outras..

          Entre as versões LMDE3 e Mint KDE, a equipa decidiu-se pelo LMDE3, e abandonou a versão KDE..

          O LMDE(base debian) é consideravelmente mais enxuto que o mint Mate(base ubunto)..

    2. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      Deviam – está errado, o correto é Debian.

  3. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Eu acho o mint sempre tão antiquado. Já há anos que acho isso. Uma excelente distribuição, mas demasiado tradicional

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Verdade, falta um ar de modernidade, mas pra isso tem o Deepin roubando usuários do Mint pra si!!!!

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Deepin sempre me pareceu lento nas animações. Já li que a interface é feita usando Javascript recorrendo a Node.JS, não sei até que ponto isso é verdade, mas se for poderá ser por aí… Gosto muito do Elementary, mas também fica parado imenso tempo e parece que é um sistema muito frágil cada vez que o experimento :/

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Node.JS que eu saiba é o eXternOS.
          O Deepin é puramente baseado em Qt, assim como o KDE.
          As animações podem ser desligadas.

  4. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    É possível actualizar do Mint 18.2? e como?

    1. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      Será possível assim que o Mint deixar de estar em fase beta e passe a ser estável.
      Segundo o fórum do Linux Mint isso será possível, e mais tarde serão dadas os passos a seguir para a atualização.
      https://blog.linuxmint.com/
      O mais recomendável é ser feita uma instalação nova com o Linux Mint 19.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    A vantagem do Mint é ter menu iniciar demasiado igual ao windows ,é bom para principiantes , demasiado simplorio ,, e tem bom apoio em pt-+t

    1. Avatar de lmx
      lmx

      O windows vista que começou por se chamar Windows Long Horn, começou a copiar o kde4…long time ago.

      Não é o mint que tem menu iniciar “demasiado igual” ao Windows…é o Windows que tem “demasiado igual” ao mint,

      Mas aqui nem é tanto o caso, porque não se trata da versão kde do mint, esta implementação acaba também ele por ser, de alguma forma, inspirada no menu do kde4, mas não é sequer “demasiado igual” ao kde4.

  6. Avatar de Silvio
    Silvio

    So mudou o papel de parede continua com menu o iniciar que foi apresentado pela primeira vez dentro do sistema operacional Windows 95.

  7. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    Caríssimos! O Mint é um SO para os “velhos dinossauros”!… Para aqueles acima de quarentões que já não querem saber de reinventar a roda a cada dia que passa… E para todos os outros mesmo mais novinhos que simplesmente querem algo que seja expectável, isto é, algo que não muda muito de versão para versão! É isso que faz do Mint algo de tão especial!… Não gostam do tema ou do wallpaper? De dezenas a milhares à escolha!… Não gostam de verde? Há noutras cores!… Fiquem bem!…

    1. Avatar de Informado
      Informado

      Não mudar mesmo é o Lubuntu. Aquilo sim é antiquado!
      Mas o Mint tem ficado melhor, só que a passos de tartaruga. Veja que já deram uma melhorada no tema oficial, na loja, aceita snaps…

      1. Avatar de arc
        arc

        Bem, o Lubuntu eu não conheço, mas assenta no LXDE, com ambiente desktop.

        Certamente a apresentação do Lubuntu, poderá não ser a mais apelativa, na medida em que deve vir configurado, com as opções básicas, sem “perfumarias”.
        Mas recordo-me de em tempos, ter instalado numa máquina de um amigo meu, que a tinha encostada (2004), com 1GB de RAM, Arch + LXDE e até ficou totalmente “diferente”.

        Lembro-me que na altura, instalei:

        * Plank como dock
        * Compton, como sendo o compositor de janelas
        * Icones Numix

        E depois com a ajuda do Lxappearence, tratei de configurar tudo.

        Mas para tudo isto, é preciso trabalho e gosto!

        1. Avatar de Costa
          Costa

          Que dor arc. Eu ficava um mes para conseguir tal feito, e olha que não estou a exagerar nem a ser irónico, pois na questão do ambiente gráfico, estou bem pior que o camarada Pensamento Positivo, epá o mínimo possível, quero lá saber se a cor é mais na moda ou não. Eu nem wallpaper tenho, é tudo preto, e nenhuma janela minha tem bordos, zero.
          Epá, agora senti-me “velho dinossauro” 😀

          1. Avatar de arc
            arc

            Eheh @Costa…é tudo uma questão de gosto. Eu pessoalmente é o mais simples possível e com as aplicações mínimas necessárias para os trabalhos que executo. O resto, nem entra na minha máquina de produção. Quanto ao wallpaper por cá, também é preto. Não existem cores em background, nadinha…só uma cor nos ícones e pouco mais.

            E como tu disseste algures, (vou comparar) a RAM que tenho presente nesta máquina (e não tenho pouca), é para ser atribuída a outros bens mais interessantes e importantes, que NÃO perfumarias.

            “Epá, agora senti-me “velho dinossauro” “…bem @Costa, para que saibas, há uns bons anos que sou dinossauro também…ehehe

        2. Avatar de Informado
          Informado

          O Lubuntu não muda tanto, tem até um motivo maior, manter a estabilidade e não ficar tão pesado. O LXDE realmente é utilizado pelos que tem PC ruim – claro, mas nada impede alguém com altas specs de usar o LXDE, porém acho um tanto limitante.
          O LXDE precisa de muitas coisas pra torna-se “bonito” e estiloso, mas é possível, já vi ótimos trabalhos em cima do LXDE. Se fosse pra usar um sistema bem simples com o ambiente LXDE, usaria o LXQt. Acho mais produtivo.

          1. Avatar de arc
            arc

            Há quem seja altamente produtivo, e produtivo é executar trabalho, não navegar na net, sacar uns torrents, etc., e vive feliz com awesome WM, dwm, XMonad, etc., etc. e possuem CPUs da ultima geração, gráficas em SLI e memória para dar e vender em máquinas desktop, e gosta de ambientes minimalistas.

            Claro, que é preferível ter um ambiente assente em estabilidade aliada a performance e sem perfumarias, ou quando muito as menos possíveis, do que ter a ultima versão de algo, que muda a todo o momento e nem se sabe bem qual a razão, e que quase sempre pouco trás de novidade.

            Mas há quem goste de estar sempre na “crista da onda” em tudo!

            Depois, surgem os percalços e …

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fã desde 2010 e não quero outra coisa…
    Para mim chega perfeitamente e há meses que não reinício

    1. Avatar de NeoK
      NeoK

      Há meses que não fazes updates?

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Um coisa não implica outra. 😉

      2. Avatar de João
        João

        De todas as vezes que atualizei o mint cinammon, se não me falha a memória, só uma vez tive que reiniciar, e foi por causa de updates no kernell. De resto nunca é preciso reiniciar quando se atualiza. Isto aqui não Windows 🙂 Os updates funcionam bem e o processo em si, não é nada intrusivo, dá para continuar sempre a trabalhar.

        1. Avatar de NeoK
          NeoK

          não falei em windows, eu até uso os dois, e sacrilegio, gosto dos dois… windows e mint. No Linux as actualizações são muito menos intrusivas do que no windows isso nao há duvida, o que acho esquisito é que o meu mint deve ser diferente do vosso, já tive que reiniciar algumas vezes por causa de updates.

          1. Avatar de João
            João

            Na boa, eu também uso os dois. Mas é como digo não me lembro de ter que reiniciar mais que uma vez por causa dos updates. Só se poderá estar relacionado com o tipo de hardware, não sei.

  9. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “ambientes gráficos Cinnamon, MATE and Xfce”
    and Xfce…? Oi…??!! 😀

    1. Avatar de arc
      arc

      Sim @Amílcar, tens algo contra o XFCE?!eheh

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Nada, foi só a gafe, “Cinnamon, MATE AND Xfce” em vez de ser “Cinnamon, MATE E Xfce”

        1. Avatar de arc
          arc

          @Amílcar…vai duas minis!!!

          1. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            ‘bora! 😉

  10. Avatar de informado
    informado

    Alguém esta a usar o meu nome no PPLWARE . Eu não escrevi o que foi escrito atrás nesses comentários. Preciso de ajuda do PPLWARE

    1. Avatar de arc
      arc

      @informado…este é mais Informado que você!

    2. Avatar de Informado
      Informado

      Eu lá tenho culpa de já existir alguém com o mesmo nome que eu inventei? Me poupe amigo.

      1. Avatar de arc
        arc

        Bem, estar informado ou Informado, é sempre bom. Pior seria, enformado ou até Enformado!

  11. Avatar de José Alves
    José Alves

    Boa pessoal, recentemente coloquei o linux mint 19 “Tara”, verifico que dexei de puder usar o bootloard USB na bios/uefi, alguém pode ajudar ?