Já conhece o novo Bodhi Linux 3.0 ?

13 Comentários

O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o  Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.

Recentemente foi disponibilizada uma versão Beta no novo Bodhi Linux 3.0. Vamos conhecer as novidades.

bodhi_00

O Bodhi Linux 3.0 oferece uma agradável experiencia de utilização. Com várias melhorias gráficas em toda a interface, esta nova versão está rodeada de leves efeitos que vão desde o cursor do rato até aos menus.

bodhi_01

Ao nível das aplicações há várias actualizações, das quais se destacam o ePad text editor (que substitui o Leafpad) e também no eepDater system updater.

bodhi_02

Ao nível do terminal, o Bodhi Linux 3.0 vem com o Terminology que tem como principal objectivo dar uma nova via ao terminal do Linux. Com o Terminology, o utilizador pode ver thumbnails das imagens, ver vídeos, documentos, adicionar um background ao terminal…e muito mais.

bodhi_03

Principais características do Terminology
  • Suporte para backgrounds
  • Suporte para Transparência
  • Suporte para Temas
  • Detecção automática de links
  • Funciona no X11
  • Funciona no Wayland
  • Funciona directamente sobre o Linux framebuffer
  • Possibilidade de dividir o terminal
  • Possibilidade de pré-visualizar imagens, vídeos, documentos
  • Suporte para Drag & Drop
  • Suporte para teclas de atalho
  • Bloquear texto seleccionado
  • …entre muitas outras características

Ao nível do Artwork, há também muitas novidades.

bodhi_04

Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Há vários perfis, há vários temas…é só escolher. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.

Download: bodhi-3.0.0-64bit-beta.iso (697MB, MD5).
Homepage: Bodhilinux | Wiki

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Linux
    Carlos Linux

    Eu pra mim só existe um Linux – Kubuntu.

    Sabem qual é a diferença entre o Kubuntu e o Benfica?
    Nenhuma. São ambos:
    – Rápidos
    – Estáveis
    – Eficientes
    – Bonitos de se ver

    1. Avatar de Jota Ribas
      Jota Ribas

      Mais nada, my friend !!!!

      1. Avatar de carrasco
        carrasco

        Só é pena é que só exista uma distro dessas de 3 em 3 anos.

        Ou será só o Benfica?

        1. Avatar de jorjão
          jorjão

          Hahahahahahahahahahahahahaha.

        2. Avatar de Paulo Parreira
          Paulo Parreira

          Não o Benfica não existe de 3 em 3 existe sempre!

  2. Avatar de alfm
    alfm

    Há sempre um totó que compara o futebol com o que quer que seja. Aproveitem este ano para as comparações “positivas”, pois não sabem até quando terão o rei na barriga. haha

  3. Avatar de Armando
    Armando

    Em Linux vale a máxima: “Todas diferentes, todas iguais”.
    Ah e tal, tiro o Gedit e meto o Leafpad, tiro o Nautilus e meto PCManFM e por aí fora, pronto, tomai lá a minha “distro nova”.

    1. Avatar de JP

      Verdade mas mentira… É verdade que existe muito que é mais do mesmo, mas podias ter escolhido outro artigo para “mandares a boca” porque neste só indica que não fazes a mínima do que estas a falar…

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguem me pode dar esse bacground?

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Da última vez que usei esta distro (janeiro talvez), DE crashou-me algumas vezes com Segmentation Fault. Espero que esteja mais estável. O DE era enlightment. Alguém também sentiu este problema?
    De resto, não sei dizer muito porque não usei mais de algumas horas. Instalei num netbook 32 bits que ninguém usava lá em casa.

  6. Avatar de brando
    brando

    O Fedora 20 gnome achei ele bem rápido e estável olhar que uso Minto Linux 16 netrunner baseado no Ubuntu bem fácil Kde organizado e simples.

  7. Avatar de tugajogos
    tugajogos

    É uma das minhas distros favoritas. Gosto do facto de quase não trazer aplicações instaladas (da ultima vez que usei trazia só o leafpad e o browser midori, basicamente para possibilitar aceder ao appcenter e descarregar outras aplicações). Já lhe fazia falta realmente um updater (espero que automatico), e lembro-me que com o leafpad tinha um problema com o copy/paste (limpava os dados da area de transferência se fosse fechado).