iPhone ou iPod no Ubuntu

16 Comentários

Ter um iphone montado no Ubuntu agora já não é problema. o iFuse permite montar um iPhone ou iPod no Linux, estando estes ligados através de um cabo USB, como se de um disco USB se tratasse.

O iFuse usa o protocolo AFC da Apple, para aceder aos ficheiros  (musica, fotos, etc) dos equipamentos.

iphone_small

Para fazer o mount do equipamento deve usar o comando:

mount /var/mobile/mobile

Instalar no Ubuntu

1 – Actualizar o repositório

gksudo /etc/apt/sources.list

e no final, mediante a distribuição, adicionar uma das seguintes linhas de código:

Karmic
deb http://ppa.launchpad.net/jonabeck/ppa/ubuntu karmic main

Jaunty
deb http://ppa.launchpad.net/jonabeck/ppa/ubuntu jaunty main

Intrepid
deb http://ppa.launchpad.net/jonabeck/ppa/ubuntu intrepid main

Hardy
deb http://ppa.launchpad.net/jonabeck/ppa/ubuntu hardy main

2 – (Opcional) Adicionar as chaves PPA (Personal Package Archives)

sudo apt-key adv –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com e20da6af9caee36095d1282ef104610cf0876ac9

3 – Actualizar a lista de pacotes através do comando:

sudo apt-get update

4 – Instalar o iFUse

sudo apt-get install ifuse

Feito isto é só experimentar. O seu iPhone ou Ipod aparecerá no Ambiente de Trabalho.

ipod2_small

Para quem não usa Ubuntu não é preciso desanimar, pois o iFuse está disponível para outras distribuições. Pode ver aqui.

Caso pretendam podem começar a usar uma aplicação tão boa como o iTunes para gerirem o vosso iPod ou iPhone.

Eu recomendo o gktpod pela sua leveza e facilidade de utilização.

gtkpod_small

Para o instalarem basta usarem o comando

Ubuntu:

sudo apt-get install gtkpod

Fedora:

su - root -c"yum install gtkpod"

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Linux
Homepage: iFuse
Homepage: gtkpod

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FuhFuh
    FuhFuh

    És deus ,

    HOJE VOU DEIXAR O MUNDO WINDOWS, meu sonho realidade…

    Desculpem mas não sabem o que isto representa para mim

    1. Avatar de RMartinho
      RMartinho

      Já deixei o Windows há uns bons dias, bem antes de saber esta noticia.
      Esta dica vai ajudar muitos dos indecisos a escolher por uma melhor opção.

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Agradecimento especial ao Pedro Simões pelos testes exaustivos realizados com o IPod e IPhone. Thanks

  3. Avatar de VelVetBoy
    VelVetBoy

    ! E X C E L E N T E ! 😀
    Mais 20 pontos a favor do Ubuntu!
    Grande ajuda! Continuem! 😀

  4. Avatar de José
    José

    Não fazia ideia que ter um iphone ou ipod ligado a um Ubuntu era problema para alguém. Mas quê, isso não era visto como uma pen/disco USB? Como aparecia? Qualquer um dos meus tlms (Nokia E51 actualmente) aparece como uma pen…

    1. Avatar de kinato
      kinato

      Para tua informação, em windows o ipod não surge como dispositivo tipo pen USB. É necessário ter o iTunes instalado para poder passar dados entre o equipamento e o PC.

  5. Avatar de Skarface
    Skarface

    Estou a ver que gostam de software livre, no entanto tem iphone!

    1. Avatar de ricardo correia
      ricardo correia

      O iphone não é tão mau como o pintas.

  6. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    Tou incrédulo. A sério. A minha tarde foi passada de volta do meu iPod ( 5ª geração ) e do meu ubuntu. Já tava a pirar! E qual não é a minha surpresa quando aqui chego e deparo com isto. Que desplante da vossa parte lol.
    Mas o caminho pelo qual eu enveredei foi outro. Intalei o Floola e uma outra biblioteca pra o poder utilizar e consegui enfiar lá os mp3s todos! Vou dar uma olhada nisto!

    1. Avatar de Tiago Mendes
      Tiago Mendes

      Será que antes de instalar o gtkpod não será possivel usar o banshee ?

  7. Avatar de Pedro Tarrinho

    Viva,

    isto já é muito antigo….

    O grande problema é :
    Apple’s cryptographic signing algorithm changed with the new 2.0+ firmware. The new algorithm has not been discovered yet and `libgpod` will be unable to re-sign the database. If you try to update the song database on 2.0 devices, your music library will be destroyed and require restoring through iTunes.” by GtkPod team

    O que significa que para quase todos os utilizadores de Iphone e Ipod não há hipotese de aceder via Linux.

    http://matt.colyer.name/projects/iphone-linux/index.php?title=Main_Page

  8. Avatar de FuhFuh MacMoragh
    FuhFuh MacMoragh

    Pois no meu Ipod Touch 1G 16GB 3.XX OS não dá :S

    no Ipod nano 5G dá ? acho que vou perder a cabeça

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ou ainda se o ipod estiver jailbreak (desbloqueado), então creio que dá para essa aplicaçãr funcionar. Caso contrário, nada feito

  10. Avatar de Evandro
    Evandro

    Alguém já testou no ipodTouch 2G e deu certo? voltei para windows justamente por isso, foi um mês inteiro de luta para sincronizar o aparelho e nada!

  11. Avatar de Hélder
    Hélder

    E quanto aos vídeos? Alguma sugestão??

  12. Avatar de Francisco
    Francisco

    Help!!!! No me ubuntu o meu iPod nano 3G não aparece nem a pau na lista do lado esquerdo como está aparecendo na imagem.
    Por que será? O iPod tá conectado e montado, consigo ver tudo nele pelo sistema de arquivos mas não aparece no gtkpod.