Instale o fantástico Firefox 4 no Ubuntu 10.10

47 Comentários

O Firefox foi já descarregado por mais de 25 milhões de utilizadores (5 mil downloads por minuto, com picos na ordem dos 10 mil downloads).

O Firefox 4.0 foi disponibilizado a semana passada (ver aqui), e trouxe com ele muitas novidades. Como já referi em outros artigos, o Firefox continua a ser o meu browser de eleição (pessoalmente penso que é um dos mais completos do mercado) e a versão 4 veio reforçar ainda mais a minha confiança.

Comecei por instalá-lo no Windows e, passado alguns dias. instalei-o no Ubuntu. Alguns utilizadores questionaram-me como proceder à sua instalação no Linux e, nesse sentido, decidi criar um artigo para todos.

ffox_Ubuntu

O Firefox 4 traz algumas novidades a nível de interface, novas funcionalidades e apenas no primeiro dia ultrapassou a quota de mercado do IE9. Segundo informações da própria Mozzila, nos dois primeiros dias o Firefox foi descarregado mais de 15 milhões de vezes, o equivalente ao número de utilizadores na Internet em 1995. Se, por exemplo, cada download correspondesse a uma milha, a distância seria suficiente para fazer 33 viagens de ida e volta à Lua.

Como instalar o Firefox no Ubuntu 10.10?

Para começar, vamos a Applications e abrimos o Ubuntu Software Center

ffox_00

Em seguida escolhemos no menu “Edit” e posteriormente “Software Sources

ffox_02

Já dentro da janela “Software Sources” seleccionamos o separador Other Software, carregamos no botão Add e adicionamos o seguinte repositório:

ppa:mozillateam/firefox-stable

Para finalizar carregamos em Add Source e fechamos o Ubuntu Software Center.

ffox_03

Em seguida vamos a System–>Administration e escolhemos Update Manager. Na lista de actualizações verifiquem se têm os pacotes, como mostra a figura seguinte, seleccionados. Para instalar, basta carregar no botão “Install Updates

ffox_04

Depois de instalar as actualizações anterior, basta ir a Application—>Internet—>Firefox e… voilá

ffox_05

Tenho realizado alguns testes no Ubuntu, e a performance é fantástica. Para quem ainda não o instalou, aqui está uma boa oportunidade para o fazer.

Relativamente às estatísticas disponibilizadas pela Mozilla, aqui ficam alguns números:

ffox_stats

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonas
    Jonas

    Estatísticas impressionantes xD
    Firefox FTW

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      É caso para dizer.

      Fazer download do FF4 porquê?!?!?
      Porque é um browser… Fantástico!!! Fantástico!!!!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        exactamente porque é um browser…serve para qualquer coisa como navegar na net.
        e o FF é um dos mais usados, e mais acarinhados pelos internautas, logo faz todo o sentido, ou download ou coisa que o valha…como é que instalas o FF sem o teres?????
        Anny way.
        Fantastico…

        cmps

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    5 estrelas no ubuntu…

  3. Avatar de João Dias
    João Dias

    Ou então, abrir o terminal e escrever:

    sudo add-apt-reposity ppa:mozillateam/firefox-stable
    sudo apt-get update && sudo apt-get install firefox ubufox

    1. Avatar de Mário Pereira
      Mário Pereira

      **sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/firefox-stable** erro ao dactilografar…

      Poor linha de comandos é tão mais fácil, um tutorial linux tem de ter a instalação por linha de comandos…

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    No firefox anterior, usava o quickproxy para poder alterar a proxy entre casa e a universidade carregando apensas num botão que tinha na barra em baixo do lado direito…Instalei o FF4, também já instalei o addon, mas agora tenho o problema que não me aparece o botão..alguém me sabe dizer se dá para por?

    Obrigado

    1. Avatar de valquiria
      valquiria

      ou acrescentas a barra de menu novamente ou então abres a barra “firefox/opções/esquema da barra de ferramentas” e personalizas a coisa à tua moda… simples

  5. Avatar de Sight
    Sight

    “Fantástico Firefox”?
    Bem, eu experimentei-o. Incrivelmente lento quando comparado com o chrome. Fartei me dele após uns 5min, cheguei a experimentar as tais demos de html5, que surpreendentemente funcionavam melhor no ff do que no chrome, embora o chrome mantenha um melhor score nos testes acid. *cough cough*
    Suponho que para quem está habituado a firefox possa ser visto como uma melhoria.

    1. Avatar de Matheus

      Sim, o Chrome com certeza é o mais leve de todos, mas em HTML5 o Firefox 4 é o melhor 😉

  6. Avatar de joao
    joao

    muito bom o este Browser 🙂
    o design está também excelente…

  7. Avatar de maurycio
    maurycio

    Tive problemas depois de instalar esta versão! Fiquei sem o flash a funcionar. Tive que usar o Gestor de pacotes Synaptic para desinstalar o plugin flash. Descarrega-lo do site da adobe e voltar a instalá-lo. Não sei se alguém mais teve este tipo de problema, mas eu tive-o em 3 computadores :S

    1. Avatar de henrique

      Tive tambem, e com o campo de endereços. Reinstalei o flash e ambos voltaram a funcionar.

      1. Avatar de tiago
        tiago

        tenho exactamente o mesmo o problema fez o que disseram mas continuo igual, o flash funciona, mas muito mal

        como fizeram?

        1. Avatar de maurycio
          maurycio

          Eu tive que ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e remover por completo o plugin do Flash. Depois descarreguei o Flash do site da Adobe e instalei-o de novo. Aqui resultou bem!

          1. Avatar de tiago
            tiago

            (ganda calinada que mandei la em cima)

            tenho a versao 64bits e pelo que percebi ainda nao ha versao estável…
            regressei ao chromium

  8. Avatar de Emannxx

    No Ubuntu a interface parece que não mudou grande coisa (ainda não experimentei, digo isto apenas pelas imagens)… a aceleração por GPU também está disponivel?

  9. Avatar de pergunta
    pergunta

    As vezes enquanto estou no novo firefox quando pressiono o PageUp ou PageDown o firefox retrocede e avança, respectivamente, a pagina. Ou seja, volta a pagina visitada anteriormente em vez de descer ou subir na actual.
    Isto acontece-me de vez em quando, mas só no Firefox 4.
    Sou o único?há uma solução?

  10. Avatar de SmileX
    SmileX

    Eu adoro o firefox, já uso firefox à imensos anos, mas este firefox, a versão 4.0, só me tem desapontado. Está sempre a crashar, sempre com erros, mais lento que a versão 3.6…

    Instalei-o em 3 PC’s diferente com WIndows 7 64bits, e foi a pior coisa que podia ter feito, até prefiro usar o Internet Explorer 9 do que o novo firefox…

    Não sei se é um bug por o SO ser 64bits… mas o que é certo é que funciona terrivelmente mal…

    Por isso, digo desde já que o FireFox 4.0 de fantástico não tem nada… Só se for mesmo em Bug’s e Crashs

    1. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Uso desde as primeiras Beta e não crashou assim.
      Mas uso W7 Ultimate 32bits…

  11. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Parabéns pelo artigo, Pedro Pinto!

    Realmente os números são impressionantes!

    Uso FF, Chrome, IE (quando tem que ser) e Opera (raramente) e o Firefox continua a ser o meu preferido!

    Muito sinceramente, com máquinas modernas e internet de Banda larga, não noto grandes diferenças de performance entre todos.
    De que serve um browser mais rápido uns milisegundos? Para mim, nada.

    1. Avatar de David
      David

      São mais que alguns milisegundos, há diferenças claramente visiveis entre chrome/ff e ie por exemplo.
      Para dar um exemplo, à uns meses fiz umas experiencias com javascript em que tinha umas letras a “chover” numa página. Posso-te dizer que com o mesmo código só trocando o numero de letras, o ff e o chrome iam bem e rápido até as 500 letras e o ie nas 100 já era lento.

  12. Avatar de Deus
    Deus

    Sou o unico que acha que o firefox em ubuntu e muito pesado? O meu fica um verdadeiro arrastao ao ponto de ter tempo de ir lavar os dentes e voltar…
    Como posso solucionar? Estou no Chrone mas estou a detestar…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      epa isso de ires lavar os dentes e voltares…esta mau esta.
      Qual a tua maquina?já experimentas-te remover e instalar de novo?
      Em Linux uma das coisas que a malta se tem queixado desde ha uns anos para ca era precisamente o peso do browser mais usado.
      Melhorou muito mas acho que ainda pode ficar bem melhor, mas o desktop linux não é o alvo deste browser, embora se note algumas coisas que fazem desenvolvimento em cima de linux, mas…

      cmps

      1. Avatar de Deus
        Deus

        Asus f3sc com 2Gb de ram…
        Acho que deveria correr minimamente o firefox…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Boas…
          sim devia,ja reeinstalas-te?

          cmps

          1. Avatar de Deus
            Deus

            Sim, e continua na mesma…
            Mas o pior e que nao e so no meu, conheço montes de pessoal que tambem se esta a queixar disso

  13. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Boas 🙂
    Eu instalei recentemente o Ubuntu 10.10 e tenho algumas duvidas (como p.e.):

    – Como ligar o Wireless? ( apenas consigo aceder/ter Internet ligado por cabo)
    – Que Anti-spywere recomendam?

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      lolololol, o anti-spyware é que é muito caro 😀 não vale apena comprares…. haaaa espera não precisas 😉 heheheheh

      quanto a ligação de wireless, podes ter um grande azar de o wireless não ter sido instalado por falta de drivers, isto costuma acontecer com portáteis muito recentes.

      1. Avatar de Oliveira
        Oliveira

        Sou “nub” no linux , desculpa la’ qualquer cena fatela que diga 😛

        O portátil já tem quase 1 ano.
        E se da por cabo e’ estupido nao dar por wirelles! Onde posso sacar os drives? 😉

        1. Avatar de Mário Pereira
          Mário Pereira

          Que portail é? É mesmo mto estranho isso, e tudo o resto costuma funcionar out-of-the-box…

          Já experimentaste fazer um update ligado por cabo?

          1. Avatar de Oliveira
            Oliveira

            Toshiba Satellite L650 i3
            (algo assim xD)
            Quando estive ligado ao cabo nao apareceu updates para fazer :/

          2. Avatar de Oliveira
            Oliveira

            Toshiba Satellite L650-11E i3
            (algo assim xD)
            Quando estive ligado ao cabo nao apareceu updates para fazer :/

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas ..
      Oliveira:
      la deste conta de uma aplicação na barra superior direita que se chama network manager…é la que te ligas de uma forma basica, normalmente não são precisos drivers como no windows.
      Aqui as coisas são menos complicadas 🙂 .
      Normalmente os drivers são genericos e ja veem incluidos(para a maioria das coisas), ao contrario do windows que faz drivers por marca e modelo em linux são mais espertos e fazem drivers para determinado tipo de hardware…o que quer dizer que mais marcas e modelos o podem suportar.
      clica no NManager com botão direito do rato e ve se tens o wireless activado e depois clica com o botão esquerdo e clicka na ligação wireless que quiseres.
      Embora linux por defaul seja muito seguro…activa a firewall GUFW(Gui for Uncomplicated FireWall).
      Conseguis-te?

      cmps

      1. Avatar de 0liveira
        0liveira

        Isto está a fazer varias actualizações, secalhar depois disso dará 🙂
        Obrigado 🙂
        Agora quero aprender mais sobre o linux e deixar o windows um bocado para trás!

        Já agora…
        É possivel ter o skype e mensseger aqui no linux?

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          hahhaahha pergunta ele se pode ter o skype no ubuntu..lololololloloololol que babuzeir…. :D:D:D claro que sim. 😀

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Boas..
          🙂
          quanto ao Skype sim claro, é uma empresa que nada tem a ver com o Ŵindows, quanto ao Messenger,sim e não…
          É possivel ter clientes de messanger e googletalk e sei la o que, ás pazadas…
          mas clientes Messenger da Microsoft não pelo menos sem wine.
          A microsoft é muito fechada e não produz software para linux directamente.
          Mas tens toneladas de Clientes Messaging,chat,etc.
          o que vem por omissão o Empathy não é mau, experimenta.

          cmps

  14. Avatar de 0liveira
    0liveira

    vou tentar agora 😉
    Mas obrigado desde ja

  15. Avatar de 0liveira
    0liveira

    Obrigado 🙂
    Wi-fi ligado

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Olá Oliveira
      Normalmente no Ubuntu a solução é sempre muito mais simples que no Windows.
      Fica descansado, deixa o teu Ubuntu sem antivirus, sem antispyware. Todas essas ferramentas que usas no Windows não precisas delas em Linux.

      P.S: Quase tudo o que usas em Windows podes usar em Linux excepto Virus,Trojans,Spyware,Malware,Worms etc… Lamento desiludir mas isto não é possivél…lol

      1. Avatar de 0liveira
        0liveira

        Não desiludes 🙂 ehehe
        instalei o Linux porque disseram que apesar de ao inicio de ser um bocadinho mais complicado depois torna-se fácil 😉

        Agora.. Eu instalei o Ubuntu 10.10 é possivel meter aplicações nele do ubuntu 9.10 (p.e)??
        Porque tive a pesquisar aqui no pplware e existem algumas que me interessam

        1. Avatar de Jack
          Jack

          Já estamos a fugir ao tópico mas procura essas aplicações no Centro de Software Ubuntu que de certeza que lá as encontrarás.
          Também uso Ubuntu a muito tempo, e até hoje sempre consegui fazer tudo o que fazia no Windows.Como tal uso Ubuntu a 100% em casa. No trabalho a empresa onde trabalho é “rica” e uso Windows.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas..
            “Já estamos a fugir ao tópico ”
            ups…tens razão.

            cmps

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Boas..
          sim claro!!
          Podes colocar as aplicações que quiseres…
          além das aplicações disponíveis nos, ja falados, Ubuntu tweak e Ailurus, tens a opção de base no menu Aplications->Ubuntu Software Center, ou em System->Administration->Synaptic.

          Mas nem tudo são rosas o linux também tem os seus espinhos culpa de diversos factores, um dos quais, é o facto de na sociedade se preformatar as pessoas para usarem determinados SO’s, sem lhes perguntarem primeiro o que querem…é tipo o baptismo cristão, ou a filiação a um clube de futebol antes de terem poder de decisão… 🙂
          O importante é não desistir e ir evoluindo, aprende-se muito com este Sistema/SO…

          cmps

  16. Avatar de Espolador
    Espolador

    O Ubuntu 10.10 está fantástico. Pra quem sempre ergueu a bandeira do “Linux é difícil”, agora vai ter que arrumar outra desculpa. E agora com Firefox 4…. Hehehehe… Se segura micro$oft.

  17. Avatar de claudio
    claudio

    Fantástico !!!