Instale o elementary OS: Um substituto do Windows e do OSX

36 Comentários

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.

Hoje vamos ensinar como podem instalar a última versão desta distribuição no VirtualBox.


Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 15 GB
  • Memória RAM:2 GB

Passo 1 – Depois da máquina virtual arrancar com o elementary OS, devem carregar em Instalar o Elementary para dar início à instalação do sistema no disco.

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do elementary OS e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar o elementary que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do elementary OS.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.

Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

Passo 5 – Indicamos agora o layout do nosso teclado.

Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respetiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

…início do processo de cópia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

Depois de instalado é só reiniciar.

Depois de reiniciar, basta introduzir as credenciais para autenticação definidas no passo 6.

Agora é só usar e explorar!

O elementary OS vem com uma seleção cuidadosa de aplicações que atendem a todas as necessidades do dia-a-dia. Destaque ainda para a AppCenter que disponibiliza várias aplicações Código Aberto para o elementary OS.

elementary OS

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Existe alguma forma de controlar o tempo de utilização por cada login?

  2. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Fico muito contente de divulgarem assim o Sistema Operativo que uso, é excelente!
    Sou um utilizador de longa data do elementary e se querem a minha opinião é o melhor sistema operativo linux para produtividade e trabalho casual.
    Tem um ambiente gráfico excelente, é baseado em ubuntu (o que lhe dá uma compatibilidade excelente com quase todas as ferramentas), é rápido, simples, consistente e completo!

    Uma das coisas que coloca algumas pessoas de pé atraz na parte da migração para este sistema é o botão de minimizar que à partida não existe.

    Nessa parte eu ajudo:

    sudo apt-get install software-properties-common
    sudo add-apt-repository ppa:philip.scott/elementary-tweaks
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install elementary-tweaks

    de seguida aceder as settings, tweaks, appearance, layout (depois escolhes o que quiseres – OS X, Windows, Ubuntu, etc.), pessoalmente o meu favorito é o do OSX.

    Espero que gostem deste sistema fantático!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Essa alteração que propões é possível ser feita sem recorrer à linha de comando?
      Ou seja, se eu instalar isto no PC do meu avô, ele passado uns dias liga-me e diz “não consigo encolher as coisas”.
      O que é que eu faço?! Não lhe vou mandar uma lista de comandos, né? 😀

      1. Avatar de Alexandre Carvalho
        Alexandre Carvalho

        apartir do momento que esses comandos são executados e que o elementary-tweaks está instalado basta acedeer à configuração do sistema.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Ok, então os comandos têm sempre de ser executados para aceder a essa configuração.

          O meu ponto é simples: são este tipo de coisas que afastam os utilizadores básicos do Linuz.
          Ninguém está para usar comandos hoje em dia a não ser “geeks”.

          Em tempos eu já tive Linux instalado em PCs destinados a utilizadores básicos e às tantas esbarro sempre com o momento em que tenho de dizer à pessoa… epá, tens de ir à linha de comando e escrever estas linhas todas….
          claro… a resposta é: ok, mete o sistema que cá tinha antes (Windows) em que eu carregava assim, e assim… e depois assim… e sabia lá ir ter.

          1. Avatar de Victor F.
            Victor F.

            +1
            Numa sociedade que se quer tudo de mão beijada não vejo quando e como Linux poderá um dia ser standard, a menos que se puxe pelos garotos nas aulas de TIC e mesmo assim…

          2. Avatar de Luís Lopes
            Luís Lopes

            Tão simples como ir a “aplicações” abrir o Terminal copiar e colar o comando acima referido, password, enter e está feito…

          3. Avatar de Edisson
            Edisson

            Até parece que o Windows não usa linha de comando, o próprio pplware já mostrou alguns tutorias aqui para configurar alguma coisa no Windows 10, e não vi nenhum usuário reclamando… Agora , porque é Linux, é um “mimimi” só…

          4. Avatar de gekko
            gekko

            Estes comandos só tem que ser executados uma vez a partir dai ficas com a opção no elementary-tweak se selecionares ter o botão de minizar, ficas com ele sempre, até, se por algummotivo decidires remover essa opção.

            So corres este comando uma vez

          5. Avatar de Marco
            Marco

            Boas, não tens de executar sempre esses comandos. Esses comandos são só para instalar um tweak que depois acedes e configuras. Feito isto, não precisas de fazer isto sempre que reiniciado o pc.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Se o teu avô precisa de encolher as coisas é melhor mesmo continuar com o Windows. Nunca usei esta distro, mas o linux mint por exemplo, já podes dar ao teu avô, porque já vem com os 3 botõezinhos.
        Já agora um segredo, não digas ao teu avô, mas o Windows também tem uma linha de comandos, que por sinal é bastante mais fraquinha que a do linux.

        Sabes qual é a real diferença entre o windows e o linux mint ?

        O windows dá para fazer muita coisa graficamente, é fácil de usar.
        O linux mint dá para fazer muita coisa graficamente, é fácil de usar.

        O windows não dá para fazer tudo, a personalização é limitada, por isso é fácil de usar.
        O linux mint dá para fazer tudo e mais alguma coisa (possivelmente até faz torradas com manteiga). Mas se quiseres fazer torradas com manteiga, encontras num site que tens de usar a linha de comandos, então é dificil, esquece por que é para geeks. Portanto é mesmo melhor continuares com o Windons.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Oh meu amigo, se calhar ainda andavas a aprender a andar e ja eu andava a decorar linhas de código.

          Se não percebeste a mensagem, problema teu.

          1. Avatar de Vítor M.

            Eilá… mas ficaste sem resposta? Acho que ele te deu um chega para lá 😉

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Vou pedir desculpa pelo meu post anterior, não foi minha intenção ser rude nem ofensivo, não faz o meu estilo. A questão é que a linha de comandos no linux é mais uma ferramenta à disposição, hoje em dia já não é essencial para configurar o sistema ou instalar programas, mas muita gente continua a criticar o linux por causa disso.
            Sinceramente, cordiais cumprimentos.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O que coloca o pé atras é mesmo o tipo de solucao apresentada. Por muito simples que sejam os comandos é essa a maior barreira para a maioria das pessoas.

    3. Avatar de Luís M
      Luís M

      Já está 🙂
      Agora como coloco a barra de scroll mais larga?
      Obrigado

  3. Avatar de Cortano
    Cortano

    Tenho esta distro instalada numa VM e gosto dela.
    Acho-a realmente simples de usar e é atraente.
    Tenho esta e o Mint. Acho ambas muito boas para quem é um nabo em Linux – se bem que o Mint tem a vantagem para quem vem do Windows por ter mais proximidade da forma como chegamos às coisas.

  4. Avatar de Joao Carvalhinho
    Joao Carvalhinho

    Já usei, e inclusivamente ajudei na tradução do website. Tem um look and feel porreiro, e fazem algo que é raro no Linux, que é ceder aos devs/designers um conjunto de guidelines visuais e de usabilidade muito restritas para que as apps a criar de futuro fiquem bem integradas com o sistema.
    Julgo que peca por demorarem muito a actualizar entre versões, mas isso até ajuda os menos afoitos.
    Hoje em dia, atrai-me mais o deepin. Pena este ser Chinês e não forçar tanta rigidez no design das apps que são seleccionadas para fazer parte do sistema.
    O LInux continua a ser uma manta de retalhos… Todos eles bons, excelentes até… mas todos diferentes entre si. É a vantagem e o ónus da escolha…

  5. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    Já falam deste OS á uma carrada de tempo… Já não fizeram demasiados posts sobre o elementaryOS ?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Quando se apresenta como pergunta, diz-se *Não fizeram já*

      1. Avatar de Jose Baptista
        Jose Baptista

        Subscrevo Sujeito. Muito bem observado!!

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Interessante quando se pensa que os requisitos mínimos não sejam compatíveis com o Magalhães 2 para aproveitar esta sucata, mas se chegar-mos à conclusão que tenho o Windows 10 lá instalado…
    A funcionar com alguma dificuldade… mas funciona.

    1. Avatar de Portu-gues
      Portu-gues

      Pode-mos chegar-mos à conclusão que não sabe-mos escre-ver.
      Cumprimen-tos

  7. Avatar de clodoaldo santos
    clodoaldo santos

    Fácil de instalar como qualquer Ubuntu, mas é menos completo que o Linux Mint.

  8. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Este post vem mesmo a calhar, tentei instalar o Elementary OS na passada 6a feira e surgiu-me o seguinte erro https://imgur.com/a/TUaoa https://imgur.com/a/dVgvM e não consigo instalar, já tentei procurar possíveis soluções e não as encontro em lado algum , será que me podem ajudar ?

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    O que coloca com o pé atrás é ter que fazer uma maquina virtual para isar lightroom e afins

  10. Avatar de 1234
    1234

    IPBricks…já ouvi falar numa empresa com esse nome…

  11. Avatar de Paulo Dom
    Paulo Dom

    Prefiro Linux Deepin
    Lançado Deepin 15.5 para provar que Linux não é difícil de uma vez por todas.

  12. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu fui do windows para o linux sem saber códigos nem software, sem ninguém que me ajudasse e aprendi tudo à minha custa (nunca fo.. o meu computador). E agora só vejo Microsoft fans que no entanto usam android (linux). Se não sabem usar linux então não deviam ter smartphones com o android pois funcionam da mesma maneira.

    1. Avatar de Joao Carvalhinho
      Joao Carvalhinho

      Android “não é” Linux… tal como Macosx “não é” freebsd. São baseadas nos sistemas operativos OS, mas depois têm uma empresa com um batalhão de pessoas a trabalhar em exclusivo a usabilidade e funcionalidades base de forma integrada. Não é o tipo habitual de (des)organização em torno de uma distro Linux com n software todo de aspecto diferente tirado de prateleiras de software livre e com uma probabilidade marginal (enorme já e ainda crescente, é certo) de correr bem.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Ambos os sistemas têm apps stores (o linux teve antes de todos), ambos funcionam sobre os mesmo núcleo. A única diferença é que o android não tem linha de comandos.

  13. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    É curioso que sempre que sai uma distro com visual elegante é logo a noticia de “um substituto ao windows e osx”. Uma alternativa, ainda vá…um substituto…isso…quem dera…

  14. Avatar de Chauke Stephan Filho
    Chauke Stephan Filho

    Minha cortesia para os Irmãos de Portugal: uma hiperconexão para texto sobre logiciário livre de uma professora de informática do Brasil:

    http://www.ufpa.br/dicas/linux/li-lisol.htm

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boa noite!
    Uma duvida, fui para fazer download do SO e deparei-me com o facto de que não é free!
    Por norma as distribuições Linux não são free??
    Cumprimentos.

  16. Avatar de José Ricardo Santos
    José Ricardo Santos

    Olá a todos.
    Criei a maquina virtual mas só me aparece opções de 32 bits, como criar com 64 bits?
    http://bit.ly/2FH055z