Instale e experimente o Gnome Shell no Ubuntu

26 Comentários

Depois de ensinarmos como instalar o Unity no Ubuntu 10.10 (ver aqui), hoje trazemos a sugestão para experimentar o Gnome Shell.  Para quem não sabe, o Gnome Shell será o gestor de janelas por omissão no Gnome 3.0 e trará com ele algumas novidades. De uma forma geral, o Gnome Shell implementa alterações significativas a nível de Menu principal e também  na forma como o utilizador interage com o sistema.

shell_00

Como instalar o Gnome Shell?

A forma mais simples de instalar o Gnome Shell é via Ubuntu Software Center. Para isso, basta procurar por Gnome Shell e depois carregar no botão Install

gnome_01

Depois de instalarmos, vamos ter de proceder a uma pequena alteração para que o gnome-shell seja o gestor de janelas no próximo arranque do sistema. Para esse efeito, carregamos nas teclas Alt+F2 e escrevemos gconf-editor

gnoem_02

Em seguida, do lado esquerdo, escolhemos desktop->gnome->session->required_components. Na entrada Windowmanager carregamos com o botão do lado direito do rato e escolhemos Edit Key

shell_03

O próximo passo é alterar o valor da entrada Windowmanager . O nosso valor a introduzir será gnome-shell

shell_04

Mandamos fazer um restart ao sistema ou apenas um logout/logon. Como podem ver pela imagem seguinte, o gnome-shell tem um aspecto bastante interessante e bem diferente daquilo que estamos habituados em termos de organização e menus.

shell_05

Vejam o gnome shell em acção:

Considerações finais

Depois de umas boas horas com o gnome-shell, fiquei impressionado com a estabilidade e com a rapidez com que se interage com o sistema. O gnome-shell permite interação com o sistema de uma forma mais intuitiva e produtiva. Experimentem e digam alguma coisa.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Hermida

    Sou fã do G-Shell, utilizo-o com o tema Ambiance (http://gnome-look.org/content/show.php/GNOME+Shell+-+Ambiance+Theme?content=128295) e gosto muito (apesar de perder desempenho e ter alguns problemas com wine).

    Creio que o gnome-shell seja a única coisa realmente inovadora tratando-se de interação com o usuário, a única interface que foge do estilo windows e mac.

    Abraços,

  2. Avatar de Antonio Hermida

    Ah, outra coisa: para gravar seu desktop com o gshell basta pressionar ctrl+alt+shift+r ;D

  3. Avatar de Alucard
    Alucard

    Tenho instalado no Mint 8 (equivalente ao Ubuntu 9.10) e até não desgosto, apesar de ainda estar muito cru.Mas essa versão que vem nos repositórios do Meerkat parece-me mais avançada.

    Só uma questão, não seria mais simples escrever numa consola “gnome-shell –replace” para correr a shell, em vez de estar a mudar chaves no Gconf? É assim que eu faço, depois para voltar ao Gnome normal faço logout.

    1. Avatar de Eduardo Silva

      Na minha máquina não funciona de maneira nenhuma.

    2. Avatar de Alucard
      Alucard

      Uma correcção: O comando deve ser “gnome-shell –replace” com dois traços em vez de um.

    3. Avatar de Guilherme a

      no meu aparece essa mensagem:
      “JS ERROR: !!! Unhandled type uint32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS ERROR: !!! Unhandled type int32 releasing GArgument
      JS LOG: GNOME Shell started at Sat Jan 08 2011 19:32:17 GMT-0200 (BRT)
      JS LOG: Failed to acquire org.freedesktop.Notifications; trying again
      JS ERROR: !!! Exception was: TypeError: this._gdm.list_users is not a function
      JS ERROR: !!! lineNumber = ’70’
      JS ERROR: !!! fileName = ‘/usr/share/gnome-shell/js/ui/statusMenu.js’
      JS ERROR: !!! message = ‘this._gdm.list_users is not a function’
      JS ERROR: !!! stack = ‘([object _private_Gdm_UserManager])@/usr/share/gnome-shell/js/ui/statusMenu.js:70”

      1. Avatar de Guilherme a

        apesar que funcionou normalmente

  4. Avatar de Guilherme Costa
    Guilherme Costa

    Por curiosidade, foi o único que achou o menu de activities sempre a encolher tudo o resto meio estranho? Aquilo passado um bocado pode provoca mau estado na pessoa não acham? Pelo menos só em ver o vídeo achei meio estranho, já agora, recursos do sistema? Quanto mais vai consumir?

  5. Avatar de Shogun
    Shogun

    Instalei e os meus paneis do gnome foram ao ar, perdi as definicoes todas e o alt+f2 agora n funciona para eu tirar o gnome-shell do arranque.como e k posso resolver?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Crie um atalho no desktop, e como comando coloque gconf-edit, vá ao menu e volter ao valor de windowmanager anterior.

  6. Avatar de as13
    as13

    Isto esta em PT ou Ingles????

    1. Avatar de Fernando Luís Santos

      pelo menos no meu está em pt-br.

      1. Avatar de Tiago Azevedo
        Tiago Azevedo

        Sabes como pôr em pt-pt?

        1. Avatar de Fernando Luís Santos

          Acho que ainda não existe tradução. Eu é que ainda não tive tempo de cuscar no gnome-live, pois no launchpad não existe.

  7. Avatar de Bruno Anjos
    Bruno Anjos

    Estou experimentando e gostando

  8. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Alguém me sabe dizer se um netbook dos primeiros aguenta isto? É que se sim seria uma excelente alternativa ao Unity que não aguenta!! Mas pelos efeitos e tal duvido que aguente este também..

    Contudo parece muito engraçado e maluco… Não sabia que existiam tantas alternativas malucas para por no Ubuntu

    1. Avatar de Fernando Luís Santos

      Aguenta sim, eu instalei-o num Aspire One dos 1ºs, bem mais leve e fluido do que o Unity.
      E é um ambiente engraçado já o utilizo à algum tempo e tem estado muito estável. Boa alternativa ao desktop normal.

  9. Avatar de serva
    serva

    Estou a experimentar a 2 dias e gosto QB , foge de facto a tudo que esta escrito em windows ou Mac e parece-me ja muito estavel , instalei no ubuntu 10,10 ainda me estou a habituar mas como resposta a algumas perguntas acerca da performance eu não notei nenhuma quebra de performance e ainda por ciam este é o meu pc das experiencias um P4 a 3,2 Ghz e com 2 Gigas de memoria a 400 , at+e vos digo mais ficou para mim mais rapido e todo o hambiente flui muito bem , como perceberam fiquei fã –

    Abraços

    1. Avatar de João Batista
      João Batista

      Instalei agora e fiquei rendido.
      Não notei quaisquer quebras de performance.
      finalmente algo diferente!

  10. Avatar de serva
    serva

    tenho que fazer uma correção ao meu post anterior , de facto existe um maior consumo de recursos da maquina o que para potateis não vai ser bom para a autonomia , mas sem duvida que depois de um periodo de adaptação e agradavel trabalhar com a Gnome Shell , ja reverti e não notei qualquer alteração as minhas configurações anteriores quem tem o ubuntu tweak instalado e bem facil gerir os arranques , vou continuar a experimentar e voltarei a postar com mais novidades , sublinho que esta instalação foi feita no ubunto 10,10 , não sei como e que outras distribuições reagem a esta shell .

    abraços

  11. Avatar de Pedro Pardal
    Pedro Pardal

    interessante mesmo, na minha opiniao é o KDE, parece-me estar anos luz mais a frente do gnome o unico problema é q de facto é um pouco mais pesado para a maquina mas nada de especial.
    n ha por aí nenhuma review do kubuntu no pplware? secalhar seria interessante…

  12. Avatar de bcuraboy
    bcuraboy

    tenho apenas uma pergunta a fazer.onde posso encontrar uma lista com os comandos disponiveis para esta nova shell?é que com a shell normal um dos comandos que eu costumo usar muito é o alt+tab,para saltar entre janelas e aplicaçoes activas.e aqui nesta shell??

  13. Avatar de Hugo

    Parece-me bastante bem até agora, nao tive nenhum crash e tem-se safado exemplarmente. É intuitivo, o que gosto. Nao instalei o Unity, pelo que nao tenho como comparar. Vale a pena?

  14. Avatar de LedBass
    LedBass

    Pessoal, vocês sabem se ele funciona com o emerald e com o configurador do compiz normalmente? fiz várias modificações visuais e de configuração de animações no maverick e não to muito afim de ter de fazer novamente, mas achei bastante interessante o gnome 3.0

    O que me dizem?

  15. Avatar de Evandro
    Evandro

    A maneira mais simples e eficaz de instalar o gnome shell 3 é pelo synaptic.
    É só buscar por Gnome 3, instalar e pronto, no próximo login a shell já fica disponível para uso, sempre que quisermos.