Como instalar Snappy Apps no Ubuntu 16.04

18 Comentários

Foi no passado dia 21 de Abril que a canonical lançou o novo Ubuntu 16.04. Até agora o sistema tem recebido críticas muito positivas tendo em conta as novidades que foram implementadas.

Uma dessas novidades foi suporte para o novo sistema de pacotes, o Snap. Aprenda como procurar, instalar e remover Snap apps usando o novo Ubuntu Software app.

snappy2


Com o Ubuntu 16.04 é mais fácil instalar apps. Para quem ainda não sabe, Snappy é uma forma que permite que os programadores isolarem as suas aplicações, garantindo a segurança e fiabilidade das mesmas.

Outra das vantagens é que os pacotes snap contêm todas as dependências o que simplifica a actualização das apps. – Saber mais aqui.

snappy

Como trabalhar com Snappy Apps?

Para ver uma lista de Snappy Apps basta que executem o comando

sudo snap find

ubuntu_000
Para instalar uma Snap app deve executar:

sudo snap install nome-da-app

snap_02
Para instalar/actualizar uma app basta que execute o seguinte comando:

sudo snap refresh nome-da-app

Até ao momento a lista de Snappy Apps é ainda muito reduzida mas com o tempo tudo mudará certamente. Para quem já tentou instalar uma app e não conseguiu por faltarem pacotes (dependências), certamente que vai gostar deste novo formato. Simples, fácil, muito cómodo…e sem complicações!

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Alexandre
    Nuno Alexandre

    “Foi no passado dia 25 de Abril que a canonical lançou o novo Ubuntu 16.04” , penso que tenha sido no dia 21 🙂 bom artigo 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Por acaso foi mesmo a 21 😉 o Pedro estava a pensar na “Liberdade” e pronto… saiu 25 de Abril 😛

      Obrigado pelo reparo.

  2. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    A ideia é boa mas não é nova. O AppImage ou o xdg-app…
    Esta é uma divisão que não se percebe. Por que não melhorar o existente ao invés de criar um novo exclusivo (para já parece ser apenas em sistemas Ubuntu) programa?
    A ideia em containers ao jeito sanbox é boa mas no caso do snappy/Ubuntu colocam-se graves falhas sobretudo devido ao gestor de janelas utilizado pelo core do SO… Vamos ver no que dá o desenvolvimento…

    1. Avatar de Marcos Alexandre Lemos Rodrigues
      Marcos Alexandre Lemos Rodrigues

      Não dá pra saber se os existentes estavam a fim de ajuda, geralmente esses grupos são muito xenófobos, por incrível que pareça.
      graves falhas? O gestor de janelas é o mesmo de todas as distribuições linux, não é o caso do UBuntu, não. E pra resolver isso vem aí o mir.

  3. Avatar de David
    David

    Devo admitir que desconheço algumas especificações tecnicas das vantagens do novo ubuntu. Só há bem pouco tempo percebi que desta forma podemos instalar softwares offline coisa que não era possivel anteriormente.

    Algo que vinha a reclamar algum tempo, penso que eles devem ter lido o que escrevi lol

    Tem muitas vantagens claro que sim… Ainda tenho algumas duvidas… instalei a nova versão em máquina virtual e fui ao site do blender descarregar o pacote… não sei qual é o formato da snap mas partindo do principio que é spa eu dei dois cliques no programa e ele abriu numa pasta. Depois o executavel do mesmo estava ali. Sem qualquer necessidade de instalar no pc. A duvida é, onde meto agora a pasta com o programa e como crio atalho… ainda muitas dúvidas sobre este formato.

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Só um reparo: era possível instalar software offline em Linux, especialmente em Ubuntu e distros baseadas no Debian (o keryx e o Camicricube era exemplos de programas que cabiam nessa categoria) – felizmente, esta alternativa simplificou todo o processo e traz várias vantagens.

  4. Avatar de pedro
    pedro

    tudo muito bonito…mas continuamos a precisar do terminal para instalar e actualizar apps…falta de drivers para hardware, desde que me lembro que o linux sofre desses males, se trabalhassem no que descrevi atrás, se calhar o linux teria muitos mais utilizadores. e testei uma carrada de distros, elas todas com os mesmos problemas e depois vem com essa do ubuntu ser cocurrento do windows???? enfim, opiniões, deixei de usar linux por ser pouco prático a sua utilização.
    cumps. a todos

    1. Avatar de pedro silva
      pedro silva

      Errado. A função está em testes (nos servidores já é primária) e ninguém depende do terminal. Até o Arch Linux tem interface gráfica de instalação pela Central de Programas, Synaptic e outras GUIs para todo e qualquer programa (ou 99% deles).
      Quanto às drivers é igual ao Windows e Mac. Se o hardware é novo é normal ainda não existir embora isso seja culpa dos fabricantes e não das distribuições Linux. A Microsoft não cria drivers, quem as desenvolve são os fabricantes do hardware…

    2. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      Depende do utilizador. O problema dos drivers não é do Linux e sim das marcas

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        ainda não encontrei uma distro que me conseguisse resolver o problema da hibernação e suspensão do pc/portátil!

        1. Avatar de Deadpool
          Deadpool

          Linux Mint

    3. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      mas continuamos a precisar do terminal para instalar e actualizar apps
      Uso desde 2008 faço tudo com GUI se quiser!

      falta de drivers para hardware
      Tive um portátil bué antigo que não tinha placa gráfica de resto é instalar e funciona!

    4. Avatar de pirolito
      pirolito

      [falsa questão Nr.1] Terminal: que é isso? Agora a sério… na (esmagadora) maioria das distros, a interface gráfica resolve todas as questões.
      [falsa questão Nr.2] Drivers em falta? como partilhei há uns meses, tenho um scanner (já com usb) da hp com cerca de 15 anitos da altura do (fim) do Windows98; menos de um ano depois, veio (e instalei) o WindowsXP e adeus scanner: a hp nunca se deu ao trabalho de atualizar os drivers. “Eis que senão quando” experimentei o dito scanner com um Linux (o Mint, creio) et voilà! o scanner ressuscitou dos mortos ‘informáticos’… 🙂

  5. Avatar de Henrique
    Henrique

    Fora do tema: hoje saiu uma vulnerabilidade gravíssima no sistema de IOT da Samsung, que permite a hackers controlarem a casa das pessoas, inclusive abrir fechaduras das portas…

    Se fosse Apple, o pplware já tinha posto, mas como é Samsung, fica na escuridão… E ainda dizem que o pplware é pro-Apple…

    1. Avatar de hmmn
      hmmn

      o quanto me fazes rir

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Não estás a defender a dama lá muito bem, sabes disso?

  6. Avatar de sakura
    sakura

    “”Snappy Apps”” e que nome tão complicado ….. isso é igual as “windows universal apps” so que para Linux, ou java_apps. basta o “motor kernel ” e o exe executavel (snppy apps)…….
    só que … sem o processamento em clude a segurança é zero….. a MS tentou durante anos…..
    hãnnn, a MS tb queria updates sem reboots ……..quem sabe.

  7. Avatar de ww55
    ww55

    Não esqueça de instalar o ubuntu-snappy-cli primeiro!
    sudo apt install ubuntu-snappy-cli