Incrível! GNU/Linux ultrapassa a quota dos 3%

98 Comentários

Os sistemas GNU / Linux têm evoluído bastante nos últimos anos mas a verdade é que a quota de adoção continua a ser extremamente baixa. No entanto, sem explicação aparente, o GNU / Linux ultrapassou a quota dos 3% segundo um relatório da NetMarketShare. Parece pouco mas o crescimento foi enorme!


Será que o segmento dos sistemas operativos está para mudar? É pouco provável, no entanto a adoção do GNU / Linux teve uma subida histórica ultrapassando agora a fasquia dos 3%. De acordo com os analistas não há uma razão direta, ainda para mais numa altura em que a adoção do Windows 10 continua a crescer, estando atualmente nos 28%.

 

GNU/Linux “dispara”?

Apesar de ser apenas 3%, há que ter em consideração que a percentagem de adoção do Linux sempre foi relativamente baixa. Para se ter uma ideia de crescimento, vale a pena referir que em julho o GNU/Linux apenas tinha uma taxa de adoção de 2,53% tendo agora subido para os 3,37%. Os dados são apenas relativos a versões Desktop.

Será que a adoção do GNU/Linux continuará a crescer?

Leia também…

O Windows domina no Desktop… mas o Linux domina o mundo

 

Comentários

98

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Qualquer dia ultrapassa o MAC OS 🙂 (já não falta muito)

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não, não ultrapassa porque aquilo é só uma versão! Enquanto no “linux”, eles põem as versões todas!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Apesar de não serem todas as versões…bem visto 😉

        1. Avatar de Jorge Cunha
          Jorge Cunha

          Bem visto? Se as outras versões não aparecem neste gráfico, é porque não têm representação nenhuma! Sim, não falta muito para o Linux ultrapassar o MAC OS!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            essa observação está no meu comentário. No entanto, não esquecer que no mundo Apple a grande maioria anda sempre pelas ultimas versões…

          2. Avatar de gFan
            gFan

            Se não me engano isto são dados com base em maquinas ligadas à Internet certo?
            Cálculo que haja muitas mais com Linux fora desse domínio, com objectivos variados desde industrialização, investigação etc…

          3. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Apple está nos 9%, algo está de errado neste pie chart ou nesta análise.
            Não como isto, muito menos um crescimento de quase 1%, cheira-me a treta.

          4. Avatar de Helder
            Helder

            O gráfico é só ridículo!

            “não falta muito para o Linux ultrapassar o MAC OS!”

            Olha que bom para ti!

            Vai ser então agora que o Linux vai ter jogos, Microsoft Office, AutoCAD, iTunes e Photoshop?

      2. Avatar de Cris
        Cris

        Se metessem todas as versões já estaria em 1º lugar. :^]

        Ou esqueceste-te que a maioria dos servidores + smartphones correm Linux?

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Concordo parcialmente contigo. Mas dai ate chegar a primeiro ainda falta imenso.

      3. Avatar de igor giuseppe
        igor giuseppe

        não faz muita diferença, contanto que sejam todas compatíveis entre si.

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Isto já está mais que batido, a maioria são ChromeOS, por isso…

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Também estava a pensar nisso LOL

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Obrigado por pores um contador fiável, que conte todas as versões.

        macOS = 11,95%
        Linux = 1,79%

        Nem mesmo com o ChromeOS!

        1. Avatar de Toni da adega
          Toni da adega

          Eram esses valores que conhecia com algumas oscilações , macOS acima dos 10%, Linux a rondar os 2%

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      A maioria são chromeOS…não conta?
      Linux são todas as versão…não conta?
      Para variar só a Apple conta e é roubada nos valores, todos os outros estão inflacionados 😀

      1. Avatar de igor giuseppe
        igor giuseppe

        chromeOS só é compatível com programas feitos em linguagens web, esse é o problema, muita coisa não é.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Não, não conta.

        ChomeOS e GNU/Linux tradicional são plataformas distintas.

        Se dividem o Windows e Mac por versões, então também deviam dividir o Linux por versões!

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      GNU/Linux?? o ChromeOS nao é GNU/Linux

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Mas eles contam como Linux, e não deviam.

    4. Avatar de Gabriel Pereira
      Gabriel Pereira

      Em respeito a Linux não ter Microsoft Office, tudo bem pq tem OpenOffice que é gratis… Não tem Photoshop mas tem Gimp que é gratis! E iTunes como jogos e tudo isso que você disse são apenas uma forma do sistema enriquecer as nossas custas e nos dar uma banana! Financiar um projeto eternamente? E recebe oquê? Mal e porcamente updates.

  3. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Até o Windows Mobile tem mais expressão que a Apple…

    1. Avatar de apple_fan_boy
      apple_fan_boy

      windows mobile com mais expressão que o IOS ? em qual planeta?

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Windows Mobile com mais expressão que MacOSX quis ele dizer.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Deve ser deve…

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Mesmo que fosse isso, que sentido faz o comentário? É como comparar cotas de camiões duma marca com motas de outra. O cérebro dele tirou férias.

    2. Avatar de igor giuseppe
      igor giuseppe

      não mesmo, Windows Mobile tinha uma boa cota de mercado antes do Android nascer (mesmo assim o rei era Symbian)
      depois que apanhou foi renomeado pra WindowsPhone e chegou a ter até 3% de marketshare depois caiu de novo pra 1% ou menos.
      renomearam pra Windows Mobile de novo e não fizeram muito progresso em marketshare

  4. Avatar de Allez
    Allez

    “In a world without walls we need no gates or windows”

    1. Avatar de somewhereovertherainbow
      somewhereovertherainbow

      …true, true… 😉

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Vives na rua, é isso ?

      1. Avatar de Allez
        Allez

        As barreiras psicológicas são mais importantes do que as barreiras físicas.

  5. Avatar de Joapa
    Joapa

    Que diferença abismal…. UAU!!!
    Talvez do ponto de vista estatístico valha o mesmo (o índice de utilizaçao anterior e o atual).
    Mas tudo bem!

    1. Avatar de igor giuseppe
      igor giuseppe

      crescer 150% é de fato uma grande diferença em tão pouco tempo (considerando que levou 26 anos pra atingir 2% e poucos meses pra atingir 3%)

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      O Netmarketshare de vez em quando apresenta oscilações sem qualquer explicação que acabam por desaparecer passados alguns meses.

  6. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Esta quota aparenta estar limitada a “desktops” e “notebooks”.

    Se tivermos em conta que o Linux é a base do Android que este não pode dispensar, e que, segundo um outro artigo aqui no Pplware, a maioria dos acessos à internet já é assegurada por “smartphones”, para além dos múltiplos linux embebidos em aparelhos com os “routers” e outos aparelhos domésticos e industriais, ao que acrescem os os sistemas linux pensados para mini pcs tipo Raspberry Pi e similares como sejam os LibreElec, Raspbian, Piplware ( este não podia faltar ), etc, a quota dispararia bem para cima. Upa, upa !.

    É que o Linux é o sistema mais versátil e multi facetado que existe, senão vejamos :

    – Simples mas sofisticada e com tudo “out of the box” para PCs recentes : Deepin, Elementary OS, Mint, Solus, Ubuntu, Manjaro etc. ;
    – Rolling releases : ARCH based p.e, Manjaro que vem c/ várias versões de kernel e Antergos, Kaos; Debian sid e testing based : Sparky rolling lxqt e Kali, Siduction ; Tumbleweed (rolling oficial da opensuse) ; KaOS independent KDE ; Solus; TrueOS Bsd based ; Feren OS,
    – Estabilidade a toda a prova : Debian stable
    – Para computadores c/ touch displays : Ubuntu com gnome 3
    – Para servidores ou redes : Ubuntu server, CentOS, Debian 7.9(wheezy), Kali, TrueOS Bsd based
    – Para routers caseiros e sistems embebidos : Openwrt
    – Para maior segurança e navegar anonimamente – Tails
    – Para tv box : Ubuntu c/ Unity, Deepin, LibreElec, Raspbian, Piplware
    – Para leveza em Pcs antigos: Puppy, WattOS, Lubuntu (6Gb), Peppermint (4Gb); AntiX ; Connochaet, Chrome OS., Sparky rolling lxqt edition, Linux Lite, Tiny Core, Bodhi, CcrunchBang++
    – Para portabilidade em pen : Porteus Linux (modular numa usb), DPup Sparkylinux, Mx15 (debian based) ; Tahrpup based Ubuntu ; Kwort basead Slackware (precisa de 500 megas);Solydx ;
    – Para ter o DE mais parecido com Windows : ReactOs, Zorin , ChaletOS, Q4OS
    – Para DE de beleza “candy eye”: Linux com DE XFCE e Nunmix, Deepin, Elementary Os,, Linux Mint MATE, Budgie Remix (ubuntu c/ deepin), Ubuntu-gnome + plank dock + moka theme pack e numix gtk
    – Em crescendo e com grande potencial de desenvolvimento : Deepin, Solus, Manjaro, Antergos
    – Para KDE Plasma lovers : Chakra, KaOS polished collection KDE/Qt-based software, KDE neon, Fedora, Kubuntu, openSUSE, Slackware, Mageia, Maui Linux (Netrunner)
    – Outras nada desprezíveis : Fedora, OpenSuse, Mint LDME

    É “veni, vidi, vici”.

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Não sou grande entendido em Linux, mas… tanto quanto sei, o ReactOS não é um Linux!

      1. Avatar de George Orwell
        George Orwell

        Tem toda a razão.
        O que o ReactOs tem de comum com o Linux é a licença GNU/GPL. Apenas consta da lista por ser também um sistema livre.
        Obrigado !

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Gosto muito do Linux e uso-o diariamente na gestão da infraestrutura onde trabalho mas no teu comentário mostras a beleza e o caos do Linux: fragmentação.
      Passo a explicar: Beleza porque qualquer um tem a versão que mais lhe agrada, Caos porque são tantas as versões que nunca sabemos ao certo se determinado comando irá funcionar nesta ou naquela versão em particular. Pode-se sempre dizer que a maioria dos comandos funciona (funcionam até no macos que é primo!!!) mas e quando estamos numa versão que faz parte da minoria que não funciona? Toca a puxar pelos neurónios para que passe a funcionar 🙂
      Como desktop gosto muito do ARCH e como servidor o CentOS é o sistema de eleição mas as variantes (gosto mais de usar esta palavra em vez de versões) do Linux são tantas….. Será que se só existem metade delas a coisa não rolava na mesma? A parte do Caos dá razão à pergunta mas a parte da Beleza tira-a…. Mundo complicado…..

      1. Avatar de shshfdfywi
        shshfdfywi

        that is why gentoo.

      2. Avatar de MVinhas
        MVinhas

        Não acho nada complicado, claro que numa primeira fase vais andar a experimentar para ver qual gostas mais, mas depois podes reduzir o número de distribuições a uma ou duas e ainda assim fazeres tudo o que precisas.

        Exemplo?
        Servidor: Debian 9;

        Para trabalho, computador com mais de um ano: Debian 9 GNOME num Desktop relativamente bom ou Debian 9 XFCE se for bastante antigo;

        Para uso diário num computador atual: Debian Testing c/ GNOME

        Podes torná-lo eye candy com temas Numix e Moka (estão nos repositórios do Debian), portanto ficas com um sistema completo, e isto tudo recorrendo a uma só distribuição.

        Até podes fazer um boot USB com o Debian Net Installer e ele na instalação pergunta-te que ambiente gráfico queres, super prático.

        Atualmente até uso mais Ubuntu, mas reconheço que é no Debian que está a grande resposta para esse problema da fragmentação.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Não há duvida que o Linux é o sistema mais usado de todos.

    4. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      E para trabalhar, Windows 😀

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        É muito bom para o trabalho, pois, proporciona aos utilizadores downtimes frequentes, o que permite mais confraternização no trabalho 😀 …, mas, o chefe é que não aprecia muito…

    5. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sistema Linux é uma coisa, um sistema usar kernel Linux é outra!

    6. Avatar de JJ
      JJ

      Primeiro, não se pode fazer comparação de SO para tipo de equipamentos diferentes, ou seja, não se pode comparar PC, com servidores nem com smartphone. Pode-se ate incluir as boxtv, mas mesmo assim, não seria muito lógico, principalmente os que usam Android.

      Depois, um Windows ou um MAC, faz isso tudo e muito mais, sem ter de andar a trocar entre essas versões mais adequadas para as respetivas funções.

    7. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Bem, sistemas embebidos não existem. Existem sistemas embutidos.

  7. Avatar de zé pinto
    zé pinto

    O Linux só vingará no dia em que for desenvolvido software de segurança (antivirus e outros) pagos ou grátis a funcionar em tempo real com condições para aceder à banca online

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      lol

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Em 2016 já existiam antivirus em tempo real para Linux: Sophos, Comodo, etc…
      Fonte => http://www.makeuseof.com/tag/free-linux-antivirus-programs/

    3. Avatar de Altair
      Altair

      A maioria desses softwares de “segurança” antivirus mais atrapalham que outra coisa, cheio de falsos positivos, não servem pra nada, linux nunca vai precisar dessas tranqueiras ai, o que não pode faltar e Firewall e isso o linux tem iptables/netfilter,

    4. Avatar de Cris
      Cris

      Educa-te. A NASDAQ usa gentoo.
      Antivirus é apenas um risco de segurança pois funciona como um vector. Segurança no Linux passa por usares algo como jails (eg firejails), nftables, selinux, apparmor, etcetera.

      1. Avatar de zé pinto
        zé pinto

        Tá bem abelha….só que oitenta por cento das pessoas não tem a sabedoria que alguns Excelentissímos opinadores tem ao lidar com linux….portanto não se sentem à vontade sem segurança adicional.
        Convencer esses oitenta por cento de pessoas a usar um browser como o firefox que é disponibilizado por muitas distros para acederam à conta bancária é uma tarefa que cabe aos “expert” que por aqui abundam..Façam algo pelo linux e pelas pessoas..

        1. Avatar de celso
          celso

          Nao gosta que tratem por tu mas chama abelha ao outro!

      2. Avatar de zé pinto
        zé pinto

        Quero dizer-lhe mais uma coisa…não me trate por tu dado que ainda não comemos á mesma mesa…alem disso já estou a caminho dos oitenta e só me trata por tu quem é meu conhecido.E, educação tenho para si e muitos mais..

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Sr. Zé Pinto: creio que pode estar um bocado desenquadrado ou equivocado no sistema operativo. Trabalho com várias empresas que usam linux e nunca ouvi tal coisa… Os utilizadores que migram do windows só se queixam nas primeiras semanas (hábito que vem do windows)… passados 1-2 meses já não querem regredir…

          1. Avatar de zepinto
            zepinto

            Tambem uso linux (mint), mas não me atrevo a fazer operações de home banking sem ser no windows 10 através dum programa que se chama Bitdefender safepay (passe a publicidade).A minha intervenção tem que ver com particulares e não empresas, pois essas tem com certeza gente mais capaz do que um utilizador normal.

          2. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Sr. Zé Pinto: talvez seja importante desmistificar o pré-conceito e o preconceito instalado, identificado na sua resposta da 02:04. O windows, tal como todos sabemos, tem sistemas avançados de recolha de informação do utilizador, o seu armazenamento e envio, sabe-se lá para onde, além disso é altamente permeável a virus, malware, spyware, etc, etc; o ransomware é simplesmente a “cerejinha em cima do bolo” do momento. Bem, voltando ao tema da segurança. O sistema linux é um dos mais seguros, é um facto! Dito isto e para conforto emocional os utilizadores podem instalar o ‘clamtk’ (antivirus) e o gufw (interface gráfica para o firewall). Não sei qual o browser que utiliza, mas, o firefox é um browser de referência.

    5. Avatar de Janito
      Janito

      Acho que com a adopção do linux mais problemas que não existem hoje iam surgir, tal como surgiram para os sistemas mais usados, e tal como esses arranjou-se soluções, anti virus, etc… com o linux iria passar-se o mesmo, na minha opinião o problema do linux é que não funciona “out of the box”, problema que poderia ser resolvido, e há muitos problemas (com as distros) vejo imensa malta a queixar-se que faz uma atualização das grandes, e o computador nem liga, ou dá erros, e estão ali horas a resolver aquilo, ou têm problemas de drivers, ou volta e meia do nada têm uma mensagem de erro quando não alteraram “nada”, isso nem é uma opção para quem não gosta ou apenas não tem tempo e conhecimentos para isso
      Linux é um sistema muito bom, o problema é as distros e o suporte, e o facto que para já, pelo menos, e já foi pior, não é um sistema que sirva quem o usa da mesma forma que o windows serve, poderia servir mas a verdade é que isso ainda não aconteceu

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Não conheço nenhuma distribuição do windows que funcione “out of the box”. Logo, assim de caras, perde-se 20 minutos a desativar as opções de telemetria e recolha de informação, de seguida tens de instalar antivirus, firewall, msoffice, software das impressoras scanner, etc, etc, e a lista continua… e sempre com o “coração nas mão” para que nada entre em conflito. As actualizações no windows são outra dor de cabeça e corre muitas vezes mal… E já não falamos num brinde para o windows chamado Ransomware… No linux se usarmos o ubuntu ou uma das distros mais utilizadas não tens este tipo de problemas. Agora, como em todos os SO,s há espaço para melhorar. Sem dúvida que é uma aposta estratégica para empresas e particulares… se não quiserem ficar com as calças na mão….

        1. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          A mim só não me sai o Euro!
          Nunca tive esses problemas de drivers ou ecrãs azuis, e para não falar de atualizações!, que te queixas e acredita (já sei que não LOL) o meu prato do dia é Windows 10 e Windows Server (desde a 2003 até à 2016)….
          As últimas versões estão com uma estabilidade fabulosa. Se calhar deverias voltar a experimentar mas usa a Creators Update no Windows 10!
          Da mesma forma que há distribuições Live Linux, também há que tenha feito versões Live Windows: http://windowsmatters.com/2016/11/10/gandalfs-win10pe-x64-redstone-build-14393-version-10-24-2016/ feito com o WinPE que é uma ferramenta bem antiga da Microsoft => https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Preinstallation_Environment

          Para terminar, só duas questões:
          1ª – Desligas a telemetria, ok, usas o Google para as pesquisas e és utilizador de redes sociais? (se assim for, estás a ver mal a questão da telemetria… se assim não for não te esqueças que a telemetria também existe no mundo Linux e nas suas aplicações)
          2ª – Porquê instalar antivirus e firewall se o Windows 10 já tem isso? (“Ai e tal não presta o AVG, Avira e outros é que são melhores” Não os mantenhas atualizados e depois vez o que é bonito!)

        2. Avatar de zepinto
          zepinto

          Caro Sr.Pérolas
          Em resposta ao seu ensinamento de 5 Set. pelas 11.27, começo por agradecer o seu interesse em esclarecer-me , e por isso vou adoptar as suas sugestões no que diz respeito á utilização de home banking no Linux, claro que com firewall e o Comodo antivirus.Desejo-lhe felicidades quer pessoais quer profissionais.Bem haja.

        3. Avatar de Janito
          Janito

          “Out of the box” também não foi a melhor expressão, o que queria dizer é que é mais fácil a sua configuração para uma pessoa comum que uma distro de linux
          Sim isso é verdade mas muito mais comum no windows 10, no 7 ou XP é diferente, isto porque são produtos acabados, o windows 10 literalmente faz de quem o usa cobaia, eu pessoalmente já diz downgrade de tudo o que era windows 10, prefiro o estável e “limitado” do que um tipo de projeto como o windows 10
          Sim isso é verdade

  8. Avatar de Pedro Pinto

    @José Rodrigues
    No gráfico só está a última versão do macOS…o 10.12

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Eu percebi isso Pedro, a questão é porquê?

  9. Avatar de Osvander
    Osvander

    Sou usuário de linux (pclinuxos), ha anos aqui no Brasil. Minha família usa tb, amigos e colegas de trabalho que eu instalei.

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      É um rooling releese, não precisa ficar a instalar todo o ano é pra sempre. Só atualizar o kernel e pronto.

      1. Avatar de Osvander
        Osvander

        Digo, Rolling release

    2. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      Valeu Osvander !
      A PCLinuxOS, distro independente, impressionou-me na sua original forma estruturada por secções de software, p.e. Educativo, Desenvolvimento, Office, Gaming etc. etc., cada secção com a nata das natas dos aplicativos criados para o Llinux e já instalados com a distro, parecendo uma visita guiada, câmera antecâmara, a um labirinto de aplicações, uma autêntica matrioska e ainda por cima “rolling release”.
      Para uma iniciação a toda a artilharia que o Linux tem para oferecer, o PCLinuxOS pode ser uma boa escolha ( esqueci-me de o citar na minha lista acima como “rolling release” e como distro sofisticada e com tudo “out the box” )

      1. Avatar de Osvander
        Osvander

        Veja o pclinuxos mate 64 bits, ele é elegante e muito sofisticado. Com placa de memória ram de mais de 3 MB.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sem razão aparente? Ser o melhor sistema operativo não é razão suficiente? 😉

    E tendo em conta que em termos de programas e jogos há cada vez mais oferta disponível, é apenas expectável que continue a subir!

    1. Avatar de igor giuseppe
      igor giuseppe

      ficou anos sem subir quase nada, e de repente dá esse salto?
      eu chamo isso de sem razão aparente sim

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Linux é um SO ?

    3. Avatar de Nine
      Nine

      Ser o melhor sistema operativo é muito subjectivo, cada sistema operativo tem os seus pontos fortes/fracos.

      Curiosamente, uso cada vez mais o linux para jogar e o windows para trabalhar!

  11. Avatar de Pedro Cascão
    Pedro Cascão

    O Windows 7 continua a reinar e é o meu OS de escolha. Funciona tudo bem em todos os meus PC’s ao contrário do Windows 10

    1. Avatar de igor giuseppe
      igor giuseppe

      a MS parou de fabricar ele então não é como se você tivesse muita escolha.
      ou é comprar enquanto não acaberem os estoques (e considerando que muita gente prefere o 7, pode durar pouco)
      ou usar pirata

    2. Avatar de Ozono
      Ozono

      Exacto. O 7 continua nos seus +/- 50%. Equipa que ganha não se mexe.

    3. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      É verdade para mim foi o 98, xp e 7 o 10 nao ta mau mas ate ficar uma versão estável e que nao dê problemas vai levar o seu tempo. Mas como tudo se mudam o código ate ele ficar perfeito pode levar anos ou ate nunca ficar. Mas tem de se tentar se nao fica se com o 7 os mesmos anos que o xp.

  12. Avatar de Rodolfo Dias
    Rodolfo Dias

    Estranho a subida (fantástica/surpreendente) de 1% assim “do nada”.
    Espero que sim! 🙂

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Não é do nada… o ransonware no windows tem sido devastador para as empresas e particulares. Já viste o que é uma perder os dados todos??? E outras a pedirem-lhes regaste de milhões??? Algumas delas são multinacionais. Por alguma razão o crescimento da redhat sem sido exponencial e é a pagar… Atenção o linux não é para todos!!! Para quem não está nem ai para os temas da segurança, privacidade, estabilidade e retrocompatibilidade este não é o SO indicado e recomenda-se vivamente que continuem como estão. Mais, este tipo de utilizadores tem direito à sua forma de estar e a utilizar o windows da forma que lhe for mais conveniente… os lobos por esse mundo fora agradecem…

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Se esta subida se deve aos ataques recentes no Windows… então daqui a uns 5/6 meses aposto que vai deixar muito.

        Por outro lado, se as empresas preocupasse-se com a segurança, tinham mantido os seus equipamentos atualizados e tinham escapado desse grande ataque. Mudar com a desculpa da segurança, não resulta, porque o problema esta no comportamento da empresa.

  13. Avatar de ARS
    ARS

    Se usasse Linux. a faculdade da Cândido Mendes não perderia um prédio para a Micro$oft.

    1. Avatar de Gabriel Pereira
      Gabriel Pereira

      Apoiado(a)!

    2. Avatar de Pérolas
    3. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Se tivessem pago o que deviam, não perdiam nada.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Foi um erro estratégico tremendo ou não… Alguém está a lucrar e bem. Pelo menos agora já sabem, em primeira mão, quanto poupam ao migrar para open source.

  14. Avatar de poiou
    poiou

    Só uma dúvida, a quota do gráfico é para o mercado pessoal, profissional ou ambos?

  15. Avatar de poiou
    poiou

    Eu acho que a única distro que poderá um dia vir a concorrer com windows e mac será o ubuntu por ser mais out-of the box, mas ainda tem um grande caminho a percorrer para estar de igual para igual

  16. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    LINUX – a caminho de conquistar o mundo! …like Pinky & Brain
    😉

  17. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    Falando a sério, LINUX já controla muito mais do que só os Desktops.
    Se juntarmos tudo, como por exemplo servidores, controladores IoT, smartphones com Android e semelhantes, chegamos á conclusão que faz grande parte da nossa vida, muito mais do que os 3%.

  18. Avatar de Samuel
    Samuel

    Aqueles que acham que o Linux não tem office e jogos são os que nunca instalaram o linux. Primeiro o linux vem com office de origem e actualmente com alguns jogos. Segundo 7 em cada 10 jogos têm melhor qualidade. Eu testei o mesmo jogo em linux e windows e no windows só tinha soluços enquanto no linux tinha um desempenho alto mesmo com mais de 2000 unidades em campo. O jogo era WarZone 2100.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Dota 2 é sempre a abrir 🙂

  19. Avatar de Arnold
    Arnold

    O incrível é o Windows XP ainda ter o dobro de usuários do Linux, aprox. 6% mesmo tendo saído de linha.

  20. Avatar de Xiiiii
    Xiiiii

    Se me disserem que a maioria dos profissionais do rato pode e poderia usar o Linux até estou de acordo, mas depois existem os profissionais do rato gamers ou que precisam de aplicações mais específicas e lá surgem os problemas. Não me venham dizer que o wine ou uma máquina virtual iria resolver os problemas dessas pessoas até porque uma máquina virtual iria obrigar a um novo SO e não vejo qualquer lógica nisso! Além disso, o Linux não está ao alcance de todos. Basta uma “library” corrompida que a maioria dos utilizadores ficavam de imediato aflitos. Já não refiro o facto de existirem dezenas de distribuições Linux com cada uma a puxar a brasa à sua sardinha. O Linux não é para a maioria dos utilizadores pelo menos no estado em que está. Se me falarem que o Linux tem imenso espaço em redes (servidores, etc), firmwares, IoT, etc, então estamos de acordo. Como workstation o Linux sucks!

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Hummm… então deve ser por isso que o ransmoware só gosta de workstations window$. LOL

  21. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Não sei qual é a admiração , só mesmo em Portugal é que fiquem admirados .

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      +1 e se pensarem que 35% das máquinas no azure da M$ são linux é uma questão de se fazerem as contas…

  22. Avatar de VC
    VC

    Quantidade nunca foi sinônimo de qualidade.

    O ser humano sempre foi resistente à mudança. Nesse sentido, o Windows tem a alavanca de ter sido o primeiro a ganhar popularidade. Agora, mesmo existindo várias alternativas válidas, as mesmas requerem um período de adaptação. É precisamente neste aspeto meus amigos que está a chave, porque que as pessoas não estão dispostas a tal.