Huawei já vende computadores com Linux na China

25 Comentários

O caso da utilização do sistema operativo móvel da Google já é do conhecimento geral. No entanto, no segmento dos portáteis a Huawei começou também já a apostar na venda de máquinas com Linux (talvez como resposta a Donald Trump).

Os portáteis MateBook da marca estão já no mercado e têm a distribuição Linux Deepin pré-instalada.

Huawei já vende computadores com Linux na China

Deepin: A distribuição Linux que se confunde com o Windows e macOS

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com macOS.

Esta distribuição é simplesmente fantástica, pois, além de bonita traz já um vasto leque de ferramentas.

Huawei já vende computadores com Linux na China

 

Será o Linux uma boa aposta?

Tendo como comparação a gigante Dell, que também tem uma linha de produtos com Linux, o sucesso poderá estar garantido. De referir que a distribuição Deepin é bastante completa, estável e acima de tudo intuitiva. É verdade que o Windows é o sistema operativo mais usado em todo o mundo, assim como o Android (para dispositivos móveis)… mas ambos são americanos.

Huawei já vende computadores com Linux na China

A aposta no Linux pode não recair apenas na distribuição Deepin (que é chinesa). No mercado são várias as distribuições e a adoção do Linux pode até influenciar na oferta. Não tendo de pagar licenciamento à Microsoft, a Huawei conseguirá colocar no mercado máquinas a preços ainda mais competitivos.

Compraria um computador Huawei com Linux Deepin?

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fixo
    Fixo

    <a Huawei começou também já a apostar na venda de máquinas com Linux (talvez como resposta a Donald Trump)."
    Talvez? Porquê talvez? Tem sido dado como certo que é por causa das restrições à venda de tecnologia dos EUA à Apple.
    Por isso se diz que:
    – o novo Huawei (..) 30 vem sem serviços Google, a instalar por apk a partir de um site de terceiros (nem Google Play nem loja da Huawei)
    – e o portátil sem Windows, faltando saber a partir de que site (e preço) pode ser instalado.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      …restrições à venda de tecnologia dos EUA à Apple – á Huawei, obviamente 🙂

    2. Avatar de Pedro Pinto

      A Dell também aposta e não é por causa do Donald Trump 🙂

      1. Avatar de Jaime
        Jaime

        A Dell já tem portáteis com Linux muito antes da polêmica do Trump vs China acontecer.

  2. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    O Windows posse ser usado a torto e a direito, mas há a meu ver melhores ofertas no mercado.
    Tanto linux como mac os x são melhores especialmente o Linux que não precisa de uma máquina muito rápida para ser bestial.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Uso Mac em casa e Windows no trabalho – porque toda a infraestrutura da organização ao nível de computadores pessoais e de rede é Microsoft.
      Mas nem o MacOS nem o Linux jogam no mesmo campeonato do Windows:
      – por causa das apps que só existem para Windows. “Ah, mas o Windows/Office também há para MacOS” – mas os preços aos nível “empresa” nãoo são iguais e o Office/Windows e o Office/MacOS não são propriamente iguais – e o software de rede, como o Sharepoint, só existe com integração para Windows PC.
      – o MacOS traz “agarrado” um Mac, que não é propriamente barato – mas não é tão caro como alguns podem pensar. O Linux, enfim, não tem essa restrição, corre em qualquer PC.
      Mas notem bem – o problema não é entre os SO – Windows/ MacOS/ Linux – é entre as aplicações (Office) e software de rede (como o Sharepoint). O que se chama Windows não é o SO Windows – é Windows+Office+software de rede.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Digamos que é o ecosistema windows

      2. Avatar de Jaime
        Jaime

        Qualquer produto da Apple e caríssimo e fora da realidade, principalmente aqui no Brasil onde ter algo da Apple dá status e quem tem é paparicado.
        Nesse caso vejo que a culpa disso é a dependência doentia aos produtos da MS e depois querem se livrar dessa dependência e não conseguem, é igual “certas” empresas no Brasil que ainda precisam usar Internet Explorer em pleno 2019.

        1. Avatar de Felipe Cardoso
          Felipe Cardoso

          Infelizmente aqui no Brasil, se criou essa cultura que o iPhone é o melhor e quem tem precisa ser paparicado… ;(

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Quando eu fui no Brasil, quem tinha iPhone em baladas era logo escolhido e quem não tinha ficava de lado.
            As pessoas olham diferente quando você tem um iPhone, acham logo que é rica. Mesmo muita vezes pagando em 30 vezes parcelado na casas Bahia.

    2. Avatar de milasmilas
      milasmilas

      olhem, estou que nem posso com os vossos problemas…
      MSI X299 TOMAHAWK ARCTIC
      Intel Core i7-7820X 3.6GHz
      nVidia GeForce GTX 970
      2GB (4x 8GB) Corsair DDR4 (@ 3000MHz)

      Manjaro Linux agradece!!!!!!

      1. Avatar de JCFB
        JCFB

        Sem ofensa, mas que má escolha de processador

        1. Avatar de Felipe Cardoso
          Felipe Cardoso

          enquanto lia os comentários já deve ter saído umas 10 vulnerabilidades para intel (Sou usuário de intel D: )…

  3. Avatar de Cosme
    Cosme

    Estou a desenvolver um sistema operativo que vai arrasar o Windows o linus e o mec. Esperem para ficar de bocaberta.

  4. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    @fixo yap

  5. Avatar de Leandro Ramos
    Leandro Ramos

    Eu compraria, mas trocaria de distro.

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    “A aposta no Linux pode não recair apenas na distribuição Deepin (que é chinesa)”
    é pá tenha cuidado com os contadores da EDP podem ter câmaras e microfones , desde que a EDP foi comprada por uma empresa estatal chinesa a EDP deixou de ser confiável .

  7. Avatar de Manelito
    Manelito

    O fim do monopólio das licenças OEM.

    Que continuem as boas iniciativas do oriente.

  8. Avatar de milasmilas
    milasmilas

    se alguem anda a vender o Linux, não se importam, eu recebo 1% seus otarios

  9. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Eu so compraria um pc que nao precisa-se de usar windows, enquanto vou ficando com o macbook pro.

  10. Avatar de Luciano
    Luciano

    Se a configuração do equipamento atender minhas necessidades, compraria sem problemas

  11. Avatar de Jaime
    Jaime

    Eu compraria sem reclamar, muito bonita a distro, só que deixa a desejar para jogos (não por ser Linux), mas por ser baseado no Debian Stable que é bem velho. Drivers e kernel estão em versões bem antigas se comparado a distros como Ubuntu e mesmo uma rolling-release como Manjaro. Essas são mais interessantes pro público que quer jogar e necessita de versões mais modernas das aplicações.
    O Deepin deveria ser baseado no Debian Testing, assim seria similar ao Ubuntu no versionamento dos pacotes.

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aposto é que o preço não desce um cêntimo que seja. Poupam na licença, mas o consumidor final paga o mesmo.