HP lança Pavilion 20 AIO com Linux, por apenas 400€

34 Comentários

O ano de 2012, em concreto o ultimo trimestre, foi sem duvida um período de excelentes noticias para o utilizador GNU/Linux. Todos sabemos que o Linux lidera no segmento dos supercomputadores e servidores e com a aposta forte da Valve na área do Gaming e acompanhamento das principais empresas de placas gráficas, fez com que o GNU/Linux ganhasse ainda mais força e popularidade no “combate” entre sistemas operativos para o utilizador vulgar.

Agora é a  HP, a empresa lider na venda de PCs em 2012 segundo a Gartner, que quer entrar em força no segmento dos PC’s All in One (AIO) e a oferta é um equipamento completo, com Ubuntu por cerca de 400€.

HP_linux2

 

A HP vê agora no segmento dos PCs All in one um nicho de mercado e deu recentemente a conhecer o HP Pavilion 20 que custará cerca de 400€. O equipamento tem especificações interessantes, tendo em conta o valor, sendo uma excelente máquina para as tarefas normais diárias como por exemplo o acesso ao e-mail, uso da suite de produtividade, navegação na Internet, etc.

O Linux não é nenhuma novidade nas máquinas da HP, uma vez que esta já comercializa equipamento com o Ubuntu pré-instalado na China. O HP Pavilion 20 é o primeiro modelo europeu que traz o Ubuntu pré-instalado.

HP Pavilion 20 Especificações
  • Processador Dual Core AMD E1-1200 1,4 GHz;
  • Placa de vídeo integrada AMD Radeon HD 7310;
  • 4 GB de RAM DDR3 (podendo expandir para até 8 GB);
  • HD de 500 GB 7.200 RPM;
  • Tela WLED de 20”com resolução máxima de 1600×900 pixels (é possível também ligar um segundo monitor);
  • Wi-Fi, webcam e saídas de som, além de gravador de CD e DVD.

HP_linux

O equipamento vai agora ser comercializado no reino Unido e até ao momento ainda não há informações de quando este equipamento será comercializado em Portugal. Para quem não gostar do Ubuntu, a HP tem um modelo similar com Windows 8 cujo valor ronda os 600€ (ver aqui).- via [Comunidade Pplware Linux]

Será esta uma boa aposta por parte da HP?

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de osvander
    osvander

    É uma excelente oportunidade de cescimento da família LINUX (ubuntu) e outras distros como o meu excelene pclinuxos br.
    sds osvander

  2. Avatar de JP (djlinux)

    Como praticamente todas ( ou mesmo todas? ) as maquinas com Ubuntu instalado não chegam a Portugal, duvido que aconteça com esta. Mas era muito bom entrar numa loja e ter esta opção.

    Como não sou de grandes jogos, esta maquina servia perfeitamente para mim, ainda não percebi é qual das versões Ubuntu vem instalado, 12.04 ou 12.10?

    1. Avatar de Hugo Simões
      Hugo Simões

      Por acaso já vi Portáteis da Asus com ubuntu instalado á venda na Fnac no Almada Forum, mas já ão me lembro se eram netbooks ou Notebooks. Por isso acho que há uma forte propabilidade de ver este Computador cá em portugal á venda com Ubuntu.

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Boa, não sabia disso, nunca comprei nada na Fnac, quando morava em lisboa ainda ia ao Colombo e passava pela loja, mas aqueles preços assustavam me…

        Mas é bom saber que ainda vão aparecendo umas maquinas com Linux.

  3. Avatar de RF
    RF

    As especificações do computador é que são muito fraquinhas! i7 não? Isso é que era..

    1. Avatar de Serginho M

      Core i7? Lol Com um i7 esse valor disparava quase para o dobro. A maioria das marcas que investe na AMD, é precisamente pelo baixo preço. Relação/custo/benefício, a melhor marca sempre foi AMD.

      1. Avatar de Rui

        Melhor marca sempre foi AMD???

        HAHAHAHAHA

        Desculpa em que planeta vives?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Tanto AMD como Intel são equivalentes, desde que se compare processadores semelhantes.
          No entanto a AMD sempre teve um custo-benefício superior ao da Intel.

          Fora isso, não há melhor marca. Apenas gostos e “embirrações” pessoais.

        2. Avatar de Balearic Soul

          Acho que o meu português é bem percetível, não? 🙂

        3. Avatar de Serginho M

          Acho que me expressei bem, ou não?! Para além disso, não sei qual era a lógica, gastar tamanhos recursos num sistema operativo levezinho (Linux). Vocês percebem muito de informática, mas é offline…

          1. Avatar de Afonso Tech
            Afonso Tech

            Existem linux’s “levezinhos” mas também existem distros Linux mais pesadas/dispendiosas, cada um pode por um PC Linux a sua maneira até porque conheço gamers que tem alta PCs gamers e usam Linux. E não precisas de estar ai a falar sobre o que cada um percebe ou não de informática, porque tenho a certeza a aqui muitos entendidos no assunto.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Sergio fizes-te te entander muito bem…quem não quis é que não entendeu…

            Devido ao Monopolio da intel, a AMd tem sofrido muito, pois agora que não tem dinheiro para poder investir a grande na magnifica arquitectura que é o seguimento da buldozer, as suas opções são escassas no deskop…

            No entanto tem meia duzia, ou mais de soluções que são muito validas…

            Vi uns testes de um processador da AMD em que em alguns testes ultrapassava um i7 de topo(desde que o software fosse optimizado para o mesmo), mas o consumo era cerca de 30% superior…e um processador de topo…mas incluia uma grafica poderosa…logo…no conjunto ganhava.No resto dos comparativos ficava por volta dos 10-20% abaixo do intel.Mas o preço era metade…

            De uma forma geral a AMD actualmente não tem dinheiro para investir e reclamar o estatuto que lhe pertence…

            No entanto a nivel de custo beneficio é uma marca fantástica…tenho um portatil AMD em que a bateria me dura cerca de 4h e novo chegava quase as 5 h(tudo no minimo).Custou-me “meia duzia de tostões”…pelo equivalente intel pagava o dobro…estou contentíssimo, não aquece, silencioso…espetáculo…esta a correr Linux Mint LMDE.

            As pessoas é que olham para o carro frances, mas…nahh tem que ser o alemão topo de gama…e depois comem sopa 😀

            cmps

        4. Avatar de Balearic Soul
          Balearic Soul

          A intel é tão boa, que os processadores da PS4 vão ser AMD… 🙂 Tu percebes mesmo disto ó Rui!! 😀

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    Espero que chegue ao mercado português, parece uma bela proposta da HP, um PC modesto com um preço também modesto, e sem “imposto Windows”.

  5. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    Pelo que têm falado das drivers graficas da amd (as proprietarias pelo menos) isso anda mal para os lados do pinguim. Vê-se muitas queixas pelos forums desde que o steam apareceu para linux.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Eu tenho ATI e NVDIA e nota-se a diferença. A ATI é melhor mas com o Driver para ATI é pior tenho mais desempenho com a NVDIA. A AMD tem de se esforçar um pouco, tal como fez a NVDia no último ano. E claro que comparia este pc sem imposto…

  6. Avatar de Carlos Santos

    Acho que para programadores seria algo 5* … ubuntu é sempre uma boa aposta para nós (programadores).

    Para o utilizador normal é sempre uma mais valia, pois terá sempre uma boa máquina a bom preço e uma oportunidade de aprender a mexer em novos horizontes..

  7. Avatar de matxo
    matxo

    Temos de ter um pouco de paciencia por causa de drives, mas que é uma boa aposta é sem dúvida, por este preço eu compro.
    Quanto mais concorrencia melhor.

  8. Avatar de p.
    p.

    Espero que avisem se algum dia este equipamento estiver disponível em Portugal.

  9. Avatar de az8teiro
    az8teiro

    Por esse preço e com essas características existem portáteis da HP e outras marcas por esse preço ou por + 100€ (com processador i3 ou i5) e com windos 8.

    Onde é que está o barato aqui? em lado nenhum, trata-se apenas de marketing, se um portátil tem a vantagem da mobilidade e bateria sobre esse equipamento, e se é vendido ao mesmo preço com w8, então esse equipamento está caro.

    Aguardo um portátil de 400€ com i5, restantes caracteristicas decentes e com linux. Até lá…. marketing.

  10. Avatar de Leonel
    Leonel

    Pois… Este PC não é mais nem menos que este portátil: https://pplware.sitedev.pt/pessoal/informatica/easynote-te-perfeito-dispositivo-para-fazer-praticamente-tudo/
    Portanto, o preço é o mesmo… E já tem 8 meses passados…

  11. Avatar de m4x
    m4x

    Com esse hardware e esse preço já têm praí portáteis tão bons e até melhores.

  12. Avatar de Rui

    Bela trampa de máquina … podiam ter metido melhores características …

  13. Avatar de Carlos Santos

    Eu acho que aqui muita gente está a ver este computador como mais um para uso pessoal, já ouviram falar em pequenas empresa ou médias empresas que pretendem deixar aquelas maquina dispendiosas, ou novas empresas que pouco têm para investir e querem desktops.
    É tudo muito bonito mas eu troquei um portatil para ter um desktop, falando em desempenho, segurança, algo fixo que sabemos sempre onde está e que ninguém nos rouba numa viagem de comboio.
    Acho que vêm esta maquina para uso pessoal e não deviam.

  14. Avatar de JP (djlinux)

    E que tal dizer que é bom que existam mais computadores, sejam All in One ou não, com Linux?

    Acho que é esse o alvo deste Post, dar mais destaque a existência de mais um computador no mercado com Linux do que propriamente se tem x Hardware ou não…

    Enfim…

  15. Avatar de StormRider
    StormRider

    Pois eu nao gramo os AIO ou os tablets….construi por 200€ uma maquina com mb mini-itx da gigabyte com AMD E-350 , 8GB RAM , slim-dvd e hdd de 500gb (os 200€ nao incluem o hdd porque eu tinha um por aqui que nao tava a usar) e caixa lc-power com fonte fanless de 75w…uma maravilha para ver filmes, ouvir musica, navegar na net, algum trabalho de programacao, e, sim, tambem jogar (claro que jogos “light” mas mesmo assim ainda joga alguns FPS fixes….

    Mal posso esperar pelas mb com AMD KABINI 4 CORE que vao ter mais 50% de performance por apenas mais 4W de consumo….perfeitamentente aceitavel e compativel com a fonte fanless de 75W….

  16. Avatar de Luís Nabais

    Muito fraquinho… tenho um portátil velho (com 5 anos) que tem um CPU (T5450) melhor que esse… Não digo um i5 ou i7, mas um i3 já era bom e o preço subia pouco.

  17. Avatar de sérgio santo
    sérgio santo

    na esta nada mau, para quem não joga e tal serve muito bem…
    quem quer andar a passear compra um Tablet os portáteis sempre me irritaram um bocado…

  18. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Acho ‘estupido’ a HP estar a lançar esta máquina, as Specs são muito fracas o que vai levar a que muitos (90% pelo que se pode ver nas opiniões aqui dos comentários) irão optar por comprar uma outra máquina. Este tipo de ‘máquinas’ é só para dizer que o ‘linux’ não vende, porque na opinião do utilizador (ou poderemos chamar noob’s) que não sabem o que é que estão a comprar vão ter um computador lento, felizmente mesmo que instale o windows não resolve, mas a culpa irá sempre do linux.
    Também temos a dell (nos estados unidos) que lançou o mesmo PC com windows e com linux, meteu o linux mais caro que a máquina de windows, bem sei que montanhas de gente comprou a versão Windows (+barato) depois descarregavam a imagem do linux.
    Temos que também ter em conta que devido aos negócios/crapwares que vêm instalados no windows os pc’s ficam mais ‘baratos’ com o windows porque, por exemplo, a Norton ou Mcafee não vão pagar para ter o seu ‘antiqualquercoisa’ instalada no ubuntu.

  19. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Que coisa tão má, isso é um netbook em tamanho grande.

  20. Avatar de Bruno
    Bruno

    A Insys tem AIO que dão para ser configurados á medida de cada utilizador.
    E tb podem sempre escolher entre Linux ou Windows.

    1. Avatar de Gilberto Landim
      Gilberto Landim

      Grosso modo, essa família de computadores, porta pesadas instalações de sotwares para teste, deixando o equipamento com desempenho de carroça.

      Como marinheiro de primeira viagem, o novo usuário, opta por instalar tudo que tiver direito, e, não raro, trava a máquina.

      Muitos conflitos de programas são detectados, residindo aí os problemas iniciais do Windows.

      Penso que a leveza e rapidez do Linux mostrará um consideravel diferencial aos utilizadores, agregando o prazer da performance brindada pelo sistema operacional de Linus Torvald.

      SLAX 7.0.6 – Em Português
      Se tiver permissão, sugiro considerções alusivas a este Linux. Saiu hoje a release e estou achando sensacional. Agora mesmo estou a escrever este texto no SLAX.

      Respeitando a opiniao de todos, agradeço a atenção e desejo felizes dias!

  21. Avatar de Gonçalo Teixeira
    Gonçalo Teixeira

    Alguém sabe se é possível mandar vir da hp uk para Portugal?