Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (4)

20 Comentários

Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.

Esta distribuição, que reúne características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.


No último mostrámos o fantástico Centro de Controlo cujas opções aparecem do lado direito ao contrário de outros sistemas que apresentam todas as opções numa interface em separado. Hoje vamos dar algumas dicas de como personalizar o sistema.

Definir Papel de Parede

Normalmente, nas distribuições Linux, a escolha de imagens para Papel de Parede são sempre acertadas… e no Linux Deepin não é excepção. Para mudarem o papel de parede basta que carreguem com o botão do lado direito do rato em qualquer parte do ambiente de trabalho e depois escolham a opção Definir papel de parede

Depois é só escolherem o que mais gostam, dentro dos muitos que são disponibilizados. De referir que, tal como acontece com no macOS, o utilizador escolhe se pretende definir o papel de parede apenas no ambiente de trabalho ou apenas no ecrã de bloqueio.

Mais personalizações

Dentro do Centro de Control existe um item dedicado à personalização do sistema.

Dentro da categoria da Personalização podemos alterar o tema do sistema, o tipo de letra assim como ativar efeitos de janela que tornam o sistema ainda mais intuitivo.

Por exemplo, ao nível dos Temas são várias as opções disponibilizadas pelo Linux Deepin. Como podem ver pela imagem seguinte, existe até um tema dark. Além do tema podem também mudar os efeitos do cursor do rato.

A alteração do tamanho de letra e tipo de letra do sistema é também uma configuração simples como podem ver pela imagem seguinte.

Num próximo artigo daremos a conhecer outras funcionalidades desta interessante distribuição. Se tiverem sugestões ou sugestões, deixem na zona dos comentários. O download desta distribuição pode ser feito aqui. Não esquecer que estes artigos são para iniciantes do mundo Linux.

O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Correia
    Fernando Correia

    Boa tarde… Muito obrigado por esta sugestão, dá sempre jeito… Até breve…

      1. Avatar de kan
        kan

        Estou ficando sem midia rs e pendrive de tantas sugestoes que vc posta.

        ou é aquele deepin, elementary, ubuntu, manjaro rs

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Linux? Não obrigado.. Fiquem lá com os 1% de cota mundial, e que nunca passam da cepa torta, a pensarem que são os maiores da vossa terra.

      1. Avatar de Jack
        Jack

        Só o facto de colocares aqui um post, demonstra que te despertou o interesse. Se assim não fosse tinhas passado ao lado

  2. Avatar de Matos
    Matos

    Instalei …. Estava em Ubuntu há anos….mas não me arrependo. Estável e fiável.

  3. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    muito pesado

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Falas isso e usa Windows 10.
      Sabia que o Windows 10 é mais pesado que qualquer ambiente do Linux?
      Até o Gnome torna-se leve perto do Win10.

      1. Avatar de maxim
        maxim

        windows 10 pesado? ssd e corre em qqr carroça com os serviços no mínimo.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Realmente é bastante pesado, ainda mais em máquinas modestas. Ainda que os efeitos estejam desativados, é quase impossível ouvir música no spotify e mexer no chrome ao mesmo tempo, por exemplo!

  4. Avatar de Altino
    Altino

    Porque é que quase todas as distrux Ganoo/Shittux parecem feitas para crianças? as cores os icons os fundos… que mariquice

    1. Avatar de Costa
      Costa

      São feitas á tua medida portanto.

    2. Avatar de arc
      arc

      Realmente, vínhamos a assistir a uma grave lacuna, nas novas distribuições de Linux, as quais não estavam a atender o mercado global.

      Precisamente, a pensar nas crianças, como você, as quais, dizem são o futuro, é que existe uma vasta equipa de programadores que veio colmatar essa grave falta.

      Assim, só tem que se dar por satisfeito o @Altino, pois agora uma das suas pretensões e de muitas mais crianças ao redor do globo, está disponível.

      Divirta-se!

    3. Avatar de Calvin
      Calvin

      Talvez porque o mundo é GLBT

    4. Avatar de maxim
      maxim

      porque os geeks não crescem. só as borbulhas na cara, então o SO tem de ser de princesa

  5. Avatar de Manel
    Manel

    Quem desconfiar do SO por ser chinês pode usar o mandato deepin que em funcionalidades é igual

  6. Avatar de Fabio
    Fabio

    problema maior e a incompatibilidade de mts programas.

  7. Avatar de gui
    gui

    Linux Mint 19 é o meu preferido acima do deepin e do manjaro.

  8. Avatar de Eutech
    Eutech

    “Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (3)”
    Se gosto do windows uso windows, se gosto de MacOS uso Mac, simples