Google Drive para Linux pode estar muito perto de ser lançado

18 Comentários

A mudança que a Google fez na sua suite de produtividade mostrou que este serviço tinha muito para evoluir e que este serviço ainda podia crescer noutras dimensões.

Depois de o passarem a um serviço de alojamento de ficheiros, mas mantendo as capacidades de edição, a Google dedicou-se a criar os clientes de sincronização para os sistemas operativos, mas mantendo sempre a versão Linux fora das suas escolhas imediatas.

Mas esta realidade pode mudar muito em breve. As imagens do que será o cliente Linux do Google Drive estão já acessíveis e num local bem à vista de todos.

drive_linux_1

O cliente que a Google desenvolveu para o Drive permite que os utilizadores sincronizem os conteúdos dos seus computadores e dispositivos móveis para este serviço.

Esta sincronização funciona de forma bidireccional com os ficheiros criados dentro do Drive, através das aplicações da Google, possam também ser acedidos em qualquer lugar e por qualquer aplicação que as possa editar.

A Google sempre teve alguma relutância em criar a versão Linux deste cliente, sem que nenhuma razão tivesse sido apresentada. A verdade é que depois da versão para Windows, Mac e para os diferentes sistemas operativos móveis não voltaram a existir novidades.

As alterações que vão surgindo limitam-se a criar novas funcionalidades nas versões existentes, sem que a versão Linux surja sequer nos planos definidos.

Mas foram agora encontradas imagens do que pode ser a versão Linux do cliente do Google Drive. Estas estão dentro da versão para OSX, numa pasta específica, onde podem ser vistas por todos.

drive_linux_2

Estas imagens surgiram primeiro na versão 1.18.7821.2489 do cliente do Google Drive para OSX, lançado no final do mês de Outubro do ano passado, e mostram como esta versão será.

Do que é dado a ver o mecanismo será em tudo idêntico ao que existe para os restantes sistemas operativos, com um ícone a estar presente e a permitir controlar as acções e sincronização.

Do lado do sistema operativo vai existir uma pasta de e para onde os ficheiros vão ser sincronizados, permitindo um acesso por ai e onde devem ser colocados os novos ficheiros.

drive_linux_3

É claro que a presença destas imagens não garante que a Google vá lançar qualquer versão do Drive para Linux, mas é dá uma ideia de que poderá estar a preparar o seu lançamento.

Para já que não existe qualquer data ou outro tipo de confirmação, mas fica mostrado que existem trabalhos no sentido de preparar este cliente e que um dia ele será apresentado, ficando os utilizadores Linux munidos com mais uma ferramenta para poder usar os serviços da Google de uma forma ainda mais abrangente.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sesesese
    sesesese

    cliente de google drive, o grive já existe há um monte de tempo

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens lá a indicação de que falamos do cliente “oficial” da Google. Sim, clientes existem, mas não têm o selo e as funcionalidades que apenas as versões da Google dão.

  2. Avatar de irlm
    irlm

    também pode-se ver documentos gdrive através do gnome documents, mas é só visualização.

  3. Avatar de eseseses
    eseseses

    Finalmente!!!! Recentemente migrei(dropbox) para meocloud e até agora 5 estrelas em todos os sistemas que uso(android/fedora/windows). Tráfego grátis se for cliente meo e velocidades de sincronização mto boas.

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    Já devia existir há muito tempo. Para uma empresa que já ganhou tanto graças ao Linux, não se percebe esta omissão.

  5. Avatar de Mauro
    Mauro

    Faz falta o mesmo para o Onedrive. O onedrive-d, port não oficial, não funciona correctamente.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    pelo menos o megaSync funciona muito bem em todos os sistemas operativos, mobile incluidos.

    1. Avatar de Xico
      Xico

      … e são 50GB

  7. Avatar de Mario
    Mario

    linux ja morreu em uso domestico, para quem lancar servicos para isto?

    1. Avatar de motard
      motard

      Depois acordaste e voltaste á vida real.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Mario concordo com sua visão. Infelizmente o linux para desktop não deu muito certo, muitos tutoriais da internet ainda dependem de terminal (instalação do oracle java por exemplo) que acabam por afastar o usuário comum. A canonical fez uma excelente distro com seu ubuntu, mas infelizmente a interface unity não ajuda em nada. Eu acho tudo muito confuso e é difícil de se acostumar. E antes que falem que sou atrasado, a Microsoft e vai voltar ao seu menu iniciar clássico com o win10 para tentar recuperar a confiança dos usuários insatisfeitos do win8.

      é uma pena, porque eu gosto muito do linux e gostaria que ele fizesse mais sucesso. A proposito estou usando em dual boot win7 e linux mint mate.

    3. Avatar de Marcelo Tavares
      Marcelo Tavares

      Morreu??? Só tem crescido o uso de linux em redes domesticas, eu mesmo já abandonei o Windows.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        adorava ver te a trabalhar so com linux, o windows é usado quer queiras quer nao, o osx e o unico que substitui o windows mas ainda assim não a 100%

        1. Avatar de Filipe Garcia
          Filipe Garcia

          Não sou “fanático do Linux”, e sim, acho o Windows muito bom. Mas sou utilizador exclusivamente Linux à mais de um ano e ele cumpre 100% do trabalho. A ultima vez q usei windows foi mesmo quando formatei o PC…

          Agora se tu vives para o LOL, WOW e Minecraft, não sei o que te faça. Para isso sim, o Windows é insubstituível. Mas não digas que nenhum OS substitui Windows, pois nem toda a gente tem as mesmas necessidades que tu.
          E se pensas que eu sou um daqueles utilizadores poderosos que utiliza o PC únicamente para programar e tangas assim, eu até levo isso como um elogio, mas na verdade sou um average Joe que, embora dê uns toques dessa brincadeira, não passo de um utilizador normal que joga uns jogos, faz uns trabalhos para a faculdade e vai ao face…

          Não há melhores, há os que suprimem as necessidades de cada utilizador, mas cada utilizador é diferente. De um modo geral o Windows suprime todas (ou quase todas) as necessidades de um utilizador normal, mas nem sempre é o caso. Por isso é bom que haja variedade. E se um dia o Windows funcionar do modo que eu gosto de trabalhar, com certeza voltarei a utilizá-lo. como te disse, não há melhores, nem ideologias, nem demagogias.

          Espero que não leves a mal, este ‘rant’ não foi exclusivamente para ti, mas também para outros que “sabem tudo” sobre Windows e Linux (para começar)…

    4. Avatar de Xico
      Xico

      Cá onde eu moro, o Ubuntu Gnome e o Xubuntu estão satisfazer as delícias de muita gente. 😉

  8. Avatar de sakura
    sakura

    So pela velocidade a meocloud é um bom servico. vale a pena.
    google, I hate pub.

  9. Avatar de Nome
    Nome

    Mais um backdoor da NSA.