Google Command Line Tool

15 Comentários

As ferramentas da Google podem ser acedidas de qualquer lugar na Internet. Para além do acesso via browser existe também a possibilidade de acedermos aos nossos dados (email, agenda, documentos, imagens e contactos) através de clientes desenvolvidos para o efeito. Uma lacuna que existia era a possibilidade de acedermos a esses dados através da linha de comando de Linux. Pois essa falta deixou de existir porque a Google passou a disponibilizar em “cliente” para ser utilizado directamente da shell do Linux, o Google Command Line Tool.


Este conjunto de scripts desenvolvidos em Pyton vão permitir a todos os utilizadores efectuarem a gestão dos conteúdos alojados nos servidores da Google, nos diferentes serviços, de forma simples e fácil. Evita ainda que deixem de ter de recorrer a interfaces gráficas para realizar as tarefas simples do dia-a-dia.

Naturalmente que esta ferramenta se destina a todos os utilizadores de Linux que fazem da linha de comando (shell) o seu “Ambiente de Trabalho” preferido.

Tarefas simples como adicionar entradas na agenda ou ver o contacto de um amigo podem ser feitos através da linha de comando, bastando para isso invocar um comando com 2 ou 3 parâmetros.

Os serviços da Google cobertos pelo GoogleCL são para já:

  • Blogger
  • Calendar
  • Contacts
  • Docs
  • Picasa
  • YouTube

Os comandos são vários, mas todos muito parecidos entre as aplicações, o que permite que consigamos de forma fácil decorar as possibilidades que temos.

Vamos deixar-vos aqui alguns exemplos de comandos, um por serviço:

Blogger

$ google blogger post --title "Pplware" "Teste do googleCLI"

Calendar

$ google calendar add "Escrever para o pplware"

Contacts

$ google contacts list name,email > contactos.csv

Docs

$ google docs edit --title "Lista de artigos"

Picasa

$ google picasa create --title "Pplware" ~/photos/pplare/*.jpg

Youtube

$ google youtube post --category Tecnology pplware_ipad.avi

A instalação desta ferramenta é extremamente simples. Basta que descarreguem o pacote adequado à distribuição que utilizam e depois executem um de dois passos:

  • Caso esteja a usar um Ubuntu podem simplesmente e via interface gráfica navegar para a localização onde gravaram o .deb e apliquem um duplo clique sobre o ficheiro. Será apresentada a caixa de instalação do Packege Installer e devem apenas escolher a opção Install Package.

Se preferirem instalar por linha de comando basta que abram uma shell e executem os comandos abaixo:

cd <pasta-onde-gravaram-o-ficheiro>
sudo dpkg -i googlecl_0.9.7-1_all.deb
  • Caso estejam a utilizar outra distribuição diferente que não o Ubuntu devem executar os seguintes comandos numa shell

cd <pasta-onde-gravaram-o-ficheiro>
tar xzvf googlecl-0.9.7.tar.gz
cd googlecl-0.9.7
sudo python setup.py install

Fica então apresentada mais uma forma de acederem aos dados que colocam na nuvem da Google. Esta é especialmente para todos aqueles que, tal como eu, gostam mais da shell e de todo o seu “poder” que dos ambientes de trabalho gráficos comilões de recursos e de energia!

Licença: Apache License 2.0
Sistemas Operativos: Ubuntu/Debian/Linux
Download: googlecl 0.9.7-1 Ubuntu/Debian [40.2KB]
Download: googlecl 0.9.7 Outras Distros [38.4KB]
Homepage: googlecl

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu sou um velho do restelo
    Eu sou um velho do restelo

    Isto é que é bom!! Linhas de comandos on fire! Então se for em linux é que é 100%! Porque eu sou altamente geek boy! E nem venham falar de bytecode sn levam uma ratada!

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      LOL! Esta foi das melhores que já ouvi… 😛

      Mas olha que isto, para tarefas pequenas, é o mais rápido.

    2. Avatar de Ricardo Stallman

      Gostaria de apenas tecer uma interjeição. O que estás a referir por Linux, é de facto, GNU/Linux, ou como eu recentemente tomei em consideração GNU mais Linux.

      Linux não é um sistema operativo por si só, mas uma singela componente livre de um sistema completamente funcional GNU tornado útil pelas corelibs GNU, utilidades shell e componentes vitais de sistema resultando num SO completo, como definido por POSIX.

      1. Avatar de Lightningspirit
        Lightningspirit

        The new Stallmann! Mas tens toda a razão 🙂

  2. Avatar de Luís

    Quando li o título pensei que fossem falar disto: http://www.goosh.org

    Tambem é interessante : )

  3. Avatar de a Friend®

    Percebo as razões obvias de aqui se focar o Linux, mas deixo como nota que dá para aceder igualmente em Mac e Windows 😉

    1. Avatar de Pedro Simões

      Claro que sim, mas é instalado “nativamente” em linux.

      O acesso pode ser realizado de qualquer SO.

  4. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Off topic: Alguem já conseguiu instalar o ios 4?

  5. Avatar de eu
    eu

    iupi voltamos ao passado linha de comandos…. que coisa inovadora… fantastico fora de série

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Linha de comando é a coisa mais rápida que há.

      Mas o pessoal gosta é de andar a passear com o ratinho…

      Muito bem google 😉

    2. Avatar de João

      Não posso deixar de concordar contigo…

      Todos sabemos que a linha de comandos e uma ferramenta utilissima para, mas faz-me pensar que estamos rigorosamente a voltar ao passado.

      Lembro-me dos tempos do Windows 3.1, quando escreviamos win e Enter… Temos vindo a ser levados em constante evolução, mas….

      Cada coisa para o seu fim…

      Alguem me explica o que de util tem blogar numa shell?
      Colocar videos no youtube pela shell?

      E eu a pensar que estavamos a chegar á era da Web 2.0…

      Não posso deixar de aplaudir as potencialidades da linha de comandos, mas para isto???

      pffff

      1. Avatar de a Friend®

        Estas ferramentas não são destinadas ao uso banal, mas sim especialmente para quem tem servidores, poder automatizar certos processos com Bashs, etc… com a vantagem de usar baixos recursos graças à ausência de Interface gráfica. 😉

        A unica evolução foi mesmo a interface gráfica, porque estas linhas de comandos estão mais presentes que qualquer utilizador possa imaginar… tudo o que fazemos na web na interface gráfica é interpretado por códigos deste estilo.

      2. Avatar de Lightningspirit
        Lightningspirit

        aFriend@ tem razão. Quando vi este post a primeira coisa que me ocorreu foi “Fixe! Já posso criar interfaces para a web que usem estes recursos do google” pois tudo está no servidor e basta apenas uns comandos sm a necessidade de ligações SOAP ou XML e outras classes em php que só atrasam o processo

  6. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    granda google!!!