GNU/Linux? 97% dos PCs na China têm Windows

35 Comentários

A China tem sido um dos países cuja relação com a Microsoft não tem sido fácil. Além das acções de investigação contra a gigante de Redmond, o governo chinês baniu o Windows 8 e há mesmo indicações que a China estava a criar a sua distribuição Linux para mudar todos os PC’s para este sistema até 2020.

Mas, de acordo com a StatCounter, o Windows está instalado em 97,1% dos computadores chineses. Será que a mudança faz algum sentido?

800_bwsd9wl9a6lyohf8shczos7yolpjy1u0


De acordo com as informações disponibilizadas pelo StatCounter, o Windows 7 domina os Desktops na China, estando presente em 56,61% deles. Isto quer dizer que um em cada dois computadores chineses têm Windows 7. O Windows 8 e 8.1 têm 2,57% e 4,91% respectivamente e o Windows Vista ainda regista uma quota de 0,34%.

97-Percent-of-China-s-PCs-Now-Powered-by-Windows-470003-2

Tendo em conta os valores, 97% dos PC’s na China têm o sistema operativo da Microsoft. No entanto, tal cenário não quer dizer que a Microsoft ganhe muito dinheiro com os consumidores chineses até porque já Steve Ballmer dizia que 9 em 10 instalações Windows, naquele país, são piratas!

As autoridades chinesas continuam as suas acções de promoção, com o objectivo de convencer a mudança dos consumidores para GNU/Linux, mas os resultados mostram que não está fácil.

Via Softpedia

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Dos 97% com Windows 95% são “pilata” e a Microsoft farta-se de chatear.

    De maneiras que a ameaça “vamos todos para o Linux” faz sentido – forçar a Microsoft a vender as licenças por “uma tuta” (nem chega a “tuta e meia”) e a deixar de chatear 😉

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      agora em PT

    2. Avatar de WPMM
      WPMM

      Não me parece que seja uma questão de preço mas sim de mentalidade.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +1

        mentalidade,segurança, e dotar o seu País de tecnologias…

        Ainda existem no mundo Países com vontade de produzir e evoluir…a China é um deles. 😉

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Caramba que admiraçãomque você tem pelos chineses, nem sei porque ainda por aqui! O curioso é que se não tivesse uma brutal ajuda do Ocidente e da sua tecnologia, ainda hoje andavam com a farda azul! Até há 15 anos nada eram e milagrosamente hoje estão no topo, devem ter sofrido uma pancada na tola! Para eles crescerem, foi preciso uma deslocalizaçao massiva de empresas de fabricas Ocidentais, que causou desemprego,como nunca visto. A grande culpa no Ocidente foi, o facto de ter permitido esta vergonha pormcausa de uma liderança fraca. Free Tibete!

          1. Avatar de lmx
            lmx

            “Até há 15 anos nada eram e milagrosamente hoje estão no topo..”

            Ora ai está…

            Então aproveitaram ou não a oportunidade??

            “Para eles crescerem, foi preciso uma deslocalizaçao massiva de empresas de fabricas Ocidentais, que causou desemprego,como nunca visto. A grande culpa no Ocidente..”

            P*ois foi,,, por isso mesmo não percebo essa raiva toda da parte do Tiago em relação aos Chineses??!!

            Quando a Culpa é nossa…porque se vira contra eles??

            Agora colocamos-os numa posição, em que conseguem tomar decisões no que toca a tecnologia…e agora consorrem conosco..

            Com uma diferença…eles pensam e executam coisas com pés e cabeça, nós não pensamos…e só executamos decisões erradas…

            Posto isto…não percebo como não admirar os Chineses…se eles provam que estão certos, e que querem evoluir, estão a agir melhor que nós correcto?? 😉

            cmps

    3. Avatar de 1235fsd1

      os 2% que sobram com windows oficial , continuam a ser mais que os que usam OSX 😀

    4. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Isto só acontece porque a Microsoft é “generosa” neste sentido, qualquer um instala uma versão pre-activada ou com cracks

      Acaba por ser 1 equilíbrio das coisas, pois acho que uma empresa como a Microsoft não precise de assim tantos maisp biliões, eles vão sempre continuar a vender em agregado a maquinas novas

      Se a Microsoft realmente quisesse combater a pirataria não existiam abébias para ninguém

      Eu com a mesma licença pre-activada do Windows 7 posso instalar num numero infinito de maquinas e reconhece como genuíno com actualizações a funcionar

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Numero infinito? Depende da licença que tiveres. Uma licença normal não te deixa instalar num numero infinito de computadores.

        1. Avatar de Zé Montanelas
          Zé Montanelas

          Se assim não fosse como achas que esses .iso’s de sites torrente e similares ainda funcionavam, quando milhares de pessoas usam a mesma licença pre-activada?

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            porque vêm com um activador instalado ou com uma licença vmk? Experimenta activar uma licença normal em vários computadores e depois vais ter uma surpresa.

  2. Avatar de Zero Zero Sete
    Zero Zero Sete

    off-topic: esqueceram-se da notícia do dia? Samsung + BlackBerry?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Essa noticia é um terror… 🙁

      Deus queira que a Samsung não apanhe a BlackBerry!Esta empresa tem equipamentos unicos no mercado,e seria pessimo!

      Não só para o utilizdor!Até porque a BB é líder na gestão de serviços de segurança por too o mundo…Não só governamental, mas militar…por exemplo os EUA e muitos Países da Europa(se não todos), usam BlackBerry.

      http://www.reuters.com/article/2015/01/14/us-blackberry-m-a-samsung-exclusive-idUSKBN0KN2FW20150114

      Sendo que a BB tem nos seus acionistas o Fundo de Pensões Canadiano, e um investidor Americano…a venda tem que ser aprovada nos dois Países…eu penso que não vão sequer chegar ai, mas se chegarem quase de certeza que os EUA declinam a venda, não só para proteger a Empresa como para se protegerem a eles…

      Se a venda acontecer…com o tempo vou deixar o meu BB!!!
      Fica desvirtuada a empresa…

      Ainda bem que o ubuntu com meizu sai a dia 27…

      aguenta coração 🙂

      1. Avatar de Bahh
        Bahh

        Da última vez que verifiquei (http://ca.blackberry.com/company.html) a BlackBerry® é uma empresa Canadiana (fundação e sede)… logo não sei como é que os EUA podem mandar na empresa… só se o investidor americano tiver tanto capital que possa impedir a venda, e mesmo assim… um investidor, se for privado, pode ser proibido de vender uma empresa estrangeira a estrangeiros? Existe base legal para isso nos EUA?

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Nos EUA vale tudo até arrancar olhos 😉

          A decisão da Venda tem que ser aprovada por Washington e por Ottawa…

          Eu presumo que seja por haver investimento Americano nessa empresa…mais detalhes não sei.

          Apenas sei que os EUA se baseiam massivamente a Nível Político e Militar nos serviços BlackBerry.

          offtopic:
          Este corrector ortográfico do FF é uma desgraça…não conhece a capital do Canadá??!!

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu desde qe compre macbook n quero outra coisa e um mundo a parte que os invejosos do pplware criticam mas n sabem do que falam. Os x melhor OS

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      quase… eu quase mordi…

    2. Avatar de WPMM
      WPMM

      O teu macbook não tem acentos?

      1. Avatar de Nuno_p
        Nuno_p

        E deve faltar também algumas letras. xD

    3. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Já te sentes melhor depois de desabafar?

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Windows e so virus e problemas, o mac e um esquecer de problemas com 16h de bateria reais e nao como o windows que prometem o dobro mas so dao metade

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Muitos pescadores por aqui hj

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Acho que estás enganado, visto a Lenovo ter portáteis que duram bem mais que qualquer MacBook.

      1. Avatar de int3
        int3

        estamos a falar de máquinas que pesam bastante.

    3. Avatar de Bahh
      Bahh

      Com o dinheiro que custa um computador Apple OS X, dá para comprar um de boa qualidade com Windows Ultimate. Depois é uma questão de usar contas limitadas e um qualquer programa gratuito de proteção tipo Comodo Internet Security para evitar algum bicharoco que se consiga infiltrar por algum programa vulnerável… não é que tenham visto algum já há muitos tempo, mas dizem que há… e tenho visto nas máquinas de muita gente (que nem usa as contas limitadas, nem um programa de proteção para o melhorzinho).

  5. Avatar de censo
    censo

    Windows é windows!

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Amigo carlos n uso mac pois sempre usei windows por isso n sei mas o ipad air 2 e de longe o melhor tablet pc jamais feito. Que qualidade

  7. Avatar de int3
    int3

    Podiam banir completamente o windows. Isto era de dar valor.

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Se ainda não o fizeram é porque mesmo os chineses chegaram à conclusão que se fosse radicais no corte o país iria sofrer um retrocesso… para além de que seria impossível impor a 100% visto que tem de continuar a desenvolver para o resto do mundo, mesmo que internamente não possam usar.
      Para além do mais a proibição se bem percebi apenas se aplicava a novas versões (Windows 8 e por aí em diante) visto que deixava de existir financiamento para tal… e relativamente aos computadores governamentais… aí estou de acordo que podem e conseguem proibir a utilização do Windows a 100% se quiserem e só teriam a beneficiar com isso, tanto a nível de custos (se é que pagam alguma coisa) e a nível sobretudo de privacidade e segurança do próprio governo… pois eles podem e tem capacidade de criar tudo do zero e podem garantir que não há cavalos de Tróia como aqueles que eles certamente colocam em tudo (ou quase) que produzem para os outros, e que de vez em quando vem a público… quase sempre com umas explicações manhosas a tentarem justificar o injustificável.

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    A Microsoft não precise de se preocupar com as licenças piratas… tantos computadores/portáteis que são vendidos com licença que acaba por ser vantajoso permitir a pirataria.

    E quanto ao windows… queria ver alguem a trabalhar sem windows, não me venham com o Linux for work que isso nunca deu em nada.

    Nunca vi uma empresa 50% Linux, mas 99,9% são 100% windows

    1. Avatar de lmx
      lmx

      ha empresas que são 99% linux…olha o Google por exemplo, grupo wikimedia, etc

      Olha uma empresa de efeitos especiais…usa ubuntu.

      http://www.wetafx.co.nz/features

      http://blog.dustinkirkland.com/2010/01/39000-core-ubuntu-cluster-renders.html

    2. Avatar de Hoo
      Hoo

      Corpo de Bombeiros de Santa Catarina utiliza Ubuntu em todos os quarteis

  9. […] A Microsoft tem levado a cabo algumas acções anti pirataria mas com pouco sucesso. Com o novo Windows 10 a luta da Microsoft continuará até porque aumentarão certamente as versões piratas instaladas. Sabia, por exemplo, que 97% dos PC’s na China têm o sistema operativo da Microsoft e que 9 em cada 10 instalações , naquele país, são piratas! […]