Gnome Nanny – Controlo Parental no Ubuntu

12 Comentários

Qual a criança que nos dias de hoje não acede à Internet? E o que fazem por lá enquanto os pais não estão presentes?

Estas são questões pertinentes e que preocupam muitos encarregados de educação que temem pelas facilidades e predadores da Internet, assim como a visualização de conteúdos menos aconselhados.

Foi talvez a pensar nestes casos que o Magalhães traz incluído um sistema parental e que já gerou muita polémica. Para o Ubuntu apresentamos o Gnome Nanny.

parental_1

Com a utilização massiva do computador Magalhães são cada vez mais as crianças que têm acesso ao computador e consequente acesso à Internet. Nesse sentido, o controlo parental é uma ferramenta que pode ajudar a filtrar conteúdos e assim pelo menos prevenir de algumas situações.

O Gnome Nanny é uma aplicação que permite controlar de forma simples o que as crianças fazem no computador. É possível limitar o acesso à Internet numa determinada hora/dia, o acesso ao browser, a páginas específicas, ao MSN, etc.

Como instalar

sudo add-apt-repository ppa:nanny && sudo aptitude update
sudo aptitude install nanny

Screenshoots

Uso do PC

parental_2

Web browser É possível permitir e negar acesso a determinados sites, assim como construir uma blacklist. Para quem pretender criar blacklists pode efectuar o download do ficheiro Nanny BlackList (ajuda numa primeira configuração)

parental_4

Mail Client – Configure o acesso ao e-mail

ex. User the mail client 1,5 hours a dar ou podemos definir qual o dia/hora em que é possível aceder ao e-mail

parental_3

Artigos relacionados

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Homepage: Gnome Nanny

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Não conhecia, vai dar imenso jeito a uns familiares que lhes instalei o Ubuntu recentemente, já que têm crianças e por vezes os mais pequenos mexem onde não devem…

    [offtopic]

    Para quem gosta de anuncios que veja este, está espetacular.
    http://www.vimeo.com/9194146

    É uma pena num netbook não dar nas melhores condições, mas também é natural, tecnologia Flash…

    1. Avatar de Hugo Cura

      [still offtopic]
      Está realmente fantástica essa publicidade. Não estava à espera.
      Quanto ao flash, a versão 10.1 fez milagres 😀

      1. Avatar de a Friend®

        No desktop também estou com o 10.1…

        Ainda não vi assim nada de muito “milagroso” mas.. já é um caminho 😀

        Por falar nisso (Flash 10.1) saiu uma noticia que “AFINAL” as coisas já não são como tinham falado… nem todos os Android’s irão suportar flash… já começaram (Adobe) com as desculpas.. que precisa do CPU “X” …bla bla bla … 😀

        1. Avatar de Hugo Cura

          Um vídeo 720p no YouTube em fullscreen num netbook a “tocar no perfeito” é um feito bem considerável 😛

          Adobe faz o que quer… falta-lhe concorrência.

          1. Avatar de a Friend®

            Tás com mais sorte que eu, eu no meu Aspire One ele fica com “cólicas” a 720p 😆

            Segundo sei, só a gama Intel GMA500 para cima é que tem suporte 10.1 .. ou seja, não abrange o meu… :S

  2. Avatar de DoContra
    DoContra

    Óptimo.

    Já agora, e como devem saber, o nosso (de nacional) Caixa Mágica instalado no famigerado Magalhães já vem com controlo parental “de raiz”. A password para o alterar/remover é a mesma da “versão” Windows XP.

  3. Avatar de wolfytuga

    Olá Pedro Pinto!

    Fiz recentemente um artigo sobre este programa no Ubuntued, no qual não faço referência ao ficheiro da Blacklist disponível no site do Gnome Nanny, por uma razão, o facto de empancar aquando da sua importação.
    Pedro Pinto conseguiu carregar com sucesso esse ficheiro?

    Obs.: O programa ainda é muito recente, pelo que pode haver ainda muitas alterações a nível de funcionalidades (espero bem que sim, pois parece-me ser um óptimo programa).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ola Wolfytuga,

      Parabens pelo teu artigo também. relativamente ao ficheiro consegui carregar sem problemas.
      Tirei um screen:

      http://img94.imageshack.us/img94/3499/blacklistn.jpg

      Abraço
      Pedro Pinto

      1. Avatar de wolfytuga

        Olá!

        Agradeço o esclarecimento, afinal deve-se estar a passar o mesmo que me acontece com o aMSN, o caminho não pode conter caracteres latinos, é que eu tinha na pasta “Transferências” e não dava (empancava mesmo), depois de me responder decidi mover para a pasta “Documentos” e já carregou na perfeição, estranho o.O

        Cumps e bons artigos!

  4. Avatar de Vítor M.

    Estes artigos são importantes, a temática da segurança terá – obrigatoriamente – que voltar à principal preocupação de quem regula a Internet.

    Como escreveu um autor espanhol, o povo vive com medo… até na Internet se procura “contaminar” o entendimento das pessoas.

  5. Avatar de Eduardo Silva

    No Ubuntu funciona muito bem, mas alguém consegue instalar o ficheiro tar.gz no caixa mágica 15? O que vem lá não é tão bom como este.

  6. Avatar de Willdeglan

    Ola amigos, tentei usar o Gnome Nanny no Ubuntu 12.04 mais apresentou um problema que nao estou conseguindo solucionar, ele instala perfeito e quando vou abrir, ele pede a senha root, até intao está tudo bem, a partir daí ele não abre nenhuma tela, e por alguns segundos fica no Unity como se tivesse aberto e depois fecha sozinho… alguma dica do que posso fazer?