Giver – Partilhe ficheiros facilmente na rede com o Ubuntu 11.10

12 Comentários

As redes informáticas são as vias de comunicação de todo o tipo de  informação. Para que haja partilhada de informação, é importante que os utilizadores possuam aplicações capazes de simplificar essa tarefa.

Quando vários utilizadores se encontram num mesma rede, há normalmente a tendência de quererem trocar informação (ex. filmes, musica, documentos, etc). Como o processo de partilhar pastas e dar privilégios em Linux não é muito amigável (Apesar do Ubuntu já disponibilizar algumas funcionalidades que simplificação a partilha), fomos à procura de uma aplicação que simplificasse essa tarefa e encontramos o Giver.

giver_01

Como instalar o Giver no Ubuntu 11.10?

Para instalar facilmente o Giver no Ubuntu 11.10 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Uma vez que o giver não está nos repositórios, podem fazer download do .deb. Para isso executem o seguinte comando:

wget https://launchpad.net/ubuntu/+source/giver/0.1.8-6/+build/1472606/+files/giver_0.1.8-6_all.deb

Passo 2 – Vamos agora instalar o libx11-dev

sudo apt-get install libx11-dev

Passo 3 – vamos agora proceder à instalação do Giver

sudo dpkg -i giver_0.1.8-6_all.deb

Passo 4 – O próximo passo é fazer uma pequena alteração no ficheiro giver.desktop. Abrimos o ficheiro.

sudo gedit /usr/share/applications/giver.desktop

Passo 5 – Agora substituimo a linha:

Exec= Giver

por

Exec= /usr/bin/mono --runtime=v4.0 /usr/lib/giver/Giver.exe

giver_00

E está feito. Agora basta ir ao Dash Home e procurar por giver.

giver_02

Para quem gosta de partilhar facilmente “material” numa rede local, o Giver é uma aplicação que pode dar jeito. É extremamente simples de instalar e configurar, “camuflando” a complexidade que às vezes existe nos sistemas Linux. De referir que os utilizadores do giver devem estar na mesma LAN ou alcançáveis. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

altHomepage: Giver

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Isto permite partilhar “pastas” do linux numa rede com computadores com Windows?

    1. Avatar de luis
      luis

      Não. Apenas dá para partilhar com outras pessoas que tenham o Giver instalado.

  2. Avatar de luis
    luis

    Já agora , fica a sugestão. Sempre que vejo artigos sobre ubuntu, aparecem screenshots de versões betas, temas estranhos… janelas sem temas, etc… O que quero dizer é, já que estão a fazer publicidade ao Ubuntu, porque não fazer isso em condições, mostrando também o seu lado de “good looking” 😉

  3. Avatar de irlm
    irlm

    boas

    posso instalar no OpenSuse e partilhar com outra distribuiçao (Fedora, Ubuntu, Gentoo, etc) ?

    1. Avatar de lumitoro
      lumitoro

      Pelo que percebi do padrinho Pinto, esta aplicação facilita a partilha de pastas com maquinas que suportam o protocolo de rede CIFS(Common Internet File System, da Microsoft) com uma maquina que suporte o mesmo protocolo e tenha o ubuntu instalado. O OpenSuse é um SO(sistema operativo) muito completo e o + provável é que tenhas boas alternativas para esta aplicação no repositório de aplicações do opensuse. Talvez possas encontrar respostas no: http://www.novell.com/products/linuxpackages/opensuse/giver.html

      Abraço

      1. Avatar de irlm
        irlm

        esta no repositorio OpenSuse Build Service, obrigado
        giver.ymp

  4. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas…
    Antes de mais,Pedro os meus parabéns pelo artigo, acho-o de estrema importância.
    Nos dias de hoje quem é que não precisa de partilhar informação entre maquinas??!!Eu falo por mim tenho 4 maquinas, vou adquirir a 5ª e também eu preciso de manter info disponível por todas, estou a pensar em algo para sincronizar pastas.
    Mas esta opção vai ser tida em conta para aceder a info facilmente…poderei adicionar regras a esta ferramenta?Do género permissões a determinados mac’s?
    Estou a experimentar mint lmde, e ja vinha instada…mas nunca tinha reparado nela, obrigado pela dica 😉

    cmps

  5. Avatar de Ismael
    Ismael

    Para os que fizeram perguntas, este software parece-me ser do género do airdrop que vem no osx lion. Corrijam-me se estiver errado.

  6. Avatar de Rúben Lopes [lopesmaio]
    Rúben Lopes [lopesmaio]

    Boas, achei o artigo interessante, mas fiquei com uma dúvida. Acontece que eu prefiro usar o Linux Mint, e sabendo que o Mint é baseado no Ubuntu, esta ferramenta também pode ser instalada no Mint? Obrigado.

  7. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Pelo que vi o Giver não tem desenvolvimento desde 2007.
    Tentem este, o DuktoR5, que pelo que parece está com desenvolvimento a todo o vapor e para todos os OS. Para fazer o download da última versão:
    http://www.msec.it/blog/?p=429