Giver – Partilhe ficheiros facilmente na rede com Linux

9 Comentários

As redes informáticas são as vias de comunicação de todo o tipo de  informação. Para que haja partilhada de informação, é importante que os utilizadores possuam aplicações capazes de simplificar essa tarefa.

Quando vários utilizadores se encontram num mesma rede, há normalmente a tendência de quererem trocar informação (ex. filmes, musica, documentos, etc). Como o processo de partilhar pastas e dar privilégios em Linux não é muito amigável (Apesar do Ubuntu já disponibilizar algumas funcionalidades que simplificação a partilha), fomos à procura de uma aplicação que simplificasse essa tarefa e encontramos o Giver.

giver_00

Giver é um aplicação bastante simples, que permite a partilha de todo o tipo de informação numa rede. Basicamente se existirem outros utilizadores que usem o Giver numa mesma rede, a aplicação descobre automaticamente esses utilizadores na LAN,  permitindo facilmente a partilha de imagens, música, documentos, etc.

Este projecto nasceu em uma novell hackweek que se realizou em Junho de 2007.

Para instalar abrimos o Ubuntu Software Center e procuramos por Giver. Depois de encontrado, basta carregarmos no Install para proceder à instalação.

giver_00

Depois de instalado o Giver fica disponível em Applications—>Internet—>Giver. A aplicação fará uma descoberta em toda a rede, de todos as máquinas que possuam o Giver instalado. Para partilhar um ficheiro ou pasta com outro utilizador, basta seleccionar o contacto da lista e depois escolher umas das opções como ilustra a figura seguinte.

giver_01

Para quem gosta de partilhar facilmente “material” numa rede local, o Giver é uma aplicação que pode dar jeito. É extremamente simples de instalar e configurar, “camuflando” a complexidade que às vezes existe nos sistemas Linux. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

altHomepage: Giver

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AntonioPT
    AntonioPT

    Excelente ferramenta! Já vem no Mint por defeito!

    Sugestão ao pplware: não seria mais adequado fazer os tutoriais de ubuntu em português? duvido que muitos leitores usem o ubuntu em inglês…

  2. Avatar de STP
    STP

    Da para partilhar entre um portatil via wireless e um pc ligado por LAN, ambos por um modem wireless?

    Nao sei se me fiz entender bem. Já agora o modem é o thompsom da meo.

  3. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Partilhar ficheiros em Ubuntu atraves de samba é tao facil quanto em windows… se nao mais alias!
    Basta carregar com a tecla direita do rato numa pasta e ‘Share this folder’ ou algo parecido.

    cumps

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Na minha opinião é mais fácil pois não temos de gramar com a porcaria do netbios a pesquisar tudo e a ficar o sistema parado segundos ou mesmo mais de um minuto, só para ir a uma pasta de rede.

  4. Avatar de Facebooker
    Facebooker

    O Facebook está down… Oh Não!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Foi a correria à pagina de fãs do pplware no facebook: http://www.facebook.com/Pplware

      1. Avatar de STP
        STP

        Da para partilhar entre um portatil via wireless e um pc ligado por LAN, ambos por um modem wireless?

        Nao sei se me fiz entender bem. Já agora o modem é o thompsom da meo.

        Perguntei isto em cima Pedro, como vi que respondes te a outros comentarios mais nao o meu, aqui esta novamente.

  5. Avatar de oporto
    oporto

    Óptima ferramenta!

    Basta instalar nos PCs que se pretende usar e está pronta para a troca de ficheiros!!

    Fico contente como o Ubuntu está a ficar “descomplicado” de se usar 🙂

  6. Avatar de Charly

    Acho que já está bom, para transferir ficheiros unicos, agora pastas ainda não dá, assim como colocar um avatar que esteja no nosso computador.
    Algo que é estritamente necessário é um botao que obriga ao pc procurar computadores com giver na rede, senao temos de andar a reiniciar, mas vá, optima ferramenta .
    adorei