GCW-ZERO – Uma consola com sistema Linux

22 Comentários

Por DJLinux da Comunidade Linux Pplware 
O ano de 2013 será marcado pelo aparecimento de novas consolas de gaming.  A Valve já apresentou a Piston – um computador de tamanho reduzido, que permitirá  levar o mundo do gamimg até a TV e a empresa já fez saber que este ano irão ainda ser apresentadas mais surpresas (Steambox?). Depois a Ouya, uma consola Low Cost, baseada no Android que já se encontra em pré-reserva.

Mas as novidades não ficam por aqui pois está também a ser preparada uma consola, com o nome GCW-Zero e que é recorre ao Linux como sistema operativo.

GCW_01


GCW-Zero é uma consola portátil, Open Source, baseada no Linux 3.7 com o sistema OpenDingux. Este projecto esta a ser “criado” no KickStarter, que tal como o nome sugere é um lugar para lançamento de  ideias, onde os criadores apresentam os seus projectos e tentam angariar dinheiro para o  concretizar, neste caso a meta é $130.00 dólares para poder mandar fazer a GCW-Zero em grande  escala.

GCW_00

Quem não se lembra daquelas consolas onde perdíamos horas seguidas da nossa infância agarrados a elas!? Sega Saturn, Mega Drive, Master System, Atari, Amiga 500 e por ai fora. E quando falamos nestas consolas, lembramo-nos de imediato de jogos como Ghostbusters, Bust-A-Move, Super Mario, Sonic, Sega Rally, Crazy Taxi, Columms, o Zelda claro, e muitos, muitos mais…

Agora imagine pegar nestes jogos todos e muitos mais e poder jogar todos numa consola portátil. É como voltar atrás no tempo em grande estilo. E isso pode ser possível, caso este projecto consiga chegar onde se propõe chegar.

GCW_03

Especificações da consola GCW-Zero
  • CPU: Ingenic JZ4770 de 1Ghz
  • GPU: Vivante GC860 de 496Mhz
  • Display: LCD de 3.5″, formato 4:3 com resolução de 320×240
  • OS: Linux 3.x (OpenDingux)
  • Memória RAM: 512 MB DDR2
  • Memória interna: 8GB
  • Memória Externa: micro SDHC até 32GB ou micro SDXC de 64GB
  • Conectividade:
    • Mini USB 2.0 OTG
    • Mini HDMI 1.3 out
    • Mini Jack de 3.5mm
    • porta A/V
    • Wi-Fi 802.11 b/g/n 2.4 Ghz
  • Áudio: Altifalantes stereo, microfone mono
  • Outros:
    • Sensor de movimento, vibração
    • Possibilidade de se jogar em modo multiplayer com outra consola
  • Dimensões: 143 * 70 * 18 mm
  • Peso: 225 gramas
  • Bateria: 2800 mAh
Veja a GCW-ZERO em acção

Além de criarem uma consola portátil, os criadores desta consola pretendem criar um site  semelhante a uma App Market, onde vamos poder fazer downloads de jogos open source e não só.

Homepage: GCW-ZERO

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AFerreira
    AFerreira

    Investir na comunidade open-source parece-me bem (para quem pode), mas não vejo até que ponto é que seja minimamente rentável dar 100€ por uma consola que emula jogos até a era da playstation 1.

    Meh, sou um bocado séptico em relação a isto.

    1. Avatar de cf
      cf

      Embora a performance seja baixa, emula os meus jogos favoritos de todos os tempos, da atari, nintendo’s, neogen..
      No entanto, tem ar de construcao fraca e descuidada (só a minha opiniao), mesmo quando comparada com a ouya. estaria interessado numa consola do genero, mas creio que teria de ser algo mais cuidado, e bem pensado.

    2. Avatar de Carlos Santos

      Sim sem dúvida, posso em parte concordar contigo … mas lembrar que o pequenino tem que crescer e dai começar por algum lado, era ideal se desse para instalar o emulador de gba e fazer o velho truque de jogar gameboy 😀

      era 5*

    3. Avatar de andre ferraz
      andre ferraz

      Exacto… por 100eur, compras uma PSP nova, que tem mais ‘hourse-power’ … e 3D lool

      1. Avatar de Edexote
        Edexote

        Tens razão, a PSP é bem capaz de ter mais “hourse”-power, agora em relação a horse power esta GCW tem mais com toda a certeza. Só peca mesmo pela resolução do ecrã, mas isso também vai permitir mais detalhe a um frame rate supeior. A falta de resolução não impediou a Nintendo DS de dar uma valente rabecada à PSP…

        1. Avatar de AFerreira
          AFerreira

          Nisso é verdade, a provar um melhor desempenho que a PSP, por parte da GCW, torna-se facilmente um investimento tão justificavel, ou até mais, que a própria PSP.

          Mas não nos esqueçamos disto…a PSP é da Sony, tem muito por onde ir buscar dinheiro. Já esta consola está neste momento no KickStarter, será que se vão conseguir manter após sairem do KS?

          PS: Houve quem ficasse chateado com o facto de eu dizer séptico, ao invés de ceptico. Peço desculpa a todos os lesados pelo meu grave erro gramatical.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Engraçado 😛

    Btw porque o pplware anda tao lento no carregamento das paginas?..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      É a qualidade que pesa 🙂

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Eu fico parvo como tanta gente ganha dinheiro a fazer coisas básicas..

    1. Avatar de Tiago Correia

      Pode parecer básico, mas dá muito trabalho e não é do dia para a noite.

  4. Avatar de Enfim
    Enfim

    PArece a Game Gear. 😀

  5. Avatar de Nelson Rocha
    Nelson Rocha

    “Ghostbusters, Bust-A-Move, Super Mario, Sonic, Sega Rally, Crazy Taxi, Columms, o Zelda claro, e muitos, muitos mais…

    Agora imagine pegar nestes jogos todos e muitos mais e poder jogar todos numa consola portátil. ”

    PSP? 3DS? Vita? DS? 😛 Check
    Portáteis licenciadas pela Sega para ter os jogos delas? Check
    Não é por este tipo de “rigor” que se vai lá, considerando que as consolas descritas por mim como a 3DS têm virtual console.

    Gostei também do “séptico” aí em cima, é bom saber que as pessoas andam em putrefacção. Go go go dictionary, go!

  6. Avatar de andre ferraz
    andre ferraz

    A resolução é baixa e as specs não são nada de especial… se a consola tiver um preço apelativo, poderá tornar-se o ‘raspberri das consolas portáteis’, caso contrário, será mais um nado-morto

    1. Avatar de andre ferraz
      andre ferraz

      Sou tão nabo, que só vi agora que é um projecto ‘Indie’… 135 dolares?! Não a acho competitiva… no entanto caso o projecto já tenha alguns binários compilados, poderá ter futuro, como sistema operativo alternativo para tablets, já que os tablets low-cost tem specs semelhantes ao da consola

  7. Avatar de linux
    linux

    512mb ram ou 256 ?
    é que no site do kickstarter tem lá 512…

  8. Avatar de Afonso Tech
    Afonso Tech

    Esta consola é feita a pensar nos Retro-Gamers, não a vejo a competir com a 3ds, psvita, psp, ds…

  9. Avatar de JP (djlinux)

    Ao contrario das consolas que alguns dizem ser melhores, aqui nos comentários, a GCW-Zero é Open Source, só ai não tem qualquer comparação com essas consolas…

  10. Avatar de Moleiro
    Moleiro

    Não é a primeira.
    Em tempos comprei uma GP2x, já fazia isso tudo.
    Na verdade, é que era quase boa, quase alguma coisa de jeito.
    Na prática, foi um desperdício de €€…

  11. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    E quais são os jogos disponíveis para isto?

  12. Avatar de Rodrigo Siqueira
  13. Avatar de Fábio Sousa

    Boa noite.

    Folgo em saber a existência de OpenSource no mundo de videojogos no mundo dos portáteis.

    Pelas características , parece usar o mesmo chipset dos tablets Android Ainol Novo7 Paladin ou Storex eZee’Tab7c2 usando um processador MIPS, muito invulgar quando existe proliferado processadores ARM.

    De qualquer das maneiras já tive um tablet Android destes e tinha um bom rendimento. O problema era mesmo a incompatibilidade de algumas aplicações.

    1. Avatar de andre ferraz
      andre ferraz

      Eles já tem a toolchain no site deles… pelo que eventuais incompatibilidades podem ser resolvidas pela comunidade… apesar dos specs fracos do hardware, tou a ponderar em dar-lhes os 130eur e tentar portar pelo menos o supertux :p