Fundador do Linux deseja que a extensão da Intel tenha “uma morte dolorosa”

19 Comentários

Linus Torvalds, fundador do Linux, voltou a deixar algumas críticas à tecnológica Intel. Nas suas palavras, a Intel deveria parar com “instruções mágicas” e começar a “corrigir problemas reais”.

No cerne das críticas está a extensão AVX-512 da Intel, à qual Linus deseja que tenha “uma morte dolorosa”.



Fundador do Linux diz para a Intel parar com “instruções mágicas”

Linus Torvalds fez recentemente duros comentários sobre uma das ferramentas de CPU da Intel. No centro da polémica está a extensão Intel Advanced Vector Extensions 512 (AVX-512).

O fundador do Linux designa esta extensão como sendo um “vírus de energia” e diz também que foi criada apenas para fazer com que o hardware de CPU da empresa apresente um bom desempenho nos benchmarks. De acordo com Linus Torvalds:

Espero que o AVX512 tenha uma morte dolorosa e que a Intel comece a resolver problemas reais em vez de tentar criar instruções mágicas para ter benchmarks nos quais possa apresentar bons resultados. Espero que a Intel volte ao básico: faça com que o processo funcione novamente e se foque mais sobre o código regular que não seja HPC ou algum outro caso especial inútil.

Estes comentários foram divulgados numa lista de discussão, partilhada pelo site Phronix, onde o tema da conversa era exatamente a extensão AVX-512 que poderia não vir a fazer parte da arquitetura Alder Lake da Intel.

Linus Torvalds diz que detesta benchmarks

Torvalds caracteriza ainda a extensão como um “caso especial de lixo” e diz que ninguém quer saber dos benchmarks.

Detesto absolutamente os FP benchmarks e percebo que outras pessoas se importam profundamente. Só acho que o AVX-512 é exatamente a coisa errada a fazer-se. É uma irritação minha. É um excelente exemplo de algo que a Intel fez de errado, em parte apenas para aumentar a fragmentação do mercado.

via TechPowerUp

A Intel lançou o AVX-512 em 2013, como parte integrante dos processadores Xeon Phi x200 e Skylake-X, fazendo parte depois dos CPUs mais atuais. O objetivo era melhorar o desempenho nos vários tipos de cargas de trabalho, como por exemplo simulações científicas, análises financeiras, inteligência artificial, compactação de dados, entre outros.

No entanto, no final dos comentários, o Torvalds reconhece que está mal-humorado.

Mas esta não é a primeira vez que Linus Torvalds ataca a Intel, pois já em 2018 o fundador do Linux afirmou que a correção da Intel para o Meltdown/Spectre era lixo.

Leia também:

Linus Torvalds deixa os CPUs Intel e muda para a AMD

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar
    Oscar

    Diselgate? Mas ninguém que se queixa. As empresas metem nestes dados, simplesmente não são reais ou depois por atualização do software reducem a eficácia (Apple)

  2. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Tudo puro marketing para enganar performance e com isso abrem buracos atrás de buracos, os cpu’s estão no limite da performance e até mesmo os K já estão no limite, nem vale a pena comprar cpu’s Intel K, depois estas instruções mágicas só para enganar, imaginem que a AMD não tinha saido do buraco… ainda estavamos com 2/4, 4/4 e o top era 4/8 para mainstream, claro os 6/12 e acima eram vendidos mas a preços proibitivos.

    Tanto dinheiro que esta empresa ganha/ganhou e mesmo assim entrou numa politica de engano e refresh atrás de refresh.

    Espero que a Intel esqueça tudo e comece do zero com uma linha nova de cpu’s sem as instruções magicas, a AMD esta sem duvida num ascencão brutal mas é preciso que Intel acorde afinal de contas onde estão os dolares todos, o consumidor precisa de concorrencia para que não aconteça o que aconteceu com a Intel 10 anos a dominar e ao mesmo tempo enganar o mercado com refreshs e preços astronomicos, agora gastem os dolares que nos “roubaram”.

    1. Avatar de Backonline
      Backonline

      Basta ver o vídeo do Linus a explicar que o problema neste momento é a arrogância/mentalidade deles!

        1. Avatar de gr33nbits
          gr33nbits

          Pois ainda não tinha visto, mas sim ai explica como os cpu’s da Intel estão no limite e nem vale a pena comprar K’s.

    2. Avatar de PGomes
      PGomes

      Exactamente.
      A Intel andou a dormir durante meia década e agora está a pagar as consequências da falta de inovação.
      Agora a AMR, Qualcomm, Apple, AMD, têm CPUs capazes de desafiar o desempenho da Intel, mas com menos bugs, menos problemas de segurança e menos consumos.

      1. Avatar de Felipe Cardoso Bezerra
        Felipe Cardoso Bezerra

        +1

    3. Avatar de me and me
      me and me

      nem mais.

      eles lançam novos cpus que nem panquecas e para nao esquecer que mesmo tento o mesmo socket o cpu novo nao funciona na board “velha”. enfim quem paga sempre é o consumidor

  3. Avatar de Fulano
    Fulano

    Outro ressabiado….até parece adepto de uma certa agremiação regional do norte.

    1. Avatar de cenas11
      cenas11

      O comentário com maior adição de conteúdo da semana. Só que… não.

    2. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Claro, é mais fácil levar a sério o que você diz, do que um programador como linus, que tem conhecimento em hardware e linguagem de programação de baixo nível e com mais de 30 anos de experiência em programação, tudo que linus diz está errado e ele é só um cara chato, e o que você diz é o correto.
      #sarcasmo

  4. Avatar de Mibbo Rey
    Mibbo Rey

    A Intel esteve sozinha desde o lançamento do Conroe (Core 2) em 2006 e só em 2018 voltou a ter concorrência. Ou acorda, ou vai cair pra quinto plano. Ps: estou falando de processadores, não de SoC ultra especializado pra ficar rodando twitter e Facebook mundo afora.

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      A AMD conseguiu dar boa luta aos Conroe, com os Phenom II.
      Os Phenom II perdiam por uns 10%, o que é pouco, mas também custavam um pouco menos.
      O problema da AMD foi o Bulldozer, que foi tão mau, que até perdia em IPC comparado com o Phenom II.

  5. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Com o Linus f***** vai agora começar a grande e verdadeira guerra deste ano. Protejam-se pessoal.

  6. Avatar de Claudemir
    Claudemir

    Que cara prepotente. A briga dos processadores interessa a ele em que? Todo consumidor quer mais funcionalidades pelo melhor preço. E o Benchmark é importante para muita gente por uma série de necessidades. Não é invenção da Intel.

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Ele fala do que sabe, outros, do que não conhecem, e portanto não podem saber.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Tá precisando se aposentar porque está parecendo aquele tiozão que um dia foi bom e hoje não tem mais nada para agregar

    1. Avatar de zequinha
      zequinha

      Alex, essa tua conversa, talvez não saibas, mas já é muito antiga. Faz-me lembrar aqueles que pouco sabem, e nem fazem intenção real de alguma vez trabalharem para saber, mas que gostam de dar o ar da sua graça, comparando-se com os maiores, usando falácias (antigas) para ver se pega.

      Se acreditam tanto que nasceram com um chip novo na cabeça, também deviam perceber que um chip com mais de vinte anos, não só é obsoleto, como não funciona em mais lado algum.