Fuduntu 2013.2 – Distribuição ideal para portáteis

45 Comentários

Agora também com uma versão Lite

O Fuduntu é caracterizada para ser uma distribuição Linux muito leve e divertida. Esta distribuição oferece aos utilizadores uma experiência “esteticamente” agradável, sendo assim uma distribuição muito interessante para ter em qualquer PC. Além disso, esta distribuição está optimizada para portáteis, permitindo uma redução de consumos na ordem dos 30%. Hoje vamos conhecer as (muitas) novidades do Fuduntu 2013.2.

f_00

O Fuduntu resulta de uma “fusão” dos nomes Fedora e Ubuntu e inclui muitas aplicações por omissão. O Fuduntu é uma rolling distro, isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios bastante actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.

f_01

Novidades do Fuduntu 2013.2

Esta nova versão importante actualização da biblioteca Mesa, que permite aos utilizadores terem melhor performance ao nível do jogos, como por exemplo Half Life e Counter Strike, sem a necessidade de instalar qualquer driver proprietário.

Além da biblioteca Mesa, o Fuduntu 2013.2 traz ainda o:

  • Kernel 3.8.3-3
  • Gimp 2.8.4
  • Thunderbird 17.0.4
  • Firefox 19.0.2
  • Chromium 25.0.1364.172
  • LibreOffice: 4.0.1.2

f_03

O Fuduntu inclui por omissão as ferramentas Nautilus elementary, Dropbox, Thunderbird, Shotwell, GIMP, Shutter, Brasero, Cheese, Deja Dup, Gparted e também cerca de 15 jogos. Tal como já acontecia na versão anterior, o Steam e NetFix podem também ser facilmente instalados.

f_02

Requisitos do sistema

32bit:

  • Processador a 900 MHz ou superior
  • 384 MB RAM
  • 5 GB de espaço disponível em disco

64bit:

  • Processador a1 GHz ou superior a 64-bit
  • 1GB RAM
  • 6 GB de espaço disponível em disco

Tendo em conta as características oferecidas pelo Fuduntu, esta é de facto uma excelente distribuição para computadores portáteis e não só. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.

altLicença: GPL
altSistemas Operativos: Linux
altDownload: Escolha aqui a sua versão
altHomepage: Fuduntu

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Vocês são mauzinhos.

    Instalei ontem o Caixa magica 18 KDE no portatil de testes e agora sai outra versão mesmo boa para portateis?

    Já agora GURUS do Pinguim, que Linux recomendariam instalar num Desktop da Compaq (aquele modelo antigo que o BPI vendia aos cliente) com um processaroe AMD a 700MHz, 512 de RAM e grafica nvidia de 32 MB recomendariam? Preferencialmente em Português e que permitisse usar P2P? Tenho aqui um chato de um colega que tá farto de me moer a paciência com o maldito Compaq (ainda atiro o bicho à cabeça do gajo)…

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Puppy Linux
      Bodhi Linux
      Lubuntu
      CrunchBang Linux
      antiX
      Damn Small Linux
      VectorLinux
      wattOS

      É uma questão de ele ir testando até encontrar o que melhor se adapta às necessidades. Todos eles permitem ter p2p

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Caixa Mágica 18 LXDE.
      Mas podes tentar o CM 18 KDE, se a performance for boa, podes deixar.

    3. Avatar de Miguel Ferreira

      Debian 6 com Gnome 2.x (caso queiras algo mais pesado)
      Debian 6 com XFCE para algo mais leve

      Debian 7 com Mate Desktop

    4. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Slackware

    5. Avatar de rand
      rand

      CrunchBang Linux

  2. Avatar de Carlos Santos

    Como posso instalar o desktop do Fubuntu no Ubuntu?

    1. Avatar de mafc
      mafc

      Também gostava de saber para experimentar no meu Ubuntu 12.04, apesar de usar o GNOME Classic.

  3. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Opinião pff:
    Estou usando xubuntu que até agora não me queixo no acer aspire 3610 2gb com alguns programas como:
    Eclipse
    Netbeans
    Codeblocks

    Será que com fuduntu terei melhor performance, maior rapidez, fluidez, etc?

    🙂

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Em minha opinião, esta distro é de facto muito boa.

    Utiliza o GNOME 2, que é bastante produtivo, e simples de entender e utilizar, logo desde o começo.

    A GUI é surpreendentemente consistente e fluida, e tem um aspecto bastante profissional.

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Utilizo esta distro num netbook há alguns meses. É bastante fluída e rápida. Ideal para portáteis com pouca capacidade de processamento.

  6. Avatar de Bruno Coelho
    Bruno Coelho

    Tem software center ou como faço para instalar algumas aplicações

    1. Avatar de André Pires
      André Pires

      Tem algo parecido sim.

      Mas podes sempre usar o comando “yum install ” em modo root para instalares a aplicações existentes nos repositórios.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    como se instala o driver Alps touchpad?

  8. Avatar de clixturbo
    clixturbo

    dá para criar um cartão sd e arrancar por ele. Tenho um ASUS eeepc e só mesmo com cartão sd é que é possível instalar? é a minha primeira vez nestas andanças do Linux.

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Também da parar arrancar pelo cd

  9. Avatar de jorjão
    jorjão

    Continuo a preferir distros que usem pacotes .deb, ou seja baseadas em Debian/Ubuntu.

    1. Avatar de Yum
      Yum

      Debian: apt-get install
      RedHat: yum install

      Mais simples o segundo, não? 🙂

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Arch Linux: pacman -S

        Ainda mais simples…

  10. Avatar de ww55
    ww55

    Alguém sabe como instalar o R-Project 2.15?
    No repositório da Fuduntu esta desatualizado (ver 2.13)!

  11. Avatar de SrBla
    SrBla

    Boas,
    Tenho um desktop com a seguinte configuração

    Pentium 4 a 3GHz (64 bit) com hyper threading
    RAM 512Mb (DDR2 se não estou em erro)
    Gráfica Nvidia GeForce FX 5200 (128Mb dedicados)
    2 Disco de 40Gb cada
    ……

    Actualmente tem o Windows XP. Mas já lhe instalei em ocasiões diferentes algumas versões de ubuntu (pré Unity), Xubuntu e Windows 7. E tem todos mais ou menos o mesmo comportamento com excepção do W7 (que mesmo assim estava razoável). A questão é que não consigo ficar muito satisfeito pois noto que o pc não fica minimamente fluido…

    Por isso, queria saber qual seria ou seriam os melhores SO’s para por nesta maquina.

    1. Avatar de rand
      rand

      CrunchBang Linux

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Instala o driver da nvidia em linux, pode ser que fique mais rápido, e claro mais 512 de ram.

      1. Avatar de MrT
        MrT

        isso da drive fiz sempre. os 512 Mb não penso muito nisso porque ainda é relativamente caro, com o dinheiro de 512Mb para este desktop compro 4Gb para o meu portatil. para além disso este dsktop é pouco utilizado, de qualquer forma gostava de o ter minimamente fluido.
        acho que vou testar o crunchbang, parece ser interessante.

        E obrigado por todas as dicas 😉

  12. Avatar de André Pires
    André Pires

    Neste momento a instalar o Fuduntu. Já tive versões anteriores e este post juntamente com a lentidão e pouca estabilidade do ubuntu 13.04 dev. e mint 14 fez-me voltar.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa noite o Mint 14 foi um tiro nos pés , eu concordo há muitos buracos por ali , na Mint 14 KDE fiquei aflito para configurar todos os meus periféricos que de uma forma ou de outra produzem ou recebem som , acabei a ser eu a resolver os problemas fazendo o download de várias aplicações e depois testava por tentativa / erro .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de André Pires
        André Pires

        Boas Carlos 😉

        Fuduntu impressionou-me na primeira vez que experimentei.
        Mas como é red hat e eu não tinha experiência voltei para o mundo deb. O Ubuntu continua pouco estável, com aplicações a pararem muitas vezes. O mint era simplesmente lento em todas os momentos. O fuduntu é lento no arranque (eu acho se bem que o meu portátil também já não é nada recente) mas depois não falha! Sem qualquer problemas! Quanto ao red hat e pacotes rpm, estou a habituar-me rapidamente e digo: fiz mal quando saí do Fuduntu! Experimenta! Podias fazer um tutorial sobre ele. 😉

        Cumprimentos

        A gente vai falando na comunidade 😉

  13. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Malta ,

    Boa noite , tantas perguntas eu até ia para começar a responder as perguntas , mas são tantas , o que é que vos sugiro , já ouviram falar da comunidade Linux do Pplware , inscrevam-se já somos quase 700 membros e somos todos ficholas , e as vossas duvidas serão todas lá esclarecidas .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Mete lá uma cunha para mim sff. Tenho novo registo Gmail (por razões profissioneis e dava jeito melgar-vos lá) 😉

  14. Avatar de Paços Dias Aguiar Mota
    Paços Dias Aguiar Mota

    Pessoal, alguem me pode satisfazer uma duvida por favor?

    è assim eu nunca experimentei nada além do Windows em questao de S.O para PC, algeum me consegue dizer se com esta SO o Fuduntu consigo jogar qualquer jogo? Tipo Sims 3 Ou assim?

    Este SO permite dual boot ou seja eu ter os 2 SO o Windows 7 e este?
    Se sim é necessario criar partições especificas em Disco ou não?

    1. Avatar de André Pires
      André Pires

      Boas Paços.

      Quando ao dual boot sim é claramente possível. Não sei ao certo como é o processo de instalação do Fuduntu mas julgo ter uma opção em que ele instala no espaço livre. Basta reduzires a partições do windows e pronto: problem solved.

      Quanto ao Sims 3 e outros: aplicações do tipo .exe não correm em linux. Não correm não é bem o termo certo, porque recorrendo a aplicações como wine, PlayonLinux consegues instalar programas e jogos que são desenvolvidos e preparados para windows. Nunca instalei nada com o wine, portanto não sei até que ponto funcionaria. Mas já existe steam para linux! E os jogos cada vez são mais!

      Se quiseres experimentar podes sempre contar com a ajuda da Comunidade PplwareLinux. Gente mais creditada que eu anda por lá para te ajudar 😉

  15. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Boas, ainda tenho a minha conta pendente para aceder à comunidade, é preciso mais algum passo?

  16. Avatar de clodoaldops
    clodoaldops

    Instalei o Fuduntu-2013 no meu netbook (Intel-Atom-1.6ghz + 2gb/ram + 160gb/hd) com bom desempenho, tão bom quanto o Lubuntu.

  17. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boas pessoal como posso instalar esta distro a partir de um pendrive é que o meu portatil nao leva CD já tentei com unetbootin mas não tem a versão Fudunto. Obrigado bom fim de semana

    1. Avatar de André Pires
      André Pires

      Consegues através do unetbootin. Faz download do .iso primeiro no site. Depois basta selecionares a segunda opção na aplicação e selecionares o iso que sacas-te. Espero ter sido esclarecedor. Qualquer coisa apita 😉

      Cumprimentos.

  18. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Obrigado André Pires.
    Tenho outro problema clico em Install to Hard Drive e nao abre nao acontece nada 🙁 ha outra forma de instalar? Se sim agradeco

    1. Avatar de André Pires
      André Pires

      Isso é muito estranho Alexandre. Experimenta a resolução tipica: restart! :p
      Pode ser que resulte.

      Deixo-te aqui o link para um tutorial de instalação do fuduntu. http://www.fuduntu.org/wiki/index.php/Installing_Fuduntu

  19. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Já consegui instalar o Fuduntu e agora onde como faço para instalar programas Skype, wine…..Obrigado
    Desculpa por estar sempre a perguntar

  20. Avatar de André Pires
    André Pires

    Para instalares o Skype vai ao site (http://www.skype.com/en/download-skype/skype-for-computer/) selecciona como distribuição fedora 16. Esperas o download. e Depois basta executares.

    Quanto ao Wine julgo que terá de ser via repositórios.
    Entra na Comunidade pplwarelinux (https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!forum/pplwarelinux). Eu e muitos outros estaremos lá para te ajudar.

  21. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boas, Antes de mais muito obrigado André Pires já consegui esta td a funcionar continuaçao de um bom dia abraço grande

  22. Avatar de André Pires
    André Pires

    De Nada Alexandre.

    Mas volto a realçar: Inscreve-te na Comunidade PplwareLinux. Muita gente por lá para te ajudar 😉

    Abraço! 😉

  23. Avatar de joao correia
    joao correia

    boas, alguem me ajude, não consigo por o meu fuduntu em portugues, por favor, quem me pode ajudar?
    desde já agradeço, é que o sistema é fixe, mas não sei ingles… 🙁

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas João,

      Sei que alguns dos developers do Fuduntu são portugueses. A ver se aparecem por aqui.

    2. Avatar de André Pires

      https://pplware.sitedev.pt/linux/andrew-wyatt-anuncia-o-fim-do-fuduntu/

      A distribuição Fuduntu já anunciou o fim a algum tempo. Talvez seja melhor escolher uma alternativa.

      Cumprimentos