Froxlor: Uma alternativa ao CPanel para Linux

24 Comentários

Grande parte dos administradores de sistemas GNU/Linux usam normalmente o terminal para a realização das mais diversas acções. No entanto existem várias ferramentas que permitem, através de um simples browser, fazer a gestão de todo o sistema de uma forma muito simples e intuitiva.

Depois da apresentação do Webmin, ajenti e Cockpit hoje vamos conhecer a ferramenta Froxlor.

Froxlor_01

Tal como o CPanel, o Froxlor é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que permite gerir múltiplos serviços por utilizador.

Principais funcionalidades

  • Permitir que os utilizadores usem certificados SSL por domínio
  • Escolher qual o endereço IP e porta a usar por domino
  • Disponíveis vários temas personalizáveis
  • Definir configuração para o php
  • Monitorização de vários serviços através de gráficos interactivos
    • FTP
    • Mail
  • Utilizadores podem fazer upload e download de ficheiros

Como instalar o Froxlor?

Para instalar o Froxlor no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository "deb http://debian.froxlor.org wheezy main"
sudo apt-get update
sudo apt-get install froxlor php5-curl

Nota: O utilizador deve ter já instalado o MySQL.

Depois de instalado basta abrir o browser com o seguinte endereço: http://localhost/froxlor

Nota: Se der erro devem mover o directório /var/www/froxlor  para /var/www/html/.

Para instalar o Froxlor devem carregar em Start Install

Froxlor_02

Depois é feita a validação de todos os módulos necessários para que o Froxlor funcione correctamente. Se tudo estiver OK, basta que carreguem em Continue.

Froxlor_03

Indicamos agora os dados de acesso à Base de Dados, com o utilizador root e definimos as credenciais que deverão ser usadas para acesso à plataforma.

Froxlor_04

E está feito! O Froxlor está pronto a ser usado.

Froxlor_05

Para acedermos ao Froxlor basta fazer a autenticação no sistema usando as credenciais definidas anteriormente .

Froxlor_06

E temos finalmente acesso à plataforma. Agora cabe a cada um explorar todas as funcionalidades que são disponibilizadas.

Froxlor_07

O Froxlor é sem dúvida um excelente painel de controlo para sistemas Linux, oferecendo as mais diversas funcionalidades. Esta plataforma é bastante rápida, está bem organizada e é gratuita. Experimentem!

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas Pedro Pinto, deixo outra alternativa que tenho vindo a testar e parece muito boa:
    http://centos-webpanel.com

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito interessante. Obrigado pela dica Pedro.

    2. Avatar de EC
      EC

      Já agora também dou a dica para o ZPanel ou Sentora (fork do ZPanel), que penso serem mais userfriendly quer a nível de utilização, quer a nível de instalação e configuração.
      São soluções out-the-box com Apache HTTPd, PHP, ProFTPd, MySQL/MariaDB, Postfix e Dovecot.
      São modulares e funcionam em multiplataforma. O Sentora suporta oficialmente CentOS 6, CentOS 7, Ubuntu 12.04 and Ubuntu 14.04. O ZPanel acrescenta ainda o suporte para Windows.

      1. Avatar de José Maria
        José Maria

        O ZPanel teve muitos problemas de segurança e alguns bugs críticos no passado. Não o uso há cerca de 3 anos, por isso não sei como evoluiu, mas tenho lido que algumas das falhas de segurança se mantiveram no Sentora.

  2. Avatar de David
    David

    Vou testar, sempre é mais uma alternativa ao CPanel. Mesmo assim ainda confio mais no CPanel e também no Webmin, sabendo que já têm uma certa ‘idade’ e sempre temos aquela confiança 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, são mais “batidos” no mercado. Mas experimenta este.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Outra alternativa:
    Sentora (fork do ZPanel)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Ricardo. Queres escrever sobre o Sentora que eu publico?

  4. Avatar de Davi Menezes
    Davi Menezes

    CWP é mto bom, venho utilizando ele a alguns meses, mas vou testar esse froxlor também. Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Davi. Vou ver, não conhecia.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Por aqui tem estado sempre a ser usado e até a data nunca tive problemas 🙂

  5. Avatar de José Maria
    José Maria

    Já agora, quem quiser fazer gestão de VPS sem ter de instalar um Control Panel pesado, pode experimentar o Centminmod. É um script bastante completo para o CentOS e faz a gestão de virtualhosts, contas de ftp e etc, mas na linha de comando. Para VPS com poucos recursos é porreiro.

  6. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Uso o Webuzo da Softaculous, é gratuito, a versão paga apenas adiciona mais uns instaladores automatizados de scripts/CMS PHP

    Para mim é o mais intuitivo e com a interface mais semelhante ao cPanel
    E é possível instalar tudo com 1 único clique no painel, desde NGINX, ao Apache, múltiplas versões do PHP até à ultima, Perl, Python, Java, Go, Memcached, Varnish cache, uma selecção de uns 10 tipos de base de dados,…

    Aconselho-vos a ver este tópico:
    http://www.lowendtalk.com/discussion/60748/info-best-free-vps-control-panels

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Cpanel é Cpanel já usei o Froxlor e CentOS Panel mas existe bugs e consumos exagerados que teimam a persistir ao longo do tempo.

    Já migrei 4 servers para Cpanel perdi a paciência.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Há alguma solução para separar o servidor de email do painel de controlo de um site ? Isto para que uma empresa, quando entrega o desenvolvimento do seu site a alguma entidade, não tenha que entregar também todos os acessos à sua gestão de email.

  9. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Este artigo fez-me lembrar o VHCS (http://www.vhcs.net)… Que foi o primeiro que usei para alojamentos com Ubuntu 5.04 e 6.06… Até parece que foi há muito tempo!

    Pena terem parado o desenvolvimento… 🙁

  10. Avatar de sakura
    sakura

    Novo kernel …. mais uma vez anda a arder tudo la para os lados do pinguim……..assim não não lá.
    https://github.com/mjg59/linux

  11. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Vesta CP, uso-o no meu servidor privado! Espetacular e traz embutido phpmyadmin, roundcube e toda a gestão de domínios, clientes, etc! Recomendo

  12. Avatar de Ricardo Baptista
    Ricardo Baptista

    ispconfig

  13. Avatar de André Déo
    André Déo

    Já experimentaram o ISPConfig? Bem profissional. modular, e instalando no modo expert ainda tem a opção de dizer que uma instalação é filha de outra e assim tem um ISP Master controlando vários Slaves de uma única tela.

    http://www.ispconfig.org/page/home.html

    Abraços do Brasil!

  14. Avatar de marco
    marco

    se quiserem simplicidade e bom desempenho, usem o Vesta – vestacp.com

  15. Avatar de thiago
    thiago

    Achei bem instável esse sistema, alem de exigir bastante recurso. Eu recomendo o VestaCP que é leve e funcional.

  16. Avatar de Vítor Oliveira
    Vítor Oliveira

    Boa tarde. Eu sei que o tópico já e antigo mas estou a ter dificuldade em instalar.
    Já formatei e experimentei com o Ubuntu 16, 18 segui os passos aqui apresentados e nada. Na 3° linha diz algo como ” não encontrado a biblioteca Froxlor”, mas não fala como resolver.
    Eu acredito que o erro e meu, mas caramba, para quê tantos códigos quando queremos instalar alguma coisa? Se queremos instalar algo, e porque queremos que funcione. Um código já devia conter todos os procedimentos para que ficasse pronto a usar. Desculpem não estou a falar mal, mas no Windows e só Next, Next, aceitar os termos e já está. Não levem a mal mas uso o Sentora e ontem a esbarrar neste tópico quis testar para ver se me dava jeito. E estive até às 2h da manhã e nada. Se alguem me poder ajudar, agradeço .