FreePBX 16: A central telefónica gratuita pronta a usar…

3 Comentários

Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Mas se precisam de uma solução para central telefónica completa, então a nossa sugestão vai para o FreePBX, que tem na base o FreePBX.

Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica  multi protocolo se tratasse. O Asterisk tem suporte para os principais protocolos abertos, dos quais se destacamos o SIP, MGCP e IAX.

Principais características do Asterisk

  • Sistema de telefonia IP-PBX;
  • Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Correio de Voz com integração com o correio eletrónico;
  • Relatório e estatísticas das chamadas;
  • Facilidade de administração e gestão através da Web;
  • Compatível com os PBX’s analógicos;
  • Compatível com os telefones digitais IP;
  • Conectividade com trunks analógicos e digitais;
  • Sistema voltado para pequenas e médias empresas

O FreePBX é uma plataforma gratuita para gestão de comunicações VoIP.  Para ajudar os administradores, está disponível uma distribuição que é só descarregar e está pronta a funcionar. O FreePBX é um sistema totalmente funcional, pronto para ser configurado para telefones e SIP Trunks. Esta distribuição oferece uma interface gráfica para gestão de toda a plataforma (FreePBX GUI) e como referido, vem com o Asterisk para gerir todas as comunicações.

FreePBX 16

Partilhar:
Tags:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dmanogueira
    dmanogueira

    Bom artigo, tenho pena é que se fale pouco deste tipo de tecnologias, porque para quem gosta de meter as “mãos na massa” no que toca a tecnologia empresarial, sistemas telefónicos por IP é uma boa opção e acabamos por aprender coisas que não esperamos neste tipo de assuntos.
    Tenho um Intel Nuc dual core com Freepbx desde 2020 com 4 telefones cisco e, para um sistema que é gratuito, é até muito completo, claro que para soluções mais concretas e sólidas será necessário pagar alguns módulos.

  2. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    Existem muitas soluções gratuitas para comunicações IP, mas quando se começa a falar se segurança, encriptação, autenticação, passa a ser tudo pago.

  3. Avatar de JS
    JS

    Hum…e que tal o 3CX? Uso há vários anos e está muito bom e de borla para pequenas empresas….