FreeNAS 9.2.1 – Transforme o seu PC numa completa NAS

31 Comentários

O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.

Recentemente a equipa responsável pelo projecto, apresentou mais uma versão estável do FreeNAS. Vamos conhecer as novidades.

nas_14

O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretender por exemplo montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros. O interface é WebBased e bastante amigável. O FreeNAS permite ainda a produção de relatórios/gráficos de utilização, e a disponibilização de um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

O FreeNAS é sem duvida a melhor solução gratuita para transformamos o nosso PC num servidor NAS (Network Attached Storage). Esta última versão traz algumas actualizações, das quais se destacam:

  • Actualização do Samba, com suporte agora para SMB3
  • Correcção de vários bugs
  • Suporte para ZFS
  • Melhorias nos gráficos de reporting
  • Melhorias na integração com Active Directory
  • …entre outras novidades que podem ser consultadas aqui

Depois de instalado, o freeNas disponibiliza o endereço para a interface Web de gestão. Para aceder deverá colocar esse endereço num browser e no primeiro acesso ao FreeNas deverá inserir as seguintes credenciais:

Username: admin

Password: admin

nas_00

Depois de entrar, é-nos apresentada a informação do nosso sistema e do lado esquerdo temos disponível o menu com as várias opções:

Account

Nesta interface podemos ver  informações sobre a nossa conta, criar utilizadores e grupos

nas_01

System

Dentro da interface system, podemos ver os Cron Jobs (tarefas agendadas),  scripts de iniciação, servidores NTP, Informações do sistema, etc.

nas_02

Network

Configuração de parâmetros da rede (incluindo link aggregations, static routes e Vlans)

nas_08

Storage

Para criação, importação e visualização de volumes, agendamento de backups, etc

nas_09

Sharing

Para configurações de partilhas entre sistemas Apple, Unix e Windows

nas_10

Services

Para controlo dos serviços de rede

nas_11

Display System Processes

Visualização dos processos que estão a correr no sistema

nas_13

O FreeNAS disponibiliza excelente ferramentas de reporting, que permitem visualizar facilmente vários parametros associados ao servidor onde o FreeNAS está a correr.

nas_12

O FreeNAS pode ser instalado em qualquer máquina com requisitos mínimos ( Processador Pentium, 256 MB RAM, Disco Rígido, placa de rede, placa gráfica VGA), podendo assim dar uso ao seu antigo computador  que está encostado lá por casa.

De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser. O importante é mesmo ter discos rígidos com boa capacidade para criação de volumes.

Licença: BSD
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: FreeNAS

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zl
    Zl

    Eu uso e abuso do freenass

  2. Avatar de ricardo
    ricardo

    Ja tem suporte ext4?

  3. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    Gostava de saber se dá para por a funcionar num raspberry pi.
    Obrigado
    Cumprimentos

    1. Avatar de Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      Eu também gostava de o ter num raspberry pi. Muito embora as velocidades de transfrencia sejam baixas por usar USB para ligar discos e não interface SATA.
      Uma outra alternativa que já experimentei e ainda mais leve do que o FREENAS é o NAS4FRE.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    podiam ensinar como se configura este servidor?

    instalação S.O
    partições ZFS
    permissões de pastas
    Modulos
    Servidor de SMB, FTP, SSH

    A minha duvida é que não consigo criar Volumes de disco.

    1. Avatar de Bruno Seara
      Bruno Seara

      “A minha duvida é que não consigo criar Volumes de disco.”

      Por acaso não tens o mesmo problema que eu?
      “Unable to GPT format the disk “ada1″” ???
      tambem não consigo criar volumes 🙁

      1. Avatar de Bruno

        Bruno Seara, qual é o tamanho total dos discos, caso seja acima de 2TB habilite a função GPT. Do contrario desabilite essa função e tente formatar novamente.

      2. Avatar de Fábio
        Fábio

        Usa o programa ufs recover para recuperar os arquivos em HD ufs caso não consiga montar

  5. Avatar de MMineiro
    MMineiro

    Podiam fazer uma comparação entre o FreeNAS e o OpenMediaVault.
    Também fiquei muito curioso sobre a possibilidade de usar um Raspberry Pi.
    Ao nivel de pequenas empresas e uso doméstico, e tendo em conta que uma solução NAS estará sempre “online”, um dos grande problemas é o o consumo energético exagerado de qualquer PC, mesmo que seja uma qualquer placa-mãe all-in-one, e por isso existe cada vez mais interesse em soluções de baixo consumo como o Pi, soluções miniPC ou então as mais caras como as da QNAP e outros.

    Seria um tema interessante a análise a soluções de hardware de baixo consumo para NAS e outras soluções de servidor gratuitos.

    1. Avatar de Endrigo

      No meu entendimento, o grande problema em usar um hardware com processamento e memória inferior com FreeNAS se dá principalmente se você utilizar o sistema de arquivos ZFS. Já de início, é recomendado 1GB de RAM para cada 1TB de armazenamento simples, ou seja, sem replicação ou deduplicação ZFS (e outras funções). E pra que usar sistema de arquivos UFS se você tem o ZFS nativo nas ultimas versões do FreeNAS. Essa troca só se justifica se você tiver um hardware mais básico. E claro, essa escolha influência diretamente na performance e nível de segurança das informações.
      Creio que a nível COMERCIAL (pequenas empresas por exemplo), um hardware mais básico não deveria ser opção, visto que além da segurança, a performance do storage seria afetada, principalmente com carga de diversos usuários em cima do hardware, que é o que ocorre no mundo corporativo hoje em dia (afinal, tudo gira em cima da TI)… no caso do Raspberry Pi, eu vejo como uma solução doméstica se utilizado como storage (ex: servidor de mídia DLNA, Torrent, backup, etc…), devido o hardware ser bem inferior a plataforma PC.

  6. Avatar de Pedro Pimenta
    Pedro Pimenta

    bom tutorial mas quando falam do UNRAID a fundo?

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Boas PPL.
    Tenho isntalado o FREENAS a mais ou menos 2 meses.
    Acontece que a dois dias ao aceder as pastas do mesmo ficou muito lemto a abrir as mesmas.
    Alguem tem alguma ideia do que seja ?
    O disco tem 4TB e tem 14GB livres.
    A Maqujna e a seguinte :
    http://www8.hp.com/us/en/products/proliant-servers/product-detail.html?oid=5336619#!tab=features
    com 4GB de memoria
    Obrigado
    Saudações

    1. Avatar de Endrigo

      14TB… quantos discos e qual o sistema de arquivos?
      Quais as aplicações/funções do storage (backup, file server, mídia server, etc…).

      Parte de ativos de rede, tudo certo?

  8. Avatar de Bruno Seara

    Ola, alguém sabe resolver este problema?
    “Unable to GPT format the disk “ada1″”
    Não consigo criar nenhum volume de disco.

  9. Avatar de FreeNas user
    FreeNas user

    Não há versão para raspberry. Ao contrário do que se pensa, não é muito boa ideia usar o freenas em hardware antigo. Os requisitos minimos para usar ZFS são 8GB de memória ECC, processador e board com suporte para ECC. Raidz2 é recomendado. Para o user”JOAO”, só vendo a tua configuração. Atenção que o smb exige bastante do processador, principalmente se for uma rede gigabit.

    1. Avatar de Emanuel Barros
      Emanuel Barros

      Exacto, há coisa de 15 dias que montei um NAS com 4 discos de 3TB em ZRAID2. Usei um Dell Precision com 4 portas SATA e levou 8GB de RAM ECC da crucial. Fiquei com 5,8TB ( se a memório n me escapa) livres. Fuciona lindamente. Recomendo vivamente.

  10. Avatar de Tiago Ramalho

    O FreeNas integra com os users de uma AD windows? Dará para definir partilhas para determinados users de uma AD?

    1. Avatar de Emanuel Barros
  11. Avatar de FreeNas user
    FreeNas user

    Sim. Dá inclusivé, com a versão 3 do samba, para fazer de ad ele próprio, sem windows.

  12. Avatar de FreeNas user
    FreeNas user

    Mas a melhor solução para integrar com windows é usar iscsi. Assim é muito mais fácil manter tudo com permissões windows.

  13. Avatar de leonardo
    leonardo

    uma coisa sei para configurar e instalar e td por comandos que treta!

  14. Avatar de Filipe Paixão

    Uma duvida se por acaso a board do pc pifar como consigo aceder aos dados que estão nos volumes? Isto criando volumes em raid

  15. Avatar de Joao Campos
    Joao Campos

    Relacionado, vejam também o open-source Amahi (https://www.amahi.org/)

  16. Avatar de José Simões
    José Simões

    Usar um PC como NAS é má ideia porque

    gasta muita energia

    e muito barulhento, principalmente se está ligado 24/365

    é caro (o PC é caro, se for antigo o desempenho é fraco)

    Vale mais comprar uma NAS dedicada

    1. Avatar de Emanuel Barros
      Emanuel Barros

      Reutilizar também é poupar, não só a carteira como o Ambiente.
      Um NAS da WT com 12TB custa cerca de 950€.
      Com um PC fiz a festa por menos de 500€
      450€ dá para quanto tempo de electricidade?

      1. Avatar de Endrigo

        Eu uso em servidores HP, Dell a um bom tempo e sem problemas. Mas o mais legal que utilizo também 2 NAS em PC Desktop (AMD e Intel), com hardware relativamente antigo Atlhon 64 e Core 2 Duo, ambos 8GB de RAM e 3, 4 discos cada. Com ZFS, iSCSI em rede Giga, armazenando arquivos e VMs do ESXi, variando entre 10 e 30 usuários. NUNCA HOUVE PROBLEMAS.

        Estou achando estranho, porém interessantes alguns comentários aqui falando que o FreeNAS requer muito processamento, ou é lento em determinadas aplicações.

  17. Avatar de AGuedes
    AGuedes

    Boas precisava de ajuda de um master em linux,eu consegui instalar esta aplicação numa máquina virtual a versão de 32 bits e tudo funcionou 5* mas eu quis instalar a versão x64 ele instala mas fica num loop e tentar registar o nome da maquina eu assim que puder meto aqui o erro que me aparece,mas eu ja reiniciei routers e apaguei as maquinas viruais e voltei a criar e não passa daquilo eu não sou muito entendido em linux por isso agradecia algum do vosso tempo para por esta plantaforma a funcionar porque estava a gostar do seu funcionamento.
    Obrigado

  18. Avatar de VELHOTE
    VELHOTE

    Boa tarde
    O NAS só dá para partilhar ficheiros!? Certo!
    Não dá para colocar um site na NET!?
    Obrigado
    Cumprimentos

  19. Avatar de taylor
    taylor

    se eu estalar o freenas da para gravar uma imagen.iso pela rede sem precisar de baixar !! ela para o pc ?

  20. Avatar de Thiago
    Thiago

    Amigos , estou com um problema nas permissões de Pastas , quero que o usuario da (A) não consiga abrir a pasta (B)

  21. Avatar de Alberto
    Alberto

    Boa tarde a todos,

    Tenho intenções de criar um servidor NAS. Já vi vários artigos sobre o tema. Mas não houve nenhum artigo que me esclarecesse qual o tamanho recomendado. Já sei que vão aparecer mil e uma teorias sobre isto, como por exemplo quantos ficheiros tenho para guardar, quantos utilizadores, etc, etc. Ora coloca-se aqui a questão, sendo cada vez maiores os tamanho dos ficheiros, nomeadamente ficheiros de imagem (Já há câmaras a 4K), e tendo em conta o investimento nos discos, qual deve ser o tamanho disponivel do NAS para uso doméstico?